Pular para o conteúdo principal

Avenida Leste-Oeste completa 46 anos hoje

Eis o Arquivo Nirez para  o cinco de outubro na História de Fortaleza:
  • 1824 - Nomeada a Comissão Militar para julgar os revoltosos republicanos cearenses, funcionando na casa dos governadores, na Rua Direita dos Mercadores, chefiada pelo tenente-coronel Conrado Jacob Niemayer, sendo arroladas 35 pessoas. Foram condenados ao bacamarte João de Andrade Pessoa Anta; padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó); tenente-coronel Francisco Miguel Pereira Ibiapina; tenente de milícias Luís Inácio de Azevedo (Azevedo Bolão); e o tenente-coronel Feliciano José da Silva Carapinima. Interessante é que foi a primeira manifestação republicana do País.
  • 1859 - Instala-se a loja maçônica Fraternidade Cearense, sob o comando do venerável José Domingues do Couto. A loja fechou em 1905.
  • 1911 - Funda-se, em Fortaleza, na Rua Senador Pompeu, 262 (antigo), a Escola Polymáthica do Ceará, por Manuel Soriano de Albuquerque e Antônio Augusto de Vasconcelos.
  • 1915 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Cirurgiões Dentistas, iniciativa dos odontólogos Mozart Catunda Gondim e Raimundo Gomes.
  • 1917 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do País, onde procurava cura para pertinaz doença, o poeta Josias de Castro Goiana (Josias Goiana), cearense nascido em Fortaleza em 18 de janeiro de 1890.
  • 1928 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o capitalista e industrial coronel Arlindo Gondim.
  • 1930 - O presidente do Estado, José Carlos de Matos Peixoto decreta censura para os jornais, nomeando censor Olinto Oliveira.
  • 1932 - Sai o Decreto 75 da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, assinado pelo prefeito major Manuel Tibúrcio Cavalcante, que estabelece horário único para o comércio de Fortaleza, que passa a ser das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 17h30.
  • 1935 - Inaugura-se a Livraria Imperial, de propriedade dos irmãos Anglada Magalhães e Japi Magalhães. Depois pertenceu a Clóvis Ribeiro Mendes (Clóvis Mendes), já na Rua Guilherme Rocha, 166, baixos do Edifício Excelsior.
  • 1937 - Em Fortaleza a cantora Sílvia Melo (Silvinha Melo), exclusiva dos discos RCA Victor, que se apresenta no palco do Cine-Teatro Majestic, acompanhada pela pianista cearense Carmen Carvalhedo. Apresentou-se também ao microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1942 - Instala-se em Fortaleza o núcleo da Legião Brasileira de Assistência-LBA, no Ceará.
  • 1945 - Nomeado o bacharelando Francisco Osmundo Pontes, para o cargo de diretor do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda-DEIP. Era a implantação da censura.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o médico e professor José Odorico de Moraes, ex-diretor do Asilo de Alienados e ex-deputado estadual. Nascera no Crato em 18 de janeiro de 1882.
  • 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação Cearense de Educadores Sociais.
  • 1959 - A Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC) concede o título de doutor Honoris Causa ao ministro Clóvis Salgado, da Educação e Cultura.
  • 1961 - Em Fortaleza o cientista alemão Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química em 1931 e diretor do Instituto Max Plank de Heidelberg.
  • 1966 - Criado o Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, pelo Decreto 7.628 assinado pelo governador Plácido Aderaldo Castelo e pelo historiador Raimundo Girão, secretário de Cultura, sendo o mesmo instalado em casa na Rua Solon Pinheiro, 38, onde nascera Humberto de Alencar Castelo Branco. Infelizmente foi desativado.
  • 1967 - Morre em Paris, com a idade de 45 anos, o pintor cearense Antônio Bandeira, vítima de anestesia para uma operação nas cordas vocais. Existe em sua homenagem a Galeria Antônio Bandeira, da Prefeitura de Fortaleza, que já esteve no Parque da Liberdade, na Praça do Ferreira e agora está no Centro de Referência do Professor e existe também a Rua Antônio Bandeira no Jacarecanga. Nascera em Fortaleza, no dia 26 de maio de 1922.
  • 1973 - Inaugurada a Sanauto, revendedora Chevrolet, localizada na Avenida Barão de Studart, em frente ao Colégio Christus.
  • 1974 - A Assembleia Legislativa elege o deputado José Adauto Bezerra de Menezes, governador do Estado e o senador José Waldemar Alcântara e Silva, vice-governador, ambos da Aliança Renovadora Nacional-Arena, com a bancada do Movimento Democrático Brasileiro - MDB vazia. Foi o 5º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); e 4º, César Cals de Oliveira Filho.
  • 1974 - Inaugurada, às 10 horas, a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), unindo a Praça Cristo Redentor à Barra do Ceará, em solenidade que contou com a participação do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão, e das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, além do filho homenageado, comandante Paulo Castelo Branco; do governador César Cals; do prefeito Vicente Fialho; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nílson Holanda; e dom Edmílson Cruz que procedeu a bênção da obra. É a primeira Avenida de Fortaleza a possuir dois viadutos. Foram inaugurados o Viaduto Senador Fernandes Távora (Rua General Sampaio e Leste-Oeste) e o Viaduto da Força Expedicionária Brasileira-FEB (Leste-Oeste sobre a Avenida Alberto Nepomuceno-foto). Este é conhecido popularmente como “Tatazão”, numa alusão a um famoso homossexual chamado de Zé Tatá.
  • 1974 - Inaugurado às 19 horas, com as presenças do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), do Ministro das Comunicações, Victor Russomano, e o Diretor do Departamento de Assuntos Culturais do MEC, Manuel Diegues Júnior, o Teatro de Bolso, da Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), com o nome de Teatro Carlos Câmara. Na ocasião foi exibida a peça teatral de Eduardo Campos em adaptação de Haroldo Serra, O Morro do Ouro e houve um concerto de Jacques Klein.
  • 1974 - Abertura da Exposição Fortaleza Antiga, com 28 desenhos do artista plástico Rubens de Azevedo, na Emcetur. Além de pontos da cidade, são retratados também vultos populares de Fortaleza.
  • 1980 - No Centro de Convenções, com a presença entre outros do médico Victor Schally, Prêmio Nobel de Medicina, abre-se o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
  • 1985 - Nos 50 anos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) são inaugurados um busto do ministro Antônio Coelho de Albuquerque feito pelo escultor César Teles e uma placa de bronze na entrada do Edifício Presidente Antônio Coelho (antigo Edifício Pajeú), sua sede, na Rua Sena Madureira, 1047.
  • 1988 - Criadas, pelo Decreto 7.824, publicado no Diário Oficial do Município 8.970, a Escola de 1º Grau Santa Maria, funcionando na Rua Cuiabá, 1465, no Henrique Jorge - Era a antiga Escola Reverendo Teixeira Rego - e a Escola de 1º Grau Alvorada, na Rua Angra dos Reis, 234, no Conjunto Alvorada.
  • 1989 - Morre, no Hospital São José, vítima de cirrose hepática, o conhecido violonista, compositor e cantor Vilamar Damasceno Diniz Leite. Iniciou-se no Programa 'Clube Papai Noel', da Ceará Rádio Clube. Chegou a gravar vários discos. Nascera em Fortaleza, em 29 de julho de 1943.
  • 1997 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico Elísio Diógenes Pinheiro, cearense de Jaguaribe, fundador da Policlínica de Fortaleza.
  • 2003 - O deputado federal Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda (Inácio Arruda) é indicado como o nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para disputar a Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2004, dentro de uma composição com outros partidos de esquerda. A decisão foi tomada durante a conferência municipal da agremiação, no auditório do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
  • 2008 - Os eleitores de Fortaleza vão às urnas para escolha de prefeito e vereadores. Os candidatos a prefeitura são: a prefeita Luizianne Lins (PT); Moroni Torgan (Dem); Patrícia Sabóia (PDT); Renato Roseno (PSOL); Pastor Neto Nunes (PSC); José Ribamar Aguiar Júnior (PTC); Sérgio Braga Barbosa (PPS); Adahil Barreto (PR); e Carlinhos Vasconcelos (PCB). Luizianne Lins conquista a vitória no primeiro turno ao obter 593.778 (50,16%) sobre o segundo colocado, Moroni Torgan 295.921 (25,00%). O vereador mais votado foi João Alfredo Teles Melo (PSOL).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".