Pular para o conteúdo principal



Morre radialista Eugênio Stone

Morreu neste sábado (7), Dia do Radialista, aos 62 anos, o agitador cultural, radialista, publicitário, músico, baterista, cantor, compositor, produtor, cerimonialista, humorista, cronista e torcedor do Ceará, Eugênio Gustavo Normando Stone. Eugênio Stone tinha Mal de Alzheimer e em consequência doença neurológica por dez anos.

O velório é no Memorial Funeral Home, na Avenida Alberto de Sá, no Papicu. O sepultamento será neste domingo (8), às 8 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano.


Fotos do Arquivo de Cláudio Teran e Will Nogueira

Inácio Carvalho - Inacreditável ver o Stone partir, e desta forma. O conheci há mais de 40 anos, no Festival de Música Mandacaru, em Sobral e chamava atenção sua energia, vitalidade e talento musical. Anos depois o vi como radialista e novamente as mesmas características. Stone deixa um legado importante. Parta em paz, cara", homenageou o professor Inácio Carvalho.

Lauriberto Braga - Conheci Stone na Rádio AM do Povo, FM do Povo, depois na FM 93, TV Diário e na Rádio Assembleia FM. Um cara do bem. Voz e competência de locutor. Há dias vinha sofrendo no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) com o danado do Mal de Alzheimer, que provocou nele há anos um doença neurológica degenerativa. Deixa sim, um legado de um intelectual da Comunicação Brasileira".

Vevé Silva - Hoje estou começando esse sábado triste. É que logo cedo ao abrir as redes sociais dei de cara com uma notícia dando conta do falecimento às 7h10 da manhã do nosso querido amigo Eugênio Stone. Falar de Stone, como era carinhosamente tratado pelos amigos é desnecessário. Foi profissional de primeira em todas as funções que exerceu. Como radialista. Apresentador de TV. Músico. Compositor. Garoto Propaganda e outras mais. Sempre fez tudo com o maior carinho e competência. Era um profissional dedicado ao que fazia. Neste momento de dor para a família, venho aqui me juntar aos inúmeros amigos e me solidarizar com a querida Silvana Stone, filhos e família. Stone era um pai de família exemplar. Que o nosso BOM DEUS o receba de braços abertos em sua nova morada e ao lado do mano Jason Stone que havia partido antes em 2014. Saudades eternas!!!

Fátima Abreu - Hoje nós nos despedimos de mais um colega de trabalho. Eugênio Stone nos deixou depois de muito padecer por conta do Alzheimer. Que Deus te receba em luz. Eugenio Stone foi o primeiro coordenador de programação da rádio FM Assembleia e o primeiro apresentador do programa Qual é o Tom do Ceará? Stone sofria de Alzheimer que o afastou do trabalho na Comunicação. Ele também fez parte da equipe do cerimonial da Assembleia Legislativa".

Haroldo Holanda - Nosso mais profundo pesar pela partida do amigo de longas datas na Comunicação e na Música, na Capital e no Interior. Gente da melhor qualidade está deixando a Terra. Com certeza também já é Luz em outra dimensão. A-Deus, Eugênio Gustavo Normando Stone".

Cláudio Teran -  Ele tocava bateria. Era compositor. Cantor. Radialista.  Jornalista. Escrevia e desenhava. Gentil e atento. Um dos melhores caras que conheci, sublimou. 

Eugênio Gustavo Normando Stone se foi depois de  uma doída e brava luta, teimosa luta para continuar neste plano. Desde 2011 estava fora da cena.

 Ele e seu irmão Jason Stone, que subiu antes, com meros 41 anos, estão entre as pessoas mais sábias que conheci em toda a minha história de vida.  

Os dois foram alunos brilhantes na Escola, eram de colecionar notas dez sem estudar, aprendiam tudo o que queriam como se soubessem sempre.  Foi assim que Eugênio Stone se tornou Músico,  ao domar em seu colo um violão, e fazer vibrar em  seus longos dedos o teclado de um piano. Não o ensinaram. Era o dom que o guiava.

 Havia nele um modo de sorrir que transmitia todas as melhores boas intenções que um ser humano é capaz de mandar. Tinha bondade, carinho, luz, simplicidade, gentileza, humildade, misturadas naquele sorriso largo que unia e ligava. 

Nos conhecemos nas Redações da vida, em papos intermináveis, nas arengas e caronas e em todas as pautas, vivências e coberturas que dividimos por aí ao longo da carreira. 

Confesso que eu não tinha coragem de vê-lo debilitado pela silenciosa Doença de Alzheimer que o pegou de surpresa, minando lentamente sua resistência, até freá-lo e pará-lo. Optei por preservar vivo na memória aquela essência do sujeito maior que Stone foi.

Dele guardarei o timbre de voz que transmitia o que ele de fato sentia. A iluminação de seu rosto ao sorrir, e os gestos amplos que fazia com os braços e mãos que ampliavam sua eloquência,  lucidez, "sonhos e delírios também, pois sem  isso, sem eles é mais difícil", dizia.  

E nunca vou esquecer do dia em que ele, no comando do programa Nonato Albuquerque na AM O Povo, levou ao ar a mais linda das crônicas que já escutei sobre o dom e o tom da vida. Entrei no estúdio e pedi a cópia do texto, e ele , iluminado pelo brilho dos olhos e do riso disse, "tem texto não, foi tudo de improviso, deixei meu coração falar". 

Foi o que tentei fazer aqui meu amigo. Meu  coração tentou por mim, dizer da saudade  e da lacuna que ficam sem você.

Let me take you down
'Cause I'm going to strawberry fields
Nothing is real
And nothing to get hung about
Strawberry fields forever...

Escreveu o jornalista e radialista Cláudio Teran.

Eduardo Freire - O conheci nos anos 1980, vivia na casa do Rodger e da Teti, que eram meus vizinhos. Era o baterista nos ensaios que aconteciam lá com frequência. Você que o conheceu mais de perto soube homenagear lindamente o seu amigo com sinceridade e emoção. Meus sentimentos a vc, todos os amigos e familiares do Stone. Que esteja em paz", afirmou o professor Eduardo Freire em referência ao comentário de Cláudio Teran.

Nonato Albuquerque - Pássaro ferido, sem condições de canto, engaiolado num corpo em forma de presídio, a alma humana, às vezes, convive com provações nem sempre explicáveis à luz da Ciência. Era como eu via o amigo Eugênio Stone, um menino passarinho como na canção de Vieira e que carregou nos últimos anos a moléstia que anoiteceu sua memória afastando-o do convívio do trabalho que o fez ser reconhecido como músico, radialista, criatura das mais bem humoradas de se conviver e que, hoje, se libertou da prisão. 

Ainda ontem à noite, durante um live da FEEC-Federação Espírita do Estado do Ceará, abordando o problema do luto e das perdas causadas pela atual pandemia, citei o caso dele, impedindo de cumprir a sua atividade. E pedi vibrações. Cláudio Teran, em suas redes sociais, me atualiza sobre o tempo em que ele conviveu com a doença: desde 2011. 

Alma inquieta de poeta e músico, que sabia tratar de assuntos diversos com a sabedoria de um aprendiz e a segurança de um mestre, Eugênio fez seu nome no rádio. E, incrível, sai do ar (da vida) exatamente no Dia do Radialista. 

Ele e eu estivemos juntos sempre no Rádio. Na FM 93. Na AM do Povo, ele revelou seu lado irreverente com um personagem, 'Eu, gênio', que iluminava o programa com a graça e o humor stoniano. 

Sua presença era agradável. Sua conversa, estimulante. Seu sorriso, alimentava outros. E quando nos reuníamos para celebrar vitórias da profissão ou, simplesmente, tomar umas geladas para nos fazermos mais próximos, era do Eugênio as boas tiradas. Quem melhor do que eu para dizer da emoção de suas crônicas, alguma feitas de improviso no horário das tardes. Pena que o rádio cearense não preserve sua memória em arquivos históricos.

Quando nos apartamos da convivência do trabalho na emissora, ele foi atuar na Assembleia Legislativa, como cerimonialista, deixando uma saudade que era compreensível pela busca de novas empreitadas, Mas como na vida, toda perda tem a sua porção de lucro, fomos descobrir Stone entre os amigos de ideal espírita. Sua atuação orientando os cursos do GEPE é inesquecível.

A última vez que o visitei em sua casa, ele já não reconhecia as pessoas. Não tinha a mobilidade do jovem que, um dia, conhecemos. O Mal de Alzheimer retirara de seu cérebro dados, datas, nomes, identidade. Possivelmente, o íntimo de sua alma tinha noção das causas dessa provação. Ele dignificou esse estágio com a nobreza dos sábios. Deixa a dimensão terrena para adentrar no mundo real de onde todos nos originamos e para onde retornaremos quando chegar a nossa hora. 

Pássaro livre, em condições de voo, seu canto sublimará as alturas e compensará aos que se acham perdidos no meio do caminho", disse o jornalista e radialista Nonato Albuquerque.

Robério Lessa - Espero que encontre a paz que almejamos. Seu sofrimento (e só Deus sabe o motivo ) não combinava com aquela pessoa de voz calma, bom astral e sempre de bem. Convivi com ele e sempre achei que era uma pessoa pacata que não faria mal a ninguém, talvez a si mesmo, talvez. Que ele possa receber o que de bom vivemos com ele em forma de energia, que ele possa receber toda a luz das orações e das lembranças boas de sua passagem", homenageou o radialista e jornalista Robério Lessa.

André Marinho - Triste pela partida de meu amigo Eugênio Stone, excelente profissional e com quem tive a honra de trabalhar em muitos eventos de Automobilismo e carros, que Deus te receba de braços abertos meu ídolo e a gente se encontra na próxima curva", escreveu o jornalista André Marinho.

Will Nogueira - Eugênio Normando Gustavo Stone. Estudamos juntos no Colégio Militar de Fortaleza (CMF) e um belo dia nos encontramos nos corredores do Sistema Verdes Mares (SVM). Era um concurso para novos locutores. Lembro bem dos escolhidos: Stone, Tom Cavalcante, Marcos Pedreira. Adriano Monte e Jason Williams (irmão do Stone). Stone sempre foi um cara leve, de muita sensibilidade com a Música. Tocava vários instrumentos. Sempre de bom humor, conquistava fácil fácil de quem se aproximava. Vai ficar na lembrança de todos nós como um bom parceiro. E bote bom parceiro nisso".

Alive Stone - Com a morte de Stone sugiro ficar mantida em homenagem a Série de Lives Alive Stone:

- Vem aí a Mostra Virtual Alive Stone, arte em prol da vida.

Artistas unidos numa homenagem ao nosso irmão Eugênio Stone.

A mostra também arrecadará fundos para sua família, já muito desgastada nessa longa luta pela vida que acabou neste sábado (7). 

As Lives estão marcadas para segunda (9), terça (10) e quarta (11) com a seguinte Programação:

Segunda (9)
Terça (10)
Quarta (11)
Eis os dados bancários para quem já puder e quiser doar: 
  • Victoria Gonçalves Moreira Normando Stone
  • Banco do Brasil
  • Agência 3474-6
  • Conta 60606-5
  • CPF: 670.959.503-00
Stone deixa viúva dona Silvana e orfã a filha Victoria.

Silvana StoneNas ironias da vida, nosso amado Eugênio Stone veio a falecer no Dia do Radialista, sua tão amada profissão. Agradecemos todas as mensagens de carinho”.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170