Pular para o conteúdo principal



Conheça histórias de pessoas que superaram a Depressão

A estudante de Medicina Jelena Chagas, de 25 anos, conta que sempre foi uma pessoa alegre, brincalhona e cercada de amigos. Porém, há seis anos, ela começou a se sentir sem energia, vontade de chorar diariamente e a ter pensamentos autodepreciativos. Com o passar do tempo, angustiada pela perda de rendimento nos estudos, a jovem passou a se preocupar de forma exagerada com tudo na vida.


“Menosprezei o que sentia por acreditar que era besteira e que procurar ajuda profissional seria um exagero. As pessoas mais próximas me falavam que estar deprimido era apenas um ponto de vista e que a minha melhora dependia exclusivamente da força de vontade. Sem dúvidas, lidar com esses estigmas foi algo que me fez perder tempo com o tratamento”, diz.

A demora para encontrar um tratamento medicamentoso efetivo e a resistência inicial à terapia trouxe complicações. “Convivi por muito tempo, face a face, com o suicídio. Eu fazia muitos planos, cartas de despedida e algumas tentativas de fato. Com o tempo, identifiquei ferramentas que me ajudaram: ler a respeito do suicídio, escrever um diário contando experiências positivas e negativas do meu dia, ter contato com alguns líderes religiosos e praticar yoga e meditação, que me ajudaram a ter uma visão mais amorosa do meu eu e do meu corpo”, relata Jelena Chagas.

A estudante também diz que encontrou, no contato com a natureza, uma forma de relaxar. “Falando assim parece que foi fácil, porém foi um processo lento, doloroso e progressivo”, declara Jelena Chagas, que afirma estar fortalecida com toas as experiências pelas quais passou. “Me tornei uma pessoa mais empática e solidária, por isso deixo um recado clichê, mas que sempre cai bem: se você está mal, não desista e procure ajuda”.

A psicóloga Ana Carla Castro, do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, destaca a importância da rede de apoio para ajudar pessoas em sofrimento mental. 

“O importante é reforçar que sempre tem alguém que quer te ajudar e muitas vezes não sabe como. Daí a importância do saber ouvir e se fazer presente, respeitando a dor que a pessoa deprimida está vivendo. A ajuda profissional e o apoio familiar são realmente imprescindíveis para ajudar pessoas com ideação suicida. Portanto, não deixe de buscar esse diferencial em uma necessidade aparente, com fatores de risco associados. Se seguir esse caminho, a vida será valorizada e muitas pessoas vão conseguir superar esse momento”, orienta Ana Carla Castro.

Alexandra (nome fictício), tem 33 anos e também conseguiu superar um episódio depressivo intenso. Ela conta que, no começo, por medo de ser julgada, não falava para ninguém que estava deprimida. Somente familiares mais próximos sabiam. “Eu não conseguia gostar de mim, passei a me odiar, queria ser outra pessoa. Reconhecer e ir atrás de cuidados com os profissionais da área foi demorado. Mas chegou um momento que não conseguia mais sustentar, era um sofrimento interno muito grande”, detalha a jovem, que diz ter tido até mesmo problemas no trabalho. “Cheguei a ter crises de choro intensas e brigas com meu chefe. As coisas que eu gostava já não me davam prazer, eu só queria chegar em casa e dormir”, revela.

Para superar tudo isso, ela encontrou apoio na família e nos profissionais. Depois de um ano de terapia, a paciente foi recomendada a iniciar o tratamento medicamentoso com acompanhamento de um psiquiatra. “Acho que o mais importante foi ter alguém para falar sem julgamentos, que enxergasse além e me ajudasse na caminhada. Com a terapia e com os remédios indicados, eu fui recuperando minha energia, voltando a ter disposição, aprendi a me amar, a me aceitar, a perdoar, vivendo um dia de cada vez e aproveitando a vida de forma saudável”, conta.

Em junho deste ano, Alexandra experimentou a alegria de receber alta. Para a jovem, o acompanhamento profissional foi essencial. “Se você estiver sem enxergar uma luz no fim do túnel, lembre que para tudo existe uma solução. Ao buscar ajuda com um psicólogo ou psiquiatra, você encontrará o apoio que precisa para melhorar e até se recuperar. O acolhimento e a orientação são realmente essenciais”, declara.

Com informações de Milena Fernandes, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também:


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Jornalistas visitam Hidracor Maracanaú

Visita Técnica, hoje (22/maio/2026), a Fábrica da Hidracor, em Maracanaú-Ceará, com a presença dos jornalistas Lauriberto Carneiro Braga, Marcos Sampaio, Luana Rodrigues Matos, Elias Bruno, Janaina Viana,Talison Ferreira e Lucas Farias (fotos). Os jornalistas foram recebidos pelos executivos Wagno Sousa (Operação), Karine Lima (Gente) e João Júnior (Assistência Técnica), que mostraram a produção fabril da Hidracor, pertencente ao Grupo Indústria Química do Nordeste (Iquine). . - Gerente comercial HidracorpGrupo Iquine, Wagner Sousa fala ao Blog do Lauriberto    Sobre a Hidracor e o Grupo Iquine A Hidracor está presente há mais de 60 anos no Mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para pintura imobiliária, incluindo tintas acrílicas, esmaltes, texturas, solventes, corantes, tinta em pó e cal. O Portfólio é completo e segmentado em diversas categorias, com ampla variedade de cores e texturas. A empresa faz parte do Grupo Iquine, que atua nos segmentos de Tintas Imobil...