Pular para o conteúdo principal



Cine Miau lança Cartilha Pedagógica

Uma Live às duas da tarde, nesta sexta-feira (4 de dezembro) lança o Cine Miau, Mostra de Audiovisual Infantil que em 2021, de 10 de fevereiro a 13 de março, levará às telas de cinco cidades cearenses (Fortaleza, Canindé, Caucaia, Itapipoca e Santa Quitéria) filmes que estão fora do circuito de Cultura de Massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.


Lançado em 2019, o Cine Miau surgiu com a ideia de democratizar o acesso à Cultura e despertar nas crianças, através do audiovisual, valores como cidadania, amizade e sustentabilidade, com foco no protagonismo infantil.

Para isso, traz uma seleção de 15 filmes de curta-metragem do Brasil, da Alemanha, da Rússia e da Itália, que despertam o encantamento, o pensamento, a diversão e a reflexão. A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora do comKids e do Prix Jeunesse Ibero-americano, festivais reconhecidos no país pelo cuidado com o conteúdo audiovisual de qualidade que é apresentado ao público infantil.

Um dos elementos que mais inspiram a curadoria do Cine Miau é o humor e, além dele, outros aspectos são levados em conta: filmes que nos ajudam a ver mais além da ideia de verdade e narrativa única; produções que garantam a representatividade das muitas infâncias, seja por meio dos personagens, seja pelos territórios, modos de viver, fazer, brincar; a relação criativa e dialógica entre adultos e crianças; a autonomia e genuinidade dos personagens infantis na vivência dos seus conflitos e dramas; a diversidade de temas e abordagens.

CADERNO MIAU E LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO - É com Vanessa Fort que Emídio Sanderson, um dos diretores do Cine Miau, conversa na sexta (4), em uma Live às duas da tarde. Na ocasião, lançam o Caderno Miau, uma publicação pedagógica que servirá de ferramenta para professores de escolas públicas e privadas e também para os pais desenvolverem atividades com as crianças a partir dos filmes que serão exibidos nesta edição do Cine Miau.

O Caderno Miau propõe aos educadores e pais exercícios de crítica e análise junto às crianças. Para isso, usa um filme como exercício dialógico com as crianças, a fim de estimular sua participação, percepção e crítica em relação ao filme. A partir de perguntas inspiradoras, o Caderno Miau sugere que criem outras a partir dos seus próprios territórios e estudantes.

Em seguida, acontece o lançamento virtual de toda a programação do Cine Miau, com duas horas de exibição de curtas-metragens. Os filmes ficarão disponíveis até 5 de fevereiro de 2021 no Canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Os 15 curtas vão compor duas programações, com uma hora de duração cada.

EM 2021 - De 10 de fevereiro a 13 de março o Cine Miau estará em circulação em espaços de Fortaleza e quatro cidades (Canindé, Caucaia, Itapipoca e Santa Quitéria), com exibições abertas ao público e exclusivas para escolas, sempre seguindo os Protocolos Sanitários definidos no período pelo Governo do Ceará e as autoridades locais. A abertura da programação presencial será no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com sessões em 10 e 11 de fevereiro para 480 estudantes de Escolas Públicas (240 por dia), com tradução em libras e audiodescrição.

Na programação no Interior, com exceção de Canindé, escolas públicas abrem suas portas para a comunidade com as sessões do Cine Miau. As quadras de esporte dessas instituições se transformarão numa sala de cinema ao ar livre. A proposta é criar um espaço de fruição cultural e convivência comunitária.

Em Fortaleza para o público em geral - Em 12 de fevereiro, a programação segue para o Cinema Dragão do Mar, com sessões gratuitas e abertas ao público. No final de semana seguinte (19, 20 e 21 de fevereiro), o Cine Miau estará:
  • Sexta (19 de fevereiro) - Comunidade do Poço da Draga (Praia de Iracema).
  • Sábado (20 de fevereiro) - Teatro do Centro Cultural Bom Jardim.
  • Domingo (21 de fevereiro) - Parque do Cocó. 
Nos locais ao ar livre, é montada uma estrutura de cinema com um telão inflável.

Caucaia e Canindé – De terça (23) a sábado (27 de fevereiro), o Cine Miau vai para Caucaia, levando exibições exclusivas para alunos de três escolas públicas e para a reserva indígena Anacé. A partir da terça (23 de fevereiro), Canindé recebe a mostra pela primeira vez, com sessões específicas para alunos de escolas públicas até sexta (26 de fevereiro), na Praça dos Mestres.

Santa Quitéria e Itapipoca – Em março de 2021, o Cine Miau chega pela primeira vez a:
  • Santa Quitéria, de 2 a 5 de março.
  • Itapipoca, de 9 a 13 de março.
Vão para Santa Quitéria e Itapipoca a mesma seleção de filmes de curta-metragem para estudantes, incluindo uma sessão especial em cada uma das duas cidades para toda a família.
  • Apresentado pelo Ministério do Turismo/Lei de Incentivo à Cultura e pela Aeris, o Cine Miau é uma produção da Invento Produções Culturais e D'grau. 
  • Tem o apoio da Cagece, prefeituras de Fortaleza, Canindé, Caucaia, Santa Quitéria e Itapipoca. 
  • Tem como parceiros: Ação Humanitária, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
  • Patrocínio: Rubberloss, Grupo DASS, Democrata e Aeris.
  • Realização: Seara, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo/ Lei de Incentivo à Cultura.
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.
OS FILMES

SESSÃO 1
  • Animanimals: Elephant – Direção: Júlia Ocker. Animação. 3'37. Alemanha 2018
  • Caquinhas em asfalto – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre
  • Trudi e Kiki – Direção: Eva Furnari. Comédia. 7'. Brasil. 2008. Livre
  • My Strange Grandfather – Direção: Dine Veliskovkaya. Animação. 9'. Russia. 2011. Livre
  • Lá do alto - Direção: Luciano Vidigal. Ficção / Infantil. 8'. Brasil. 2018. Livre.
  • Caquinhas Ninja – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre
  • Me liga na lata – Maranhão – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre.
  • Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre
  • Videoclipe "Lavar as mãos" – Palavra Cantada. 1'27. Brasil. Livre

SESSÃO 2
  • O Filho do Vizinho – Direção: Alex Vidigal. Infantil. 7'. Brasil. Livre
  • As Aventuras de Pety – Direção: Anahí Borges. Aventura. 14'. Brasil / Itália. 2019. Livre
  • A corda acorda – Direção: Ana Luiza Primo, Clara Barros e Julia Nicolescu. Infantil. 1'. Brasil. 2019. Livre
  • Casinhas – Direção: Renata Meireles. Documentário. 2'. Brasil. 2014. Livre.
  • Me liga na lata – Bahia – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre
  • Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre
  • Vídeoclipe "Lavar as mãos" – Palavra Cantada – 1'27. Brasil. Livre

SERVIÇO
  • CINE MIAU
  • Sexta (4 de dezembro), a partir das 14 horas: Live de lançamento do Caderno Miau e da programação do Cine Miau. 
  • De 4 de dezembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021: curtas-metragens disponíveis no canal da Invento Produções culturais no Youtube.
  • De 10 de fevereiro a 13 de março de 2021: programação presencial em Fortaleza, Caucaia, Canindé, Santa Quitéria e Itapipoca.
  • Informações: (85) 3048-6077.
  • Site: www.cinemiau.com.br
  • Instagram e Facebook: cine.miau
  • Canal no Youtube: Invento Produções Culturais
  • https://www.youtube.com/channel/UC0Ws3qcvDn5VbOB50Kcq-cg

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Halloween Burger King e Serasa com sanduiche e batata grátis

Neste Halloween, o Burger King® e a Serasa se unem para combater um dos maiores terrores da vida adulta: o boleto. Em uma campanha que mistura o humor característico do BK® com o propósito de educação financeira da Serasa, as marcas apresentam o "Boleto Thru": uma ação inédita que transforma as contas do dia a dia em um sanduíche na faixa. A dinâmica é simples e direta: nesta sexta (31.10.2025), quem for a um dos diversos BK® Drives participantes (em Firtaleza, loja da Avenida Santos Dumont) e apresentar um boleto – físico ou digital, pago ou a vencer – junto com um documento com CPF, levará na hora um Cheddar Duplo. Para deixar a experiência ainda melhor, os clientes, que mostrarem também o aplicativo da Serasa instalado em seu celular levam de bônus uma batata frita média. A oferta é limitada a um resgate por CPF e carro. Para aquecer a dinâmica, as marcas também lançaram um filme especial nas redes sociais, o “BoleThru: A Vingança aos Boletos”, que aproveita a estética de ...