Pular para o conteúdo principal

Fortaleza instala há 153 anos Iluminação à Gás Carbônico

Eis o 17 de setembro em 27 fatos da História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  1. 1867 - Inaugurada a Iluminação à Gás Carbônico (Hidrogêneo-Carbonado) em Fortaleza, portanto há 153 anos. A Rua Floriano Peixoto (foto Fortaleza em Fatos e Fotos) tinha Iluminação à Gás Carbônico.
  2. 1882 - Publicado o primeiro número do jornalzinho O Batel, redatoriado por Álvaro Dias Martins (Álvaro Martins) “Alvarins” e Gulpio.
  3. 1917 - Morre, aos 85 anos incompletos, o médico Rufino Antunes de Alencar Rodovalho (Rufino de Alencar). Era pernambucano de Exu nascido a nove de novembro de 1832. Em sua homenagem existe uma Rua com seu nome no Centro de Fortaleza.
  4. 1918 - A Capitania dos Portos do Ceará tem novo comando quando o interino 1º tenente Artur da Cruz Ferreira entrega o cargo ao novo titular, o capitão de corveta Tomás Aquino de Freitas.
  5. 1933 - Chega a Fortaleza o trem especial vindo de João Pessoa, trazendo o presidente Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas) que é acompanhado por grande multidão da Praça Castro Carreira até o Palácio da Interventoria, onde discursaram o jornalista Demócrito Rocha, o ministro Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora) e o presidente Getúlio Dorneles Vargas. O presidente ficou hospedado no Palacete Gentil, no Boulevard Visconde de Cauípe (Avenida da Universidade, 2995, Benfica), posteriormente ocupado pela Escola Doméstica de Fortaleza e depois Ginásio Americano. Após sua demolição foi construído prédio para abrigar as Pró-Reitorias da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  6. 1934 - Fortaleza tem novo prefeito, Plínio Pompeu de Sabóia Magalhães, que substitui ao tenente José Barreira.
  7. 1938 - Chega em Fortaleza o trio de artistas do rádio paulista, cantora Uiára de Goyaz, compositor e humorista M. G. Barreto e o cantor Januário de Oliveira, que ocupam o microfone do Ceará Rádio Clube (PRE-9).
  8. 1942 - Chega em Fortaleza, sob o comando do major Mário B. de Oliveira, o 2º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria (II/RADC), criado no Rio de Janeiro em 26 de maio de 1942. Depois denominou-se 10º Grupo de Artilharia Transportada (10ºGAT), 10º Grupo de Obuzes (10ºGO) e atualmente chama-se 10º Grupo de Artilharia de Campanha (10ºGAC) que já foi embora para a Amazônia.
  9. 1942 - Como consequência do Estado de Guerra o movimento na Capital deve ser encerrado às 22 horas, não sendo permitida a iluminação pública, principalmente na praia e centro da Cidade.
  10. 1942 - Extinta, pelo Decreto 4.704, a 3ª Brigada de Infantaria. 
  11. 1942 - Criada, pelo Decreto-Lei 4.706, a 10ª Região Militar com sede em Fortaleza, abrangendo além do Ceará, os estados do Piauí e Maranhão. As tropas da 7ª Região Militar localizadas nos três estados passaram para a 10ª RM. Sua instalação aconteceu em 25 de janeiro de 1943 em prédio na esquina da Rua Pedro Pereira com Rua Major Facundo. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Francisco Gil Castelo Branco que, por encontrar-se em Fernando de Noronha, só assumiu em março. Ficou sob o comando interino do coronel João Felipe Bandeira de Melo.
  12. 1943 - Chega a Fortaleza o esquadrão de K-84 vindo de Lakehurst (New Jersey), com escalas de Guantanamo Bay, San Juan, Trinidad, Amapá, entre outras. O dirigÍvel ZP-41 iniciou sua primeira missão de patrulha na manhã de 28 de setembro, retornando à base ao final da tarde. Eram os dirigíveis “Blimps”, norte-americanos que traziam a inscrição “US NAVY” e circularam pela cidade de 1943 até 1945.
  13. 1946 - Assassinado em plena rua o comerciante Jorge Ottoch, pelo detento da Cadeia Pública, Pedro Nolasco.
  14. 1948 - O Diário Oficial do Município publica a Lei 45, de 16 de setembro de 1948, que cria o Serviço de Vigilância e Salvamento de Banhistas nas Praias de Fortaleza, iniciativa do vereador Américo Barreira. São os Salva-Vidas.
  15. 1950 - Fundada a Orquestra Sinfônica Henrique Jorge, da Sociedade Musical Henrique Jorge. Sua sede ficava na Rua Solon Pinheiro, 60, no Centro.
  16. 1950 - Funda-se, em Fortaleza, a Sociedade Musical Henrique Jorge. À frente, os amantes da Música em nossa terra, maestro Joaquim Aristóteles Ribeiro da Silva, o odontólogo Pedro Veríssimo, o claronista Raimundo do Vale, o violinista Avelino Telo, o oborista Aurélio Bezerra, os flautistas José Arão Cisne e Josias Benício de Sampaio, além de outros nomes que integram o elenco da Orquestra Sinfônica Henrique Jorge.
  17. 1950 - Passa por Fortaleza em campanha eleitoral à Presidência da República pela segunda vez o brigadeiro Eduardo Gomes, herói do episódio Os 18 do Forte.
  18. 1960 - Recebe a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela UFC,o ministro da Justiça, cearense Armando Ribeiro Severo Falcão.
  19. 1965 - Assume, o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Paulo Guilherme Brandão Padilha, em substituição ao capitão de corveta Bretislau de Castro.
  20. 1969 - O Diário Oficial do Município 4.528 publica a Lei 3.730, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao hoteleiro Pedro José Lazar, atendendo proposição do vereador René Paiva Dreyfuss.
  21. 1971 - Às 16 horas, é lançada a pedra fundamental da Universidade de Fortaleza (Unifor), fundada por Edson Queiroz, no bairro da Água Fria, na Avenida Washington Soares, 1321.
  22. 1973 - Inaugurada a Galeria Gardem, de artes plásticas, do setor cultural da Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) sob o incentivo do artista plástico Rubens de Azevedo e do crítico de arte José Julião de Freitas Guimarães.
  23. 1976 - Na abertura da Semana do Radialista, o radiator e locutor João de Medeiros Ramos recebe o título de Radialista Padrão e a radiatriz e locutora Aneide Maia Nogueira (Neide Maia) ganha o título de Mulher Radialista.
  24. 1981 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico, jornalista e professor Hugo de Brito Firmeza, ex-dirigente do Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho.
  25. 1986 - Morre, aos 67 anos de idade, o médico ginecologista e obstetra Luís Dias Martins, cearense de Ipu nascido em nove de abril de 1919.
  26. 1993 - Pelo Decreto 9.202 é criada a Escola de 1º Grau Maria Gondim dos Santos, na Travessa Tavares Coutinho, 620, no Papicu.
  27. 2002 - A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua é outorgada, à noite, em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Cambeba. Os agraciados são personalidades e entidades que, direta ou indiretamente, prestaram serviços relevantes a causa da Justiça, a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, Corregedora Geral da Justiça; deputado federal Francisco Ariosto Holanda, secretário estadual de Ciência e Tecnologia; deputado estadual Carlos Mauro Benevides Filho, presidente da CPI do Banco do Estado do Ceará (BEC); desembargador Jaime de Alencar Araripe (in memoriam); desembargador Raimundo Catunda (in memoriam), desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro; o jurista Miguel Aragão; os servidores Manuel Antônio de Almeida, Francisca Célia Gomes Rodrigues e o Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edison Queirós. A Medalha Clóvis Beviláqua é a maior honraria do Poder Judiciário do Ceará, destacando valores individuais, intelectuais e Moraes dos agraciados.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).