Pular para o conteúdo principal

Avenida Leste-Oeste completa 46 anos hoje

Eis o Arquivo Nirez para  o cinco de outubro na História de Fortaleza:
  • 1824 - Nomeada a Comissão Militar para julgar os revoltosos republicanos cearenses, funcionando na casa dos governadores, na Rua Direita dos Mercadores, chefiada pelo tenente-coronel Conrado Jacob Niemayer, sendo arroladas 35 pessoas. Foram condenados ao bacamarte João de Andrade Pessoa Anta; padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó); tenente-coronel Francisco Miguel Pereira Ibiapina; tenente de milícias Luís Inácio de Azevedo (Azevedo Bolão); e o tenente-coronel Feliciano José da Silva Carapinima. Interessante é que foi a primeira manifestação republicana do País.
  • 1859 - Instala-se a loja maçônica Fraternidade Cearense, sob o comando do venerável José Domingues do Couto. A loja fechou em 1905.
  • 1911 - Funda-se, em Fortaleza, na Rua Senador Pompeu, 262 (antigo), a Escola Polymáthica do Ceará, por Manuel Soriano de Albuquerque e Antônio Augusto de Vasconcelos.
  • 1915 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Cirurgiões Dentistas, iniciativa dos odontólogos Mozart Catunda Gondim e Raimundo Gomes.
  • 1917 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do País, onde procurava cura para pertinaz doença, o poeta Josias de Castro Goiana (Josias Goiana), cearense nascido em Fortaleza em 18 de janeiro de 1890.
  • 1928 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o capitalista e industrial coronel Arlindo Gondim.
  • 1930 - O presidente do Estado, José Carlos de Matos Peixoto decreta censura para os jornais, nomeando censor Olinto Oliveira.
  • 1932 - Sai o Decreto 75 da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, assinado pelo prefeito major Manuel Tibúrcio Cavalcante, que estabelece horário único para o comércio de Fortaleza, que passa a ser das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 17h30.
  • 1935 - Inaugura-se a Livraria Imperial, de propriedade dos irmãos Anglada Magalhães e Japi Magalhães. Depois pertenceu a Clóvis Ribeiro Mendes (Clóvis Mendes), já na Rua Guilherme Rocha, 166, baixos do Edifício Excelsior.
  • 1937 - Em Fortaleza a cantora Sílvia Melo (Silvinha Melo), exclusiva dos discos RCA Victor, que se apresenta no palco do Cine-Teatro Majestic, acompanhada pela pianista cearense Carmen Carvalhedo. Apresentou-se também ao microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1942 - Instala-se em Fortaleza o núcleo da Legião Brasileira de Assistência-LBA, no Ceará.
  • 1945 - Nomeado o bacharelando Francisco Osmundo Pontes, para o cargo de diretor do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda-DEIP. Era a implantação da censura.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o médico e professor José Odorico de Moraes, ex-diretor do Asilo de Alienados e ex-deputado estadual. Nascera no Crato em 18 de janeiro de 1882.
  • 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação Cearense de Educadores Sociais.
  • 1959 - A Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC) concede o título de doutor Honoris Causa ao ministro Clóvis Salgado, da Educação e Cultura.
  • 1961 - Em Fortaleza o cientista alemão Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química em 1931 e diretor do Instituto Max Plank de Heidelberg.
  • 1966 - Criado o Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, pelo Decreto 7.628 assinado pelo governador Plácido Aderaldo Castelo e pelo historiador Raimundo Girão, secretário de Cultura, sendo o mesmo instalado em casa na Rua Solon Pinheiro, 38, onde nascera Humberto de Alencar Castelo Branco. Infelizmente foi desativado.
  • 1967 - Morre em Paris, com a idade de 45 anos, o pintor cearense Antônio Bandeira, vítima de anestesia para uma operação nas cordas vocais. Existe em sua homenagem a Galeria Antônio Bandeira, da Prefeitura de Fortaleza, que já esteve no Parque da Liberdade, na Praça do Ferreira e agora está no Centro de Referência do Professor e existe também a Rua Antônio Bandeira no Jacarecanga. Nascera em Fortaleza, no dia 26 de maio de 1922.
  • 1973 - Inaugurada a Sanauto, revendedora Chevrolet, localizada na Avenida Barão de Studart, em frente ao Colégio Christus.
  • 1974 - A Assembleia Legislativa elege o deputado José Adauto Bezerra de Menezes, governador do Estado e o senador José Waldemar Alcântara e Silva, vice-governador, ambos da Aliança Renovadora Nacional-Arena, com a bancada do Movimento Democrático Brasileiro - MDB vazia. Foi o 5º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); e 4º, César Cals de Oliveira Filho.
  • 1974 - Inaugurada, às 10 horas, a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), unindo a Praça Cristo Redentor à Barra do Ceará, em solenidade que contou com a participação do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão, e das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, além do filho homenageado, comandante Paulo Castelo Branco; do governador César Cals; do prefeito Vicente Fialho; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nílson Holanda; e dom Edmílson Cruz que procedeu a bênção da obra. É a primeira Avenida de Fortaleza a possuir dois viadutos. Foram inaugurados o Viaduto Senador Fernandes Távora (Rua General Sampaio e Leste-Oeste) e o Viaduto da Força Expedicionária Brasileira-FEB (Leste-Oeste sobre a Avenida Alberto Nepomuceno-foto). Este é conhecido popularmente como “Tatazão”, numa alusão a um famoso homossexual chamado de Zé Tatá.
  • 1974 - Inaugurado às 19 horas, com as presenças do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), do Ministro das Comunicações, Victor Russomano, e o Diretor do Departamento de Assuntos Culturais do MEC, Manuel Diegues Júnior, o Teatro de Bolso, da Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), com o nome de Teatro Carlos Câmara. Na ocasião foi exibida a peça teatral de Eduardo Campos em adaptação de Haroldo Serra, O Morro do Ouro e houve um concerto de Jacques Klein.
  • 1974 - Abertura da Exposição Fortaleza Antiga, com 28 desenhos do artista plástico Rubens de Azevedo, na Emcetur. Além de pontos da cidade, são retratados também vultos populares de Fortaleza.
  • 1980 - No Centro de Convenções, com a presença entre outros do médico Victor Schally, Prêmio Nobel de Medicina, abre-se o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
  • 1985 - Nos 50 anos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) são inaugurados um busto do ministro Antônio Coelho de Albuquerque feito pelo escultor César Teles e uma placa de bronze na entrada do Edifício Presidente Antônio Coelho (antigo Edifício Pajeú), sua sede, na Rua Sena Madureira, 1047.
  • 1988 - Criadas, pelo Decreto 7.824, publicado no Diário Oficial do Município 8.970, a Escola de 1º Grau Santa Maria, funcionando na Rua Cuiabá, 1465, no Henrique Jorge - Era a antiga Escola Reverendo Teixeira Rego - e a Escola de 1º Grau Alvorada, na Rua Angra dos Reis, 234, no Conjunto Alvorada.
  • 1989 - Morre, no Hospital São José, vítima de cirrose hepática, o conhecido violonista, compositor e cantor Vilamar Damasceno Diniz Leite. Iniciou-se no Programa 'Clube Papai Noel', da Ceará Rádio Clube. Chegou a gravar vários discos. Nascera em Fortaleza, em 29 de julho de 1943.
  • 1997 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico Elísio Diógenes Pinheiro, cearense de Jaguaribe, fundador da Policlínica de Fortaleza.
  • 2003 - O deputado federal Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda (Inácio Arruda) é indicado como o nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para disputar a Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2004, dentro de uma composição com outros partidos de esquerda. A decisão foi tomada durante a conferência municipal da agremiação, no auditório do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
  • 2008 - Os eleitores de Fortaleza vão às urnas para escolha de prefeito e vereadores. Os candidatos a prefeitura são: a prefeita Luizianne Lins (PT); Moroni Torgan (Dem); Patrícia Sabóia (PDT); Renato Roseno (PSOL); Pastor Neto Nunes (PSC); José Ribamar Aguiar Júnior (PTC); Sérgio Braga Barbosa (PPS); Adahil Barreto (PR); e Carlinhos Vasconcelos (PCB). Luizianne Lins conquista a vitória no primeiro turno ao obter 593.778 (50,16%) sobre o segundo colocado, Moroni Torgan 295.921 (25,00%). O vereador mais votado foi João Alfredo Teles Melo (PSOL).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".