Pular para o conteúdo principal

Começa nesta sexta-feira a programação dos 40 anos do MIS-Ceará

Em um processo de fomento à Cultura e à Arte, o Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), comemora seus 40 anos com atividades especiais ao longo de setembro e início de outubro, enquanto não inaugura seu espaço físico ao público. 

Nesta sexta-feira (11), o MIS lança a programação do FóruMIS 40 anos, uma série de conversas on-line que irão discutir temas voltados ao som, imagem e a produção de projetos artísticos.




Com o intuito de estruturar um pensamento e permitir uma discussão voltada às temáticas do Som e da Imagem, e de como ambas dialogam e se mesclam dentro das produções artísticas, as conversas permitirão uma maior difusão e troca entre as instituições artísticas, criando um pensamento em rede, uma das metas que o MIS tem em relação ao seu público. O Fórum inicia um processo de reflexão sobre os novos tipos de entrosamento entre as artes e suas plataformas, permitindo novas leituras e percepções dos diversos meios em que se produz e se dá o processo artístico.

Partindo do questionamento de como percebemos as imagens e sons e como ambas atuam juntas criando um conceito individual, os diálogos serão compostos por artistas, produtores e pesquisadores, mediados por um representante da equipe do MIS, permitindo uma discussão mais profunda sobre os temas em relação ao acervo e os objetivos da instituição, que hoje se encontra em reestruturação do seu espaço físico e acervos e em breve, será reaberta ao público.

PROGRAMAÇÃO - O FóruMIS 40 anos acontecerá entre setembro e outubro de 2020, sempre às terças e sextas a partir das 11 horas, através das redes sociais do Museu (Youtube e Instagram).


Em setembro acontecem sete encontros organizados por temas relacionados às áreas do museu. O primeiro encontro nesta sexta (11), às 11 horas, com o tema 'Educação na Arte e Arte na Educação' e contará com a presença do Comissário do Plano Nacional das Artes, iniciativa conjunta do Ministério da Cultura e da Educação de Portugal, o curador e ensaísta, Paulo Pires do Vale (foto de Tomás Cunha); e do fotógrafo, professor, doutor em Media Studies pela Loughborough University e atual diretor do MIS-Ceará, Silas de Paula (foto Lia de Paula); mediados pela curadora Rosely Nakagawa.

Na terça-feira (15) a conversa será sobre 'Arquivo Público e Memória Coletiva' com o diretor criador do Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai, 
Daniel Sosa; e do fotógrafo cearense, Tiago Santana; mediados pela Rosely Nakagawa.

Na sexta (18) o professor da Johns Hopkins University e atual gestor de acervos do Instituto Moreira Salles, Millard Schisler, conversará sobre 'Acervo Digital - Armazenamento e Preservação Digital' com a pesquisadora e restauradora Patrícia de Filippi, que coordenou por 15 anos o Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira/MinC e atualmente é consultora na área de Acervos do MIS Ceará; mediados por Rosely Nakagawa.

Na terça (22), a atividade terá como temática 'A Imagem do Som e o Som da Imagem' com o engenheiro de som e um dos principais nomes da mixagem e sonorização para cinema e vídeo, José Luiz Sasso; e o gerente técnico dos Estúdios JLS, pesquisador e produtor do Som, especialmente na área de Experiências de Áudio Imersivo em games, vídeos e experiências em realidade virtual. 
 Daniel Sasso; mediados por Patricia de Fillipi. Este encontro une duas gerações que pesquisam o Som em experiências analógicas e digitais e são referências nacionais na mixagem, sonorização e restauração sonora.

Na sexta-feira (25), o designer e criador da Feira Des.Gráfica, Rafael Coutinho, e o UXDesigner,  Vicenzo Pegado, irão conversar sobre 'Narrativa Sequencial, Games, Desenhos Gráficos e as experiências da Feira Des.Gráfica'; mediados pelo o designer, pesquisador gráfico e um dos colaboradores do MIS Ceará, Rodrigo Costa Lima.

Na terça (29) o antropólogo, documentarista franco-brasileiro e indigenista, Vincent Carelli, conversará com a curadora e fundadora da Associação Videobrasil, Solange Farkas, sobre 'Novas Mídias no Eixo Sul', onde ambos já realizam importantes trabalhos audiovisuais no Eixo Sul, importante eixo geopolítico, que por muito tempo foi tido como um espaço periférico de saberes , com um olhar muito mais para uma cultura europeizada do que as diferentes lógicas e formas de saberes e de pensamento que compõem as raízes e as histórias dos sujeitos, revendo assim o lugar da arte e do fazer artístico nos contextos da arte na América do Sul, África, Oriente Médio, Leste Europeu e Ásia.

Em outubro, a primeira conversa do Fórum já está agendada para sexta (dois), onde a Curadora da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Ana Barata, e o Curador da Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles da Avenida Paulista, o IMS Paulista, Miguel Del Castillo, irão falar sobre 'Políticas de Acesso à Biblioteca de Arte'; mediados pela curadora Rosely Nakagawa. 

As demais conversas que irão compor o Fórum até dezembro de 2020, serão divulgados através do Site do MIS/SIM Ceará, www.mis-ce.art.br, e dos seus canais no youtube e redes sociais.
Youtube do MIS Ceará (http://bit.ly/YoutubeMISce)
Gratuito

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".