Pular para o conteúdo principal



César Cals Filho recebia Doutor Hororis Causa da UFC há 46 anos

Confira o oito de outubro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1713 - Toma posse, no cargo de governador da Província do Ceará, Plácido de Azevedo Falcão.
  • 1801 - Assume como 15º Ouvidor Geral do Ceará, Gregório José da Silva Coutinho, recebendo o cargo das mãos do interino José Antônio de Sousa Galvão.
  • 1830 - Assume a Presidência da Província Miguel Antônio da Rocha Lima.
  • 1890 - A Intendência Municipal de Fortaleza concede permissão a Arnulfo Pamplona para explorar a telefonia em Fortaleza.
  • 1890 - Morre, em Fortaleza, vítima de suicídio, aos 67 anos de idade, o cônego Francisco Ribeiro Bessa (Cônego Bessa), vigário de freguesia de Beberibe, que se encontrava em tratamento em Fortaleza. Foi sepultado no mesmo dia no Cemitério São João Batista. Nascera em Alto Santo em 12 de novembro de 1823.
  • 1904 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do jornal crítico O Raios-X, de oposição ao governo oligárquico de Nogueira Acioli.
  • 1908 - Assume o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de corveta Ernesto Mafaldo de Oliveira, que vem substituir Aprogio Antero de Azevedo, do mesmo posto.
  • 1916 - Fundada uma associação com o fim de difundir o ensino da língua universal do médico e linguista russo Lázaro Zamenhof, o Esperanto Klubo Cearense, que tinha como presidente o jornalista, telegrafista e esperantista Demócrito Rocha.
  • 1923 - Toma posse, no exercício do cargo de Chefe de Polícia do Estado, o piauiense de Luzilândia, advogado José Pires de Carvalho.
  • 1924 - Surge no comércio de Fortaleza a Casa Germânia, de ferragens, tintas óleos e vernizes, de Cabral Ribeiro & Companhia, dos jovens José Cabral Ribeiro e Pedro Cabral Ribeiro, na Rua Floriano Peixoto nº 238, depois 819.
  • 1927 - Publicado o primeiro número do jornal O Ceará... Por Dentro, dirigido por J. Ibiapaba e redatoriado por Abo Ruim. É uma sátira ao jornal O Ceará, dirigido por J. Ipiapina e redatoriado por Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim).
  • 1930 - Morte da República Velha e surgimento da Nova República. A Revolução eclodiu no dia três de outubro. No Ceará é deposto o presidente José Carlos de Matos Peixoto que se refugia no navio Itanajé, assumindo o governo, em nome do povo, o interventor Manuel do Nascimento Fernandes Távora, doutor em medicina, e mais: Luís de Moraes Correia (Secretário do Interior); major João da Silva Leal (Secretário da Fazenda); José de Borba Vasconcelos (Secretaria de Polícia); César Cals de Oliveira (Prefeitura Municipal); João Jorge de Pontes Vieira (1º delegado); Antônio Faustino Nascimento (2º delegado); Tertuliano Menezes (Inspetor da Polícia Marítima); capitão Antônio Ribeiro Gomes de Lima (comandante da Força Pública); e jornalista Renato Viana (Secretário da Presidência).
  • 1930 - Baleado o estudante do Colégio Militar Caio Carlos da Costa Ribeiro, em tiroteio entre o coronel José dos Santos Carneiro e o capitão Francisco Barbosa Gondim na Praça do Ferreira. Falece no dia seguinte. Existe hoje, no Benfica, uma Rua Caio Carlos.
  • 1972 - O bacharel Lauro Torres de Melo é empossado no cargo de diretor administrativo e financeiro da Empresa Cearense de Turismo-Emcetur. O ato foi presidido pelo governador em exercício, Humberto Bezerra.
  • 1974 - O governador César Cals de Oliveira Filho (foto) recebe o título de Doutor Honoris Causa, às 20 horas, na Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1974 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.512 a Lei 4.417, do dia primeiro, denominando de Viaduto Senador Fernandes Távora o elevado que une a Rua General Sampaio à Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste).
  • 1974 - Reinaugurado, em Fortaleza, o Museu Artur Ramos, do Instituto de Antropologia da Universidade Federal do Ceará. Funciona hoje na Casa de José de Alencar, na Avenida Washington Soares, 6055, em Messejana.
  • 1980 - O último preso político do País é libertado em Fortaleza, José Sales de Oliveira.
  • 1998 - Surge em Fortaleza a Revista Médica da Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, Ano I, nº 1, que tem como editor Adriano Diogo de M. Júnior, tendo como jornalista responsável Luís Carlos de Carvalho.
  • 2000 - Volta ao teto do altar-mór da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, após completa restauração por equipe coordenada pelo arquiteto Frederico Barros, a pintura de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Deus, feita em 1904 pelo artista cearense Raimundo Ramos Filho, conhecido por Ramos Cotoco. A tela fora dali retirada e no local colocada uma outra, mas após denúncia de uma frequentadora do templo a este que lhe escreve, denunciamos à imprensa e fizemos, ao lado de Calé Alencar uma campanha para a volta do antigo quadro, sendo reconsiderada a decisão da direção da igreja de retirar o velho quadro.
  • 2004 - Criada pelo Decreto 27.582, a Medalha Dom Pedro II, que é conferida pelo Governador do Estado do Ceará na qualidade de Grão-Mestre da ordem, após proposta do Chanceler, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
  • 2012 - Morre em Fortaleza, vítima de Mal de Alzheimer, o escritor, poeta e cantor José Furtado de Vasconcelos, conhecido entre os amigos pelo apelido de Murici. Nascera em Fortaleza em seis de fevereiro de 1919

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...