Pular para o conteúdo principal



Estados Unidos elegem nesta terça presidente para 2021-2024

Nesta terça-feira (3) tem a Eleição para presidente e vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) para o quadriênio 2021-2014. Confira a reportagem do Diário do Nordeste assinada pelo editor de Internacional, Sérgio Ripardo:



- Sem um candidato favorito inconteste e sem prazo oficial para anúncio do vencedor do novo ocupante da Casa Branca, os EUA vão hoje às urnas, em plena pandemia do Novo Coronavírus, sob um clima de intensa polarização ideológica e política.

O presidente republicano Donald Trump, de 74 anos, em segundo lugar nas últimas pesquisas, atrás do democrata Joe Biden, de 77 anos, ameaça contestar uma possível derrota, alegando fraudes no processo eleitoral, um cenário extremo que pode abalar a imagem da democracia americana e contaminar as previsões pessimistas de recuperação rápida da economia mundial devido às incertezas sobre quem tomará posse em 20 de janeiro de 2021.

Nos últimos dias, a mídia americana noticiou que a estratégia de Trump é, na noite de hoje, declarar-se vencedor, mesmo sem o fim da apuração dos votos, que pode demorar dias devido ao grande número de votos enviados pelos Correios. Essa pressa seria um pretexto para questionar uma possível virada dos números a favor de Biden na contagem dos votos em estados-chaves e decisivos, como a Flórida e a Pensilvânia, onde não está claro qual será a escolha majoritária dos eleitores.

Uma possível contestação de Trump sobre o resultado da eleição na Suprema Corte tem potencial de causar turbulências no mercado financeiro e desafiar o mundo da diplomacia a encontrar uma solução para um impasse na segunda maior democracia do mundo, atrás apenas da Índia.

Para especialistas, ao incitar uma guerra jurídica sobre o resultado da eleição, o presidente mais polêmico da história dos EUA colocou a democracia do país sob seu maior teste de estresse desde a Guerra Civil, entre 1861 e 1865, quando estados do Sul lutaram contra os do Norte pela manutenção da escravidão. Há temores de que, diante de uma eventual radicalização, nem a eleição consiga restaurar a força da democracia no País.

Pandemia - A avaliação dominante é que, se confirmada uma derrota de Trump, como projetam as pesquisas, a culpa seria de sua postura negacionista diante da pandemia da Covid-19, uma aposta política que foi reproduzida por outros líderes políticos de governos direitistas pelo mundo.

Até ontem, os EUA acumulavam mais de 9,5 milhões de infectados pelo Novo Coronavírus, sendo que mais de 236 mil morreram. Trata-se do País com o maior número de casos e de óbitos. No início da pandemia, no fim de março, a Casa Branca chegou a projetar 100 mil mortes no país.

O confinamento das populações provocou, em seguida, uma interrupção das atividades produtivas em todo o Planeta, o que provocou demissões em massa e quebra de empresas. Com isso, o principal trunfo eleitoral de Trump (o registro da menor taxa de desemprego nos EUA em 50 anos, exaltada em 2019) desapareceu no primeiro semestre deste ano.

Mesmo contraindo Covid-19 com a primeira-dama, Melania Trump, e seu entorno de auxiliares na Casa Branca, o presidente manteve atitudes de minimizar a gravidade da pandemia, de prometer a disponibilidade de uma Vacina antes do pleito de amanhã, o que acabou não se confirmando, além de recusar o uso de máscara e manter a agenda de aglomerações em comícios, contrariando as recomendações das principais autoridades de Saúde Pública.



Instabilidade - A disposição de Trump de contestar o Processo Eleitoral pode repetir um impasse visto em 2000, quando a Suprema Corte decidiu encerrar a recontagem dos votos e declarar a vitória do republicano George W. Bush, derrotando o democrata Al Gore.

“Atualmente, a polarização social é muito maior, e uma decisão como aquela de 20 anos atrás poderia causar instabilidade social”, analisa o professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro “Mundo Pós-Ocidental”, Oliver Stuenkel.

Antes do pleito de hoje, a Suprema Corte já teve de julgar casos envolvendo a votação em vários estados. “Na Carolina do Sul e no Wisconsin, a decisão acabou dificultando o voto - o que é bom para Trump. Já na Pensilvânia e na Carolina do Norte, a balança virou em favor dos democratas, e o Tribunal autorizou uma prorrogação de três e nove dias, respectivamente, para cédulas enviadas pelo correio”, observa Stuenkel.

A maior preocupação dos democratas, segundo o professor da FGV, é que, em uma das sentenças, o juiz Brett Kavanaugh fez referência à decisão controversa de 2000.

“Três dos nove juízes que hoje integram a Suprema Corte, inclusive Kavanaugh e Amy Coney Barrett, trabalharam na equipe de George W. Bush na Flórida em 2000”, recorda Stuenkel.

O risco de impasse na apuração dos votos não preocupa só a definição de quem será o próximo presidente e seu vice. O pleito de hoje também vai escolher 35 senadores, 435 deputados federais, 11 governadores e 5.000 deputados estaduais. O sistema de votação é indireto, através do colégio eleitoral, com delegados que representam a população dos 50 estados. Há no total 538 votos no colégio eleitoral, e um candidato vence se tiver pelo menos 270 votos.



Como Bolsonaro vai se posicionar - A Diplomacia Brasileira recomendou ao presidente Jair Bolsonaro sobre como agir em cenários previstos para o resultado da eleição americana. Um deles é visto no Palácio do Planalto como de "considerável probabilidade": a contestação do resultado por parte do aliado, Donald Trump, em caso de derrota por margem apertada. Neste caso Bolsonaro seria aconselhado a silenciar.

Dois colaboradores da equipe brasileira sugerem comedimento. Ouvidos reservadamente um deles disse que será necessário "esperar a poeira baixar", em caso de Judicialização. O outro afirma que a hipótese, já aventada por Trump, "exigirá cautela do nosso lado, para não se precipitar na Comunicação". Se a vitória de Biden for folgada, o Governo Brasileiro deve reconhecer a vitória".
  • Sérgio Ripardo.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...