Pular para o conteúdo principal



Cine Miau lança Cartilha Pedagógica

Uma Live às duas da tarde, nesta sexta-feira (4 de dezembro) lança o Cine Miau, Mostra de Audiovisual Infantil que em 2021, de 10 de fevereiro a 13 de março, levará às telas de cinco cidades cearenses (Fortaleza, Canindé, Caucaia, Itapipoca e Santa Quitéria) filmes que estão fora do circuito de Cultura de Massa, diversificando as referências artísticas e culturais das crianças.


Lançado em 2019, o Cine Miau surgiu com a ideia de democratizar o acesso à Cultura e despertar nas crianças, através do audiovisual, valores como cidadania, amizade e sustentabilidade, com foco no protagonismo infantil.

Para isso, traz uma seleção de 15 filmes de curta-metragem do Brasil, da Alemanha, da Rússia e da Itália, que despertam o encantamento, o pensamento, a diversão e a reflexão. A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora do comKids e do Prix Jeunesse Ibero-americano, festivais reconhecidos no país pelo cuidado com o conteúdo audiovisual de qualidade que é apresentado ao público infantil.

Um dos elementos que mais inspiram a curadoria do Cine Miau é o humor e, além dele, outros aspectos são levados em conta: filmes que nos ajudam a ver mais além da ideia de verdade e narrativa única; produções que garantam a representatividade das muitas infâncias, seja por meio dos personagens, seja pelos territórios, modos de viver, fazer, brincar; a relação criativa e dialógica entre adultos e crianças; a autonomia e genuinidade dos personagens infantis na vivência dos seus conflitos e dramas; a diversidade de temas e abordagens.

CADERNO MIAU E LANÇAMENTO DA PROGRAMAÇÃO - É com Vanessa Fort que Emídio Sanderson, um dos diretores do Cine Miau, conversa na sexta (4), em uma Live às duas da tarde. Na ocasião, lançam o Caderno Miau, uma publicação pedagógica que servirá de ferramenta para professores de escolas públicas e privadas e também para os pais desenvolverem atividades com as crianças a partir dos filmes que serão exibidos nesta edição do Cine Miau.

O Caderno Miau propõe aos educadores e pais exercícios de crítica e análise junto às crianças. Para isso, usa um filme como exercício dialógico com as crianças, a fim de estimular sua participação, percepção e crítica em relação ao filme. A partir de perguntas inspiradoras, o Caderno Miau sugere que criem outras a partir dos seus próprios territórios e estudantes.

Em seguida, acontece o lançamento virtual de toda a programação do Cine Miau, com duas horas de exibição de curtas-metragens. Os filmes ficarão disponíveis até 5 de fevereiro de 2021 no Canal da Invento Produções Culturais no Youtube. Os 15 curtas vão compor duas programações, com uma hora de duração cada.

EM 2021 - De 10 de fevereiro a 13 de março o Cine Miau estará em circulação em espaços de Fortaleza e quatro cidades (Canindé, Caucaia, Itapipoca e Santa Quitéria), com exibições abertas ao público e exclusivas para escolas, sempre seguindo os Protocolos Sanitários definidos no período pelo Governo do Ceará e as autoridades locais. A abertura da programação presencial será no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com sessões em 10 e 11 de fevereiro para 480 estudantes de Escolas Públicas (240 por dia), com tradução em libras e audiodescrição.

Na programação no Interior, com exceção de Canindé, escolas públicas abrem suas portas para a comunidade com as sessões do Cine Miau. As quadras de esporte dessas instituições se transformarão numa sala de cinema ao ar livre. A proposta é criar um espaço de fruição cultural e convivência comunitária.

Em Fortaleza para o público em geral - Em 12 de fevereiro, a programação segue para o Cinema Dragão do Mar, com sessões gratuitas e abertas ao público. No final de semana seguinte (19, 20 e 21 de fevereiro), o Cine Miau estará:
  • Sexta (19 de fevereiro) - Comunidade do Poço da Draga (Praia de Iracema).
  • Sábado (20 de fevereiro) - Teatro do Centro Cultural Bom Jardim.
  • Domingo (21 de fevereiro) - Parque do Cocó. 
Nos locais ao ar livre, é montada uma estrutura de cinema com um telão inflável.

Caucaia e Canindé – De terça (23) a sábado (27 de fevereiro), o Cine Miau vai para Caucaia, levando exibições exclusivas para alunos de três escolas públicas e para a reserva indígena Anacé. A partir da terça (23 de fevereiro), Canindé recebe a mostra pela primeira vez, com sessões específicas para alunos de escolas públicas até sexta (26 de fevereiro), na Praça dos Mestres.

Santa Quitéria e Itapipoca – Em março de 2021, o Cine Miau chega pela primeira vez a:
  • Santa Quitéria, de 2 a 5 de março.
  • Itapipoca, de 9 a 13 de março.
Vão para Santa Quitéria e Itapipoca a mesma seleção de filmes de curta-metragem para estudantes, incluindo uma sessão especial em cada uma das duas cidades para toda a família.
  • Apresentado pelo Ministério do Turismo/Lei de Incentivo à Cultura e pela Aeris, o Cine Miau é uma produção da Invento Produções Culturais e D'grau. 
  • Tem o apoio da Cagece, prefeituras de Fortaleza, Canindé, Caucaia, Santa Quitéria e Itapipoca. 
  • Tem como parceiros: Ação Humanitária, Centro Cultural Grande Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Cineteatro São Luiz e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
  • Patrocínio: Rubberloss, Grupo DASS, Democrata e Aeris.
  • Realização: Seara, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo/ Lei de Incentivo à Cultura.
  • Divulgação: Blog do Lauriberto.
OS FILMES

SESSÃO 1
  • Animanimals: Elephant – Direção: Júlia Ocker. Animação. 3'37. Alemanha 2018
  • Caquinhas em asfalto – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre
  • Trudi e Kiki – Direção: Eva Furnari. Comédia. 7'. Brasil. 2008. Livre
  • My Strange Grandfather – Direção: Dine Veliskovkaya. Animação. 9'. Russia. 2011. Livre
  • Lá do alto - Direção: Luciano Vidigal. Ficção / Infantil. 8'. Brasil. 2018. Livre.
  • Caquinhas Ninja – Direção: Cesar Cabral. Animação. 1'. Brasil. 2004. Livre
  • Me liga na lata – Maranhão – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre.
  • Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre
  • Videoclipe "Lavar as mãos" – Palavra Cantada. 1'27. Brasil. Livre

SESSÃO 2
  • O Filho do Vizinho – Direção: Alex Vidigal. Infantil. 7'. Brasil. Livre
  • As Aventuras de Pety – Direção: Anahí Borges. Aventura. 14'. Brasil / Itália. 2019. Livre
  • A corda acorda – Direção: Ana Luiza Primo, Clara Barros e Julia Nicolescu. Infantil. 1'. Brasil. 2019. Livre
  • Casinhas – Direção: Renata Meireles. Documentário. 2'. Brasil. 2014. Livre.
  • Me liga na lata – Bahia – Direção: David Reeks e Renata Meirelles. Documentário. 26'. Brasil. Livre
  • Filmar o mundo dentro de casa – Direção: Rúbia Mércia. Documentário. 8'30 Brasil. 2020. Livre
  • Vídeoclipe "Lavar as mãos" – Palavra Cantada – 1'27. Brasil. Livre

SERVIÇO
  • CINE MIAU
  • Sexta (4 de dezembro), a partir das 14 horas: Live de lançamento do Caderno Miau e da programação do Cine Miau. 
  • De 4 de dezembro de 2020 a 5 de fevereiro de 2021: curtas-metragens disponíveis no canal da Invento Produções culturais no Youtube.
  • De 10 de fevereiro a 13 de março de 2021: programação presencial em Fortaleza, Caucaia, Canindé, Santa Quitéria e Itapipoca.
  • Informações: (85) 3048-6077.
  • Site: www.cinemiau.com.br
  • Instagram e Facebook: cine.miau
  • Canal no Youtube: Invento Produções Culturais
  • https://www.youtube.com/channel/UC0Ws3qcvDn5VbOB50Kcq-cg

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...