Pular para o conteúdo principal

Morre radialista Eugênio Stone

Morreu neste sábado (7), Dia do Radialista, aos 62 anos, o agitador cultural, radialista, publicitário, músico, baterista, cantor, compositor, produtor, cerimonialista, humorista, cronista e torcedor do Ceará, Eugênio Gustavo Normando Stone. Eugênio Stone tinha Mal de Alzheimer e em consequência doença neurológica por dez anos.

O velório é no Memorial Funeral Home, na Avenida Alberto de Sá, no Papicu. O sepultamento será neste domingo (8), às 8 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano.


Fotos do Arquivo de Cláudio Teran e Will Nogueira

Inácio Carvalho - Inacreditável ver o Stone partir, e desta forma. O conheci há mais de 40 anos, no Festival de Música Mandacaru, em Sobral e chamava atenção sua energia, vitalidade e talento musical. Anos depois o vi como radialista e novamente as mesmas características. Stone deixa um legado importante. Parta em paz, cara", homenageou o professor Inácio Carvalho.

Lauriberto Braga - Conheci Stone na Rádio AM do Povo, FM do Povo, depois na FM 93, TV Diário e na Rádio Assembleia FM. Um cara do bem. Voz e competência de locutor. Há dias vinha sofrendo no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) com o danado do Mal de Alzheimer, que provocou nele há anos um doença neurológica degenerativa. Deixa sim, um legado de um intelectual da Comunicação Brasileira".

Vevé Silva - Hoje estou começando esse sábado triste. É que logo cedo ao abrir as redes sociais dei de cara com uma notícia dando conta do falecimento às 7h10 da manhã do nosso querido amigo Eugênio Stone. Falar de Stone, como era carinhosamente tratado pelos amigos é desnecessário. Foi profissional de primeira em todas as funções que exerceu. Como radialista. Apresentador de TV. Músico. Compositor. Garoto Propaganda e outras mais. Sempre fez tudo com o maior carinho e competência. Era um profissional dedicado ao que fazia. Neste momento de dor para a família, venho aqui me juntar aos inúmeros amigos e me solidarizar com a querida Silvana Stone, filhos e família. Stone era um pai de família exemplar. Que o nosso BOM DEUS o receba de braços abertos em sua nova morada e ao lado do mano Jason Stone que havia partido antes em 2014. Saudades eternas!!!

Fátima Abreu - Hoje nós nos despedimos de mais um colega de trabalho. Eugênio Stone nos deixou depois de muito padecer por conta do Alzheimer. Que Deus te receba em luz. Eugenio Stone foi o primeiro coordenador de programação da rádio FM Assembleia e o primeiro apresentador do programa Qual é o Tom do Ceará? Stone sofria de Alzheimer que o afastou do trabalho na Comunicação. Ele também fez parte da equipe do cerimonial da Assembleia Legislativa".

Haroldo Holanda - Nosso mais profundo pesar pela partida do amigo de longas datas na Comunicação e na Música, na Capital e no Interior. Gente da melhor qualidade está deixando a Terra. Com certeza também já é Luz em outra dimensão. A-Deus, Eugênio Gustavo Normando Stone".

Cláudio Teran -  Ele tocava bateria. Era compositor. Cantor. Radialista.  Jornalista. Escrevia e desenhava. Gentil e atento. Um dos melhores caras que conheci, sublimou. 

Eugênio Gustavo Normando Stone se foi depois de  uma doída e brava luta, teimosa luta para continuar neste plano. Desde 2011 estava fora da cena.

 Ele e seu irmão Jason Stone, que subiu antes, com meros 41 anos, estão entre as pessoas mais sábias que conheci em toda a minha história de vida.  

Os dois foram alunos brilhantes na Escola, eram de colecionar notas dez sem estudar, aprendiam tudo o que queriam como se soubessem sempre.  Foi assim que Eugênio Stone se tornou Músico,  ao domar em seu colo um violão, e fazer vibrar em  seus longos dedos o teclado de um piano. Não o ensinaram. Era o dom que o guiava.

 Havia nele um modo de sorrir que transmitia todas as melhores boas intenções que um ser humano é capaz de mandar. Tinha bondade, carinho, luz, simplicidade, gentileza, humildade, misturadas naquele sorriso largo que unia e ligava. 

Nos conhecemos nas Redações da vida, em papos intermináveis, nas arengas e caronas e em todas as pautas, vivências e coberturas que dividimos por aí ao longo da carreira. 

Confesso que eu não tinha coragem de vê-lo debilitado pela silenciosa Doença de Alzheimer que o pegou de surpresa, minando lentamente sua resistência, até freá-lo e pará-lo. Optei por preservar vivo na memória aquela essência do sujeito maior que Stone foi.

Dele guardarei o timbre de voz que transmitia o que ele de fato sentia. A iluminação de seu rosto ao sorrir, e os gestos amplos que fazia com os braços e mãos que ampliavam sua eloquência,  lucidez, "sonhos e delírios também, pois sem  isso, sem eles é mais difícil", dizia.  

E nunca vou esquecer do dia em que ele, no comando do programa Nonato Albuquerque na AM O Povo, levou ao ar a mais linda das crônicas que já escutei sobre o dom e o tom da vida. Entrei no estúdio e pedi a cópia do texto, e ele , iluminado pelo brilho dos olhos e do riso disse, "tem texto não, foi tudo de improviso, deixei meu coração falar". 

Foi o que tentei fazer aqui meu amigo. Meu  coração tentou por mim, dizer da saudade  e da lacuna que ficam sem você.

Let me take you down
'Cause I'm going to strawberry fields
Nothing is real
And nothing to get hung about
Strawberry fields forever...

Escreveu o jornalista e radialista Cláudio Teran.

Eduardo Freire - O conheci nos anos 1980, vivia na casa do Rodger e da Teti, que eram meus vizinhos. Era o baterista nos ensaios que aconteciam lá com frequência. Você que o conheceu mais de perto soube homenagear lindamente o seu amigo com sinceridade e emoção. Meus sentimentos a vc, todos os amigos e familiares do Stone. Que esteja em paz", afirmou o professor Eduardo Freire em referência ao comentário de Cláudio Teran.

Nonato Albuquerque - Pássaro ferido, sem condições de canto, engaiolado num corpo em forma de presídio, a alma humana, às vezes, convive com provações nem sempre explicáveis à luz da Ciência. Era como eu via o amigo Eugênio Stone, um menino passarinho como na canção de Vieira e que carregou nos últimos anos a moléstia que anoiteceu sua memória afastando-o do convívio do trabalho que o fez ser reconhecido como músico, radialista, criatura das mais bem humoradas de se conviver e que, hoje, se libertou da prisão. 

Ainda ontem à noite, durante um live da FEEC-Federação Espírita do Estado do Ceará, abordando o problema do luto e das perdas causadas pela atual pandemia, citei o caso dele, impedindo de cumprir a sua atividade. E pedi vibrações. Cláudio Teran, em suas redes sociais, me atualiza sobre o tempo em que ele conviveu com a doença: desde 2011. 

Alma inquieta de poeta e músico, que sabia tratar de assuntos diversos com a sabedoria de um aprendiz e a segurança de um mestre, Eugênio fez seu nome no rádio. E, incrível, sai do ar (da vida) exatamente no Dia do Radialista. 

Ele e eu estivemos juntos sempre no Rádio. Na FM 93. Na AM do Povo, ele revelou seu lado irreverente com um personagem, 'Eu, gênio', que iluminava o programa com a graça e o humor stoniano. 

Sua presença era agradável. Sua conversa, estimulante. Seu sorriso, alimentava outros. E quando nos reuníamos para celebrar vitórias da profissão ou, simplesmente, tomar umas geladas para nos fazermos mais próximos, era do Eugênio as boas tiradas. Quem melhor do que eu para dizer da emoção de suas crônicas, alguma feitas de improviso no horário das tardes. Pena que o rádio cearense não preserve sua memória em arquivos históricos.

Quando nos apartamos da convivência do trabalho na emissora, ele foi atuar na Assembleia Legislativa, como cerimonialista, deixando uma saudade que era compreensível pela busca de novas empreitadas, Mas como na vida, toda perda tem a sua porção de lucro, fomos descobrir Stone entre os amigos de ideal espírita. Sua atuação orientando os cursos do GEPE é inesquecível.

A última vez que o visitei em sua casa, ele já não reconhecia as pessoas. Não tinha a mobilidade do jovem que, um dia, conhecemos. O Mal de Alzheimer retirara de seu cérebro dados, datas, nomes, identidade. Possivelmente, o íntimo de sua alma tinha noção das causas dessa provação. Ele dignificou esse estágio com a nobreza dos sábios. Deixa a dimensão terrena para adentrar no mundo real de onde todos nos originamos e para onde retornaremos quando chegar a nossa hora. 

Pássaro livre, em condições de voo, seu canto sublimará as alturas e compensará aos que se acham perdidos no meio do caminho", disse o jornalista e radialista Nonato Albuquerque.

Robério Lessa - Espero que encontre a paz que almejamos. Seu sofrimento (e só Deus sabe o motivo ) não combinava com aquela pessoa de voz calma, bom astral e sempre de bem. Convivi com ele e sempre achei que era uma pessoa pacata que não faria mal a ninguém, talvez a si mesmo, talvez. Que ele possa receber o que de bom vivemos com ele em forma de energia, que ele possa receber toda a luz das orações e das lembranças boas de sua passagem", homenageou o radialista e jornalista Robério Lessa.

André Marinho - Triste pela partida de meu amigo Eugênio Stone, excelente profissional e com quem tive a honra de trabalhar em muitos eventos de Automobilismo e carros, que Deus te receba de braços abertos meu ídolo e a gente se encontra na próxima curva", escreveu o jornalista André Marinho.

Will Nogueira - Eugênio Normando Gustavo Stone. Estudamos juntos no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) e um belo dia nos encontramos nos corredores do Sistema Verdes Mares (SVM). Era um concurso para novos locutores. Lembro bem dos escolhidos: Stone, Tom Cavalcante, Marcos Pedreira. Adriano Monte e Jason Williams (irmão do Stone). Stone sempre foi um cara leve, de muita sensibilidade com a Música. Tocava vários instrumentos. Sempre de bom humor, conquistava fácil fácil de quem se aproximava. Vai ficar na lembrança de todos nós como um bom parceiro. E bote bom parceiro nisso".

Alive Stone - Com a morte de Stone sugiro ficar mantida em homenagem a Série de Lives Alive Stone:

- Vem aí a Mostra Virtual Alive Stone, arte em prol da vida.

Artistas unidos numa homenagem ao nosso irmão Eugênio Stone.

A mostra também arrecadará fundos para sua família, já muito desgastada nessa longa luta pela vida que acabou neste sábado (7). 

As Lives estão marcadas para segunda (9), terça (10) e quarta (11) com a seguinte Programação:

Segunda (9)
Terça (10)
Quarta (11)
Eis os dados bancários para quem já puder e quiser doar: 
  • Victoria Gonçalves Moreira Normando Stone
  • Banco do Brasil
  • Agência 3474-6
  • Conta 60606-5
  • CPF: 670.959.503-00
Stone deixa viúva dona Silvana e orfã a filha Victoria.

Silvana StoneNas ironias da vida, nosso amado Eugênio Stone veio a falecer no Dia do Radialista, sua tão amada profissão. Agradecemos todas as mensagens de carinho”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não