Pular para o conteúdo principal

Domingos Olímpio morria há 114 anos

Eis o sete de outubro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1831 - Assume a Presidência da Província o 2º vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo), que governou apenas um dia, passando para o 3º vice, Miguel Antônio da Rocha Lima, no dia oito.
  • 1858 - Toma posse como presidente do Ceará no dia sete de outubro de 1858, o Antônio Marcelino Nunes Gonçalves.
  • 1859 - Antônio Marcelino Nunes Gonçalves, Visconde de São Luís do Maranhão, assume a Presidência do Ceará, para a qual fora nomeado em quatro de julho de 1859.
  • 1860 - Assume o comando da Força Policial-FP (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão FP Antônio Maria de Castro que substitui o capitão da Guarda Nacional, José Fernandes de Araújo Viana.
  • 1864 - Assume, o comando da Força Policial-FP, o tenente da Guarda Nacional, Iricleo Narbal Pamplona que substitui o capitão FP Antônio Maria de Castro.
  • 1906 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor cearense Domingos Olímpio Braga Cavalcante (foto), autor de Luzia Homem, com 55 anos de idade. Nascera em Sobral em 18 de setembro de 1850. Hoje é nome de Avenida em Fortaleza que se inicia no Joaquim Távora e termina no Otávio Bonfim, atravessando o José Bonifácio e o Benfica. É patrono da Cadeira 8 da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1916 - Surge em Fortaleza, a exemplo do que vinha ocorrendo na Rio de Janeiro, a Hora Literária, com reuniões realizadas no Clube dos Diários.
  • 1918 - Morre, em Fortaleza, aos 66 anos de idade, o engenheiro civil Antônio Epaminondas da Frota, ex-diretor do Liceu do Ceará, cearense de Santana do Acaraú.
  • 1922 - Toma posse no cargo de comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão de corveta Miguel de Castro Caminha, substituindo o capitão-tenente Mário Emílio de Carvalho.
  • 1931 - Inauguração da quinta filial das Lojas Brasileiras de Preços Limitados, poderosa organização que opera no Norte do Brasil e que acaba de ingressar na Praça de Fortaleza. A filial cearense das Lojas Brasileiras está localizada na Rua Floriano Peixoto, 142.
  • 1933 - Decreto Municipal muda a numeração das casas de Fortaleza, até então feita por prédios, passando a ser pela metragem.
  • 1943 - Inaugurada a Agência Atlântica, de propriedade de Edgar Albuquerque, na Rua Assunção. Na época foi aberta na Rua Assunção, antes do número um, um quarteirão que recebeu numeração em algarismos romanos, depois recebeu o nome de Rua Edgar Borges e numeração arábica (normal) - firma de representações e conta própria.
  • 1950 - Estreia, na Rádio Iracema de Fortaleza e no Sport Club Maguari, a cantora Carmélia Alves, Rainha do Baião.
  • 1952 - Circula o primeiro número do periódico A Razão, do Partido de Representação Popular-PRP, dirigido por Francisco de Assis Ferreira.
  • 1957 - Morre, em Fortaleza, o gráfico José de Lima Filho, Chefe das Oficinas do jornal 'O Nordeste'.
  • 1959 - Na administração do prefeito Manuel Cordeiro Neto, é dada a uma praça na Gentilândia o nome de Praça Abolicionista Isaac Amaral. A Praça fica entre a Rua Marechal Deodoro, Rua Paulino Nogueira, Rua Santo Antônio e Avenida 13 de Maio. No lado da 13 de Maio existe um Posto de Combustíveis. É onde acontecem as feiras livres dominicais. A Praça é muito antiga, desde o tempo do Prado, quando nosso estádio era no local hoje ocupado pelo IFCE (ex-Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará-Cefet e ex-Escola Técnica Federal do Ceará). Onde hoje está o posto de gasolina, era um estabelecimento comercial chamado “O Ponto Chic”, por ficar no ponto final do bonde da linha do Prado.
  • 1961 - Assume a Presidência da República, em virtude de renúncia do titular, o vice-presidente João Belchior Marques Goulart (João Goulart), que estava em viagem à China. Para que fosse possível sua assunção, a Câmara Federal votou projeto transformando o regime presidencialista em parlamentarista. Recebeu o cargo das mãos de Pascoal Ranieri Mazzilli.
  • 1962 - Realizam-se eleições em todo o País, para governadores, vice-governadores (em alguns Estados), senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. O candidato ao Governo do Estado é Virgílio Távora e os candidatos a prefeito em Fortaleza eram Murilo Borges Moreira, José de Moura Beleza, Péricles Moreira da Rocha e José Cláudio de Oliveira.
  • 1969 - Lançado o livro Antologia de João Brígido, do escritor cearense Jáder de Carvalho.
  • 1970 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, na Cadeira 24, cujo Patrono é Lívio Barreto, o professor Pedro Paulo de Sousa Montenegro, na vaga deixada por Gastão Gonçalves da Justa, sendo saudado pelo poeta Artur Eduardo Benevides. A posse foi no 11º andar do Palácio Progresso, na esquina da Rua Sena Madureira com Rua dos Pocinhos.
  • 1970 - O Ferroviário Atlético Cearense vence o Guarani, por 3x1, em partida pelo Campeonato Cearense de Futebol, realizada no Estádio Presidente Vargas, sagrando-se Campeão daquele ano.
  • 1972 - Assume pela segunda vez o comando da 10ª Região Militar, o cearense, general Oscar Jansen Barroso, sendo o primeiro a cumprir o período por duas vezes. Ele substituiu o general Jayme Portela de Melo.
  • 1975 - Chega em Fortaleza Dom Pedro de Orleans e Bragança, bisneto de dom Pedro II, para lançamento de Sesquicentenário do seu bisavô e apresentar a Coleção de Medalhas “Brasil Imperial”.
  • 1975 - Instalado, em Fortaleza, o XVII Congresso de Oftalmologia.
  • 1976 - Passa por Fortaleza, onde demora quatro horas, o ministro da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Araripe Macedo, inspecionando as unidades militares subordinados a seu ministério sediadas em Fortaleza.
  • 1977 - Inaugurada a Rua Pedro Clemente Fernandes, homenagem ao fundador da firma Clemente, Irmão, S. A. - Alumínio Ironte, no Jacarecanga.
  • 1978 - Em festa no Círculo Militar é eleita Miss Funcionária Pública a representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, Maria Giseuda do Carmo Silva.
  • 1981 - Inicia-se o III Encontro Nacional dos Securitários do Brasil em Fortaleza.
  • 1986 - O artista plástico Clidenor Capibaribe de Moura (Barrica), cearense de Juazeiro do Norte recebe o Título de Cidadão de Fortaleza na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), após discurso do vereador Francisco Lopes da Silva (Chico Lopes) que foi o proponente e do secretário de cultura Joaquim Lobo de Macedo (Joryvar Macedo).
  • 1990 - Sai o resultado da votação do último pleito, sendo eleitos no primeiro turno para governador Ciro Gomes e para senador Benedito Clayton Veras Alcântara (Beni Veras).
  • 1993 - Inaugurado o edifício do novo Instituto José Frota, na Rua Antônio Pompeu esquina com Rua Barão do Rio Branco, vizinho ao antigo prédio. Embora funcionando desde o dia 30 do mês anterior, o novo IJF é inaugurado com a presença do ministro da Saúde, Henrique Santillo.
  • 1997 - Toma posse, na Cadeira 18 da Academia Cearense de Letras-ACL, a escritora Ângela Maria Rossas Mota de Gutiérrez (Angela Gutiérrez), sendo saudada pelo poeta Artur Eduardo Benevides, presidente da casa.
  • 2002 - Divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, os resultados das eleições do dia anterior no Ceará. Para o Governo do Estado, Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) com o vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB) obtêm 1.625.202 votos (49,8%); José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas) (PCdoB) com 924.690 (28,3%); José Sérgio de Oliveira Machado (PMDB) e vice: Carmem Ulisses Peixoto Esmeraldo (PFL) com 395.699 (12,1%); José Wellington Landim (PSB) e vice: Pedro Augusto de Sales Gurjão (PSB) com 240.189 (7,4); Cláudia Maria Menezes Brilhante) (PTB) tendo como vice Jorge Francisco Brás (PTB) com 37.658 (1,2%); Pedro de Albuquerque Neto (PDT) e vice Raimundo José Arruda Bastos (PDT), com 31.102 (1,0%); e Raimundo Pereira de Castro (PSTU) e vice Nericilda Bezerra da Rocha (PSTU) com 9.707 (0,3%). Fica caracterizado o segundo turno que se realizará no dia 27. Para o Senado os resultados foram: Tasso Jereissati) (PSDB), 1.915.781 votos (31,5%); Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PPS), 1.864.404 (30,7%); Mário Mamede Filho (PT), 908.009 (14,99%); Eudoro Walter de Santana (PSB), 773.027 (12,7%); Paulo de Tarso Lustosa da Costa (PMDB), 415.854 (6,8%); Pastor Gelson Ferraz de Medeiros (PL), 168.159 (2,8%); Paulo de Tarso Melo Lima (PHS), 23.224 (0,4%); e Raimundo José Aguiar Ribeiro (PSTU), 9.810 (0,2%). O deputado federal mais votado foi Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda (PCdoB) com 302.627 votos e deputado estadual foi Francisco de Assis Cavalcante Nogueira (Delegado Cavalcante) com 140.829 votos.
  • 2002 - Divulgados, pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE, os resultados para a Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vice José Alencar Gomes da Silva (PL) obtêm 39.396.725 votos (46,4%); José Serra (PSDB) e vice Rita de Cássia Paste Camata (PMDB), 19.675.097 (23,2%); Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira (PSB), vice: José Antônio Figueiredo de Almeida Silva (PSB), 15.159.519 (17,9%); Ciro Ferreira Gomes (PPS), vice Paulo Pereira da Silva (PTB); 10.157.220 (12,0%); José Maria de Almeida (PSTU) vice: Dayse Oliveira Gomes de Almeida (PSTU), 401.365 (0,5%); e Rui Costa Pimenta (PCO) vice: Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (PCO); 38.545 (0,o%). Será realizado segundo turno no dia 27.
  • 2008 - Falece à tarde, aos 75 anos de idade, vítima de infarto fulminante do miocárdio, o empresário João Batista Melo, fundador dos Mercadinhos São Luiz. O corpo é velado na Ethernus, onde no dia seguinte é celebrada a missa de corpo presente às 14 horas e o sepultamento acontece às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz. Nascera em Fortaleza em 24 de junho de 1933.
  • 2008 - Morre, após longa moléstia, vítima de Câncer, o cantor e compositor Valter de Sousa Moura (Valter Moura), irmão dos cantores Carlos Augusto (falecido) e Henrique Moura. Nascera em Fortaleza em oito de maio de 1927.
  • 2010 - O artista plástico, compositor, professor e dramaturgo Raimundo Eurico de Bivar Lima (Eurico Bivar) é encontrado morto em sua casa, na Rua Instituto do Ceará, 170, no Benfica. Foi roubado tudo que tinha de valor em sua casa. O assassino no dia seguinte foi à polícia e confessou o crime. Eurico era nascido em 1949 em Acopiara, CE.
  • 2012 - Eleições municipais em todo o País. Em Fortaleza foram dez concorrentes. Os candidatos são: Elmano de Freitas da Costa (PT), Marcos César Cals de Oliveira (PSDB), Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (PSB), André Ramos (PPL), Antônio Valdeci Cunha (PRTB), Francisco das Chagas Gonzaga (PSTU), Inácio Francisco de Assis Nunes de Arruda (PCdoB), Moroni Bing Torgan (DEM), Heitor Correia Ferrer (PDT) e Renato Roseno de Oliveira (PSOL). Ficam para o segundo turno, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, ganhando Roberto Cláudio.
  • 2018 - Eleição e os eleitores de Fortaleza vão às urnas para escolherem seus candidatos à vários cargos. Para a presidência de República são: Ciro Gomes (PDT) - Vice, Kátia Abreu; Fernando Haddad (PT) - vice, Manuela D'Ávila; Henrique Meirelles (MDB) -  vice, Germano Rigotto (MDB); Vera Lucia (PSTU) - vice. Hertz Dias (PSTU); Jair Bolsonaro (PSL) - vice Hamilton Mourão (PRTB); Marina Silva (Rede) - vice Eduardo Jorge (PV); Alvaro Dias (Podemos) - vice, Paulo Rabello de Castro (PSC); José Maria Eymael - (DC) - vice Helvio Costa (DC); João Amoêdo (Novo) -, vice, Christian Lohbauer (Novo); Geraldo Alckmin (PSDB) - vice, Ana Amélia (PP-RS); Guilherme Boulos (PSOL) - vice, Sônia Guajajara (PSOL); Cabo Daciolo (Patriota) - vice, Suelene Balduino (Patriota); João Goulart Filho (PPL) - vice, Léo Alves (PPL). Para o Senado: Cid Gomes (PDT); Eunício Oliveira (MDB); Pastor Pedro Ribeiro (PSL); Doutor Márcio Pinheiro (PSL); João Saraiva (REDE); Alexandre Barroso (PCO); Robert Burns (PTC); Doutora Mayra (PSDB); Pastor Simões (PSOL); Anna Karina (PSOL); Eduardo Girão (PROS). Para governador: Camilo Santana (PT) - Vice-governadora: Izolda Cela (PDT); Guilherme Theophilo (PSDB) - Vice, Emília Pessoa (PSDB); Ailton Lopes (PSOL) - vice Raquel Lima (PCB); Hélio Góis (PSL) e vice Ninon Tauchmann (PSL); Francisco Gonzaga (PSTU) - vice, Reginaldo Araújo (PSTU).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".