Pular para o conteúdo principal

César Cals Filho recebia Doutor Hororis Causa da UFC há 46 anos

Confira o oito de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1713 - Toma posse, no cargo de governador da Província do Ceará, Plácido de Azevedo Falcão.
  • 1801 - Assume como 15º Ouvidor Geral do Ceará, Gregório José da Silva Coutinho, recebendo o cargo das mãos do interino José Antônio de Sousa Galvão.
  • 1830 - Assume a Presidência da Província Miguel Antônio da Rocha Lima.
  • 1890 - A Intendência Municipal de Fortaleza concede permissão a Arnulfo Pamplona para explorar a telefonia em Fortaleza.
  • 1890 - Morre, em Fortaleza, vítima de suicídio, aos 67 anos de idade, o cônego Francisco Ribeiro Bessa (Cônego Bessa), vigário de freguesia de Beberibe, que se encontrava em tratamento em Fortaleza. Foi sepultado no mesmo dia no Cemitério São João Batista. Nascera em Alto Santo em 12 de novembro de 1823.
  • 1904 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal crítico O Raios-X, de oposição ao governo oligárquico de Nogueira Acioli.
  • 1908 - Assume o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de corveta Ernesto Mafaldo de Oliveira, que vem substituir Aprogio Antero de Azevedo, do mesmo posto.
  • 1916 - Fundada uma associação com o fim de difundir o ensino da língua universal do médico e linguista russo Lázaro Zamenhof, o Esperanto Klubo Cearense, que tinha como presidente o jornalista, telegrafista e esperantista Demócrito Rocha.
  • 1923 - Toma posse, no exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado, o piauiense de Luzilândia, advogado José Pires de Carvalho.
  • 1924 - Surge no comércio de Fortaleza a Casa Germânia, de ferragens, tintas óleos e vernizes, de Cabral Ribeiro & Companhia, dos jovens José Cabral Ribeiro e Pedro Cabral Ribeiro, na Rua Floriano Peixoto nº 238, depois 819.
  • 1927 - Publicado o primeiro número do jornal O Ceará... Por Dentro, dirigido por J. Ibiapaba e redatoriado por Abo Ruim. É uma sátira ao jornal O Ceará, dirigido por J. Ipiapina e redatoriado por Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim).
  • 1930 - Morte da República Velha e surgimento da Nova República. A Revolução eclodiu no dia três de outubro. No Ceará é deposto o presidente José Carlos de Matos Peixoto que se refugia no navio Itanajé, assumindo o governo, em nome do povo, o interventor Manuel do Nascimento Fernandes Távora, doutor em medicina, e mais: Luís de Moraes Correia (Secretário do Interior); major João da Silva Leal (Secretário da Fazenda); José de Borba Vasconcelos (Secretaria de Polícia); César Cals de Oliveira (Prefeitura Municipal); João Jorge de Pontes Vieira (1º delegado); Antônio Faustino Nascimento (2º delegado); Tertuliano Menezes (Inspetor da Polícia Marítima); capitão Antônio Ribeiro Gomes de Lima (comandante da Força Pública); e jornalista Renato Viana (Secretário da Presidência).
  • 1930 - Baleado o estudante do Colégio Militar Caio Carlos da Costa Ribeiro, em tiroteio entre o coronel José dos Santos Carneiro e o capitão Francisco Barbosa Gondim na Praça do Ferreira. Falece no dia seguinte. Existe hoje, no Benfica, uma Rua Caio Carlos.
  • 1972 - O bacharel Lauro Torres de Melo é empossado no cargo de diretor administrativo e financeiro da Empresa Cearense de Turismo-Emcetur. O ato foi presidido pelo governador em exercício, Humberto Bezerra.
  • 1974 - O governador César Cals de Oliveira Filho (foto) recebe o título de Doutor Honoris Causa, às 20 horas, na Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1974 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.512 a Lei 4.417, do dia primeiro, denominando de Viaduto Senador Fernandes Távora o elevado que une a Rua General Sampaio à Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste).
  • 1974 - Reinaugurado, em Fortaleza, o Museu Artur Ramos, do Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Ceará. Funciona hoje na Casa de José de Alencar, na Avenida Washington Soares, 6055, em Messejana.
  • 1980 - O último preso político do País é libertado em Fortaleza, José Sales de Oliveira.
  • 1998 - Surge em Fortaleza a Revista Médica da Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, Ano I, nº 1, que tem como editor Adriano Diogo de M. Júnior, tendo como jornalista responsável Luís Carlos de Carvalho.
  • 2000 - Volta ao teto do altar-mór da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, após completa restauração por equipe coordenada pelo arquiteto Frederico Barros, a pintura de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Deus, feita em 1904 pelo artista cearense Raimundo Ramos Filho, conhecido por Ramos Cotoco. A tela fora dali retirada e no local colocada uma outra, mas após denúncia de uma frequentadora do templo a este que lhe escreve, denunciamos à imprensa e fizemos, ao lado de Calé Alencar uma campanha para a volta do antigo quadro, sendo reconsiderada a decisão da direção da igreja de retirar o velho quadro.
  • 2004 - Criada pelo Decreto 27.582, a Medalha Dom Pedro II, que é conferida pelo Governador do Estado do Ceará na qualidade de Grão-Mestre da ordem, após proposta do Chanceler, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
  • 2012 - Morre em Fortaleza, vítima de Mal de Alzheimer, o escritor, poeta e cantor José Furtado de Vasconcelos, conhecido entre os amigos pelo apelido de Murici. Nascera em Fortaleza em seis de fevereiro de 1919

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Morre jornalista Vidal Santos

Morreu neste domingo (4), aos 77 anos, o secretário municipal de Imprensa e Relações Públicas-SIRP nos anos 1990 dos prefeitos Juraci Magalhães (PMDB) e Antônio Cambraia (PMDB), jornalista Vidal Santos. Vidal Santos  (foto) sofreu um infarto fulminante que o tirou a vida. Vidal foi também integrante da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e presidente do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará (CIAL). Trabalhou nos jornais Tribuna do Ceará e O Povo e nas rádios Verdes Mares AM e Assunção Cearense. Vidal Santos com a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do CearáO Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Vidal Santos:Lauriberto Braga - Conheci Vidal dos Santos em plena ação no exercício da Comunicação Municipal durante a Gestão do prefeito Juraci Magalhães. Vidal era um senhor calmo, mas aplicado na assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Fortaleza.Tina Holanda - Mais um amigo querido que se vai. Trabalhei com Vid…