Pular para o conteúdo principal

Ancoragem da EllaLink parte da Praia do Futuro

A EllaLink anuncia a ancoragem em Fortaleza do Cabo que vai conectar o Brasil diretamente à Europa. Este é o primeiro Cabo de alta capacidade ligando os dois pontos, sem necessidade de dados passarem pelos Estados Unidos.

O Sistema de Cabos será instalado por dois navios distintos da Alcatel Submarine Networks. Um deles atuará em águas brasileiras, enquanto outros instalará o resto do sistema a partir de Sines, Portugal. Durante o trajeto, o cabo será colocado a quase 6 mil metros de profundidade.

As embarcações vão se encontrar no meio do Oceano Atlântico por volta de fevereiro, quando as pontas serão juntadas. A expectativa da empresa é ativar o cabo em maio de 2021.

PRAIA DO FUTURO - A ponta brasileira sai da Paria do Futuro, em Fortaleza. Ali, a EllaLink utiliza a landing station da Telxius, empresa de infraestrutura do grupo espanhol Telefónica (dono da Vivo no Brasil). Ao todo, o cabo terá 6 mil quilômetros de extensão, 72 Tbps de capacidade. A latência – o tempo levado para um dado ir e voltar de uma ponta a outra – será de 60 ms, metade do tempo estimado para as rotas que passam pelos Estados Unidos.

CLIENTES - Do planejamento à construção, o cabo deverá custar os equivalente R$ 1 bilhão. Ele será ativado já com uma carteira de clientes. Os principais são o Bella, projeto de interconexão acadêmica da Europa, parceiro do sistema RedClara, que liga instituições de pesquisa da América Latina. O grupo vai usar o cabo para transportar imagens do espaço sideral e da Terra feitas no âmbito do Projeto Copernicus.

Também são clientes âncora operadoras da Ilha da Madeira e do Cabo Verde. Além de chegar a Portugal, o cabo terá ramificações nestes locais e seguirá por via terrestre ainda para Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha) e Marselha (França), onde fará a interconexão com data centers. No Brasil, vai utilizar a rede da Telxius para chegar aos data centers mais movimentados de São Paulo e Rio de Janeiro. Serão conectados data centers da Equinix e da Interxion.

DE DILMA A BOLSONARO - Embora tenha sido “anunciado” pelo governo brasileiro na semana passada, o cabo não tem qualquer participação do governo Bolsonaro nem de empresa estatal em seu lançamento. Trata-se de um projeto 100% privado, apesar de iniciado ainda em 2014 pelo governo Dilma Rousseff.

Naquela época, o plano previa a criação de uma joint venture entre a Telebras e a empresa espanhola Isla Link para construir um cabo que permitisse a troca de dados entre Brasil e Europa sem passagem pelos Estados Unidos. Edward Snowden havia denunciado a espionagem dos norte-americanos sobre autoridades e empresas brasileiras e europeias. E já se sabia que seria complicado para o governo obter recursos para financiar a obra.

No entanto, em 2018, no governo de Michel Temer, essa parceria foi rompida por parte da estatal brasileira, que retirou-se do negócio apontando falta de recursos. Ainda havia expectativa de se manter como cliente do cabo. A decisão que coube ao governo Bolsonaro foi justamente selar a confirmação de que a Telebras abdicava inclusive dos direitos irrevogáveis de uso da estrutura, em 2019, ao não reservar dinheiro para tanto no orçamento da União. Com isso, o cabo passou a ser 100% europeu.

Com informações da Tele.Síntese.

Em 2021 a Capital cearense terá o 15º cabo submarino de fibra óptica em operação. A ancoragem do cabo que liga o Brasil à Europa da empresa EllaLink foi concluída nesta segunda-feira (14), na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ao todo, serão cerca de 6 mil quilômetros de cabos de alta capacidade que conectarão a capital cearense a Sines, em Portugal.

As atividades de instalação marítima a partir de Fortaleza vão se estender pelos próximos meses. Concluída essa etapa, a rede EllaLink entrará em operação no segundo trimestre de 2021. O sistema deve reduzir a latência e melhorar o desempenho das plataformas de telecomunicações.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, a chegada de mais um cabo submarino fortalece uma infraestrutura que está sendo montada no Ceará há alguns anos, altamente propícia para o desenvolvimento do Hub Tecnológico. Maia júnior lembrou ainda que o Ceará permanece como o 2º ponto de maior entrocamento de cabos e conexões no mundo.

“É uma nova economia que se fortalece com a chegada de mais esse cabo. Toda uma indústria, atrelada ao setor de telecomunicações, surge muito forte aqui. São mais de dez mil provedores oferecendo rede de dados no Ceará. E essa infraestrutura atrai os datacenters, que atraem as empresas desenvolvedores de software e ampliam a presença empresarial no Ceará numa área que a gente tem tudo pra se tornar o mais forte no Norte e Nordeste do Brasil”, afirmou o secretário da Sedet.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Adalberto Pessoa, confirma o fortalecimento do Ceará como hub de comunicação do Brasil com mundo. “Mais um importante investimento que aumentará a capacidade de comunicação de dados entre os continentes e torna o Ceará ainda mais relevante para as telecomunicações mundiais e como polo de atração de datacenters e grandes players de serviços de computação em nuvem”, destacou.

Hub Tecnológico - Com 14 cabos submarinos de fibra ótica em operação, Fortaleza se destaca como o segundo ponto de maior entrocamento de cabos de fibra óptica no mundo. Capazes de interligar o Brasil com a África, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul, estima-se que até o fim de 2021, 18 cabos operantes estejam localizados na Capital cearense. As informações são do database especialista em mercado de telecomunicações, o Telegeography.

A localização geográfica contribui para Fortaleza ser considerada um importante polo de concentração de cabos. Alguns dos 14 cabos atuantes hoje já operam desde 2000. Eles ligam Fortaleza a Colômbia, Venezuela, Ilhas das Bermudas, Estados Unidos, Camarões, Portugal, Espanha, Senegal, Cabo Verde, Argentina, Guiana Francesa, entre outros.

No Brasil, a EllaLink conectou seus cabos de fibra óptica por Fortaleza pelo fato de a capital cearense ser um dos locais mais densos do mundo de ancoragem de cabos submarinos. Além disso, Fortaleza fica mais perto de Portugal do que da Flórida. “O sistema de cabos submarinos EllaLink consiste em uma rota direta entre Portugal e o Brasil que resulta em um Round Trip Delay (RTD) inferior a 60ms, menos que a metade do RTD dos sistemas que viajam entre os dois continentes via América do Norte”, diz Diego Matas, Diretor de Operações (COO) da EllaLink. “A capacidade total do cabo é de 72 Tbit/s e foi projetado para funcionar por 25 anos”, acrescenta.

A operação iniciada com ancoragem dos cabos envolve logística e engenharia complexas. O sistema de cabos será instalado por dois navios distintos da Alcatel Submarine Networks, sendo que o Ile de Brehat atuará em águas brasileiras, enquanto o Ile de Sein instalará o resto do sistema a partir de Sines. Durante o trajeto, o cabo será colocado a quase 6.000 m de profundidade.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".