Pular para o conteúdo principal

Igreja de Fátima de Fortaleza completa 65 anos de criação

Eis o 14 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1873 - Aberta ao tráfego a linha entre Fortaleza e Arronches (Parangaba) com extensão de sete quilômetros, sendo a Estação Ferroviária de Arronches inaugurada somente em 29 de novembro.
  • 1893 - Morre na Bahia o ex-guarda mor da Alfândega em Fortaleza, Vitoriano Augusto Borges, nascido em Lisboa, Portugal em oito de agosto de 1821 e naturalizado brasileiro. Hoje é nome de Rua na Serrinha..
  • 1902 - Lançada a pedra inicial do Colégio Jesus Maria José, destinado aos meninos pobres, na Rua Coronel Ferraz, 120. Hoje o prédio está tombado pelo município, porém abandonado e quase destruído.
  • 1904 - Publicado em Fortaleza, o jornalzinho A Agulha, redatoriado por Zé Onileda, evidentemente um anagrama de José Adelino. Dizia ter escritório na Rua da Bala.
  • 1905 - Surge em Fortaleza o jornal O Esportivo, órgão da sociedade Grêmio Esportivo, sob redação de Mário Rômulo Linhares.
  • 1918 - Surge a Fábrica Santa Maria, de Manuel J. Lima, que depois seria Fiação e Tecelagem Santa Maria Ltda., na Avenida Duque de Caxias, 345, esquina com Rua da Assunção. Fechou em 1964.
  • 1927 - Manuel Rodrigues dos Santos toma posse na presidência da associação Deus e Mar.
  • 1932 - Ocorre um eclipse parcial da lua com início às 14h18 e término às 21 horas.
  • 1934 - Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o tenente José Barreira, que vinha exercendo a chefia do Departamento dos Negócios Municipais, substituindo Raimundo Girão.
  • 1934 - Morre, em Fortaleza, aos 54 anos de idade, o coronel Juvêncio Barreto, comerciante e proprietário nesta capital.
  • 1935 - Por iniciativa do lazarista Padre Thiago Way, é fundada em Fortaleza a Sociedade de Rádio Cearense, presidida por Diogo Vital de Siqueira, tendo como vice-presidente o desembargador Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos).
  • 1939 - Morre, aos 56 anos de idade, o advogado Guilherme de Sousa Pinto, membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Fortalezense nascido a 13 de junho de 1883.
  • 1941 - Parte, da frente do Jangada Clube, na Praia de Iracema, em Fortaleza, para a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a Jangada São Pedro, tripulada pelos pescadores Manuel Olímpio de Meira (Jacaré), Raimundo Correia Lima (Tatá), Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto) e Jerônimo André de Souza (Mestre Jerônimo). Estiveram presentes à partida dos jangadeiros, além de enorme multidão, repórteres e fotógrafos e autoridades; O interventor Menezes Pimentel, o capitão dos Portos, capitão de corveta Henrique César Moreira, o diretor geral de Secretaria de Polícia, o advogado Antônio Catunda de Sabóia, o médico e fotógrafo amador José Pestana Alves, Fernando de Alencar Pinto, presidente do Jangada Clube e Mariinha Holanda, estes dois, grandes incentivadores da viagem. No local estavam ainda os fotógrafos Paulo Silva Sales (Paulo Sales), Pedro Brasil, Afonso Ligório, Stênio Azevedo e outros.
  • 1941 - Inaugura-se com show e desfile, o Estádio Municipal, cujo gramado foi inaugurado no dia 21, com o jogo Ferroviário e Tramways de Pernambuco, com o resultado de 1 x 0 para o time local. Era o início do Estádio Municipal, que receberia depois o nome de Estádio Presidente Vargas, em janeiro de 1952. Em 1963 foi ampliado e reinaugurado. Popularmente é chamado de PV.
  • 1948 - Assume o paroquiato de Nossa Senhora do Carmo o monsenhor José Gaspar de Oliveira, em substituição ao padre Expedito Eduardo de Oliveira.
  • 1955 - Decreto 105, da Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza, cria a Paróquia/Igreja de Nossa Senhora de Fátima, A Paróquia de Fátima foi constituída de partes desmembradas da Paróquia de São João Batista do Tauape, no São João do Tauape, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Piedade; da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica; e da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. O Decreto entrou em vigor em 13 de outubro de 1955.
  • 1971 - Instala-se em Fortaleza a Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), funcionando no antigo prédio da Cadeia Pública, quadrilátero entre a Rua Senador Pompeu nº 360, Rua João Moreira, Rua General Sampaio e Rua Senador Jaguaribe. O primeiro diretor foi Eliezer Teixeira de Sousa.
  • 1976 - Publicada, no Diário Oficial do Município 5993, a Lei  4.732 que dá ao compositor Luiz Gonzaga Assunção (Luiz Assunção), o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, proposto pelo vereador Gutemberg Braun. Ele era natural de São Luís do Maranhão.
  • 1977 - Instala-se, em Fortaleza, o VII Congresso Brasileiro de Cooperativismo, com a presença do Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli.
  • 1978 - Falecimento, às 20 horas, aos 69 anos de idade, do diretor-presidente da Ocapana S. A., Comércio e Indústria, Francisco de Assis Fernandes Vieira, cearense de Senador Pompeu.
  • 1988 - Incêndio com início às 18h10, destrói a Casa Havaí, de propriedade de Antônio Shirley Cruz Jucá, na Rua Pedro Pereira.
  • 1989 - Morre, aos 98 anos de idade, o médico José Deusdedith de Vasconcelos, nascido em Santana do Acaraú a 15 de dezembro de 1890. Foi o primeiro diretor da Assistência Municipal de Fortaleza, hoje Instituto José Frota.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, no início da tarde, no Hospital Uniclinic, a atriz, cantora, funcionária da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), Antonieta Noronha, após uma luta contra um Câncer de Mama. O velório ocorre no dia seguinte no Teatro que tem o seu nome, na Secultfor, na Rua Pereira Filgueira, 4, onde ocorre a missa de corpo presente. Participou do Programa de Calouros da Ceará Rádio Clube e da A Voz de Ouro ABC da Rádio Uirapuru, além de integrar o Grande Coral do Conservatório Alberto Nepomuceno e cursar Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC). No Cinema, a estreia se deu com o filme 'Dora Doralina' (1982), com Vera Fischer e Cleide Yácones. Foi premiada como atriz nos filmes 'O amor não acaba às 15h30',  'Deixa-me Ficar' e 'Tempo da Ira'. No filme brasileiro ''Central do Brasil'', trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro. Também estão no seu currículo as produções: 'Luiza Homem'', ''Milagre em Juazeiro'' e ''A Lenda do Gato Preto''. Em 2004, a então Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) inaugurou o teatro que leva seu nome com o espetáculo ''Um minuto de silêncio''. Nascera em Sobral, em 13 de agosto de 1936.
  • 2019 - Falecimento da artista cearense Cleide Moura, uma das Irmãs Vocalistas, que brilharam no rádio Cearense na década de 1950. Nascera em Fortaleza em 29 de julho de 1928.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".