Pular para o conteúdo principal

Cidade 2000 completa 49 anos de fundação

Eis o Arquivo Nirez para seis de outubro na História de Fortaleza:


  • 1814 - Nomeado o 19º Ouvidor Geral do Ceará, João Antônio Rodrigues de Carvalho, que era Juiz de Fora de Goyana.
  • 1834 - Inácio Corrêa de Vasconcelos passa as rédeas do governo da Província ao padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), cearense de Barbalha, nomeado em 23 de agosto de 1833.
  • 1842 - José Vieira Rodrigues de Carvalho e Silva é o novo Chefe de Polícia. O quartel da Polícia funcionava no prédio da Intendência Municipal, mudando-a para prédio em frente, na diagonal, onde hoje fica o Palacete Ceará.
  • 1897 - Morre, em Canudos (BA), o cearense de Quixeramobim Antônio Vicente Mendes Maciel, nascido em 13 de março de 1828, conhecido por Antônio Conselheiro, líder religioso. Foi massacrado pelo Exército Brasileiro juntamente com centenas de adeptos.
  • 1897 - Constituída em Fortaleza a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos, que fundida ao Grêmio de Propaganda Fotográfica resultou na criação do Foto Clube Cearense. A reunião inaugural realizou-se na residência do fotógrafo Moura Quineau.
  • 1906 - Surge a revista literária, filosófica, científica e comercial Fortaleza, dirigida por Joaquim Pimenta e Raul Uchoa, tendo com secretários Jaime Alencar e Mário Linhares, gerente, Eurico Matos e tesoureiro Genuíno de Castro.
  • 1906 - Morre, aos 66 anos de idade, em Fortaleza, João Eduardo Torres Câmara (João Câmara), jornalista, ex-vereador e ex-deputado. Foi o fundador e editor do Almanaque do Ceará, que a partir desta data passa a ser editado por seu filho Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara). Hoje é nome de rua na Vila União. Era nascido em Aquiraz, no dia 12 de dezembro de 1842.
  • 1916 - A Chefatura de Polícia muda-se, no dia seis de outubro de 1916, do Palacete Ceará para o Palacete Iracema na esquina da Rua General Bezerril com Rua Guilherme Rocha, fundos do Palacete Ceará.
  • 1941 - Desastre aviatório ocorrido em Fortaleza com um avião Calver Cadet, do Aero Clube do Ceará, em voo de instrução cai em parafuso, matando o médico José Pestana Alves e o tenente José Bernardo Roma (Tenente Roma). José Pestana fotografara os jangadeiros que foram no raide ao Rio de Janeiro em 1941 e o tenente Roma hoje é nome de Rua na Aerolândia, em Fortaleza.
  • 1942 - Instituída pelo Governo Federal nova moeda, o Cruzeiro, como unidade monetária brasileira. A nova moeda substitui o mil réis. O Cruzeiro é dividido em centavos. O “mil réis” que se escrevia 1$000 passará a valer Cr$ 1,00 (um Cruzeiro). A reforma monetária havia sido prometida ainda na República Velha, por volta de 1924.
  • 1949 - Reinaugurado o Restaurante Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social-SAPS, no Jacarecanga.
  • 1971 - Com o corte da fita simbólica feito pela senhora Auta Machado Lemos, esposa do senhor Arnaldo de Azevedo Lemos, superintendente da Terra-Companhia de Crédito Imobiliário e pelo governador César Cals, são inauguradas as primeiras 250 casas da primeira etapa do conjunto habitacional Cidade 2000 (foto Nelson Bezerra). A bênção das primeiras unidades foi feita pelo padre José Olavo Rodrigues. José Quaresma de Moura, o primeiro classificado, recebeu do governador César Cals, as chaves de sua residência. O projeto urbanístico da Cidade 2000 é de autoria do arquiteto pernambucano Paulo Barbosa Magalhães e as casas, do arquiteto gaúcho Rogério de Sousa Fróes.
  • 1972 - Falece, na Casa de Saúde São Raimundo, aos 58 anos o jornalista Tancredo de Castro Bezerra, diretor comercial da Gazeta de Notícias. Era engenheiro agrônomo. Nos idos de 39 a 42 foi craque de futebol, popularizando-se em todo o Ceará, tendo como clube o Sport Club Maguari.
  • 1973 - O quadro da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB sagra-se campeão cearense de futebol de salão de 1973, com a vitória sobre a equipe do Sumov, no Ginásio Paulo Sarasate.
  • 1977 - Morre o médico otorrinolaringologista Ciro Carneiro Leal, aos 71 anos de idade.
  • 1977 - Inaugurado, às 18 horas, em Parangaba, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, a primeira unidade de descentralização do Instituto José Frota, em terreno doado pela Fundação São Sebastião, criada por Maria José Barroso de Oliveira, chamando-se a casa de saúde, Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira.
  • 1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura, às 17h, as novas instalações do Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceará-Seproce, na Avenida da Universidade, 3319.
  • 1980 - Chega em Fortaleza, em viagem cultural, o escritor Aurélio Buarque de Holanda, autor do famoso Dicionário Aurélio, convidado que foi por diversas agremiações culturais.
  • 1981 - Abertura do IX Congresso da Associação Brasileira de Juízes de Menores, no Centro de Convenções do Ceará, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora).
  • 2000 - Inaugura-se, na Avenida Santos Dumont nº 399, a Farmácia Unimed, visando comercializar medicamentos aos seus clientes a preço de custo. Não existe mais.
  • 2001 - Morre, pela manhã, aos 88 anos incompletos, o engenheiro agrônomo, advogado, escritor e orador Francisco Alves de Andrade e Castro, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).e da Academia Cearense de Letras - ACL. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte pela manhã. Era cearense de Mombaça, antiga Maria Pereira, onde nascera a 21 de novembro de 1913.
  • 2002 - Realizam-se em todo o País eleições para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente de República. Os candidatos à Presidência da República são Ciro Ferreira Gomes (PPS), que tem como vice Paulo Pereira da Silva (PTB); Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira (PSB), vice: José Antônio Figueiredo de Almeida Silva (PSB); José Serra (PSDB), vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB); Luís Inácio Lula da Silva (PT) vice: José Alencar Gomes da Silva (PL), Rui Costa Pimenta (PCO) vice: Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (PCO); e José Maria de Almeida (Zé Maria) (PSTU); vice: Dayse Oliveira Gomes de Almeida (PSTU). No Ceará os candidatos ao Governo do Estado são Cláudia Maria Menezes Brilhante (PTB) tendo como vice Jorge Francisco Brás (PTB); José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB); Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB); Pedro de Albuquerque Neto (PDT) vice: Raimundo José Arruda Bastos (PDT); José Sérgio de Oliveira Machado (PMDB) vice: Carmem Ulisses Peixoto Esmeraldo (PFL); Raimundo Pereira de Castro (PSTU) vice: Nericilda Bezerra da Rocha (PSTU); e José Wellington Landim (PSB) vice: Pedro Augusto de Sales Gurjão (PSB). Para o Senado são candidatos: Raimundo José Aguiar Ribeiro (PSTU), Eudoro Walter de Santana (PSB), Pastor Gelson Ferraz de Medeiros (PL), Mário Mamede Filho (PT), Paulo de Tarso Lustosa da Costa (PMDB), Paulo de Tarso Melo Lima (PHS), Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PPS) e Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB).
  • 2004 - Inaugurada a nova sede do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-Decon em Fortaleza. O órgão ocupará um prédio de três andares da Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro da cidade, onde funcionou um posto da Cagece.
  • 2007 - Morre, no Rio de Janeiro, onde estava radicado há mais de 60 anos o pianista concertista, pesquisador e compositor Aloysio de Alencar Pinto, fortalezense nascido em três de fevereiro de 1911. Era membro titular da Academia Brasileira de Música e da Academia Nacional de Música.
  • 2009 - Enterro, às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz, dos restos mortais do estudante ativista e guerrilheiro Bérgson Gurjão Farias, membro do PCdoB que participava da guerrilha do Araguaia e que foi barbaramente assassinado por paraquedistas do Exército em oito de maio de 1972, sendo pendurado de cabeça para baixo em uma árvore como exemplo. Foi enterrado no Cemitério de Xambioá. Seu corpo foi encontrado em 1996 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Seu corpo recebeu a denominação de X-2. Sua família participou de um banco de DNA para identificação do corpo. Antes do sepultamento é inaugurado um memorial em sua homenagem na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a participação do governador Cid Ferreira Gomes e da prefeita Luizianne Lins. Bérgson nascera em Fortaleza, a 17 de maio de 1947.
  • 2012 - Morre, o religioso, bacharel em direito, sociólogo, pedagogo e orador Alberto Nepomuceno de Oliveira (Alberto do Oliveira), Autor de seis importantes livros Nascera em Pacatuba,  em 28 de outubro de 1921.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".