Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

Diz José Rosa Filho:


- Somente os gratos são felizes. Obrigado Alan Neto, pela generosa lembrança de meu PAI. 

"O rei a rede e eu: a memória do encontro com Pelé-24 de outubro de 2020

JÁ contei essa historia uma vez aqui, mais recentemente para o companheiro Lucas Mota, maior revelação do Jornalismo Esportivo dos últimos anos, que a transcreveu nas plataformas do nosso jornal. Porém, vem a calhar agora, que Pelé  (foto José Rosa) chegou aos 80 anos. Até porque marcou, para sempre, minha vida de jornalista de tantos caminhos e tantas jornadas.

AFINAL, meu primeiro grande furo, minha primeira foto de capa no jornal O Povo, ao lado de Pelé, repercussão em toda imprensa brasileira na época, primeiro desafio imposto pelo saudoso José Raymundo Costa, meu pai no jornalismo. Enfim, a primeira vez, como no slogan que ficou na história, a gente nunca esquece. 

O ano era 1970. VALE reproduzi-la até onde a memória alcançar. Santos veio jogar aqui. À época era o Savannah, Praça do Ferreira, nosso melhor hotel. Delegação chegaria numa quinta, três dias antes. Pelé, que já era rei, claro, a maior atração. 

Seu Costa me chamou ao seu gabinete, decretou -"O Santos vem jogar aqui, quero dar manchete de primeira página, amanhã, com o Pelé. Arranque dele o que puder".

LOGO, eu? Tremi da cabeça aos pés. Seu Costa não ficou aí. Tinha reservado um apartamento para mim e o fotógrafo no hotel. E para chegar ao Pelé? 

- Peça ajuda ao mâitre Batista, ele saberá como proceder. Quero essa matéria seja como for".

Resolvi levar meu irmão Sérgio Ponte, que já engatinhava na profissão, tanto que andava pra cima e pra baixo com seu gravador tipo miniatura de piano. Sérgio tem sido meu fiel parceiro até os dias de hoje, meu maior amigo também.

FOSSE lá o que fosse, roguei a Deus para que tudo desse certo. Estava em jogo a minha profissão. Era tudo ou nada. Por sorte, pegamos um apartamento andar abaixo da delegação do Santos, chegamos muitas horas antes.

Combinei com o Batista, sempre prestativo, que a entrevista seria feita depois do almoço. Pelé, costumava almoçar e jantar com seus companheiros.

SEXTA-feira, hora do almoço, Pelé desceu por último, logo se juntando aos demais jogadores. Ficamos numa mesa distante, bem separada. 

Terminada a sobremesa o Batista daria o sinal para irmos. Já havia, antes, conversado com Pelé, que concordou sem botar a menor objeção. Tinha chegado nossa vez. Pedi ao Sérgio pra colocar o gravador no ponto e o fotógrafo ficaria ao lado.

NTES de me apresentar a Pelé, fui dizendo -"Minha carreira de jornalista só está dependendo de você. Se eu não sair daqui com uma entrevista exclusiva o jornal me dispensa no dia seguinte". 

Pelo sim, pelo não, Pelé abriu um sorriso, respondendo -"Então, senta aqui ao meu lado, pode ficar à vontade".

SEM que fizesse a primeira pergunta, ele foi logo dizendo -"Pronto vou lhe dar a manchete do seu jornal. Pode gravar e escrever

- A Copa do Mundo de 70 será minha última vestindo a camisa do Brasil. Tem mais - vamos ser tricampeões no México".

Nem ousei perguntar o motivo daquela decisão dele até porque podia atrapalhar meus planos, quem sabe ele mudar de ideia ali mesmo mesmo. Fiz algumas perguntas triviais. Queria mesmo era sair dali levando a matéria. Sequer almocei com o Sérgio e o fotógrafo". 

Foi quando o Batista me alertou - "Vocês vão sair por uma porta secreta, pois a praça do Ferreira está entupida de gente".

DETALHE. Logo terminei a entrevista Pelé me fez uma cobrança. 

- A manchete lhe foi dada. Em troca quero uma rede famosa do Ceará que a Rose (mulher dele à época, mãe do Edinho) exigiu, caso contrário ela me mata.

Na Redação do jornal reproduzi a gravação feita pelo Sérgio, sem alterar um trecho sequer. Redigi às pressas a matéria e a levei para Seu Costa. Naquele seu jeito sincero de ser disse:

- Foi seu batismo de fogo, está aprovado com louvor".

Dia seguinte, num sábado, estava lá na primeira página - Copa de 70 será a última de Pelé na Seleção Brasileira". Com direito a foto ao lado do Rei e o Sérgio ali perto.

FOI o maior furo da minha carreira ainda iniciante, produto que era do Rádio como repórter-amador. Fiquei intrigado. Porque Seu Costa me escolheu, diante de tantos companheiros mais experientes na profissão?". 

Nunca ele me respondeu, porque nunca lhe perguntei. O que interessava mesmo, a mim e a ele, era que a missão havia sido cumprida.

DOIS detalhes relevantes. A rede Philomeno, famosa em todo Brasil, fui pessoalmente pedir ao Seu Chico, contando-lhe o fato. E o Sérgio ali ao meu lado. Seu Chico, sempre gentil, me atendeu. Prometi levar a foto para provar a veracidade. A rede só foi entregue na segunda-feira antes do embarque da delegação com o Pelé a caminho do avião. O segurança tentou proibir, mas o driblei. Saí gritando na pista pelo nome do Pelé. Ele se virou eu lhe mostrei a rede. Ele abriu um largo sorriso - "Me livrei de apanhar da Rose".

PARA concluir. Tempos depois, o Santos veio jogar de novo aqui, ficou no Marina Park. Por coincidência fui tomar café da manhã ali. Ao sair, a porta do elevador se abriu e na minha frente estava o Pelé. Ele então me inquiriu - "Você não é aquele da rede?". Respondi-lhe com outra pergunta — "E você não é aquele do furo do ano?".

ANTES que esqueça. O fotógrafo era o grande e inesquecível Zé Rosa, sempre paciente, sobretudo me incentivou o tempo todo — "Não fique nervoso. Vai dar tudo certo". E deu".






5Djane Nogueira Lopes e outras 4 pessoas
1 comentário


Curtir


Comentar

Compartilhar

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.