Pular para o conteúdo principal

Cidade 2000 completa 49 anos de fundação

Eis o Arquivo Nirez para seis de outubro na História de Fortaleza:


  • 1814 - Nomeado o 19º Ouvidor Geral do Ceará, João Antônio Rodrigues de Carvalho, que era Juiz de Fora de Goyana.
  • 1834 - Inácio Corrêa de Vasconcelos passa as rédeas do governo da Província ao padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), cearense de Barbalha, nomeado em 23 de agosto de 1833.
  • 1842 - José Vieira Rodrigues de Carvalho e Silva é o novo Chefe de Polícia. O quartel da Polícia funcionava no prédio da Intendência Municipal, mudando-a para prédio em frente, na diagonal, onde hoje fica o Palacete Ceará.
  • 1897 - Morre, em Canudos (BA), o cearense de Quixeramobim Antônio Vicente Mendes Maciel, nascido em 13 de março de 1828, conhecido por Antônio Conselheiro, líder religioso. Foi massacrado pelo Exército Brasileiro juntamente com centenas de adeptos.
  • 1897 - Constituída em Fortaleza a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos, que fundida ao Grêmio de Propaganda Fotográfica resultou na criação do Foto Clube Cearense. A reunião inaugural realizou-se na residência do fotógrafo Moura Quineau.
  • 1906 - Surge a revista literária, filosófica, científica e comercial Fortaleza, dirigida por Joaquim Pimenta e Raul Uchoa, tendo com secretários Jaime Alencar e Mário Linhares, gerente, Eurico Matos e tesoureiro Genuíno de Castro.
  • 1906 - Morre, aos 66 anos de idade, em Fortaleza, João Eduardo Torres Câmara (João Câmara), jornalista, ex-vereador e ex-deputado. Foi o fundador e editor do Almanaque do Ceará, que a partir desta data passa a ser editado por seu filho Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara). Hoje é nome de rua na Vila União. Era nascido em Aquiraz, no dia 12 de dezembro de 1842.
  • 1916 - A Chefatura de Polícia muda-se, no dia seis de outubro de 1916, do Palacete Ceará para o Palacete Iracema na esquina da Rua General Bezerril com Rua Guilherme Rocha, fundos do Palacete Ceará.
  • 1941 - Desastre aviatório ocorrido em Fortaleza com um avião Calver Cadet, do Aero Clube do Ceará, em voo de instrução cai em parafuso, matando o médico José Pestana Alves e o tenente José Bernardo Roma (Tenente Roma). José Pestana fotografara os jangadeiros que foram no raide ao Rio de Janeiro em 1941 e o tenente Roma hoje é nome de Rua na Aerolândia, em Fortaleza.
  • 1942 - Instituída pelo Governo Federal nova moeda, o Cruzeiro, como unidade monetária brasileira. A nova moeda substitui o mil réis. O Cruzeiro é dividido em centavos. O “mil réis” que se escrevia 1$000 passará a valer Cr$ 1,00 (um Cruzeiro). A reforma monetária havia sido prometida ainda na República Velha, por volta de 1924.
  • 1949 - Reinaugurado o Restaurante Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social-SAPS, no Jacarecanga.
  • 1971 - Com o corte da fita simbólica feito pela senhora Auta Machado Lemos, esposa do senhor Arnaldo de Azevedo Lemos, superintendente da Terra-Companhia de Crédito Imobiliário e pelo governador César Cals, são inauguradas as primeiras 250 casas da primeira etapa do conjunto habitacional Cidade 2000 (foto Nelson Bezerra). A bênção das primeiras unidades foi feita pelo padre José Olavo Rodrigues. José Quaresma de Moura, o primeiro classificado, recebeu do governador César Cals, as chaves de sua residência. O projeto urbanístico da Cidade 2000 é de autoria do arquiteto pernambucano Paulo Barbosa Magalhães e as casas, do arquiteto gaúcho Rogério de Sousa Fróes.
  • 1972 - Falece, na Casa de Saúde São Raimundo, aos 58 anos o jornalista Tancredo de Castro Bezerra, diretor comercial da Gazeta de Notícias. Era engenheiro agrônomo. Nos idos de 39 a 42 foi craque de futebol, popularizando-se em todo o Ceará, tendo como clube o Sport Club Maguari.
  • 1973 - O quadro da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB sagra-se campeão cearense de futebol de salão de 1973, com a vitória sobre a equipe do Sumov, no Ginásio Paulo Sarasate.
  • 1977 - Morre o médico otorrinolaringologista Ciro Carneiro Leal, aos 71 anos de idade.
  • 1977 - Inaugurado, às 18 horas, em Parangaba, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, a primeira unidade de descentralização do Instituto José Frota, em terreno doado pela Fundação São Sebastião, criada por Maria José Barroso de Oliveira, chamando-se a casa de saúde, Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira.
  • 1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura, às 17h, as novas instalações do Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceará-Seproce, na Avenida da Universidade, 3319.
  • 1980 - Chega em Fortaleza, em viagem cultural, o escritor Aurélio Buarque de Holanda, autor do famoso Dicionário Aurélio, convidado que foi por diversas agremiações culturais.
  • 1981 - Abertura do IX Congresso da Associação Brasileira de Juízes de Menores, no Centro de Convenções do Ceará, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora).
  • 2000 - Inaugura-se, na Avenida Santos Dumont nº 399, a Farmácia Unimed, visando comercializar medicamentos aos seus clientes a preço de custo. Não existe mais.
  • 2001 - Morre, pela manhã, aos 88 anos incompletos, o engenheiro agrônomo, advogado, escritor e orador Francisco Alves de Andrade e Castro, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).e da Academia Cearense de Letras - ACL. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte pela manhã. Era cearense de Mombaça, antiga Maria Pereira, onde nascera a 21 de novembro de 1913.
  • 2002 - Realizam-se em todo o País eleições para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente de República. Os candidatos à Presidência da República são Ciro Ferreira Gomes (PPS), que tem como vice Paulo Pereira da Silva (PTB); Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira (PSB), vice: José Antônio Figueiredo de Almeida Silva (PSB); José Serra (PSDB), vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB); Luís Inácio Lula da Silva (PT) vice: José Alencar Gomes da Silva (PL), Rui Costa Pimenta (PCO) vice: Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (PCO); e José Maria de Almeida (Zé Maria) (PSTU); vice: Dayse Oliveira Gomes de Almeida (PSTU). No Ceará os candidatos ao Governo do Estado são Cláudia Maria Menezes Brilhante (PTB) tendo como vice Jorge Francisco Brás (PTB); José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB); Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB); Pedro de Albuquerque Neto (PDT) vice: Raimundo José Arruda Bastos (PDT); José Sérgio de Oliveira Machado (PMDB) vice: Carmem Ulisses Peixoto Esmeraldo (PFL); Raimundo Pereira de Castro (PSTU) vice: Nericilda Bezerra da Rocha (PSTU); e José Wellington Landim (PSB) vice: Pedro Augusto de Sales Gurjão (PSB). Para o Senado são candidatos: Raimundo José Aguiar Ribeiro (PSTU), Eudoro Walter de Santana (PSB), Pastor Gelson Ferraz de Medeiros (PL), Mário Mamede Filho (PT), Paulo de Tarso Lustosa da Costa (PMDB), Paulo de Tarso Melo Lima (PHS), Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PPS) e Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB).
  • 2004 - Inaugurada a nova sede do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-Decon em Fortaleza. O órgão ocupará um prédio de três andares da Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro da cidade, onde funcionou um posto da Cagece.
  • 2007 - Morre, no Rio de Janeiro, onde estava radicado há mais de 60 anos o pianista concertista, pesquisador e compositor Aloysio de Alencar Pinto, fortalezense nascido em três de fevereiro de 1911. Era membro titular da Academia Brasileira de Música e da Academia Nacional de Música.
  • 2009 - Enterro, às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz, dos restos mortais do estudante ativista e guerrilheiro Bérgson Gurjão Farias, membro do PCdoB que participava da guerrilha do Araguaia e que foi barbaramente assassinado por paraquedistas do Exército em oito de maio de 1972, sendo pendurado de cabeça para baixo em uma árvore como exemplo. Foi enterrado no Cemitério de Xambioá. Seu corpo foi encontrado em 1996 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Seu corpo recebeu a denominação de X-2. Sua família participou de um banco de DNA para identificação do corpo. Antes do sepultamento é inaugurado um memorial em sua homenagem na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a participação do governador Cid Ferreira Gomes e da prefeita Luizianne Lins. Bérgson nascera em Fortaleza, a 17 de maio de 1947.
  • 2012 - Morre, o religioso, bacharel em direito, sociólogo, pedagogo e orador Alberto Nepomuceno de Oliveira (Alberto do Oliveira), Autor de seis importantes livros Nascera em Pacatuba,  em 28 de outubro de 1921.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".