Pular para o conteúdo principal

TSE projeta Eleição Virtual em 2022

Terminada a votação deste domingo (15 de novembro), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promoveu, em sua sede em Brasília, entrevista coletiva sobre as primeiras horas do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, onde projeto uma Eleição Virtual em 2022.


Participaram da coletiva o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso; o vice-presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin; e a secretária-geral da Presidência da Corte, Aline Osorio. 

Na abertura do evento, o ministro Barroso salientou o papel da imprensa nos dias atuais para a divulgação da informação correta.

Durante a coletiva, o presidente do TSE divulgou os números mais recentes do primeiro dia de votação e reforçou que o primeiro turno vem acontecendo na normalidade esperada pela Justiça Eleitoral. 

- Estamos acompanhado de perto as eleições nos estados. Falei há pouco com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, os maiores colégios eleitorais do Brasil. Ministro Fachin também trouxe notícias do TRE do Paraná, e a secretária geral da Presidência está em contato direto com o presidente do TRE do Amapá”, relatou na abertura da coletiva.


Segundo o presidente do TSE, o percentual de troca de Urnas vem acompanhando a média histórica. Até o momento, precisaram ser substituídas 1,7 mil urnas, o que representa um percentual de 0,38%. Todas tinham material de reposição e foram substituídas imediatamente.

Ocorrências - Em relação às ocorrências, foram contabilizadas 250 até o momento. Trinta candidatos, entre prefeitos e vereadores, foram presos, de um total de 556 mil concorrentes. Trinta e seis eleitores também foram presos.

Em relação ao e-Título, o ministro falou sobre a instabilidade no aplicativo da Justiça Eleitoral, mas lembrou que, nas últimas 24 horas, mais de três milhões de pessoas baixaram o app, de um total de 13 milhões de downloads.

“A principal funcionalidade do e-Título é a identificação do eleitor na seção eleitoral. Nesta função específica, não temos tido problemas. No entanto, o aplicativo possui outras funcionalidades, entre elas a consulta do local de votação e a justificativa, para aqueles que estão fora de sua cidade. Nessas funções, e devido à quantidade excessiva de acessos, o aplicativo realmente apresentou instabilidade”, esclareceu.

De forma transparente, durante a coletiva, o ministro Barroso lembrou ainda que, devido ao ataque recente ao site do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE reforçou a proteção de seus sistemas e adotou a estratégia de desligar e tirar da rede um dos seus servidores, fazendo o devido backup dos sistemas. “Por isso, o outro em atividade acabou sobrecarregado e afetou o e-Título”, explicou.

Segurança - Barroso disse que neste domingo (15) houve uma tentativa de acessos simultâneos aos sistemas do TSE, mas que isso foi prontamente rechaçado pela área de Tecnologia do Tribunal e empresas de telefonia.

Sobre algumas notícias divulgadas na mídia de que teria havido vazamento de dados de funcionários do Tribunal, o ministro informou que o episódio está sendo apurado. Contudo, adiantou que não se refere à tentativa bloqueada pela área de TI de ataque de hackers neste domingo. “Possivelmente, trata-se de coisa antiga, ocorrida antes de o TSE reforçar os seus sistemas”, afirmou.

Transparência - Durante a entrevista, o ministro fez questão de explicar que o Tribunal tem como um de seus pilares a transparência; portanto, tudo o que for apurado em relação a essa momentânea dificuldade de acesso dos eleitores será divulgado depois de investigado.

O ministro tranquilizou os eleitores que precisam justificar o voto, lembrando que o prazo é de 60 dias depois do pleito e que, para isso, basta entrar no Portal da Justiça Eleitoral e preencher o formulário específico. Até as 15h de hoje, 561 mil pessoas já haviam justificado suas ausências às seções eleitorais no primeiro turno.

Sobre a união das seções eleitorais ocorrida em alguns Estados, o ministro Barroso explicou que isso foi realizado em função de não ter sido concluído o processo de licitação a tempo das eleições deste ano. Por isso, a média de eleitores em uma seção, que é de 380 pessoas, aumentou, em alguns casos, para 430 eleitores.

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do TSE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Morre radialista Pedro Hallan

Morreu na madrugada desta segunda-feira (8) aos 28 anos, o coordenador do Escrete de Ouro do Rádio (Rádios Cidade AM e Jovem Pan News Fortaleza), radialista Pedro Hallan Pinheiro (foto). Ele estava se tratando em casa da Covid-19, mas não resistiu a gravidade da infecção pelo Novo Coronavírus. Pedro Hallan Pinheiro nasceu em 29 de junho de 1992 e morreu em oito de março de 2022.

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Morre radialista Pedro Hallan

Morreu na madrugada desta segunda-feira (8) aos 28 anos, o coordenador do Escrete de Ouro do Rádio (Rádios Cidade AM e Jovem Pan News Fortaleza), radialista Pedro Hallan Pinheiro (foto). Ele estava se tratando em casa da Covid-19, mas não resistiu a gravidade da infecção pelo Novo Coronavírus. Pedro Hallan Pinheiro nasceu em 29 de junho de 1992 e morreu em oito de março de 2022.

Governadores participam do 'Escrevendo o Amanhã Alfabetizado'

Nove governadores participaram do Evento Virtual 'Escrevendo o Amanhã - Alfabetização em Regime de Colaboração', que discutiu a importância do regime de colaboração entre Estados e Municípios para promover uma Alfabetização de Qualidade, com acesso a todos os estudantes e na Idade Certa. Os nove governadores que participaram do Evento: Camilo Santana (Ceará). Belivaldo Chagas (Sergipe). Flávio Dino (Maranhão) Renan Filho (Alagoas). Paulo Câmara (Pernambuco). Wellington Dias (Piauí). Ronaldo Caiado (Goiás). Renato Casagrande (Espírito Santo). Waldez Góes (Amapá). Ceará  - "Os Indicadores Positivos da Educação do Ceará foram apresentados no Evento 'Escrevendo o Amanhã: Alfabetização em Regime de Colaboração', que participei ao lado de outros oito governadores. O Encontro foi organizado pela Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Recentemente, divulgamos os resultados do Spaece, em que alcançamos resultado histórico: pela prim