Pular para o conteúdo principal

Igreja de Fátima de Fortaleza completa 65 anos de criação

Eis o 14 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1873 - Aberta ao tráfego a linha entre Fortaleza e Arronches (Parangaba) com extensão de sete quilômetros, sendo a Estação Ferroviária de Arronches inaugurada somente em 29 de novembro.
  • 1893 - Morre na Bahia o ex-guarda mor da Alfândega em Fortaleza, Vitoriano Augusto Borges, nascido em Lisboa, Portugal em oito de agosto de 1821 e naturalizado brasileiro. Hoje é nome de Rua na Serrinha..
  • 1902 - Lançada a pedra inicial do Colégio Jesus Maria José, destinado aos meninos pobres, na Rua Coronel Ferraz, 120. Hoje o prédio está tombado pelo município, porém abandonado e quase destruído.
  • 1904 - Publicado em Fortaleza, o jornalzinho A Agulha, redatoriado por Zé Onileda, evidentemente um anagrama de José Adelino. Dizia ter escritório na Rua da Bala.
  • 1905 - Surge em Fortaleza o jornal O Esportivo, órgão da sociedade Grêmio Esportivo, sob redação de Mário Rômulo Linhares.
  • 1918 - Surge a Fábrica Santa Maria, de Manuel J. Lima, que depois seria Fiação e Tecelagem Santa Maria Ltda., na Avenida Duque de Caxias, 345, esquina com Rua da Assunção. Fechou em 1964.
  • 1927 - Manuel Rodrigues dos Santos toma posse na presidência da associação Deus e Mar.
  • 1932 - Ocorre um eclipse parcial da lua com início às 14h18 e término às 21 horas.
  • 1934 - Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o tenente José Barreira, que vinha exercendo a chefia do Departamento dos Negócios Municipais, substituindo Raimundo Girão.
  • 1934 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o coronel Juvêncio Barreto, comerciante e proprietário nesta capital.
  • 1935 - Por iniciativa do lazarista Padre Thiago Way, é fundada em Fortaleza a Sociedade de Rádio Cearense, presidida por Diogo Vital de Siqueira, tendo como vice-presidente o desembargador Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos).
  • 1939 - Morre, aos 56 anos de idade, o advogado Guilherme de Sousa Pinto, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Fortalezense nascido a 13 de junho de 1883.
  • 1941 - Parte, da frente do Jangada Clube, na Praia de Iracema, em Fortaleza, para a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a Jangada São Pedro, tripulada pelos pescadores Manuel Olímpio de Meira (Jacaré), Raimundo Correia Lima (Tatá), Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto) e Jerônimo André de Souza (Mestre Jerônimo). Estiveram presentes à partida dos jangadeiros, além de enorme multidão, repórteres e fotógrafos e autoridades; O interventor Menezes Pimentel, o capitão dos Portos, capitão de corveta Henrique César Moreira, o diretor geral de Secretaria de Polícia, o advogado Antônio Catunda de Sabóia, o médico e fotógrafo amador José Pestana Alves, Fernando de Alencar Pinto, presidente do Jangada Clube e Mariinha Holanda, estes dois, grandes incentivadores da viagem. No local estavam ainda os fotógrafos Paulo Silva Sales (Paulo Sales), Pedro Brasil, Afonso Ligório, Stênio Azevedo e outros.
  • 1941 - Inaugura-se com show e desfile, o Estádio Municipal, cujo gramado foi inaugurado no dia 21, com o jogo Ferroviário e Tramways de Pernambuco, com o resultado de 1 x 0 para o time local. Era o início do Estádio Municipal, que receberia depois o nome de Estádio Presidente Vargas, em janeiro de 1952. Em 1963 foi ampliado e reinaugurado. Popularmente é chamado de PV.
  • 1948 - Assume o paroquiato de Nossa Senhora do Carmo o monsenhor José Gaspar de Oliveira, em substituição ao padre Expedito Eduardo de Oliveira.
  • 1955 - Decreto 105, da Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza, cria a Paróquia/Igreja de Nossa Senhora de Fátima, A Paróquia de Fátima foi constituída de partes desmembradas da Paróquia de São João Batista do Tauape, no São João do Tauape, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Piedade; da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica; e da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. O Decreto entrou em vigor em 13 de outubro de 1955.
  • 1971 - Instala-se em Fortaleza a Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), funcionando no antigo prédio da Cadeia Pública, quadrilátero entre a Rua Senador Pompeu nº 360, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe. O primeiro diretor foi Eliezer Teixeira de Sousa.
  • 1976 - Publicada, no Diário Oficial do Município 5993, a Lei  4.732 que dá ao compositor Luiz Gonzaga Assunção (Luiz Assunção), o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposto pelo vereador Gutemberg Braun. Ele era natural de São Luís do Maranhão.
  • 1977 - Instala-se, em Fortaleza, o VII Congresso Brasileiro de Cooperativismo, com a presença do Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli.
  • 1978 - Falecimento, às 20 horas, aos 69 anos de idade, do diretor-presidente da Ocapana S. A., Comércio e Indústria, Francisco de Assis Fernandes Vieira, cearense de Senador Pompeu.
  • 1988 - Incêndio com início às 18h10, destrói a Casa Havaí, de propriedade de Antônio Shirley Cruz Jucá, na Rua Pedro Pereira.
  • 1989 - Morre, aos 98 anos de idade, o médico José Deusdedith de Vasconcelos, nascido em Santana do Acaraú a 15 de dezembro de 1890. Foi o primeiro diretor da Assistência Municipal de Fortaleza, hoje Instituto José Frota.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, no início da tarde, no Hospital Uniclinic, a atriz, cantora, funcionária da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Antonieta Noronha, após uma luta contra um Câncer de Mama. O velório ocorre no dia seguinte no Teatro que tem o seu nome, na Secultfor, na Rua Pereira Filgueira, 4, onde ocorre a missa de corpo presente. Participou do Programa de Calouros da Ceará Rádio Clube e da A Voz de Ouro ABC da Rádio Uirapuru, além de integrar o Grande Coral do Conservatório Alberto Nepomuceno e cursar Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Cinema, a estreia se deu com o filme 'Dora Doralina' (1982), com Vera Fischer e Cleide Yácones. Foi premiada como atriz nos filmes 'O amor não acaba às 15h30',  'Deixa-me Ficar' e 'Tempo da Ira'. No filme brasileiro ''Central do Brasil'', trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro. Também estão no seu currículo as produções: 'Luiza Homem'', ''Milagre em Juazeiro'' e ''A Lenda do Gato Preto''. Em 2004, a então Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) inaugurou o teatro que leva seu nome com o espetáculo ''Um minuto de silêncio''. Nascera em Sobral, em 13 de agosto de 1936.
  • 2019 - Falecimento da artista cearense Cleide Moura, uma das Irmãs Vocalistas, que brilharam no rádio Cearense na década de 1950. Nascera em Fortaleza em 29 de julho de 1928.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.