Pular para o conteúdo principal

Ceará tem melhor Ideb do Brasil em 2019

O Ceará tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil de 2019. O Ceará é destaque no percentual de municípios, que atingiram a meta do Ideb do Ensino Fundamental por unidade da Federação: 98,9% nos anos iniciais e 83,7% nos anos finais.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) comemora o feito cearense:

- A Educação do Ceará, mais uma vez, é destaque no País. De acordo com os resultados do Ideb anunciados hoje pelo Ministério da Educação, o Estado alcançou os melhores resultados do Brasil no Ensino Fundamental, com 98,9% das Escolas Públicas alcançando a meta de desempenho. O Ceará tem ainda seis dos dez municípios com melhor desempenho nas séries iniciais do Ensino Fundamental, e sete dos 10 melhores resultados do País nas séries finais. Ainda ocupamos o primeiro e segundo lugares entre todos os municípios brasileiros. Somos, também, o quarto lugar do Brasil no Ensino Médio. Tenho convicção de que investir em Educação é o melhor caminho para termos um Ceará mais desenvolvido, justo e humano".






O Ceará consolidou sua posição como referência de Educação Pública de qualidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. A rede pública estadual cearense superou a meta proposta para 2019 e alcançou o melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Nesta etapa da educação básica, o estado obteve 5,2 pontos, ultrapassando a projeção para 2019 (4,6).

O resultado do Ideb da rede pública cearense foi apresentado pelo governador Camilo Santana durante live nas redes sociais nesta terça-feira (15). O evento contou, ainda, com as participações da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Ainda de acordo com o principal indicador que avalia a qualidade da educação básica, o Ceará apresenta a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) quando comparado às demais unidades da federação. A rede pública alcançou a nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).



Ao longo dos últimos 14 anos, o Ceará segue avançando nesta etapa do Ensino Fundamental, conquistando a melhor evolução do Brasil no Ideb. Saiu de 2,8 em 2005 para 6,3 em 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ritmo de crescimento é quase duas vezes superior à média brasileira, que, no mesmo período, passou de 3,6 para 5,7.

O governador Camilo Santana ressalta o empenho dos profissionais da Educação para a consolidação dos avanços, de forma contínua, ao longo do tempo. “A cada ano temos melhorado os resultados, sendo referência para o Brasil e para instituições internacionais que avaliam as políticas públicas na área educacional. Isso significa que as nossas crianças e jovens terão um futuro melhor”, pontua.



Ainda com relação aos anos iniciais, o Ceará é o estado com a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta projetada pelo MEC, com 98,9% do total. Ou seja, dos 184 municípios cearenses, 182 atingiram o objetivo estipulado.

Além disso, 131 municípios cearenses (71,2%) atingiram a média 6, valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos, conforme a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dos 184 municípios cearenses, 154 obtiveram resultado acima do esperado nos anos finais do Ensino Fundamental, representando índice superior a 83,7% das redes públicas municipais.

De acordo com o Ideb, o Ceará obteve ainda os melhores resultados nas duas etapas do Ensino Fundamental entre os estados do Norte e do Nordeste.



No Ensino Médio, a Rede Pública do Ceará saiu de 3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. O resultado demonstra uma aproximação da meta estipulada, que era de 4,5, deixando o estado em 4º lugar nacional e em segundo do Nordeste após Pernambuco (4,5).

Continuidade - A vice-governadora Izolda Cela destaca o valor do trabalho desenvolvido desde as primeiras séries da educação básica para a superação constante. “É um crescimento notável, que mostra o vigor de um esforço. Mostra-se mais importante ainda porque faz frente às adversidades socioeconômicas que ainda enfrentamos. Esses municípios não aparecem em destaque do nada. Quando observamos a série histórica, vemos que eles já vêm ocupando os primeiros lugares, mostrando uma sustentabilidade da política educacional”, observa.

A secretária Eliana Estrela salienta a questão da equidade nos resultados. “É uma satisfação muito grande, é o dever sendo cumprido. O Ceará é um estado pobre que vem acreditando muito na educação e investindo na escola de tempo integral e na educação profissional, criando oportunidades importantes para a juventude”, acrescenta.

Ranking dos 100 melhores resultados - De acordo com o Ideb, 21 municípios cearenses e 79 escolas estão entre os 100 melhores resultados do Ideb dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Já no Ensino Médio, são 21 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb.

Os bons resultados obtidos no Ensino Fundamental são atribuídos ao regime de colaboração entre estado e municípios, que proporciona intervenções do 1º ao 9º ano, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Há o acompanhamento das redes municipais com suporte às secretarias municipais por meio de formações, auxílio técnico-pedagógico e disponibilização de materiais pedagógicos.

A partir deste trabalho e das ações colocadas em prática na rede pública estadual, a expectativa é de que os avanços identificados se estendam ao Ensino Médio. Programas como as Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs), as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e a Política de Desenvolvimento Socioemocional são exemplos de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da Educação.
Alagoas - Alagoas teve um bom resultado nos anos iniciais, com alcance de 92,2% dos municípios do Estado em relação à meta do índice. Já o Amapá teve apenas 18,8% nos anos iniciais e o Rio de Janeiro, 4,3% nos anos finais.

O Ideb 2019 do Ensino Médio alcançou resultado histórico, subindo de 3,8 para 4,2 pontos. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o crescimento foi de 0,1, atingindo 5,9 pontos. Nos anos finais, o aumento foi de 0,2, resultando em 4,9 pontos.





Os resultados do Ideb 2019 foram divulgados, na manhã desta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília:





Crescimento - Entre 2005 e 2017, o Ideb do Ensino Médio Brasileiro cresceu 0,4 pontos, subindo de 3,4 para 3,8 pontos. Já em 2019, o indicador alcançou 4,2 pontos, a maior evolução da edição, após quatro anos de estabilidade. 

O aumento no indicador do Ensino Médio aconteceu em função da melhora nas taxas de aprovação e nos resultados da avaliação desta etapa de Ensino no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A etapa conta com 28,8 mil Escolas pelo País e a maioria das 7,5 milhões de matrículas se encontra na Rede Estadual. Apesar do resultado positivo, a meta de 5 pontos prevista para o ano não foi atingida.

Entre as unidades da Federação, os números do Ensino Médio variaram 1,4 ponto entre os piores e os melhores resultados. Os destaques foram Goiás, único Estado a atingir a meta individual, e Espírito Santo. Os dois empataram com as melhores médias do País na etapa: 4,8 pontos. Já Pará e Amapá tiveram os resultados mais baixos, com 3,4 pontos.

Ensino Fundamental – Os anos iniciais do Ensino Fundamental apresentaram leve crescimento no indicador. O Ideb 2019 foi de 5,9 pontos, o que representa um aumento de 0,1 ponto em relação à edição anterior, e segue a tendência de evolução das outras edições, superando a meta prevista de 5,7 pontos. Essa etapa de Ensino conta com 15 milhões de estudantes e 109 mil escolas. A Rede Municipal tem uma participação de 67,6% no total de matrículas dos anos iniciais e concentra 83,7% dos estudantes da Rede Pública. Além disso, 19,2% dos estudantes dessa etapa frequentam Escolas Privadas.

Nove unidades da Federação alcançaram Ideb maior ou igual a 6 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
  1. São Paulo teve o melhor desempenho com 6,7 pontos.
  2. Distrito Federal - 6,5 pontos.
  3. Santa Catarina - 6,5 pontos.
  4. Paraná - 6,5 pontos.
  5. Minas Gerais - 6,5 pontos.
  6. Ceará - 6,4 pontos.
  7. Goiás - 6,2 pontos.
  8. Espírito Santo - 6,1 pontos.
  9. Rio Grande do Sul - 6 pontos. 
O Pará teve o resultado mais baixo com 4,9 pontos, mas superou sua meta de 4,7 pontos.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, o aumento foi de 0,2 pontos, com resultado final de 4,9 pontos. Apesar da melhora, o Índice ficou abaixo da meta de 5,2 pontos em 2019. Essa etapa de Ensino possui 61,8 mil Escolas e 11,9 milhões de estudantes no Brasil.

O Estado de São Paulo teve o melhor desempenho, com 5,5 pontos, mas não conseguiu atingir a meta individual de 5,9 pontos.

Sete Estados conseguiram cumprir seus objetivos: 
  1. Ceará.
  2. Amazonas.
  3. Alagoas.
  4. Pernambuco.
  5. Piauí.
  6. Paraná.
  7. Goiás.
Os resultados mais baixos foram em cinco Estados:
  1. Amapá - 4 pontos.
  2. Pará - 4,1 pontos.
  3. Rio Grande do Norte - 4,1 pontos.
  4. Sergipe - 4,1 pontos.
  5. Bahia - 4,1 pontos.
Com 4,9 milhões de estudantes, a Rede Estadual tem uma participação de 41,6% no total de matrículas dos anos finais do Ensino Fundamental, dividindo a responsabilidade do Atendimento Escolar na Rede Pública, nessa etapa de Ensino, com os municípios. Os estudantes que frequentam Escolas Privadas representam 15,4% do total.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o Desempenho da Educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da Educação:

  1. Fluxo Escolar.
  2. Médias de Desempenho nas Avaliações.
O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".