Eis o 23 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
- 1621 - Martim Soares Moreno toma posse e reconstrói o fortim de São Tiago, mas por falta de recursos, termina por abandonar o forte e em 1631 estava em Pernambuco, para expulsar os holandeses. No local deixado por Martim, ficou apenas uma pequena aldeia formada por casas de taipa, uma igrejinha e o fortim com quartel e armazém com um total de 30 pessoas, entre soldados e civis.
- 1822 - Assume a gestão administrativa de Fortaleza, em função de sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Lopes de Abreu que fica no cargo até três de fevereiro de 1823.
- 1868 - Assume a Chefia de Polícia em Fortaleza, o desembargador Esmerino Gomes Parente.
- 1910 - Estreia artística do Theatro José de Alencar (TJA) a grande Companhia Dramática Lucília Peres, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo, escrita especialmente para esta Companhia, pelo elenco da atriz Lucília Peres.
- 1930 - Virgílio Gomes de Oliveira, assassino do jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda (Antônio Drummond), é condenado pelo Júri de Fortaleza, a 29 anos e nove meses de prisão. Morreria antes de cumprir a pena.
- 1931 - O médico Francisco Moreira de Souza é nomeado para o cargo de diretor da Instrução Pública do Estado.
- 1931 - Funda-se o Centro Odontológico Cearense, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 832, iniciativa dos odontólogos Pedro Veríssimo, Raimundo Gomes e Raimundo Cirino.
- 1933 - Oficializada a Escola de Comércio Padre Champagnat, anexa ao Colégio Cearense do Sagrado Coração. Fora fundada em seis de junho de 1917 como Curso Comercial do Colégio Cearense. Em 1940 passou a ser dirigida pelo professor Antônio Martins Filho que novamente mudou o nome do estabelecimento para Academia Comercial Padre Champagnat em 1941. Em 1946 a direção passa ao professor Oscar Costa de Sousa, que em 1971 entrega a Miguel Elpídio Dantas Silveira e José Geovani Gomes.
- 1945 - Lançada a pedra fundamental da Casa dos Cegos, na Avenida Bezerra de Menezes, hoje Instituto dos Cegos.
- 1945 - Chegam mais 61 expedicionários (pracinhas) cearenses vindos da frente de batalha, da Segunda Guerra Mundial, sendo recebidos sob aplausos.
- 1953 - Morre, no Rio de Janeiro, o médico e literato Adolfo Frederico Luna Freire, membro da Academia Cearense de Letras (ACL). Era pernambucano do Recife onde nascera em 29 de agosto de 1864.
- 1954 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Raul Leonardos do Rego Barros, que veio substituir o também capitão de fragata Ernesto de Mourão Sá, que quando ocupou o cargo era capitão de corveta, sendo promovido durante seu mandato.
- 1956 - Às 10h30 é inaugurada a agência de Fortaleza do Banco de Crédito da Amazônia, em prédio da Rua Major Facundo, 190, sob a presidência de Leite Fernandes. Dentre outras personalidades, o governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, desembargador Daniel Augusto Lopes, presidente do Tribunal de Justiça; deputados Ernesto Gurgel Valente e Ésio Pinheiro, pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE); monsenhor André Camurça, representando dom Antônio de Almeida Lustosa; prefeito de Fortaleza, Acrísio Moreira da Rocha; e Raul Barbosa, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
- 1956 - Lançamento da pedra fundamental do Hospital Evangélico de Fortaleza, da Sociedade Beneficente Filantrópica Evangélica.
- 1965 - Sai o Diário Oficial do Município de Fortaleza 3.277 com o texto da Lei 3.013 de 17 de setembro de 1965, que muda a denominação do bairro da Floresta para Álvaro Weyne (foto Wikipédia), atendendo projeto do vereador René de Paiva Dreifuss.
- 1966 - Morre o gráfico Manuel Aquino dos Santos, proprietário da Tipografia Santos e antigo líder classista. Sua tipografia ficava na Rua Floriano Peixoto no local hoje ocupado pelo Edifício Perboyre e Silva (Casa do Jornalista), da Associação Cearense de Imprensa (ACI).
- 1971 - Chega a Fortaleza o maestro Eleazar de Carvalho, para receber a Medalha da Abolição, a Medalha do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Medalha do Mérito Municipal e para participar da inauguração do Ginásio Coberto Paulo Sarasate.
- 1984 - Funda-se a Academia Cearense de Odontologia, tendo como primeiro presidente o odontólogo Francisco Wilson de Vasconcelos Dias.
- 1985 - Morre, aos 43 anos de idade, José Pinto Teixeira Filho, o Jet Ring, vítima de acidente quando realizava testes com um motor de um girocóptero que montava em sua própria casa.
- 1987 - Incêndio irrompe, às 21h15, na Fábrica Esmaltec, na Avenida Francisco Sá, 5955, na Barra do Ceará.
- 1989 - Pousa no Aeroporto de Fortaleza um pequeno monomotor pilotado pela enfermeira australiana Gabrielle Kennard, que empreende uma volta ao mundo solitariamente em homenagem à aviadora norte-americana Amelia Earhart, que pretendia o feito mas desapareceu após passar por Fortaleza em 1937.
- 1999 - Inaugura-se, na Praça da Imprensa, o busto do jornalista e educador João de Medeiros Calmon (João Calmon), que falecera em 11 de janeiro de 1999.
- 1999 - Paulo Cabral de Araújo recebe, no Palácio João Brígido (Paço Municipal), a Comenda Nossa. Senhora da Assunção, outorgada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e entregue pelo prefeito Juracy Vieira Magalhães.
- 2007 - Morre o advogado José Mílton Gaspar Brígido, que pertenceu à Ação Inptegralista Brasileira e depois fundou a facção Águia Branca. Foi delegado de polícia e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará). Nascera em Fortaleza em seis de março de 1928.
- 2009 - Morre, no Hospital Antônio Prudente, o poeta popular, xilógrafo e escultor, Alberto Porfírio da Silva, aos 83 anos de idade, vitima de insuficiência respiratória ocasionada por silicose. Seu corpo é velado na Casa do Cantador, que ele dirigiu, e enterrado no dia seguinte, às 8h30, no Cemitério de Parangaba. Porfírio, nascera em Quixadá, em 23 de dezembro de 1926.
- 2009 - Falece no Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade, o engenheiro, professor Theóphilo Benedicto Ottoni Netto. Consultor de renome nacional e internacional, o professor Teheóphilo Ottoni foi, especialmente, contratado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), para oferecer Parecer Técnico, Econômico e Ambiental sobre o Estudo de Impacto Ambiental-EIA/Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima) da barragem do Castanhão, no Ceará. Era professor Titular e Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Era cearense nascido em Parangaba.
- 2010 - Morre o capitão reformado do Exército e historiador Miguel Edgy Távora Arruda, que foi prefeito de Baturité por duas mandatos; fundador e presidente da Fundação Comendador Ananias Arruda; diretor do Museu Comendador Ananias Arruda; e diretor do jornal 'A Verdade', de Baturité. Seu corpo é velado no dia seguinte na Funerária Ternura (Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante), onde realiza-se missa de corpo presente às 15 horas e em seguida é sepultado no Cemitério São João Batista. Era cearense de Baturité.
Comentários
Postar um comentário