Pular para o conteúdo principal

Prêmio Nobel da Paz 2020 vai para Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas

O Programa Mundial de Alimentos (WFP) da Organização das Nações Unidas (ONU) , que fornece assistência alimentar e salva as vidas de milhões de pessoas — muitas vezes em condições extremamente perigosas e de difícil acesso , ganha o Prêmio Nobel da Paz de 2020.


A agência foi reconhecida “por seus esforços no combate à fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”, disse o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen.

O WFP é a maior organização humanitária do mundo. No ano passado, atendeu 97 milhões de pessoas em 88 países. Seus esforços se concentram na assistência de emergência, alívio e reabilitação, ajuda ao desenvolvimento e operações especiais.

O Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020. Foto: WFP/Gabriela Vivacqua

Dois terços do trabalho são realizados em países afetados por conflitos, onde as pessoas têm três vezes mais probabilidade de ficar subnutridas do que aquelas que vivem em países sem conflitos.

Insegurança alimentar global agravada por Covid-19 - Elogiando o trabalho da agência da ONU, a presidente do Comitê do Nobel destacou seu papel em aumentar a resiliência e a sustentabilidade entre as comunidades, ajudando-as a se alimentarem.

A crise da Covid-19 também aumentou a insegurança alimentar global, acrescentou ela, destacando que provavelmente haverá 265 milhões de “pessoas morrendo de fome dentro de um ano”.

Apenas a comunidade internacional pode enfrentar tal desafio, ela insistiu, antes de destacar o fato de que o WFP ajudou milhões de pessoas em países extremamente perigosos e difíceis de alcançar, afetados por conflitos e desastres naturais, incluindo Iêmen, Síria e Coreia do Norte.

‘Enfrentando o perigo para entregar ajuda que salva vidas’ - Saudando o WFP como a organização humanitária na linha de frente da insegurança alimentar, o secretário-geral da ONU, António Guterres, elogiou a agência das Nações Unidas pela premiação.

“As mulheres e os homens do WFP enfrentam o perigo e a distância para entregar ajuda que salva vidas aos devastados pelo conflito, às pessoas que estão sofrendo por causa do desastre, às crianças e às famílias que não têm certeza de sua próxima refeição”, disse Guterres em um comunicado.

Ele chamou a atenção para a situação difícil de milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo, em meio a temores de que a pandemia de Covid-19 possa piorar a segurança alimentar de outros milhões.

“Também existe uma fome em nosso mundo por cooperação internacional”, disse o secretário-geral, acrescentando que o WFP “alimenta essa necessidade também”, operando acima da esfera da política, com a necessidade humanitária conduzindo suas operações.

O chefe da ONU também apelou a todos por mais solidariedade, para enfrentar não apenas a pandemia, mas outros desafios globais. “Sabemos que ameaças existenciais como a mudança climática agravarão ainda mais a crise da fome”, afirmou.

‘Um reconhecimento humilde e comovente’
- O anúncio do Comitê Nobel norueguês “virou os holofotes globais” para 690 milhões de pessoas que sofrem de fome em todo o mundo, disse o diretor-executivo do WFP, 
David Beasley,  após o anúncio.

“Todas [elas] têm o direito de viver em paz e sem fome”, disse ele, acrescentando que os choques climáticos e as pressões econômicas agravaram ainda mais sua situação. “E agora, uma pandemia com seu impacto brutal nas economias e comunidades está levando milhões à beira da fome”.

Beasley destacou que o Prêmio Nobel da Paz não foi apenas do WFP, observando que a agência da ONU trabalha em estreita colaboração com governos, organizações e parceiros do setor privado, com paixão por ajudar os mais vulneráveis.

“Não poderíamos ajudar ninguém sem eles. Somos uma agência operacional e o trabalho diário de nossa equipe é impulsionado por nossos valores fundamentais de integridade, humanidade e inclusão”.

“O Prêmio Nobel da Paz é um reconhecimento humilde e comovente do trabalho da equipe do WFP, que arrisca suas vidas todos os dias para levar comida e assistência para cerca de 100 milhões de crianças, mulheres e homens famintos em todo o mundo”, disse ele. “Pessoas cujas vidas são frequentemente destroçadas brutalmente pela instabilidade, insegurança e conflito.”

Com sede em Roma, o WFP foi estabelecido em 1961 - Com esse reconhecimento, o WFP se une a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Manutenção da Paz da ONU, Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), aos ex-secretários-gerais Dag Hammarskjöld e Kofi Annan, e ao ex-subsecretário-geral Ralph Bunche; e à própria ONU como ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.
Com informações e foto da ONU.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Morre jogador Mauro Zanata

Morreu na manhã deste domingo (4 de junho de 2023), enquanto jogava Futebol, na Maraponga, em Fortaleza, o atleta master Mauro Zanata. Ele teve um ataque fulminante do coração e não resistiu. Zanata jogou profissionalmente com lateral esquerdo no: Ferroviário. Fortaleza. Ceará. Guarany de Sobral. América. Tiradentes. Guarani de Juazeiro do Norte.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

Tapa rouba a cena no Oscar 94

  Informa o Omelete: - O apresentador de um dos prêmios do Oscar 2022, Chris Rock causou um verdadeiro climão com Jada Pinkett-Smith e Will Smith. Citando o filme de 1997, Até o Limite da Honra, estrelado por uma Demi Moore de cabelo raspado, o comediante afirmou que a atriz, que convive com alopecia - doença que causa queda do cabelo -, faria a sequência. Smith, incomodado, subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Rock. No vídeo é possível ver que Smith grita “mantenha o nome da minha esposa fora da p*rra da sua boca” - confira: De acordo com a Variety, os representantes de Smith chamaram ele durante o intervalo da premiação. Pouco depois, Smith foi premiado com o Oscar de Melhor Ator e, em seu discurso, falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Ac

Morre jogador Mauro Zanata

Morreu na manhã deste domingo (4 de junho de 2023), enquanto jogava Futebol, na Maraponga, em Fortaleza, o atleta master Mauro Zanata. Ele teve um ataque fulminante do coração e não resistiu. Zanata jogou profissionalmente com lateral esquerdo no: Ferroviário. Fortaleza. Ceará. Guarany de Sobral. América. Tiradentes. Guarani de Juazeiro do Norte.