Pular para o conteúdo principal



Avenida Leste-Oeste completa 46 anos hoje

Eis o Arquivo Nirez para  o cinco de outubro na História de Fortaleza:
  • 1824 - Nomeada a Comissão Militar para julgar os revoltosos republicanos cearenses, funcionando na casa dos governadores, na Rua Direita dos Mercadores, chefiada pelo tenente-coronel Conrado Jacob Niemayer, sendo arroladas 35 pessoas. Foram condenados ao bacamarte João de Andrade Pessoa Anta; padre Gonçalo Inácio de Loiola Albuquerque e Melo Mororó (Padre Mororó); tenente-coronel Francisco Miguel Pereira Ibiapina; tenente de milícias Luís Inácio de Azevedo (Azevedo Bolão); e o tenente-coronel Feliciano José da Silva Carapinima. Interessante é que foi a primeira manifestação republicana do País.
  • 1859 - Instala-se a loja maçônica Fraternidade Cearense, sob o comando do venerável José Domingues do Couto. A loja fechou em 1905.
  • 1911 - Funda-se, em Fortaleza, na Rua Senador Pompeu, 262 (antigo), a Escola Polymáthica do Ceará, por Manuel Soriano de Albuquerque e Antônio Augusto de Vasconcelos.
  • 1915 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Cirurgiões Dentistas, iniciativa dos odontólogos Mozart Catunda Gondim e Raimundo Gomes.
  • 1917 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, então Capital do País, onde procurava cura para pertinaz doença, o poeta Josias de Castro Goiana (Josias Goiana), cearense nascido em Fortaleza em 18 de janeiro de 1890.
  • 1928 - Morre, em Fortaleza, aos 65 anos de idade, o capitalista e industrial coronel Arlindo Gondim.
  • 1930 - O presidente do Estado, José Carlos de Matos Peixoto decreta censura para os jornais, nomeando censor Olinto Oliveira.
  • 1932 - Sai o Decreto 75 da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, assinado pelo prefeito major Manuel Tibúrcio Cavalcante, que estabelece horário único para o comércio de Fortaleza, que passa a ser das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 17h30.
  • 1935 - Inaugura-se a Livraria Imperial, de propriedade dos irmãos Anglada Magalhães e Japi Magalhães. Depois pertenceu a Clóvis Ribeiro Mendes (Clóvis Mendes), já na Rua Guilherme Rocha, 166, baixos do Edifício Excelsior.
  • 1937 - Em Fortaleza a cantora Sílvia Melo (Silvinha Melo), exclusiva dos discos RCA Victor, que se apresenta no palco do Cine-Teatro Majestic, acompanhada pela pianista cearense Carmen Carvalhedo. Apresentou-se também ao microfone do Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1942 - Instala-se em Fortaleza o núcleo da Legião Brasileira de Assistência-LBA, no Ceará.
  • 1945 - Nomeado o bacharelando Francisco Osmundo Pontes, para o cargo de diretor do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda-DEIP. Era a implantação da censura.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o médico e professor José Odorico de Moraes, ex-diretor do Asilo de Alienados e ex-deputado estadual. Nascera no Crato em 18 de janeiro de 1882.
  • 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação Cearense de Educadores Sociais.
  • 1959 - A Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará-UFC) concede o título de doutor Honoris Causa ao ministro Clóvis Salgado, da Educação e Cultura.
  • 1961 - Em Fortaleza o cientista alemão Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química em 1931 e diretor do Instituto Max Plank de Heidelberg.
  • 1966 - Criado o Conselho Estadual de Cultura da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, pelo Decreto 7.628 assinado pelo governador Plácido Aderaldo Castelo e pelo historiador Raimundo Girão, secretário de Cultura, sendo o mesmo instalado em casa na Rua Solon Pinheiro, 38, onde nascera Humberto de Alencar Castelo Branco. Infelizmente foi desativado.
  • 1967 - Morre em Paris, com a idade de 45 anos, o pintor cearense Antônio Bandeira, vítima de anestesia para uma operação nas cordas vocais. Existe em sua homenagem a Galeria Antônio Bandeira, da Prefeitura de Fortaleza, que já esteve no Parque da Liberdade, na Praça do Ferreira e agora está no Centro de Referência do Professor e existe também a Rua Antônio Bandeira no Jacarecanga. Nascera em Fortaleza, no dia 26 de maio de 1922.
  • 1973 - Inaugurada a Sanauto, revendedora Chevrolet, localizada na Avenida Barão de Studart, em frente ao Colégio Christus.
  • 1974 - A Assembleia Legislativa elege o deputado José Adauto Bezerra de Menezes, governador do Estado e o senador José Waldemar Alcântara e Silva, vice-governador, ambos da Aliança Renovadora Nacional-Arena, com a bancada do Movimento Democrático Brasileiro - MDB vazia. Foi o 5º governador eleito indiretamente, sendo o 1º, Clarindo de Queirós; 2º, Francisco de Menezes Pimentel; 3º, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo); e 4º, César Cals de Oliveira Filho.
  • 1974 - Inaugurada, às 10 horas, a Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), unindo a Praça Cristo Redentor à Barra do Ceará, em solenidade que contou com a participação do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão, e das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, além do filho homenageado, comandante Paulo Castelo Branco; do governador César Cals; do prefeito Vicente Fialho; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nílson Holanda; e dom Edmílson Cruz que procedeu a bênção da obra. É a primeira Avenida de Fortaleza a possuir dois viadutos. Foram inaugurados o Viaduto Senador Fernandes Távora (Rua General Sampaio e Leste-Oeste) e o Viaduto da Força Expedicionária Brasileira-FEB (Leste-Oeste sobre a Avenida Alberto Nepomuceno-foto). Este é conhecido popularmente como “Tatazão”, numa alusão a um famoso homossexual chamado de Zé Tatá.
  • 1974 - Inaugurado às 19 horas, com as presenças do Ministro da Justiça, Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão), do Ministro das Comunicações, Victor Russomano, e o Diretor do Departamento de Assuntos Culturais do MEC, Manuel Diegues Júnior, o Teatro de Bolso, da Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), com o nome de Teatro Carlos Câmara. Na ocasião foi exibida a peça teatral de Eduardo Campos em adaptação de Haroldo Serra, O Morro do Ouro e houve um concerto de Jacques Klein.
  • 1974 - Abertura da Exposição Fortaleza Antiga, com 28 desenhos do artista plástico Rubens de Azevedo, na Emcetur. Além de pontos da cidade, são retratados também vultos populares de Fortaleza.
  • 1980 - No Centro de Convenções, com a presença entre outros do médico Victor Schally, Prêmio Nobel de Medicina, abre-se o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
  • 1985 - Nos 50 anos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) são inaugurados um busto do ministro Antônio Coelho de Albuquerque feito pelo escultor César Teles e uma placa de bronze na entrada do Edifício Presidente Antônio Coelho (antigo Edifício Pajeú), sua sede, na Rua Sena Madureira, 1047.
  • 1988 - Criadas, pelo Decreto 7.824, publicado no Diário Oficial do Município 8.970, a Escola de 1º Grau Santa Maria, funcionando na Rua Cuiabá, 1465, no Henrique Jorge - Era a antiga Escola Reverendo Teixeira Rego - e a Escola de 1º Grau Alvorada, na Rua Angra dos Reis, 234, no Conjunto Alvorada.
  • 1989 - Morre, no Hospital São José, vítima de cirrose hepática, o conhecido violonista, compositor e cantor Vilamar Damasceno Diniz Leite. Iniciou-se no Programa 'Clube Papai Noel', da Ceará Rádio Clube. Chegou a gravar vários discos. Nascera em Fortaleza, em 29 de julho de 1943.
  • 1997 - Morre, aos 71 anos de idade, o médico Elísio Diógenes Pinheiro, cearense de Jaguaribe, fundador da Policlínica de Fortaleza.
  • 2003 - O deputado federal Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda (Inácio Arruda) é indicado como o nome do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) para disputar a Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2004, dentro de uma composição com outros partidos de esquerda. A decisão foi tomada durante a conferência municipal da agremiação, no auditório do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).
  • 2008 - Os eleitores de Fortaleza vão às urnas para escolha de prefeito e vereadores. Os candidatos a prefeitura são: a prefeita Luizianne Lins (PT); Moroni Torgan (Dem); Patrícia Sabóia (PDT); Renato Roseno (PSOL); Pastor Neto Nunes (PSC); José Ribamar Aguiar Júnior (PTC); Sérgio Braga Barbosa (PPS); Adahil Barreto (PR); e Carlinhos Vasconcelos (PCB). Luizianne Lins conquista a vitória no primeiro turno ao obter 593.778 (50,16%) sobre o segundo colocado, Moroni Torgan 295.921 (25,00%). O vereador mais votado foi João Alfredo Teles Melo (PSOL).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

Morre Evaldo Gouveia

Morreu na noite desta sexta-feira (29) aos 91 anos, o cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia (foto Zé Rosa). Ele estava internado há uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Camilo-Cura D'ars. Evaldo Gouveia deixa um legado musical dos mais primorosos. A morte de Evaldo Gouveia foi comunicada pelo jornalista da Rádio Universitária FM, Nelson Augusto: - Acabei de receber um telefonema dos mais tristes da minha vida. Através de Liduina Lessa soube da partida de nosso grande cantor, compositor e músico cearense Evaldo Gouveia. Uma parada cardíaca o levou. Vai o menestrel, mas fica a sua obra, uma das mais profícuas do cancioneiro do Brasil. Meus sinceros sentimentos para a família, amigos e admiradores do Trovador Sentimental Demais". Governador Camilo Santana - "O Brasil perdeu hoje um de seus grandes artistas. O cantor e compositor cearense Evaldo Gouveia. Autor de clássicos como 'Sentimental Demais', 'Brigas',...

Comunica 085-Edição 233

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição nº 233 01 de maio de 2026 FORtaleCE: Prefeitura e Governo do Ceará lançam nova etapa do programa O Trabalho Tá na Pista com meta de recuperar 250 km de vias Este é o maior programa de pavimentação da história de Fortaleza em extensão e em volume de investimentos Mostra Fortaleza Compartilhada: Prefeitura reúne iniciativas de gestão compartilhada desenvolvidas nas 12 Regionais   Proteção animal VetMóvel chega aos bairros José Walter e Vila Velha, com atendimento veterinário gratuito Cultura Vila das Artes abre 75 vagas para cursos e programas de Artes Visuais e Teatro no mês de junho PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Como o brasileiro se desloca para o trabalho

O Censo Demográfico 2022 mostra que 88,4% da população ocupada no Brasil exerce seu trabalho no mesmo município onde reside. Nesse grupo, 71,4% trabalham fora de casa e 16,9% o fazem dentro da própria casa. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel (32,3%), seguido por ônibus (21,4%), a pé (17,8%) e por motocicleta (16,4%). Esses quatro meios de transporte, juntos, representam 87,9% do deslocamento para trabalho no país. É baixo o percentual de pessoas que se deslocam em meios de transporte de alta capacidade como o trem ou o metrô (1,6%), uma proporção próxima de van, perua e assemelhados (1,4%). O uso de BRT ou ônibus de trânsito rápido representa somente 0,3% dos deslocamentos para trabalho no Brasil, proporção próxima ao de caminhonete ou caminhão adaptado (0,4%). A maioria da população de cor ou raça branca (42,9%) usa principalmente o automóvel para ir ao trabalho. Deslocamentos por ônibus (17,6%), a pé (15,7%) e por motocicleta (13,6%) tam...