Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Diz José Rosa Filho:


- Somente os gratos são felizes. Obrigado Alan Neto, pela generosa lembrança de meu PAI. 

"O rei a rede e eu: a memória do encontro com Pelé-24 de outubro de 2020

JÁ contei essa historia uma vez aqui, mais recentemente para o companheiro Lucas Mota, maior revelação do Jornalismo Esportivo dos últimos anos, que a transcreveu nas plataformas do nosso jornal. Porém, vem a calhar agora, que Pelé  (foto José Rosa) chegou aos 80 anos. Até porque marcou, para sempre, minha vida de jornalista de tantos caminhos e tantas jornadas.

AFINAL, meu primeiro grande furo, minha primeira foto de capa no jornal O Povo, ao lado de Pelé, repercussão em toda imprensa brasileira na época, primeiro desafio imposto pelo saudoso José Raymundo Costa, meu pai no jornalismo. Enfim, a primeira vez, como no slogan que ficou na história, a gente nunca esquece. 

O ano era 1970. VALE reproduzi-la até onde a memória alcançar. Santos veio jogar aqui. À época era o Savannah, Praça do Ferreira, nosso melhor hotel. Delegação chegaria numa quinta, três dias antes. Pelé, que já era rei, claro, a maior atração. 

Seu Costa me chamou ao seu gabinete, decretou -"O Santos vem jogar aqui, quero dar manchete de primeira página, amanhã, com o Pelé. Arranque dele o que puder".

LOGO, eu? Tremi da cabeça aos pés. Seu Costa não ficou aí. Tinha reservado um apartamento para mim e o fotógrafo no hotel. E para chegar ao Pelé? 

- Peça ajuda ao mâitre Batista, ele saberá como proceder. Quero essa matéria seja como for".

Resolvi levar meu irmão Sérgio Ponte, que já engatinhava na profissão, tanto que andava pra cima e pra baixo com seu gravador tipo miniatura de piano. Sérgio tem sido meu fiel parceiro até os dias de hoje, meu maior amigo também.

FOSSE lá o que fosse, roguei a Deus para que tudo desse certo. Estava em jogo a minha profissão. Era tudo ou nada. Por sorte, pegamos um apartamento andar abaixo da delegação do Santos, chegamos muitas horas antes.

Combinei com o Batista, sempre prestativo, que a entrevista seria feita depois do almoço. Pelé, costumava almoçar e jantar com seus companheiros.

SEXTA-feira, hora do almoço, Pelé desceu por último, logo se juntando aos demais jogadores. Ficamos numa mesa distante, bem separada. 

Terminada a sobremesa o Batista daria o sinal para irmos. Já havia, antes, conversado com Pelé, que concordou sem botar a menor objeção. Tinha chegado nossa vez. Pedi ao Sérgio pra colocar o gravador no ponto e o fotógrafo ficaria ao lado.

NTES de me apresentar a Pelé, fui dizendo -"Minha carreira de jornalista só está dependendo de você. Se eu não sair daqui com uma entrevista exclusiva o jornal me dispensa no dia seguinte". 

Pelo sim, pelo não, Pelé abriu um sorriso, respondendo -"Então, senta aqui ao meu lado, pode ficar à vontade".

SEM que fizesse a primeira pergunta, ele foi logo dizendo -"Pronto vou lhe dar a manchete do seu jornal. Pode gravar e escrever

- A Copa do Mundo de 70 será minha última vestindo a camisa do Brasil. Tem mais - vamos ser tricampeões no México".

Nem ousei perguntar o motivo daquela decisão dele até porque podia atrapalhar meus planos, quem sabe ele mudar de ideia ali mesmo mesmo. Fiz algumas perguntas triviais. Queria mesmo era sair dali levando a matéria. Sequer almocei com o Sérgio e o fotógrafo". 

Foi quando o Batista me alertou - "Vocês vão sair por uma porta secreta, pois a praça do Ferreira está entupida de gente".

DETALHE. Logo terminei a entrevista Pelé me fez uma cobrança. 

- A manchete lhe foi dada. Em troca quero uma rede famosa do Ceará que a Rose (mulher dele à época, mãe do Edinho) exigiu, caso contrário ela me mata.

Na Redação do jornal reproduzi a gravação feita pelo Sérgio, sem alterar um trecho sequer. Redigi às pressas a matéria e a levei para Seu Costa. Naquele seu jeito sincero de ser disse:

- Foi seu batismo de fogo, está aprovado com louvor".

Dia seguinte, num sábado, estava lá na primeira página - Copa de 70 será a última de Pelé na Seleção Brasileira". Com direito a foto ao lado do Rei e o Sérgio ali perto.

FOI o maior furo da minha carreira ainda iniciante, produto que era do Rádio como repórter-amador. Fiquei intrigado. Porque Seu Costa me escolheu, diante de tantos companheiros mais experientes na profissão?". 

Nunca ele me respondeu, porque nunca lhe perguntei. O que interessava mesmo, a mim e a ele, era que a missão havia sido cumprida.

DOIS detalhes relevantes. A rede Philomeno, famosa em todo Brasil, fui pessoalmente pedir ao Seu Chico, contando-lhe o fato. E o Sérgio ali ao meu lado. Seu Chico, sempre gentil, me atendeu. Prometi levar a foto para provar a veracidade. A rede só foi entregue na segunda-feira antes do embarque da delegação com o Pelé a caminho do avião. O segurança tentou proibir, mas o driblei. Saí gritando na pista pelo nome do Pelé. Ele se virou eu lhe mostrei a rede. Ele abriu um largo sorriso - "Me livrei de apanhar da Rose".

PARA concluir. Tempos depois, o Santos veio jogar de novo aqui, ficou no Marina Park. Por coincidência fui tomar café da manhã ali. Ao sair, a porta do elevador se abriu e na minha frente estava o Pelé. Ele então me inquiriu - "Você não é aquele da rede?". Respondi-lhe com outra pergunta — "E você não é aquele do furo do ano?".

ANTES que esqueça. O fotógrafo era o grande e inesquecível Zé Rosa, sempre paciente, sobretudo me incentivou o tempo todo — "Não fique nervoso. Vai dar tudo certo". E deu".






5Djane Nogueira Lopes e outras 4 pessoas
1 comentário


Curtir


Comentar

Compartilhar

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa o DFB Festival 2025

Consolidado como um dos eventos mais relevantes do calendário nacional, o Dragão Fashion Brasil Festival 2025 começa, às quatro da tarde desta quarta-feira (14/5) e segue até sábado (17), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Com o tema “Inteligência Autoral”, a edição 2025 reafirma o posicionamento do evento como a principal plataforma de moda autoral da América Latina, promovendo a integração entre moda, cultura, formação e criatividade. Realizado em uma área de 14.700 metros quadrados no CEC, um dos mais modernos do país, o festival contará com 26 desfiles e um mega store com 50 participantes do mercado criativo. Além disso, o DFB contará com o summit, com painéis de conteúdos e oficinas. Diretor do DFB 2025, Cláudio Silveira  DFB Festival 2025:  O Festival DFB amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. O evento reforça seu comprometimento com a val...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa o DFB Festival 2025

Consolidado como um dos eventos mais relevantes do calendário nacional, o Dragão Fashion Brasil Festival 2025 começa, às quatro da tarde desta quarta-feira (14/5) e segue até sábado (17), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Com o tema “Inteligência Autoral”, a edição 2025 reafirma o posicionamento do evento como a principal plataforma de moda autoral da América Latina, promovendo a integração entre moda, cultura, formação e criatividade. Realizado em uma área de 14.700 metros quadrados no CEC, um dos mais modernos do país, o festival contará com 26 desfiles e um mega store com 50 participantes do mercado criativo. Além disso, o DFB contará com o summit, com painéis de conteúdos e oficinas. Diretor do DFB 2025, Cláudio Silveira  DFB Festival 2025:  O Festival DFB amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. O evento reforça seu comprometimento com a val...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...