Pular para o conteúdo principal

Praça 31 de Março/Dom Helder Câmara completa 44 anos de criação

Confira o 13 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1848 - O coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, passa o cargo de Chefe de Polícia para o juiz de direito Antônio José Machado.
  • 1853 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão do Exército Luís Xavier Torres, substituindo o major da Força Policial Jerônimo Inácio dos Santos.
  • 1867 - Assume a Chefia de Polícia o comendador Joaquim Jorge dos Santos.
  • 1904 - A forma arrendatária da Estrada de Ferro de Baturité - EFB passa a denominar-se Novis Porto & Companhia, pelo Decreto 5.313 no qual o negociante Possidônio da Silva e seu irmão Joaquim da Silva Porto se uniram a Alfredo Novis.
  • 1923 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto, substituindo o capitão de corveta Miguel de Castro Caminha.
  • 1935 - Morre, em Fortaleza, aos 46 anos de idade, o gráfico Edgar da Silva Pinho (Edgar Pinho), pai dos advogados Lucrécia Pinho, Valdemar Pinho e Edgar Pinho Filho, sepultado no Cemitério São João Batista, após discurso do historiador Hugo Victor de Guimarães e Silva. Nascera em 26 de outubro de 1888.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos incompletos, o sacerdote capuchinho Frei Mansueto de Peveranza, italiano, sendo sepultado no dia seguinte, saindo o féretro da Igreja do Coração de Jesus para o Cemitério de São João Batista. Hoje é nome de rua em Fortaleza.
  • 1937 - Surge, no Ceará Rádio Clube (PRE-9), criação de José Cabral de Araújo, o programa 'A Hora da Saudade'.
  • 1943 - Morre, a bordo de uma composição ferroviária, no Rio Grande do Norte, o cantor João Batista de Sousa (Danilo de Vilar), que atuava no Ceará Rádio Clube - PRE-9 como cantor e pandeirista no conjunto regional. Nascera na Bolívia, em 20 de outubro de 1920, chegando no Ceará com dez anos de idade.
  • 1947 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Diretório Estadual do Partido Republicano (PR), registro solicitado no dia 2, ficando assim constituído: Presidente, Acrísio Moreira da Rocha; vice-presidente, Joaquim Costa Sousa; secretário-geral, Hugo Catunda Brasil Fontenele; secretário, Raimundo da Rocha Moreira; tesoureiro e Pedro Carlos Braga.
  • 1955 - Está em Fortaleza o Frei José de Guadalupe, o ex-artista de cinema José Mojica, hospedado no convento franciscano da Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde ele reza missa e à noite realiza recital no estádio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Avenida Tristão Gonçalves, promoção da Rádio Iracema de Fortaleza.
  • 1963 - Inaugurada a Escola Antônio Gomes Guimarães, fundada em 13 de junho de 1961 por Maria de Lourdes Porto Guimarães, situada na Avenida Desembargador Moreira, 231, no Meireles.
  • 1965 - Inaugurada no bairro de Nossa Senhora das Graças, a Praça Reverendo Teixeira Rego, entre a Rua Gomes Passos, Rua Álvaro de Alencar e Avenida Castelo Branco, ratificada pela Lei 5.157 de 25 de maio de 1979, publicada no Diário Oficial do Município de seis de junho de 1979, revogada pela Lei nº 5.401 de 27 de maio de 1981, publicada no Diário Oficial do Município 7.162, de dois de junho de 1981. Existe hoje uma Rua Reverendo Teixeira Rego.
  • 1966 - Os jornalistas dos Diários Associados, Luciano Diógenes (reportagem) e Geraldo Oliveira (fotografia), ganham os prêmios Esso de Jornalismo de 1966.
  • 1974 - Fundada a Paróquia do Divino Espírito Santo, na Cidade 2.000, no Papicu/Cocó, cujos limites são: ao norte, com a Paróquia do Mucuripe, partindo da Avenida Dom Luís, pela Travessa Verdes Mares, até encontrar, em perpendicular, a Avenida Perimetral, pela qual segue até o mar (chamando-se, inicialmente, Avenida Santana Júnior, depois pela Avenida Alberto Sá). Ao leste, o mar. A Oeste, limita-se com a Paróquia de Nossa Senhora da Paz pela Rua do Trilho, desde à Rua Itararé até a Avenida Dom Luís. Ao Sul, limita-se com a Paróquia São Vicente, pela continuação da Rua do Trilho desde a Rua Itararé até a Salina do Cocó, pela qual se limita com a paróquia de Messejana.
  • 1974 - Em sessão presidida pelo escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, a Academia Cearense de Letras (ACL) recebe seu novo imortal, professor José Denizard Macedo de Alcântara, que substitui a J. de Figueiredo Filho, na Cadeira 34, que tem como patrono Samuel Felipe de Sousa Uchoa (Samuel Uchoa). A saudação oficial fica a cargo do escritor Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1975 - Instala-se, no dia em que completa um ano de sua fundação, a Paróquia de Divino Espírito Santo, na Cidade 2.000, em solenidade presidida pelo Arcebispo Metropolitano Aloísio Lorscheider, que deu posse ao primeiro vigário, padre Enemias Freire Almada. Após a leitura do Evangelho, monsenhor André Viana Camurça, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, faz a publicação da provisão que nomeia o Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo.
  • 1975 - Morre o diretor do Colégio Estadual Paulo VI, padre José Holanda do Vale, aos 52 anos de idade, vítima de enfarto. Estava no cargo há apenas um mês. Ele foi vigário de Maracanaú durante 22 anos, e também capelão do Sanatório daquela cidade.

  • 1976 - Inaugurada a Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, no final da Avenida Santos Dumont, entre a avenidas Zezé Diogo e a Dioguinho, nomeada pela Lei 4.734. Hoje tem o nome de Praça Cardeal Helder Câmara. Completa neste domingo (13) 44 anos de fundação.
  • 1977 - Alfeu Vargas recebe, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1981 - Desde que foi inaugurado, chega pela primeira vez, abundantemente, água no Conjunto Habitacional Prefeito José Walter.
  • 1982 - Inaugura-se a antiga Praça dos Coqueiros, que recebeu remodelação e novo nome passando a ter a denominação de Praça Cirênio Cordeiro, entre a Rua Santana, Rua Olga Barroso e Travessa Santana, no Mucuripe.
  • 1993 - Assume a direção da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), o engenheiro José do Carmo Gondim.
  • 2011 - O engenheiro químico cearense e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Expedito José de Sá Parente,  falece, na madrugada, por volta das 4h30min, no Hospital São Carlos, aos 71 anos de idade, após ter sido submetido a uma cirurgia de diverticulite. Parente foi o criador do biodiesel, um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou com gorduras animais. Nascera em Fortaleza, no dia 20 de outubro de 1940.
  • 2020 - Morre o jornalista e radialista Hilton Oliveira.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.