Pular para o conteúdo principal

Colégio 7 de Setembro festeja 85 anos no Ceará

Confira o sete de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez.
  • 1739 - Assume o Governo da Província de Fortaleza, Francisco Ximenes de Aragão.
  • 1848 - Sai, em Fortaleza, o primeiro número de Sete de Setembro, órgão liberal radatoriado pelo padre Alexandre Francisco Cerbelon Verdeixa (Padre Verdeixa), impresso na tipografia de Paiva & Companhia.
  • 1867 - Primeira festa realizada pelo Clube Cearense, no sobrado na esquina da Rua da Misericórdia (hoje Rua João Moreira) com Rua Boa Vista (hoje Rua Floriano Peixoto). Sua sede ficava na Rua Formosa (hoje Rua Barão do Rio Branco, 50), ocasião em que houve a primeira experiência com a iluminação com lampiões a gás hidrogênio carbonado.
  • 1875 - Inaugurada e aberta ao tráfego a subseção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, ligando Maracanaú a Maranguape, no ramal de Maranguape, a Estação Ferroviária de Maranguape. 1877 - Lançamento da pedra fundamental do prédio do Asilo de Alienados de Arronches (Parangaba), iniciativa do filantropo Severiano Ribeiro da Cunha, (Visconde de Cauípe).
  • 1879 - Inaugurado e entregue ao tráfego o ramal da Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité até a Alfândega, numa extensão de 162 quilômetros.
  • 1886 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará inaugura-se em prédio na Rua da Praia, pertencente ao negociante José Maria da Silveira, onde depois funcionou a Escola de Aprendizes Artífices e desde 1927 funciona em novo prédio, a Recebedoria do Estado, hoje Secretaria da Fazenda.
  • 1901 - Fundado em Fortaleza o Centro Literário 7 de Setembro.
  • 1902 - Inaugura-se a Avenida 7 de Setembro, - praça - urbanizada na administração do coronel Guilherme César da Rocha (Guilherme Rocha), um belo jardim, com árvores altas, rodeados de colunas de concreto com grades de ferro, um cata-vento e uma caixa d'água, além dos combustores, a atual Praça do Ferreira, antiga Feira Nova, que teve a segunda reforma em 1920, na administração Godofredo Maciel, com a retirada dos quiosques e montagem de uma nova praça com mosaicos, jardins, coreto. Em 1933/1934 foi levantada a Coluna da Hora, quando era prefeito Raimundo Girão; em 1949 o Abrigo Central, na época de Acrísio Moreira da Rocha; em 1966 é derrubado o Abrigo Central e em 1967 a Coluna da Hora, destruída a praça e feita uma nova de péssimo gosto, na administração José Walter Barbosa Cavalcante; em 1991 a praça é reconstruída e devolvida ao público, na administração de Juraci Viera Magalhães.
  • 1910 - Funda-se, num dos bancos da Praça do Ferreira, a Academia Rebarbativa, por José Gil Amora, Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), Genuíno de Castro, Carlos Gondim, Luís de Castro, João Coelho Catunda, Carlos Severo de Sousa Pereira, Francisco de Paula Aquiles, Josias de Castro Goiana (Josias Goiana) e outros, "agremiação de boêmia, de humorismo, de pilhéria e de blague" que teve vida efêmera.
  • 1912 - Com festa solene, inaugura-se o Sport Cearense, com exibição hípica no hipódromo do Benfica, conhecido depois como Prado, local hoje ocupado pelo Instituto de Educação do Ceará (IFCE), ex-Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet) e ex-Escola Técnica Federal do Ceará. Foi o primeiro estádio oficial de Fortaleza. 1912 - Inaugura-se o novo Cinema Di Maio, na Maison Art-Nouveau, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira.
  • 1912 - Reinaugura-se, no Passeio Público, o Café Caio Prado, em quiosque de ferro e madeira.
  • 1913 - Inaugura-se, solenemente, na Praça Caio Prado (Praça da Sé), a estátua de dom Pedro II, feita com subscrição pública. Na ocasião vários oradores usaram da palavra. No pedestal do monumento a data está errada, isto é, 1912. É obra do artista Auguste Maillard, fundida por H. Gonot, de Paris. O pedestal foi feito por João Nogueira, e o contramestre José Nunes.
  • 1921 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 594, na Praça do Ferreira, no local onde antes funcionou a Livraria Oliveira, do português Joaquim de Oliveira, o Cine Moderno, do grupo Luiz Severiano Ribeiro, com o filme alemão “Carmen”, com Pola Negri. Tinha bonita fachada com duas torres em estilo neomouro, uma marquise de 1/4 de cúpula em vidro colorido (vitral) sobre a porta principal. A sala de projeção ficava de frente para a rua, com uma geral ao fundo, tendo antes uma sala de espera bem ornamentada. As cadeiras, em número de 709, eram sofás confortáveis, de couro preto. Em 25 de maio de 1930 o Cine Moderno exibiu seu último filme mudo. Ele foi o primeiro cinema de Fortaleza a adotar a sonorização, passando ali a primeira fita com som: Broadway Melody, da Metro Goldwyn, no dia 19 de junho de 1930. O Cine Moderno foi fechado no dia 21 de maio de 1968 e o prédio foi vendido pelos herdeiros de Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido de Carvalho), para o comerciante e industrial Edson Queiroz. Lá foi instalada a loja Samasa que já não existe, dando lugar a uma loja de bingos.
  • 1922 - Dia do Centenário da Independência do Brasil, no governo de Justiniano de Serpa, o Parque da Liberdade ganhou o nome de Parque da Independência, ocasião em que ganhou também a estátua do índio quebrando os grilhões, ou seja, o Brasil libertando-se de Portugal, em cima do portão principal, sendo reinaugurado. A escultura foi feita em cimento, pintado em bronze, do escultor e pintor Euclides Fonseca. No local da estátua havia uma outra, de Apolo, que fora presenteada ao Ceará pelo Estado do Pará em 1890.
  • 1922 - Mudou de nome a Praça Comendador Coelho (conhecida como Praça dos Coelhos), que passou a denominar-se Praça José Bonifácio.
  • 1922 - Dia do Centenário da Independência do Brasil, inaugura-se a sede social do América Foot-ball Club, na Rua Senador Pompeu, 117.
  • 1922 - Dia do Centenário da Independência do Brasil é reinaugurado o chalé da administração da Rede de Viação Cearense - RVC, após reforma.
  • 1922 - Dia do Centenário da Independência do Brasil, os festejos do Centenário da Independência do Brasil em Fortaleza foi comemorado intensamente, sendo as casas iluminadas de cima abaixo, com alusões à grande festa.
  • 1922 - Dia do Centenário da Independência do Brasil, abre-se a Foto Sales, na Praça do Ferreira, de Tertuliano Sales Dantas, jovem fotógrafo pernambucano formado na Foto Olsen. Esteve na Rua Pedro Borges e também na Rua Major Facundo, 584.
  • 1924 - Abre-se a II Exposição de Pintura Regional, no Salão da Foto Walter, na Rua Coronel Guilherme Rocha, 106, com trabalhos de Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), Walter Severiano, Gerson Faria, José Lauro Catunda, Manuel Guilherme (Emme Guilherme), Queirós e Sá Roriz. Ficou conhecido como Salão de 24.
  • 1924 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do Boletim da Sociedade Cearense de Agricultura, impresso na Tipografia Iracema, na Rua Major Facundo, 67 (antigo, atual 666), sob direção do professor Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1926 - Funda-se, em Fortaleza, o Progresso Foot-ball Club.
  • 1927 - Circula, em Fortaleza, o jornal Novidades, editado pela Empresa Cearense de Anúncios, tendo como redator-chefe Raimundo de Menezes e diretor técnico Murilo Sá.
  • 1928 - Funda-se a União Marítima Beneficente que tem à frente João Pio de Farias.
  • 1929 - Surge neste ano, na Rua Dona Tereza Cristina, 673, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, sob a presidência do pastor Antônio Rego Barros. A igreja vinha se organizando desde 1915, necessitando de um obreiro, cargo que foi confiado ao pastor Adriano de Almeida Nobre, que em 1922 é substituído.
  • 1930 - Fundada a revista Iracema, redatoriada por Jorge Raupp, saindo o primeiro número em 16 de novembro do mesmo ano.
  • 1930 - Fundada a Associação das Filhas de Maria Imaculada do Dispensário Sagrado Coração de Jesus, sob direção do padre João Vaessen.
  • 1931 - Instala-se em Fortaleza o grêmio cívico Conselho Imperial Patrianovista, do qual fazem parte os monarquistas Rosendo Ribeiro de Sousa, José Valdivino de Carvalho, Alfredo Eugênio de Sousa e Josué de Carvalho Nogueira.
  • 1931 - Instala-se o Ideal Clube, de acordo com seus estatutos, embora tenha havido uma reunião anterior, em 15 de junho. Sua sede ficava na Avenida João Pessoa, nas Damas. Sua instalação deu-se no dia três de outubro.
  • 1931 - Morre João Leite Barbosa, funcionário do Telégrafo e que foi colaborador no jornal “O Ceará”.
  • 1933 - Funda-se, às 14 horas, o Tramway Atlético Club, time da companhia de iluminação elétrica The Ceará Tramway, Light & Power Co. Ltd.
  • 1934 - Inaugura-se o Quartel do Pelotão de Bombeiros (hoje Corpo de Bombeiros) da Força Pública do Ceará, na Rua Oto de Alencar, na Praça do Liceu (Fernandes Vieira), hoje Praça Gustavo Barroso, no Jacarecanga.


  • 1935 - O professor Edílson Brasil Soarez funda o Instituto Erasmo Braga, na Rua do Rosário, 77, mudando-se para a Avenida Visconde do Rio Branco, 1617 e depois para a Rua Floriano Peixoto, 875, transformando-se no Colégio Sete de Setembro, e ainda em Ginásio, já na Avenida do Imperador, 1330, esquina com Rua Antônio Pompeu (foto). Hoje completa 85 anos de fundação com três sedes e o Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Em nota no Facebook, o Colégio 7 de Setembro postou: "Agradecemos a todos que fazem parte da nossa história e mandaram vídeos cantando o Hino C7S em celebração aos nossos 85 anos. O filminho com o hino completo está ficando pronto. Foram muitas contribuições e tivemos que focar na produção dos 30 segundos que foram para a TV. Nos esforçamos para encaixar todos que enviaram dentro do prazo e mesmo quem mandou depois da data limite vai aparecer aqui nas nossas redes sociais ao longo do mês de setembro. Quem abriu o gogó vai poder conferir por aqui um trechinho do seu vídeo em comemoração ao aniversário da escola.
    Fiquem ligados e não percam os nossos conteúdos comemorativos, produzidos também com a ajuda de vocês!  Uma vez setembrino, para sempre setembrino".

  • 1935 - O Liceu do Ceará muda-se da Rua do Rosário, na Praça dos Voluntários para nova sede própria na Praça Fernandes Vieira, hoje Praça Gustavo Barroso. 1937 - Funda-se em Fortaleza a loja maçônica Grande Oriente Estadual do Ceará.
  • 1939 - Abre-se a I Exposição Filatélica e Numismática no Ceará, realizada na Escola de Farmácia e Odontologia, que vai até 10 de setembro de 1939.
  • 1940 - Inaugura-se o Cine Diogo, com o filme da Metro, “Balalaika”, com Nelson Eddy e Ilona Massey, no Edifício Antônio Diogo (Edifício Diogo), na Rua Barão do Rio Branco, 1006, projetado pelo arquiteto Sebastião Frageli. É o primeiro cinema no Ceará, a apresentar ar condicionado e iluminação indireta Foi erigido pela Construtora Waldir Diogo de Siqueira. O projeto do encanamento de água e esgoto foi elaborado pelo arquiteto prático José Barros Maia (Mainha). Por ocasião da compra do ingresso, foram distribuídos bonequinhos de cossacos russos. Pertencia à Empresa Luiz Severiano Ribeiro.
  • 1941 - Fundada, em Maracanaú, a Colônia Antônio Justa, de tratamento e abrigo de hansenianos e seus familiares.
  • 1942 - Morre, em Fortaleza, Júlio Lima, tesoureiro da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  • 1944 - O Sport Club Maguari, ao enfrentar o Fortaleza, no Estádio Municipal, vencendo por 3x0, é novamente Campeão Cearense de Futebol, pois fora vencedor no ano anterior.
  • 1946 - Morre, em Fortaleza, aos 41 anos de idade, o médico radiologista Lineu de Queirós Jucá (Lineu Jucá), da Assistência Municipal e do Centro de Saúde de Fortaleza. Era cearense de Quixadá nascido em dois de junho de 1905. Hoje é nome de rua na Vila União.
  • 1946 - Instala-se, às 20 horas, no salão nobre do Palácio do Comércio, o I Congresso Cearense de Escritores.
  • 1951 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, que inaugurou-se em 15 de fevereiro de 1956.
  • 1954 - Funda-se em Fortaleza o Clube dos Contabilistas, departamento recreativo da União dos Contabilistas do Ceará, com sede na Avenida Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade) nº 1838, tendo como presidente o professor Ruy de Castro e Silva.
  • 1957 - Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra) funda o conjunto teatral Comédia Cearense, no intuito de criar no Ceará um teatro permanente. Inicia com a peça Lady Godiva, de Guilherme Figueiredo, com Glice Sales, José Palmeira Guimarães e Haroldo Serra, no Teatro José de Alencar.
  • 1957 - Morre, aos 73 anos de idade, no Rio de Janeiro, o jornalista e sociólogo Álvaro Bomílcar da Cunha, que pertenceu ao Centro Literário, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense do Crato nascido em 14 de abril de 1874. Hoje é nome de rua no São João do Tauape.
  • 1970 - Mais um bloco surge no cenário carnavalesco de Fortaleza, a Escola de Samba Corte do Samba, fundada na Avenida Pontes Vieira, 735 por José Gomes Feitosa “Neris”, ex-integrante do Maracatu Ás de Ouro. Faria sua primeira apresentação no desfile carnavalesco de 1971.
  • 1972 - A TV Verdes Mares, Canal 10, do Grupo Edson Queiroz, inaugura suas transmissões a cores e no mesmo dia faz a entrega do Troféu Sereia de Ouro a quatro personalidades: engenheiro Geraldo Cabral Rola, engenheiro Luís de Campelo Gentil, economista Rubens Vaz da Costa e o senador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora). O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo esta a segunda entrega.
  • 1973 - Mais uma vez é entregue o Troféu Sereia de Ouro a quatro personalidades: general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira, professor João Ramos Pereira da Costa, professor Evandro Ayres de Moura e senhora Dagmar de Albuquerque Gentil (Dagmar Gentil). O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano a terceira entrega.
  • 1974 - Acontece a quarta entrega do Sereia de Ouro, do Grupo Verdes Mares, aos homenageados, governador César Cals; professor Antônio Martins Filho; engenheiro José Lins Cavalcante de Albuquerque; e professor José Guimarães Duque, no Ideal Clube. O Troféu Sereia de Ouro foi instituído pelo industrial Edison Queiroz para homenagear os cearenses que se sobressaem de alguma maneira dentro ou fora do Ceará.
  • 1975 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares a desembargadora Auri Moura Costa, médico professor Waldemar de Alcântara e Silva, industrial Tomás Pompeu de Sousa Brasil Neto e o médico Eduardo Régis Monte Jucá..
  • 1977 - A cantora portuguesa Ester de Abreu chega em Fortaleza, sendo recebida no Pinto Martins pelo radialista Irapuan Barros de Lima (Irapuan Lima) para uma série de apresentações.
  • 1979 - Morre, vítima de enfarte, aos 62 anos de idade, o coronel Clóvis Alexandrino Nogueira, presidente da Teleceará. Nascera a cinco de agosto de 1917, em Tauá.
  • 1980 - Morto por pistoleiros, com quatro tiros de revólver, o chefe político de Pentecoste, José Itamar Pereira Nunes.
  • 1983 - Morre o general Vicar Parente de Paula Pessoa, nascido em Sobral, em seis de maio de 1897.
  • 1984 - Reinaugurado, após grande reforma, o Estádio Presidente Vargas, com o jogo Fortaleza 3x1 Calouros do Ar.
  • 1988 - O Ferroviário Atlético Cearense vence o Fortaleza Esporte Clube por 1x0 em partida realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Castelão”, conquistando o título no Campeonato Cearense de Futebol.
  • 1989 - Incêndio destrói a loja Samasa, na Rua Major Facundo, na Praça do Ferreira, debelado pelo Corpo de Bombeiros após várias horas de trabalho. A Polícia Técnica considerou o incêndio criminoso.
  • 1993 - Inaugurada a duplicação da Avenida Frei Cirilo, em Messejana, em frente ao Hospital do Coração (antigo Sanatório de Messejana), pelo prefeito Antônio Cambraia.
  • 1998 - Falece, em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o advogado Raul Barbosa Carneiro, fortalezense nascido em 15 de agosto de 1913. Foi deputado estadual e federal.
  • 2002 - No Dia da Pátria, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) com apoio da 10ª Região Militar, da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto do Ceará inaugura busto do jornalista Luís Cavalcanti Sucupira, na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Militar. O homenageado foi o autor do projeto de lei, em 1934, que criou o Dia da Pátria (7 de Setembro). O projeto foi posto em prática por ato do então presidente Getúlio Vargas. Foi deputado federal em 1933, secretário estadual da Fazenda e interventor no Estado em 1946 e em 1947. Fundou a ACI, era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Letras (ACL), e foi mordomo da Santa Casa de Misericórdia.
  • 2009 - Morre, no Instituto do Câncer, o conhecido jogador de futebol Mozart Araújo Gomes (Mozarzinho), que alegrou as torcidas durante boa parte de sua vida. Jogou no Fortaleza Esporte Clube, no Náutico de Recife, no Fluminense, no Ceará Sporting Club, no América e no Ferroviário. Era filho de Mozart e irmão de Moésio Gomes. Foi vitimado por um câncer no pulmão. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus e sepultado no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza, em cinco de janeiro de 1939.
  • 2010 - Morre a última componente das Irmãs Vocalistas, Adamir Moura. As Irmãs Vocalistas (Cleide e Adamir Moura) eram cantoras do Rádio Cearense.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…