Pular para o conteúdo principal

Há 15 anos era fechado Colégio Dorotéias

Eis o Arquivo Nirez para quatro de outubro na História de Fortaleza:

  • 1776 - Nomeado por Carta Régia o 10º Ouvidor Geral do Ceará José da Costa Dias e Barros.
  • 1846 - Surge o jornal O Cearense, órgão do Partido Liberal, fundado por Frederico Augusto Pamplona, Tristão Araripe e Tomás Pompeu. Encerrou suas atividades em 1892, quando caiu o Governo Clarindo de Queirós.
  • 1897 - Morre, em Fortaleza, aos 53 anos incompletos, o bacharel em Direito, herói da Guerra do Paraguai, Francisco Antônio de Oliveira Sobrinho, conhecido como o poeta da Abolição, cearense de Baturité, onde nascera a 23 de outubro de 1844.
  • 1907 - Morre, em Fortaleza, o desembargador Manuel de Sousa Garcia, pernambucano do Recife nascido a oito de março de 1829. Exerceu em Fortaleza o cargo de Secretário da Chefatura de Polícia em 1890 e Chefe de Polícia.
  • 1924 - Iniciam-se, no Passeio Público, grandes quermesses em prol da Santa Casa de Misericórdia, com os concursos de beleza feminina e o de fealdade masculina.
  • 1930 - São inauguradas, no bairro do Urubu, as oficinas da Rede de Viação Cearense - RVC, construída pela firma Alfredo Dolabela Portela. Depois foi Oficina Demóstenes Rockert (1951).
  • 1930 - Assassinado, em Sousa (PB), aos 47 anos, o oficial tenente-coronel Pedro Ângelo Correia, comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, ali instalado. Foi morto pela oficialidade de seu batalhão, adepta da Revolução de 1930. Era mineiro de Alfenas.
  • 1937 - Tomam posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, a professora e escritora Maria Rodrigues Peixe (Alba Valdez), a primeira mulher a ocupar cadeira naquela casa, e o escritor e folclorista Leonardo Ferreira da Mota Filho “Leota” (Leonardo Mota), que são saudados por Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira).
  • 1944 - Forma-se em Fortaleza o conjunto vocal Milionários do Ar, que se apresenta aos microfones do Ceará Rádio Clube-PRE-9, liderado por Paulo Cirino.
  • 1953 - Lançada a pedra fundamental da Igreja de São Francisco, em Jacarecanga, em ato oficiado pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, com as presenças do governador Raul Barbosa e do prefeito Paulo Cabral de Araújo. O terreno foi doado por Pedro Philomeno Ferreira Gomes, a planta tem assinatura do arquiteto Benedito Calixto Neto. 
  • 1960 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, o militar e administrador Felipe Moreira Lima, que foi interventor Federal do Ceará em 1934-1935. Nascera em Serrinha, atual Cruz do Espírito Santo (PB), em 20 de maio de 1880.
  • 1964 - Falecimento do comerciante e desportista José Antunes Queiroz, irmão de Edson Queiroz, em acidente, aos 32 anos de idade, quando foi cuspido da lancha em que estava, próximo ao guindaste Titan, no Mucuripe. Nascera em 19 de março de 1932.
  • 1973 - Toma posse, no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Hildo Pontes de Vasconcelos, substituindo o tenente-coronel aviador Adair Geraldo Ribeiro.
  • 1978 - O mundo é surpreendido com a súbita morte do papa João Paulo I.
  • 1981 - Aberto, em Fortaleza, o VIII Encontro de Registro de Imóveis do Brasil, com 300 participantes.
  • 1985 - Criado em Fortaleza o Serviço Especial de Defesa Comunitária (Decom), para proteger a economia popular. Hoje chama-se Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor -Decom. O órgão é um dos primeiros do País, só antecedido pelo de Santa Catarina.
  • 1993 - Inaugura-se a Estação Ferroviária Vila das Flores, em Pacatuba.
  • 1994 - Inaugurada, sobre parte do Viaduto Lucas Bicalho ou Ponte dos Ingleses, armação de madeira com projeto de Fausto Nilo Costa Júnior e Delberg Ponce de Leon, dentro do projeto de revitalização da Praia de Iracema.
  • 1995 - Assume a direção da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos - CBTU, o engenheiro Celso Rinaldo Lima Verde, em substituição ao engenheiro José do Carmo Gondim.
  • 1998 - Os eleitores vão às urnas para a escolha do presidente da República, senador, governador e deputados federais e estaduais. São candidatos à Presidência da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB); Luís Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Ferreira Gomes (PPS); Enéas Carneiro (Prona); Brigadeiro Ivan Frota (PMN); Alfredo Sirkis (PV); José Maria de Almeida (PSTU) João de Deus Barbosa de Jesus (PTdoB); Tereza Tinajero Ruiz (PTN); Sérgio Bueno (PSC) e Vasco Azevedo Neto (PSN). Para o Senado os candidatos no Ceará são: Luiz Alberto Vidal Pontes (PSDB); Antônio Paes de Andrade (PMDB); Tarciso Leite (PSN); e Raimundo Pereira de Castro-Raimundão (PSTU). Para governador os candidatos são: Tasso Ribeiro Jereissati (PSDB); Luís Gonzaga da Fonseca Mota (PMDB); José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT); Reginaldo Moreira (PMN) e Valdir Pereira (PSTU).
  • 2002 - Abre-se, no Centro de Convenções do Ceará, a 5ª Bienal Internacional do Livro - Ceará, com o tema “De Conselheiro a Suassuna ou Como o Sertão virou um Mar de Livros” e logotipo de Ariano Suassuna. O período é de quatro a 13.
  • 2005 - Anunciado o fechamento, no fim do ano, do Colégio Dorotéias (foto), pela diretora, Irmã Mariluce Nilo Morcout, após 90 anos dedicados à Educação no Ceará. A inadimplência e o número pequeno de alunos dificultam a permanência das atividades da escola, situada na Avenida Visconde do Rio Branco, no bairro Joaquim Távora. O estabelecimento de Ensino tem uma estrutura de 60 salas de aula para poucos estudantes (264), o que dificulta a manutenção. A Congregação de Santa Dorotéia é a mantenedora do Colégio. Outras escolas já têm procurado a direção do Colégio Dorotéias com o intuito de comprar o prédio. O Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, conhecido como Colégio Dorotéias, foi fundado pelas Irmãs da Congregação de Santa Dorotéia em 1915. Em 1921, o Colégio ficou equiparado à Escola Normal do Estado, com o nome Escola Normal do Instituto de Santa Dorotéia de Fortaleza, conferindo o diploma de professora a grande número de alunas. Só mulheres estudavam no Colégio Dorotéias. A Escola se tornou mista no início da década de 1970. De 1981 a 1992, o Colégio foi arrendado a um Grupo Educacional Geo. As Irmãs Dorotéias retomam o estabelecimento de Ensino em 1993, fechando em 2005 e vendendo para o Grupo Maurício de Nassau, que mantém hoje no local o Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau Fortaleza).


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".

Postagens mais visitadas deste blog

Ibope realiza 1ª Pesquisa Eleitoral 2020 para prefeito de Fortaleza

A TV Verdes Mares registrou a  primeira Pesquisa Ibope Inteligência para a prefeito de Fortaleza nas Eleições 2020.  Os pesquisadores começam a entrevistar neste sábado (10) e vai até terça-feira (13) sobre a intenção de votos para os 11 prefeituráveis. A divulgação do Ibope-Fortaleza será na quarta-feira (14) no CE TV 2ª Edição.
O Ibope entrevista 602 eleitores maiores de 18 anos. A pesquisa está registrada com p número 05307/2020 no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O custo da pesquisa Ibope pago pela TV Verdes Mares é de R$ 46.343,77.

O Ibope já fez pesquisas em 13 capitais: São Paulo (SP).Rio de Janeiro (RJ).Porto Alegre (RS).Curitiba (PR).Florianópolis (SC).Belo Horizonte (MG).Goiânia (GO).Palmas (TO).Belém (PA).Natal (RN).Salvador (BA).Recife (PE).João Pessoa (PB).Faltam 12 capitais: Teresina (PI).São Luís (MA).Aracaju (SE).Maceió (AL).Manaus (Amazonas).Porto Velho (Rondônia).Boa Vista (Roraima).Rio Branco (Acre).Macapá (Amapá).Cuiabá (Mato Grosso).Campo Grande (Mato G…

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre radialista de Itapipoca Cleiton Cainota

Morreu, na noite deste sábado (10), em Itapipoca, o radialista Francisco Cleiton Pinho  (Cainota). Ele voltava de uma cobertura de jogo da Liga Municipal de Itapipoca, quando num acidente de carro perdeu a vida.Integrante da equipe esportiva da Rádio Uirapuru de Itapipoca, Cleiton Cainota (foto) era muito querido pelos ouvintes. O prefeito de Itapipoca, João Ribeiro Barroso (PSDB) e o vice-prefeito Edísio Pacheco (PV) lançaram uma nota de pesar:
A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec) e o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindiRádioCE) lamentam a morte do cronista Cleiton Cainota.
- Lamentamos informar o falecimento do radialista Francisco Cleiton Pinho, ocorrido ontem a noite, em Itapipoca. Cainota - como era carinhosamente conhecido pelos ouvintes, fãs e amigos, foi vítima de acidente automobilístico quando voltava de uma transmissão esportiva. PÊSAMES À FAMÍLIA ENLUTADA! DIRETORIA SINDRADIOCE".