Pular para o conteúdo principal

Empreendedoras do Bom Jardim são certificadas

A Trilha Florescer reuniu, na Palhoça do Movimento Saúde Mental do Bom Jardim, um grupo de 23 mulheres e um homem - que empreende junto com a esposa - para a solenidade de certificação da primeira turma do programa de capacitação para o empreendedorismo desenvolvido pela Somos Um, que atua para promover negócios de impacto social, em parceria com a Flow Desenvolvimento Integral e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Mulher Ceará).


A Trilha Florescer é um programa de desenvolvimento territorial que visa melhorar a qualidade de vida das/os beneficiárias/os, incentivando o empoderamento e fortalecendo do comércio local. A Trilha tem como público prioritário mulheres chefes de família que pretendem conciliar as atividades domésticas, mães com o seu próprio negócio. O programa está sendo realizado no Grande Bom Jardim, complexo de cinco bairros da Regional V de Fortaleza, todos com altos índices de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além do encontro da turma para a entrega dos certificados, foram apresentados e celebrados os diversos resultados das ações da Trilha Florescer. A ação tem o apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.

A Trilha Florescer promoveu uma ampla grade de formação integrada em duas abordagens; a biopsicosocioespiritual, com uma visão integrada do ser humano em todas as suas dimensões; e a da dinamização da economia do bairro, valorizando os nano e micro negócios e disseminando novas formas de liderança. 

As atividades começaram em fevereiro deste ano e foram até a metade de março de maneira presencial, passando a partir daí para ações virtuais e online após o Decreto Estadual estabelecendo as regras de Isolamento Social por conta da Pandemia da Covid-19.

As atividades com o grupo beneficiado pela Trilha Florescer contaram com um amplo curso composto por 15 módulos com temas como cooperação, associativismo, autoconhecimento, entre outros, contando sempre com mentorias individuais e coletivas, além de encontros do Líder de Si Mesmo desenvolvidos pela Flow Desenvolvimento Integral. Muitas mulheres participantes do curso já estão empreendendo em atividades nas áreas de Gastronomia, Costura, Artesanato, Beleza e Comércio no próprio Bairro.


Para a fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim Queiroz os principais resultados da Trilha Florescer vão além da questão financeira, apesar da grande importância desse aspecto. “Enquanto tivermos alguma mulher em condição de vulnerabilidade social e econômica, não vamos nos aquietar. A Trilha Florescer vem para apoiar as mulheres a serem livres, felizes e ocuparem seu lugar no mundo".

Segundo Ticiana Rolim, o ganho transcende os aspectos materiais. "Eu acredito muito na força transformadora do amor. E o que todas nós fizemos juntas aqui no Bom Jardim foi colocar o amor em movimento para impactar e transformar vida", afirma.

Cledina Uchoa, uma das estudantes da Trilha Florescer, celebra a alegria da oportunidade dada pelo programa. "Éramos sementes, agora somos árvores frutíferas. Acho que o melhor ainda está por vir e é só o começo da colheita. A semente não tem ideia de que vai virar uma árvore. A árvore, não tem ideia de que vai gerar tantos frutos. E os frutos não têm ideia de que vão gerar outras sementes, que vão abraçar continentes".

SOMOS UM - A Somos Um foi criada em 2017 pela empresária Ticiana Rolim Queiroz. Trata-se de um negócio de impacto social com o propósito de possibilitar o empoderamento das pessoas para que elas prosperem, pois somos “todos um”. O negócio capacita pessoas de baixa renda, principalmente, mulheres e jovens, inicialmente, do bairro Bom Jardim, periferia da capital cearense. Desde sua criação, a Somos Um já realizou diversas ações de impacto para beneficiar os mais carentes.

FLOW DESENVOLVIMENTO INTEGRAL - Trata-se de um negócio que une Psicologia e Gestão como a base de desenvolvimento do trabalho, cuja atuação está centrada em quatro polos: indivíduo, organização, grupo e sociedade. O foco é entregar experiências aos participantes, para agirem como protagonistas de suas histórias, ampliando o olhar para novas possibilidades de Ser no Mundo.

IBEF MULHER - O projeto reúne executivas de vários segmentos e tem como objetivo ampliar a participação feminina no ambiente de negócios e incentivar uma maior integração entre gêneros. “Nós do Ibef Mulher entendemos a importância de debatermos alguns temas relevantes que possam nos ajudar em nossas rotinas e tarefas enquanto mulher, executiva, mãe, filha, irmã e amigas. Montamos uma agenda para este ano com quatro eventos, onde os encontros são realizados em um intervalo de dois meses”, explica Renata Santiago, que além de líder do Ibef Mulher, é vice-presidente do Ibef Ceará.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg