Pular para o conteúdo principal

Empreendedoras do Bom Jardim são certificadas

A Trilha Florescer reuniu, na Palhoça do Movimento Saúde Mental do Bom Jardim, um grupo de 23 mulheres e um homem - que empreende junto com a esposa - para a solenidade de certificação da primeira turma do programa de capacitação para o empreendedorismo desenvolvido pela Somos Um, que atua para promover negócios de impacto social, em parceria com a Flow Desenvolvimento Integral e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Mulher Ceará).


A Trilha Florescer é um programa de desenvolvimento territorial que visa melhorar a qualidade de vida das/os beneficiárias/os, incentivando o empoderamento e fortalecendo do comércio local. A Trilha tem como público prioritário mulheres chefes de família que pretendem conciliar as atividades domésticas, mães com o seu próprio negócio. O programa está sendo realizado no Grande Bom Jardim, complexo de cinco bairros da Regional V de Fortaleza, todos com altos índices de violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Além do encontro da turma para a entrega dos certificados, foram apresentados e celebrados os diversos resultados das ações da Trilha Florescer. A ação tem o apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.

A Trilha Florescer promoveu uma ampla grade de formação integrada em duas abordagens; a biopsicosocioespiritual, com uma visão integrada do ser humano em todas as suas dimensões; e a da dinamização da economia do bairro, valorizando os nano e micro negócios e disseminando novas formas de liderança. 

As atividades começaram em fevereiro deste ano e foram até a metade de março de maneira presencial, passando a partir daí para ações virtuais e online após o Decreto Estadual estabelecendo as regras de Isolamento Social por conta da Pandemia da Covid-19.

As atividades com o grupo beneficiado pela Trilha Florescer contaram com um amplo curso composto por 15 módulos com temas como cooperação, associativismo, autoconhecimento, entre outros, contando sempre com mentorias individuais e coletivas, além de encontros do Líder de Si Mesmo desenvolvidos pela Flow Desenvolvimento Integral. Muitas mulheres participantes do curso já estão empreendendo em atividades nas áreas de Gastronomia, Costura, Artesanato, Beleza e Comércio no próprio Bairro.


Para a fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim Queiroz os principais resultados da Trilha Florescer vão além da questão financeira, apesar da grande importância desse aspecto. “Enquanto tivermos alguma mulher em condição de vulnerabilidade social e econômica, não vamos nos aquietar. A Trilha Florescer vem para apoiar as mulheres a serem livres, felizes e ocuparem seu lugar no mundo".

Segundo Ticiana Rolim, o ganho transcende os aspectos materiais. "Eu acredito muito na força transformadora do amor. E o que todas nós fizemos juntas aqui no Bom Jardim foi colocar o amor em movimento para impactar e transformar vida", afirma.

Cledina Uchoa, uma das estudantes da Trilha Florescer, celebra a alegria da oportunidade dada pelo programa. "Éramos sementes, agora somos árvores frutíferas. Acho que o melhor ainda está por vir e é só o começo da colheita. A semente não tem ideia de que vai virar uma árvore. A árvore, não tem ideia de que vai gerar tantos frutos. E os frutos não têm ideia de que vão gerar outras sementes, que vão abraçar continentes".

SOMOS UM - A Somos Um foi criada em 2017 pela empresária Ticiana Rolim Queiroz. Trata-se de um negócio de impacto social com o propósito de possibilitar o empoderamento das pessoas para que elas prosperem, pois somos “todos um”. O negócio capacita pessoas de baixa renda, principalmente, mulheres e jovens, inicialmente, do bairro Bom Jardim, periferia da capital cearense. Desde sua criação, a Somos Um já realizou diversas ações de impacto para beneficiar os mais carentes.

FLOW DESENVOLVIMENTO INTEGRAL - Trata-se de um negócio que une Psicologia e Gestão como a base de desenvolvimento do trabalho, cuja atuação está centrada em quatro polos: indivíduo, organização, grupo e sociedade. O foco é entregar experiências aos participantes, para agirem como protagonistas de suas histórias, ampliando o olhar para novas possibilidades de Ser no Mundo.

IBEF MULHER - O projeto reúne executivas de vários segmentos e tem como objetivo ampliar a participação feminina no ambiente de negócios e incentivar uma maior integração entre gêneros. “Nós do Ibef Mulher entendemos a importância de debatermos alguns temas relevantes que possam nos ajudar em nossas rotinas e tarefas enquanto mulher, executiva, mãe, filha, irmã e amigas. Montamos uma agenda para este ano com quatro eventos, onde os encontros são realizados em um intervalo de dois meses”, explica Renata Santiago, que além de líder do Ibef Mulher, é vice-presidente do Ibef Ceará.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.