Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O Sistema Verdes Mares (SVM) realiza, a partir desta segunda - feira (7), uma Campanha Especial que marcará as 50 edições do Sereia de Ouro, honraria da TV Verdes Mares (TVM), que prestigia anualmente personalidades que se destacam e contribuem para o Desenvolvimento do Ceará.


Devido à Pandemia do Novo Coronavírus, não será realizada a entrega do Troféu Sereia de Ouro 2020. Este ano, as histórias de vida de 50 cearenses serão contadas através mini documentários veiculados nos intervalos da programação dos veículos de comunicação do SVM e também de uma série de matérias. 

Os nomes selecionados foram escolhidos a partir das indicações dos colaboradores do Grupo Edson Queiroz e dos já homenageados pela comenda. Em seguida, passaram por uma curadoria especial dos jornalistas que integram o SVM.

Para o presidente do Grupo Edson Queiroz, Abelardo Rocha, o Sereia de Ouro é uma marca na história do SVM e também da sociedade cearense. 

“Este ano, por causa da Pandemia, nos reinventamos: em vez de dar o troféu a quatro pessoas, resolvemos homenagear 50 pessoas, entre personalidades e pessoas comuns, que fazem a diferença no dia a dia do nosso povo. Do simples ao sofisticado, o que queremos é reconhecer que a transformação da nossa sociedade é papel de todos. E todos são parte da transformação que queremos”, destaca.

A programação da campanha Sereia de Ouro ocorre durante todo mês de setembro. Do dia 21 ao dia 25, a TV Verdes Mares levará ao público uma série de matérias, destacando momentos importantes da história da premiação. O ponto alto da campanha acontece em 27 de setembro, na TV Diário, onde será exibido um especial que levará aos telespectadores uma retrospectiva da Sereia desde a sua criação e contará um pouco mais da história dos personagens escolhidos para a campanha inédita deste ano.

Confira a lista dos personagens da campanha Sereia de Ouro 2020:
  1. Alemberg Quindins - Criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, que é espaço de vivência para crianças e jovens. É autor de processos criativos, músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural. Iniciou em 1983 uma pesquisa etno-histórico-musical quanto aos mitos e lendas dos povos da Chapada do Araripe, o que resultou em 1992 na criação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal.
  2. André Comaru - É músico e publicitário. É reconhecido pelo forte trabalho de inclusão social desenvolvido à frente da ONG Be Happy Music Club. Nasceu no Ceará, onde se graduou em  Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2009, saiu do Brasil para um intercâmbio na Austrália. Lá fundou a ONG “Be Happy Music Club”, que há 4 anos trabalha desenvolvendo o bem estar físico e mental de crianças com deficiência, promovendo a inclusão social delas através da música. Hoje, seu trabalho está presente em 5 escolas e beneficia mais de 200 crianças. A “Be Happy Music Club” deve se instalar em breve no Brasil, iniciando essa jornada por Fortaleza, sendo uma oportunidade para pessoas menos favorecidas pela sociedade terem o acesso à arte e possam mostrar o seu talento.
  3. Braúlio Bessa - Poeta, cordelista, declamador e palestrante. Consultor de Cultura Nordestina do programa de TV Encontro com Fátima Bernardes. Nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, em 1986. Com 14 anos rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Aprendeu muito cedo a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002). Em 2012, com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, em 2015 foi convidado para participar de TV Encontro com Fátima Bernardes. Hoje é Consultor de Cultura Nordestina do programa e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
  4. Cacique Pequena - Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil. Dentro de sua trajetória de luta, ocupa o cargo de coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará. Maria de Lourdes da Conceição Alves é conhecida como Cacique Pequena. Nasceu em 1945. É casada há 52 anos com o senhor Francisco Alves Filho. É mãe de 16 filhos, sendo oito homens e oito mulheres. Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil, em 6 de março de 1995. Foi escolhida por seu povo, a comunidade da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dentro de sua trajetória de luta, Cacique Pequena conquistou vários benefícios para a aldeia, como casa de farinha, galpão de artesanatos, escola, posto de saúde, energia, abastecimento de água, pousada e museu indígena. Outra grande conquista foi o reconhecimento étnico de seu povo. Pequena terminou em 2018 o ensino médio na própria escola que conquistou. Ocupa o cargo de coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice).
  5. Carri Costa - Carlos Rinaldo Costa Moreira, conhecido artisticamente por Carri Costa, nasceu em Pacajus. Aos 10 anos inicia estudos nas artes plásticas. Em 1990 ingressa no Curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Ceará. Em 1993 aluga um antigo armazém na Praia de Iracema, em Fortaleza, e lá cria a sede da sua companhia teatral e um espaço cultural que viria a ser o Teatro da Praia. Em 1998 escreve, dirige e atua no espetáculo que ficou mais tempo em cartaz no Norte e Nordeste: “Tita & Nic, a Comédia”. Atua nos longas-metragens O Quinze, de Jurandi Oliveira, e Onde anda Você, de Sérgio Rezende. Em 2009, dirige o espetáculo humorístico “No Ceará é assim”. Em 2012 é agraciado com a maior honraria do teatro Cearense: Trófeu Carlos Câmara. Em 2017, integra o elenco da série Cine Hollyúde, na TV Globo. Em 2018 atua no longa A Guerra de Papel.
  6. Izaíra Silvino - Compositora, Arranjadora, Bandolinista, Violinista, Regente, Cantora, Coralista, Professora, Mestre em Educação, Produtora Cultural e Escritora. Dentro e fora da Música, Izaira Silvino é muitas. Personalidade que dá nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  7. João Carlos 'Fera' - É professor de Surf. Acumula  uma jornada de 24 anos como professor e idealizador da Escola Beneficente de Surf Titanzinho (EBST). João Carlos Sobrinho, conhecido como João Carlos "Fera" é um surfista veterano. Nascido em Fortaleza, concluiu o Ensino Fundamental nesta capital. A EBST une o Surf ao Social para resgatar a cidadania dos jovens, combatendo a violência e fomentando a educação. Enveredou também para a política, no qual está como suplente de vereador da sua cidade natal. Diariamente 'Fera' salva vidas através do Esporte, transformando o que tenderia para a violência em um belo talento esportivo.
  8. Karla Karenina - É uma atriz, humorista, cantora, escritora, professora teatral e dançarina brasileira. Participou de filmes nacionais e novelas da TV Globo. Karla Karenina Sales Fernandes, mais conhecida como Karla Karenina, nasceu em Fortaleza, em 1967.  Começou sua carreira na TV Ceará em 1992. Viajou para o Sudeste, onde foi rapidamente contratada pela Rede Globo para fazer a “Meirinha”, na Escolinha do Professor Raimundo, famoso programa de TV comandado pelo mestre do humor, Chico Anysio. Nos anos 2000, ela passa também a atuar no cinema. Seus filmes mais famosos e de grande público foram Cine Holliúdy e Cilada.com. Participou também de novelas da TV Globo, como Morde & Assopra, Andando nas Nuvens e A Força do Querer. Atualmente faz parte do elenco do programa Os Roni, da TV por assinatura Multishow.
  9. Olga Nunes - Olga é o nome à frente da Associação Peter Pan (APP), que surgiu ligada ao Hospital Infantil Albert Sabin e que hoje é um centro de referência em diagnóstico precoce e tratamento humanizado. 
  10. Padre Eugenio Pacelli - É sacerdote jesuíta, diretor do Colégio Santo Inácio. Formado em Filosofia e Teologia.  Cursou também Administração. Idealizador das 'Noites da Misericórdia' e 'Missa com Crianças'. Idealizador do Movimento Amare, que congrega quase mil jovens casais, o padre realiza todas as segundas-feiras, a Noite da Misericórdia, nas quadras do Colégio Santo Inácio, que reúne cerca de quatro mil pessoas. Além disso, faz sucesso entre as crianças com a celebração Missa com Crianças, aos domingos, também nas quadras da escola jesuíta. Padre Eugênio tem como característica marcante a inovação durante as celebrações eucarísticas que preside. É diretor do Polo Universitário Santo Inácio e ministra cursos bíblicos na unidade em Fortaleza, que funciona nas dependências do Colégio Santo Inácio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".