Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O Sistema Verdes Mares (SVM) realiza, a partir desta segunda - feira (7), uma Campanha Especial que marcará as 50 edições do Sereia de Ouro, honraria da TV Verdes Mares (TVM), que prestigia anualmente personalidades que se destacam e contribuem para o Desenvolvimento do Ceará.


Devido à Pandemia do Novo Coronavírus, não será realizada a entrega do Troféu Sereia de Ouro 2020. Este ano, as histórias de vida de 50 cearenses serão contadas através mini documentários veiculados nos intervalos da programação dos veículos de comunicação do SVM e também de uma série de matérias. 

Os nomes selecionados foram escolhidos a partir das indicações dos colaboradores do Grupo Edson Queiroz e dos já homenageados pela comenda. Em seguida, passaram por uma curadoria especial dos jornalistas que integram o SVM.

Para o presidente do Grupo Edson Queiroz, Abelardo Rocha, o Sereia de Ouro é uma marca na história do SVM e também da sociedade cearense. 

“Este ano, por causa da Pandemia, nos reinventamos: em vez de dar o troféu a quatro pessoas, resolvemos homenagear 50 pessoas, entre personalidades e pessoas comuns, que fazem a diferença no dia a dia do nosso povo. Do simples ao sofisticado, o que queremos é reconhecer que a transformação da nossa sociedade é papel de todos. E todos são parte da transformação que queremos”, destaca.

A programação da campanha Sereia de Ouro ocorre durante todo mês de setembro. Do dia 21 ao dia 25, a TV Verdes Mares levará ao público uma série de matérias, destacando momentos importantes da história da premiação. O ponto alto da campanha acontece em 27 de setembro, na TV Diário, onde será exibido um especial que levará aos telespectadores uma retrospectiva da Sereia desde a sua criação e contará um pouco mais da história dos personagens escolhidos para a campanha inédita deste ano.

Confira a lista dos personagens da campanha Sereia de Ouro 2020:
  1. Alemberg Quindins - Criador da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, que é espaço de vivência para crianças e jovens. É autor de processos criativos, músico por formação popular, pesquisador autodidata, pintor de arte naif, escritor, comunicador, educador popular, empreendedor social e gestor cultural. Iniciou em 1983 uma pesquisa etno-histórico-musical quanto aos mitos e lendas dos povos da Chapada do Araripe, o que resultou em 1992 na criação da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública federal.
  2. André Comaru - É músico e publicitário. É reconhecido pelo forte trabalho de inclusão social desenvolvido à frente da ONG Be Happy Music Club. Nasceu no Ceará, onde se graduou em  Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2009, saiu do Brasil para um intercâmbio na Austrália. Lá fundou a ONG “Be Happy Music Club”, que há 4 anos trabalha desenvolvendo o bem estar físico e mental de crianças com deficiência, promovendo a inclusão social delas através da música. Hoje, seu trabalho está presente em 5 escolas e beneficia mais de 200 crianças. A “Be Happy Music Club” deve se instalar em breve no Brasil, iniciando essa jornada por Fortaleza, sendo uma oportunidade para pessoas menos favorecidas pela sociedade terem o acesso à arte e possam mostrar o seu talento.
  3. Braúlio Bessa - Poeta, cordelista, declamador e palestrante. Consultor de Cultura Nordestina do programa de TV Encontro com Fátima Bernardes. Nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, em 1986. Com 14 anos rabiscava nos cadernos da escola seus primeiros versos. Aprendeu muito cedo a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002). Em 2012, com a criação de uma página na internet, sua poesia alçou voos distantes e encantou todo o Brasil. Ultrapassando a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos, em 2015 foi convidado para participar de TV Encontro com Fátima Bernardes. Hoje é Consultor de Cultura Nordestina do programa e apresenta sob um olhar poético temas diversos. Bráulio é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.
  4. Cacique Pequena - Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil. Dentro de sua trajetória de luta, ocupa o cargo de coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará. Maria de Lourdes da Conceição Alves é conhecida como Cacique Pequena. Nasceu em 1945. É casada há 52 anos com o senhor Francisco Alves Filho. É mãe de 16 filhos, sendo oito homens e oito mulheres. Foi a primeira mulher a se tomar cacique no Brasil, em 6 de março de 1995. Foi escolhida por seu povo, a comunidade da etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dentro de sua trajetória de luta, Cacique Pequena conquistou vários benefícios para a aldeia, como casa de farinha, galpão de artesanatos, escola, posto de saúde, energia, abastecimento de água, pousada e museu indígena. Outra grande conquista foi o reconhecimento étnico de seu povo. Pequena terminou em 2018 o ensino médio na própria escola que conquistou. Ocupa o cargo de coordenadora da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice).
  5. Carri Costa - Carlos Rinaldo Costa Moreira, conhecido artisticamente por Carri Costa, nasceu em Pacajus. Aos 10 anos inicia estudos nas artes plásticas. Em 1990 ingressa no Curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Ceará. Em 1993 aluga um antigo armazém na Praia de Iracema, em Fortaleza, e lá cria a sede da sua companhia teatral e um espaço cultural que viria a ser o Teatro da Praia. Em 1998 escreve, dirige e atua no espetáculo que ficou mais tempo em cartaz no Norte e Nordeste: “Tita & Nic, a Comédia”. Atua nos longas-metragens O Quinze, de Jurandi Oliveira, e Onde anda Você, de Sérgio Rezende. Em 2009, dirige o espetáculo humorístico “No Ceará é assim”. Em 2012 é agraciado com a maior honraria do teatro Cearense: Trófeu Carlos Câmara. Em 2017, integra o elenco da série Cine Hollyúde, na TV Globo. Em 2018 atua no longa A Guerra de Papel.
  6. Izaíra Silvino - Compositora, Arranjadora, Bandolinista, Violinista, Regente, Cantora, Coralista, Professora, Mestre em Educação, Produtora Cultural e Escritora. Dentro e fora da Música, Izaira Silvino é muitas. Personalidade que dá nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC).
  7. João Carlos 'Fera' - É professor de Surf. Acumula  uma jornada de 24 anos como professor e idealizador da Escola Beneficente de Surf Titanzinho (EBST). João Carlos Sobrinho, conhecido como João Carlos "Fera" é um surfista veterano. Nascido em Fortaleza, concluiu o Ensino Fundamental nesta capital. A EBST une o Surf ao Social para resgatar a cidadania dos jovens, combatendo a violência e fomentando a educação. Enveredou também para a política, no qual está como suplente de vereador da sua cidade natal. Diariamente 'Fera' salva vidas através do Esporte, transformando o que tenderia para a violência em um belo talento esportivo.
  8. Karla Karenina - É uma atriz, humorista, cantora, escritora, professora teatral e dançarina brasileira. Participou de filmes nacionais e novelas da TV Globo. Karla Karenina Sales Fernandes, mais conhecida como Karla Karenina, nasceu em Fortaleza, em 1967.  Começou sua carreira na TV Ceará em 1992. Viajou para o Sudeste, onde foi rapidamente contratada pela Rede Globo para fazer a “Meirinha”, na Escolinha do Professor Raimundo, famoso programa de TV comandado pelo mestre do humor, Chico Anysio. Nos anos 2000, ela passa também a atuar no cinema. Seus filmes mais famosos e de grande público foram Cine Holliúdy e Cilada.com. Participou também de novelas da TV Globo, como Morde & Assopra, Andando nas Nuvens e A Força do Querer. Atualmente faz parte do elenco do programa Os Roni, da TV por assinatura Multishow.
  9. Olga Nunes - Olga é o nome à frente da Associação Peter Pan (APP), que surgiu ligada ao Hospital Infantil Albert Sabin e que hoje é um centro de referência em diagnóstico precoce e tratamento humanizado. 
  10. Padre Eugenio Pacelli - É sacerdote jesuíta, diretor do Colégio Santo Inácio. Formado em Filosofia e Teologia.  Cursou também Administração. Idealizador das 'Noites da Misericórdia' e 'Missa com Crianças'. Idealizador do Movimento Amare, que congrega quase mil jovens casais, o padre realiza todas as segundas-feiras, a Noite da Misericórdia, nas quadras do Colégio Santo Inácio, que reúne cerca de quatro mil pessoas. Além disso, faz sucesso entre as crianças com a celebração Missa com Crianças, aos domingos, também nas quadras da escola jesuíta. Padre Eugênio tem como característica marcante a inovação durante as celebrações eucarísticas que preside. É diretor do Polo Universitário Santo Inácio e ministra cursos bíblicos na unidade em Fortaleza, que funciona nas dependências do Colégio Santo Inácio.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Política cearense perde Roberto Mesquita

Morreu na madrugada deste domingo (17), aos 65 anos, o ex-vereador ()V) e o ex-deputado estadual (PSD) Roberto Mesquita. Ele lutava contra um Câncer.  A morte de Roberto Mesquita foi confirmada pelo vereador de Fortaleza, Bruno Mesquita (Pros), sobrinho de Roberto Mesquita, a quem Bruno foi ex-assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) e o chamou de 'pai e herói'. Vereador e deputado estadual -  Roberto Mesquita da Silveira Júnior nasceu em Baturité-CE. Foi filiado ao Partido Social Democrata (PSD), Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e Partido Verde (PV). Na primeira Campanha (2008), foi eleito vereador de Fortaleza com 9.223 votos pelo PV. Dois anos depois (2010) foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual, pelo PSD, obtendo 57.092 votos. Em 2014 foi reconduzido à ALCE com 64.005 votos. Em 2020 conseguiu eleger Bruno Mesquita (Pros) para CMFor. Luto Oficial -  O presidente da ALCE, deputado esta