Pular para o conteúdo principal



Morre general cearense Carlos Sydrião Ferreira

O general cearense, chefe do Centro de Inteligência do Exército, Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos, morreu nesta terça-feira (8), em Brasília. General Sydrião Ferreira estava internado no Hospital das Forças Armadas (HFA) com Covid=19. O cearense deixa mulher e três filhos.


Em nota o Ministério do Exército destaca que "a Secretaria-Geral do Exército lamenta informar o falecimento do general Sydrião Ferreira. O corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares".

Em 30 de agosto passado, Sydrião Ferreira deixou o comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal (RN), para assumir o comando do Centro de Inteligência do Exército, em Brasília.

Antes no começo de agosto, integrou como representante do Exército a comitiva enviada pelo presidente Jair Bolsonaro e comandada pelo ex-presidente Michel Temer para ajudar vítimas de uma grande explosão ocorrida na zona portuária da capital libanesa, Beirute.

Em nota, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília disse lamentar a morte de Sydrião, a quem se referiu como "nosso eterno comandante". Ele comandou o batalhão entre 2011 e 2013.

"Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao general Sydrião e se solidarizam com os amigos e familiares desse oficial", diz o comunicado.

"O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, com muito pesar, lamenta informar o falecimento do General de Brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, nosso ETERNO COMANDANTE, ocorrido na manhã do dia 08 de setembro de 2020, em Brasília. Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército e comandou o BPEB no período de 2011 a 2013. Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao General Sydrião e se solidarizam com os amigos e familiares deste oficial. O Gen Sydrião deixa esposa e três filhos e um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo. UMA VEZ PE, SEMPRE PE”.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte divulgou nota de pesar. O general Sydrião comandou, durante pouco mais de um ano, a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Natal, saindo em 2019 para assumir a chefia do Centro de Inteligência do Exército.

“Durante o período, o oficial sempre se mostrou parceiro das forças de segurança do Rio Grande do Norte, buscando diálogo constante para trazer mais segurança para o povo potiguar. A Sesed se solidariza com familiares, amigos e com o Exército Brasileiro, desejando muita força para todos nesse momento tão difícil”, escreveu.

O deputado estadual Coronel Azevedo (PSC-RN) postou nas redes sociais uma foto ao lado do general. “É com sentimento de luto e pesar que lamento o falecimento do General. Tive a honra de homenageá-lo em sessão solene realizada ano passado na Assembleia Legislativa em alusão ao dia do Exército Brasileiro. Que Deus, em sua infinita misericórdia, possa confortar a todos os familiares e amigos nesse momento de tristeza, dor e saudade eterna”.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte também homenageou Sydrião com uma frase atribuída a Sócrates: "Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.". Segundo a corporação, a máxima o descreve com exatidão.

“Externamos o sentimento de mais profundo pesar. Perdemos um Grande General, um Líder e um grande amigo. O seu legado ficará marcado na nossa Corporação, como um exemplo de profissionalismo e atenção a segurança pública. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte sente a perda irreparável do general Sydrião e solidariza-se ao Exército Brasileiro, aos seus amigos e a sua família neste momento de profunda tristeza”.

Sydrião Ferreira nasceu em Fortaleza, em 29 de abril de 1967 e morreu em Brasília nesta terça-feira (8 de setembro de 2020).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

34º Cine Ceará abre inscrições

34º Cine Ceará abre inscrições para Mostras Competitivas de Longa e Curta-Metragem. Com inscrições abertas até 31 de agosto, o Cine Ceará-Festival Ibero-Americano de Cinema acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024, com acesso gratuito a toda a programação e prêmio principal no valor de R$ 40 mil O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 16 de julho, para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Mostra Olhar do Ceará da 34ª edição, que acontecerá de 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto. O regulamento e o formulário para participar da seleção das três principais mostras do festival estão disponíveis no site www.cineceara.com . Este ano, o festival vai premiar em R$ 40 mil o Melhor Longa da Mostra Competitiva Ibero-americana, o dobro da última edição. Este é um dos mais longevos festivais de cinema do Brasi...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.