Pular para o conteúdo principal

Praça 31 de Março/Dom Helder Câmara completa 44 anos de criação

Confira o 13 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1848 - O coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, passa o cargo de Chefe de Polícia para o juiz de direito Antônio José Machado.
  • 1853 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão do Exército Luís Xavier Torres, substituindo o major da Força Policial Jerônimo Inácio dos Santos.
  • 1867 - Assume a Chefia de Polícia o comendador Joaquim Jorge dos Santos.
  • 1904 - A forma arrendatária da Estrada de Ferro de Baturité - EFB passa a denominar-se Novis Porto & Companhia, pelo Decreto 5.313 no qual o negociante Possidônio da Silva e seu irmão Joaquim da Silva Porto se uniram a Alfredo Novis.
  • 1923 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Leonel Romualdo da Silva Porto, substituindo o capitão de corveta Miguel de Castro Caminha.
  • 1935 - Morre, em Fortaleza, aos 46 anos de idade, o gráfico Edgar da Silva Pinho (Edgar Pinho), pai dos advogados Lucrécia Pinho, Valdemar Pinho e Edgar Pinho Filho, sepultado no Cemitério São João Batista, após discurso do historiador Hugo Victor de Guimarães e Silva. Nascera em 26 de outubro de 1888.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 80 anos incompletos, o sacerdote capuchinho Frei Mansueto de Peveranza, italiano, sendo sepultado no dia seguinte, saindo o féretro da Igreja do Coração de Jesus para o Cemitério de São João Batista. Hoje é nome de rua em Fortaleza.
  • 1937 - Surge, no Ceará Rádio Clube (PRE-9), criação de José Cabral de Araújo, o programa 'A Hora da Saudade'.
  • 1943 - Morre, a bordo de uma composição ferroviária, no Rio Grande do Norte, o cantor João Batista de Sousa (Danilo de Vilar), que atuava no Ceará Rádio Clube - PRE-9 como cantor e pandeirista no conjunto regional. Nascera na Bolívia, em 20 de outubro de 1920, chegando no Ceará com dez anos de idade.
  • 1947 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Diretório Estadual do Partido Republicano (PR), registro solicitado no dia 2, ficando assim constituído: Presidente, Acrísio Moreira da Rocha; vice-presidente, Joaquim Costa Sousa; secretário-geral, Hugo Catunda Brasil Fontenele; secretário, Raimundo da Rocha Moreira; tesoureiro e Pedro Carlos Braga.
  • 1955 - Está em Fortaleza o Frei José de Guadalupe, o ex-artista de cinema José Mojica, hospedado no convento franciscano da Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde ele reza missa e à noite realiza recital no estádio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Avenida Tristão Gonçalves, promoção da Rádio Iracema de Fortaleza.
  • 1963 - Inaugurada a Escola Antônio Gomes Guimarães, fundada em 13 de junho de 1961 por Maria de Lourdes Porto Guimarães, situada na Avenida Desembargador Moreira, 231, no Meireles.
  • 1965 - Inaugurada no bairro de Nossa Senhora das Graças, a Praça Reverendo Teixeira Rego, entre a Rua Gomes Passos, Rua Álvaro de Alencar e Avenida Castelo Branco, ratificada pela Lei 5.157 de 25 de maio de 1979, publicada no Diário Oficial do Município de seis de junho de 1979, revogada pela Lei nº 5.401 de 27 de maio de 1981, publicada no Diário Oficial do Município 7.162, de dois de junho de 1981. Existe hoje uma Rua Reverendo Teixeira Rego.
  • 1966 - Os jornalistas dos Diários Associados, Luciano Diógenes (reportagem) e Geraldo Oliveira (fotografia), ganham os prêmios Esso de Jornalismo de 1966.
  • 1974 - Fundada a Paróquia do Divino Espírito Santo, na Cidade 2.000, no Papicu/Cocó, cujos limites são: ao norte, com a Paróquia do Mucuripe, partindo da Avenida Dom Luís, pela Travessa Verdes Mares, até encontrar, em perpendicular, a Avenida Perimetral, pela qual segue até o mar (chamando-se, inicialmente, Avenida Santana Júnior, depois pela Avenida Alberto Sá). Ao leste, o mar. A Oeste, limita-se com a Paróquia de Nossa Senhora da Paz pela Rua do Trilho, desde à Rua Itararé até a Avenida Dom Luís. Ao Sul, limita-se com a Paróquia São Vicente, pela continuação da Rua do Trilho desde a Rua Itararé até a Salina do Cocó, pela qual se limita com a paróquia de Messejana.
  • 1974 - Em sessão presidida pelo escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, a Academia Cearense de Letras (ACL) recebe seu novo imortal, professor José Denizard Macedo de Alcântara, que substitui a J. de Figueiredo Filho, na Cadeira 34, que tem como patrono Samuel Felipe de Sousa Uchoa (Samuel Uchoa). A saudação oficial fica a cargo do escritor Mozart Soriano Aderaldo.
  • 1975 - Instala-se, no dia em que completa um ano de sua fundação, a Paróquia de Divino Espírito Santo, na Cidade 2.000, em solenidade presidida pelo Arcebispo Metropolitano Aloísio Lorscheider, que deu posse ao primeiro vigário, padre Enemias Freire Almada. Após a leitura do Evangelho, monsenhor André Viana Camurça, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, faz a publicação da provisão que nomeia o Vigário da Paróquia do Divino Espírito Santo.
  • 1975 - Morre o diretor do Colégio Estadual Paulo VI, padre José Holanda do Vale, aos 52 anos de idade, vítima de enfarto. Estava no cargo há apenas um mês. Ele foi vigário de Maracanaú durante 22 anos, e também capelão do Sanatório daquela cidade.

  • 1976 - Inaugurada a Praça 31 de Março, na Praia do Futuro, no final da Avenida Santos Dumont, entre a avenidas Zezé Diogo e a Dioguinho, nomeada pela Lei 4.734. Hoje tem o nome de Praça Cardeal Helder Câmara. Completa neste domingo (13) 44 anos de fundação.
  • 1977 - Alfeu Vargas recebe, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1981 - Desde que foi inaugurado, chega pela primeira vez, abundantemente, água no Conjunto Habitacional Prefeito José Walter.
  • 1982 - Inaugura-se a antiga Praça dos Coqueiros, que recebeu remodelação e novo nome passando a ter a denominação de Praça Cirênio Cordeiro, entre a Rua Santana, Rua Olga Barroso e Travessa Santana, no Mucuripe.
  • 1993 - Assume a direção da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), o engenheiro José do Carmo Gondim.
  • 2011 - O engenheiro químico cearense e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Expedito José de Sá Parente,  falece, na madrugada, por volta das 4h30min, no Hospital São Carlos, aos 71 anos de idade, após ter sido submetido a uma cirurgia de diverticulite. Parente foi o criador do biodiesel, um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou com gorduras animais. Nascera em Fortaleza, no dia 20 de outubro de 1940.
  • 2020 - Morre o jornalista e radialista Hilton Oliveira.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Morre professor Júlio Alcântara

O professor de Fotografia e repórter fotográfico, Júlio Alcântara (foto), morreu na noite de quinta-feira (27), em Fortaleza, de câncer pulmonar.

Chegado do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), na noite desta quinta-feira (27), Júlio Alcântara pediu suas duas câmaras fotográficas. Mexeu nelas, que eram suas companheiras de tantas aventuras, e se foi...



Conheci Júlio Alcântara, nos bancos da Faculdade Integrada do Ceará (FIC), depois Centro Universitário Estácio do Ceará, onde fomos professores dos Cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda).

Era um professor metódico. Um amigo de uma paz extrema. Observador como se estivesse fotografando todos para o bem. Não tinha maldade. Pouco conversava, mas nas poucas palavras que dizia, eram sempre sábias.

O Blog do Lauriberto lamenta a partida do amigo, que depois da FIC foi para a Universidade de Fortaleza (Unifor).

Júlio Alcântara tinha um grave defeito, que acabou o levando. Era fumante. Mas como disse o professor da Unifo…