Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar e Consulado da França formam novos leitores

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realiza o 'Entre Palavras e Imagens: Diálogo Franco-Brasileiro para Formar Leitores', evento que traz grandes nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação. 




Contando com duas mesas redondas, a atividade acontece nesta quinta (22) e sexta (23 de outubro), com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (https://YouTube.com/DragaodoMarCentro), numa parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Instituto Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/entrepalavraseimagens.

“Esta é uma iniciativa de intercâmbio cultural para nutrir nossas reflexões sobre práticas sociais de mediação de leitura a partir do relato de diferentes experiências. Dialogar com outros mediadores culturais sobre outros caminhos que não os nossos pode ser bem estimulante para o esboço de novas possibilidades e, por vezes, para reafirmar fundamentos que já orientam nossos trabalhos”, ressalta a coordenadora de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult, Goreth Albuquerque.

“O Escritório do Livro e Debates de Ideia, junto com o Consulado Geral da França para o Nordeste estão muito felizes em apresentar o projeto ‘Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores’. Esse projeto é o resultado de uma cooperação entre o Brasil e a França através da Secretaria de Cultura do Estado de Ceará, permitindo pensar juntos a literatura e a formação de leitores", ressalta Marion Fanjat, Adida de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife.

Programação - Confira a programação:

  • Na quinta (22), o "Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores” tem sua abertura às 15 horas, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. Logo em seguida, acontece a primeira mesa do evento, intitulada “Pensando a mediação de leitura em bibliotecas”, com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro - BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro). A atividade contará com mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque.
  • Já no sexta (23), às 15 horas, a mesa redonda vem trazendo o tema “Quadrinhos, Identidade e território: encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil - Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de “Cangaço Overdrive”, um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação é realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à Assessora do Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.
Currículo - Confira o perfil dos convidados:
  • Ana Dutra - Formada em Letras (Português e Literatura) e pós graduanda em Literatura Infantil Juvenil, trabalha na Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro, onde faz mediação de leituras com crianças de 0 a 12 anos e faz oficinas de sustentabilidades, baseando-se no livro aplicado. Já trabalhou com mediações de leitura com crianças autistas, com as quais também aplicou de forma pedagógica oficina sustentável. Trabalhou no projeto Histórias por Telefone fazendo mediações de leitura através do telefone nesta presente Pandemia do COVID 19. Hoje procura associar a teoria da Pós Graduação com a prática na Biblioteca e em projetos.
  • Roberto Pedretti  (foto)- Roberto Pedretti é responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro (BiblioMaison). Foi livreiro especializado por 15 anos, e trabalhou como editor e assessor de comunicação e marketing em diversas editoras cariocas. Realizou a implantação e mediação dos clubes de leitura da Livraria da Travessa, a partir de 2010, e criou, na BiblioMaison, o evento bilíngue "Lundis Littéraires" (que completa seu quarto ano consecutivo de atividade), em torno da literatura em Língua Francesa.
  • Zé Wellington (foto) - Zé Wellington nasceu em Sobral, interior do Ceará. É escritor e roteirista de histórias em quadrinhos, indicado três vezes ao Troféu HQ MIX (considerado o Oscar do quadrinho nacional), tendo vencido em 2016 na categoria Novo Talento Roteirista pelo quadrinho Steampunk Ladies: Vingança a Vapor. Em 2019, seu quadrinho Cangaço Overdrive foi um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos.
  • Marguerite Abouet  (foto) - Marguerite Abouet é considera como uma das maiores autoras de quadrinhos da França. Originária de Abidjan, ela cresceu com a família no bairro popular de Yopougon até os 12 anos. Logo, seus pais a enviaram com seu irmão mais velho para Paris, na casa do seu tio-avô. Ela descobriu com admiração as bibliotecas e se apaixonou por livros. Logo depois, ela começa a escrever romances que ninguém mais lê, tornando-se punk, supernanny para trigêmeos, para vovós e vovôs, garçonete, operadora de dados ... Depois de uma carreira como assistente jurídica, ela decide dedicar-se exclusivamente à escrita e cria, com a ajuda de Clément Oubrerie, a personagem de Aya. Ela conta com uma voz e um humor inéditos uma África longe dos clichês, da guerra e da fome. Em 2006, “Aya de Yopougon” foi homenageada com o Prémio de Primeiro Álbum no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. No Brasil, Marguerite Abouet é publicada pela editora L&PM Editores.
  • Pedro Brandt - Pedro Brandt é jornalista formado pela Universidade Católica de Brasília (2006). Atuou durante quase uma década em cadernos culturais de periódicos da capital brasileira. Atualmente trabalha com assessoria de imprensa e coordenação editorial de eventos e projetos culturais. Co-criador do site www.raiolaser.net, sobre histórias em quadrinhos, e coautor da biografia “Júpiter Maçã - A efervescente vida e obra” (2018, Plus Editora).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.