Pular para o conteúdo principal

João da Frota Gentil morria há 62 anos

Confira o 18 de setembro na História de Fortaleza em 26 atos, segundo o Arquivo Nirez:
  1. 1894 - Tem nova direção a Estrada de Ferro de Baturité (EFB), quando assume o engenheiro militar José Faustino da Silva, substituindo o engenheiro Diogo Ferreira de Almeida.
  2. 1928 - Chega em Fortaleza o maestro Antônio Francisco Braga, professor do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, que faz apresentações no Teatro José de Alencar.
  3. 1935 - Morre no Rio de Janeiro o capitalista Francisco da Silva Frota, um dos fundadores em Fortaleza da firma Frota & Gentil. Residia no Sul do País há mais de 20 anos. Era cunhado do coronel José Gentil Alves de Carvalho.
  4. 1937 - Inauguram-se as novas instalações da loja A Exposição, especializada em artigos infantis, no Edifício César Cals, na Rua Barão do Rio Branco, 1121, esquina com Rua Liberato Barroso.
  5. 1940 - Estreia, no Theatro José de Alencar, a Companhia Luís Iglézias, com a peça de Viriato Correia 'O Carneiro do Batalhão'.
  6. 1941 - Abre-se o Primeiro Salão Cearense de Belas Artes, no Palácio do Comércio, onde são expostas telas dos pintores Mário Carneiro Baratta, Otacílio Ferreira de Azevedo, Delfino Siqueira e Rubens de Azevedo.
  7. 1946 - Encerramento, às 20 horas, do I Congresso Cearense de Escritores, que havia se iniciado no dia sete.
  8. 1948 - Instala-se em Fortaleza o II Congresso de Poesia.
  9. 1956 - Morre o professor e jornalista Alberto Alfredo Leal Nunes, que ocupava as funções de diretor da Imprensa Oficial do Ceará (Ioce). Era cearense nascido em 18 de maio de 1929.
  1. 1958 - Falece, no Rio de Janeiro, o banqueiro João da Frota Gentil (fotos Fortaleza em Fotos e Fatos), cearense de Sobral nascido em sete de junho de 1891.
  2. 1967 - Abre-se, na sede da Associação Cearense de Imprensa (ACI), o V Congresso Nacional de Estudantes de Jornalismo.
  3. 1970 - Inaugurada uma agência do Banco de Desenvolvimento do Ceará S. A. (Bandece), no Distrito Industrial de Maracanaú.
  4. 1972 - A Lei  9.619 institui a Medalha Justiniano de Serpa, com a qual o Governo Estadual agraciará os membros do Magistério, personalidades ou instituições que prestam relevantes serviços à Educação no Ceará.
  5. 1975 - A Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) divulga casos de Peste Bubônica no Ceará.
  6. 1976 - Inaugurado o Pronto Socorro Bezerra de Menezes, da Clínica Santa Lúcia de Traumatologia, na Avenida Bezerra de Menezes, 1707, sob a direção dos doutores Francisco das Chagas Catunda e Miguel Rodrigues Barros.
  7. 1976 - Morre o farmacêutico e comerciante José Torquato Praxedes Pessoa, proprietário da loja Ceará Ferragens e com Júlio Siqueira Carvalho, da firma J. Torquato & Companhia, que adquiriu as lojas tradicionais Casa Vilar e Casa Aporto. Nascera em Camocim em 28 de setembro de 1901.
  8. 1981 - Por doença do presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, assume a Presidência da República o vice-presidente Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.
  9. 1987 - Aclamado Operário do Ceará-1987, Sebastião Rufino da Silva, em solenidade realizada no Auditório do Sesi, na Barra do Ceará.
  10. 1995 - Inaugurado o Macro Atacadista S. A., na BR-116 esquina com Avenida Alberto Craveiro, 507, em prédio construído com projeto de Donald Barroso, Margarida Costa e Paulo Simões, arquitetos.
  11. 1995 - Morre, aos 83 anos de idade, o advogado Manuel Castro Filho, ex-deputado, ex-governador, presidiu a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE). Foi constituinte de 1947. Era cearense de Morada Nova onde nascera na Fazenda Onça a primeiro de julho de 1912.
  12. 1999 - Morre o seresteiro e compositor Carlos Patriolino de Albuquerque, sendo sepultado no mesmo dia no Parque da Paz. Era cearense de Sobral.
  13. 1999 - Falece o violonista e compositor Talito Silva, funcionário público aposentado. Seu sepultamento ocorre no mesmo dia no Parque da Paz.
  14. 2000 - Morre vítima de insuficiência renal, aos 82 anos de idade, o odontólogo e fotógrafo Antônio Afonso de Albuquerque, o Tonho, proprietário por muitos anos da Aba Film, fundada por seu pai, Ademar Bezerra de Albuquerque. Era fortalezense, irmão de Chico Albuquerque e nascera a 12 de junho de 1918.
  15. 2001 - Após sete meses de reforma e ampliação, a nova Igreja de São Vicente, no Dionísio Torres, é inaugurada, com uma grande celebração eucarística. Contando com a colaboração de cerca de 50 sacerdotes, o arcebispo dom José Antônio Tosi Marques foi o celebrante e sagrante da missa. Henrique Pontes, é o engenheiro responsável pelas obras. A área construída da igreja passou de 750 para 1.450 metros quadrados, sendo composta pela nave central, duas naves laterais, duas áreas laterais extras, Sacristia, Capela do Santíssimo, sala de atendimento do administrador paroquial, dois confessionários, secretaria, sala de recepção para festas e oito banheiros, tudo climatizado por potentes aparelhos de ar-condicionado.
  16. 2007 - O coronel William Alves Rocha assume, à tarde, a função de comandante-geral da Polícia Militar do Ceará. O comandante anterior, Adail Bessa, não compareceu à solenidade de posse, sendo representado pelo antigo comandante-executivo, coronel Hélio Severiano. O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - SSPDS, Roberto Monteiro, exonerara o coronel Adail Bessa na tarde do dia 14.
  17. 2015 - Morre, pela manhã, aos 79 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos, o decorador, colecionador, memorialista e jornalista José Costa (Marciano Lopes), que há cerca de um ano sofria as sequelas de uma queda em que quebrou o fêmur e apresentava ainda um quadro de perda gradativa de lucidez. Ex-colunista dos três principais jornais de Fortaleza, É sepultado no Cemitério São João Batista. Nascera em Beberibe em 19 de novembro de 1935.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).