Pular para o conteúdo principal

Forças de Segurança do Ceará participam do Setembro Amarelo 2020

Cuidar da Saúde Mental nunca esteve tão em evidência quanto neste ano. Toda a humanidade foi surpreendida por uma doença nova e desconhecida que não faz distinção de sexo, idade ou território. 

A chegada avassaladora do Novo Coronavírus acendeu ainda mais o alerta para todos manterem a Saúde em dia, especialmente a Saúde Mental.

Pensando nisso, a Campanha anual do Setembro Amarelo ganha mais importância em meio à pandemia da Covid-19. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e suas vinculadas prepararam uma série de atividades educativas para seus servidores e colaboradores lembrarem de olhar para si e cuidar da mente. O Serviço de Saúde e cuidado voltado para os agentes da Segurança também abrange o Interior do Estado.


 Um dos destaques da programação da SSPDS em alusão ao Setembro Amarelo será o contrato firmado entre a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS e a Cooperativa de Trabalho dos Psicólogos do Ceará (COOPSIC). A partir deste mês, profissionais da COOPSIC atuarão em complemento aos atendimentos já oferecidos pela Abips aos servidores da segurança pública do Ceará. Os atendimentos e plantões psicológicos presenciais e remotos, inclusive no acolhimento dos servidores que residem no Interior, serão ampliados. Para agendar, é preciso ligar para os telefones da Abips: (85) 3223-1837 ou (85) 3214-1975.

Além dos atendimentos presenciais e remotos, a Abips vai promover Lives com especialistas e realizar visitas às vinculadas para conscientizar os agentes da segurança pública sobre os cuidados com a Saúde Física e Mental. 

“A proposta das visitas e momentos com gestores têm como intuito conscientizá-los da importância do cuidado e olhar atento para com seus liderados e comandados, bem como orientá-los para situações que envolvam crises com ideação suicida e outros transtornos psiquiátricos, nos colocando como setor estratégico e de acolhimento. Além disso, incentivá-los a perceber também a importância do autocuidado”, revela a psicóloga e assessora da Abips, Bruna Gadelha.



Em primeiro de setembro, nos corredores da sede da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, uma visita promovida pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) chamou a atenção dos profissionais que ainda estão se adaptando à nova rotina de trabalho presencial. Um kit com um laço amarelo, marca registrada da Campanha do Setembro Amarelo, e um panfleto com dicas para se conectar com a vida foi entregue aos funcionários. A iniciativa aproximou os servidores e acendeu o interesse sobre as temáticas que envolvem a campanha.

Polícia Militar - A Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) reservou o mês de setembro para agendar programações especiais e visitas técnicas aos batalhões da Polícia Militar na Capital e no Interior. Serão promovidas palestras, práticas integrativas, encontros sociais, vacinação e outras atividades ligadas ao bem-estar e à saúde dos militares. Além disso, Polícia Militar do Ceará (PMCE) preparou duas Lives durante o mês para abordar temas voltados para os cuidados com a Saúde. A primeira transmissão em tempo real acontece na quarta (9 de setembro).

“A campanha Setembro Amarelo é um evento extremamente importante para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), uma vez que traduz para o nosso público interno a essência da nossa corporação, de proteger as pessoas. Quando falamos em proteção das pessoas está bastante inserida neste meio a proteção e acolhimento aos nossos policiais. É a natureza da nossa profissão ser aliada à pressão do dia a dia, por isso, temos a necessidade de ter um olhar mais apurado para o ser humano. A PMCE tem se preocupado com isso através da reformulação da CSASR. Realizamos diversas campanhas sobre o tema, sempre visando o acolhimento deste policial e a prevenção ao seu adoecimento”, destaca o comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila.


Polícia Civil - Durante este mês, o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) vai retomar as visitas às unidades da Polícia Civil para conversas com os servidores e colaboradores a respeito de temas ligados à qualidade de vida e à saúde física e mental dos policiais civis e demais servidores. Atendimentos com nutricionista, médico, psicólogos, assistentes sociais, educador físico e fisioterapeutas seguem em andamento e respeitando as regras de distanciamento social e higiene pessoal. Nos próximos dias, o Damps vai preparar dias especiais com aferição de pressão, sessões com fisioterapeutas e grupos de conversas sobre saúde.

O delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, destaca a importância do tema e faz um chamamento aos policiais civis. 

“No mês de setembro, as vinculadas do sistema de segurança pública usualmente abrem a campanha Setembro Amarelo, que visa principalmente zelar pela saúde mental dos seus integrantes, dos seus servidores e dos seus policiais. É muito interessante uma atenção especial para cuidar dos cuidadores. Os policiais precisam disso, sempre zelando pela sua saúde mental, pois lidam diariamente por situações de risco, situações de alto estresse. Mais uma vez, eu conclamo a todos os policiais civis que deem uma atenção especial a essa problemática, que é a preocupação com a saúde mental. Para isso, disponibilizamos o Damps para sempre dar um apoio integral a nossos policiais”, enfatiza o convite.

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) promove uma série de transmissões ao vivo sobre temas relacionados à atividade bomberística e à prevenção ao suicídio. O evento virtual iniciou na terça-feira (1º) e segue até o fim do mês, sempre pelo perfil oficial dos bombeiros do Ceará @cbm.ce. Durante a programação, serão abordados temas como a prevenção de suicídio em idosos, operações com drones em tentativa de suicídio, normas técnicas em edificações para prevenção de Suicídio, prevenção de suicídio para profissionais de segurança pública, entre outros temas variados. As apresentações serão conduzidas por bombeiros do Ceará, integrantes de outras Forças da Segurança Pública do Brasil e por acadêmicos.

O ponto de partida da programação foi uma live com o comandante geral do CBMCE, Luís Eduardo Soares de Holanda, que fez a abertura e deu início oficial ao evento on-line. 


“O CBMCE mais um ano se integra de uma maneira muito forte à campanha do Setembro Amarelo, há muitos anos desenvolvemos uma série de ações, como o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), curso reconhecido no Brasil. Ao todo, 25 estados já passaram pela nossa formação, vários bombeiros de outros países e forças armadas tiveram a oportunidade de fazer esse treinamento junto aos bombeiros do Ceará, sempre no sentido de preservação da vida, nosso bem maior. O principal objetivo de ser bombeiro é a preservação da vida, por isso, o CBMCE não poderia ficar de fora dessas ações”, ressaltou o coronel Holanda.

O comandante destaca o papel do bombeiro militar e o olhar diferenciado que ele deve ter nas ocorrências quando é acionado. 


“Entendemos que muito mais do que irmos para nossas ocorrências ordinárias, a Prevenção também é um grande aspecto da nossa instituição e a prevenção ao Suicídio também é uma das nossas preocupações. Por isso investimos muito forte na formação, na qualificação dos nossos profissionais para que possamos levar a ideia da prevenção e sua abordagem técnica ao combate ao suicídio. Essa é a nossa missão”, destaca o comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, Luís Eduardo Soares de Holanda.

Serviço Biopsicossocial
  • SSPDS – Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips): (85) 3223-1837 e (85) 3214-1975.
  • Polícia Civil – Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps): (85) 3101-7367 e (85) 3101-7368.
  • Polícia Militar – Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR): (85) 3101-2241.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…