Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O grande vencedor do XIII Prêmio Gandhi de Comunicação é o Diário do Nordeste. O DN arrebatou os três prêmios de Jornalismo Impresso e ainda ganhou o segundo lugar na Categoria Fotojornalismo. O primeiro lugar em Foto foi Fábio Lima, de O Povo; e o terceiro lugar saiu para Edimar Soares, de O Otimista. Os vencedores foram anunciados na tarde desta quarta-feira (16) via online pelo Youtube.


Em Telejornalismo destaque para a TV Assembleia que ganhou o primeiro e segundo lugares. A TV Ceará ficou em terceiro.

Em Radiojornalismo o primeiro lugar ficou para a 810 Verdinha. O segundo e terceiro lugares ficaram com a Jovem Pan News Fortaleza.

Na Categoria Comunicação Interna:

  • Primeiro lugar - Hospital Universitário Walter Cantídio.
  • Segundo lugar - Ministério Público do Ceará.
  • Terceiro lugar - Secretaria de Educação Básica do Ceará.

Na categoria produtor de conteúdo online:

  • Primeiro lugar - Documentário Aqui é Flamengo.
  • Segundo e terceiro lugares - Meu Sertões-Bahia.

Estudante:

  • Impresso - Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Rádio/TV - Unfor (terceiro lugar) e UFC (primeiro e segundo lugares).
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - UFC (terceiro), Universidade de Fortaleza (segundo) e Centro Universitário 7 de Setembro (primeiro lugar).

Para cada primeiro lugar troféu, certificado e R$ 4 mil, exceto para estudante que recebe R$ 2 mil.

Foram inscritos 133 trabalhos.

Nas categorias para estudante, a edição deste ano recebeu 13 de inscrições de Trabalho de Conclusão de Curso da Unifor, UFC e Uni7; além de sete de Mídia Eletrônica, sendo três da Unifor e quatro da UFC.

Nas categorias profissionais: Fotojornalismo recebeu 21, sendo 13 do Jornal Diário do Nordeste, quatro do Jornal O Povo; três do Jornal O Otimista e um do Jornal O Estado; Telejornalismo soma 13 inscrições, sendo cinco da TV Ceará, uma da TV Verdes Mares, três da TV Assembleia e quatro da TV Jangadeiro; Jornalismo Impresso atraiu 15 inscritos, com 12 do Jornal Diário do Nordeste, uma do Jornal O Povo e duas do Jornal do Comércio do Ceará.

Radiojornalismo teve 13 inscrições sendo cinco da Rádio Verdes Mares, duas da Rádio Fortaleza FM, três da Rádio FM Assembleia, duas da Rádio Jovem Pan e uma da Rádio Dom Bosco FM.

A nova categoria deste ano, Comunicação Interna, recebeu 11 inscritos, sendo uma da MRS Estudos Ambientais, uma da Lene Digital, uma da Secretaria de Educação do Governo do Estado (Seduc), uma do Hospital Universitário Walter Cantídio, três da Assembleia Legislativa, duas da M. Dias Branco, uma da Hélice Comunicação e uma do Ministério Público.

A categoria Produtor de Conteúdo cresce a cada ano, comprovando o reconhecimento do prêmio país afora. Foram 40 inscrições este ano, incluindo Fortaleza, Brasília, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis, Maceió e João Pessoa.

Na categoria Impresso, o Diário do Nordeste ocupou os três lugares do pódio com as reportagens: “Mulheres de Quilombo”, autoria de Roberta Kelly de Souza Brito, Helene Cristiane, Germana Cabral, Cristina Pioner, Lorena Cardoso, Gabriela Dourado, Gustavo Marques, Abrahan Lincon e Louse Eugênio (1º lugar); “Juventude Recrutada”, autoria de Emanoela Campelo de Melo e Diego dos Santos (2º lugar); e “Cartas de Presente”, escrito por Dahiana Araújo, Karine Zaranza, Louise Dutra, Theyse Viana, Renato Bezerra, Thatiany Nascimento e Messias Borges (3º lugar).

Em Telejornalismo, os dois primeiros lugares foram conquistados pela TV Assembleia com as reportagens “Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo rio” e “Desafios para um Envelhecimento Cidadão”, ambas de autoria da jornalista Suely Frota. A reportagem “Despedida”, dos jornalistas Lena Ximenes e Everton Lucas, representando a TV Ceará, conquistou o terceiro lugar.

Em Radiojornalismo, a Rádio Verdes Mares adquiriu o primeiro lugar com a reportagem “Cultura e Pandemia”, dos jornalistas Lyana Ribeiro, Daniela de Lavor e Elon Nepomuceno. E a rádio Jovem Pan News obteve o segundo e terceiro lugar com os trabalhos “ABC da infância em Fortaleza” e “Os Milagres da Ciência”, ambos de Carla Soraya, Igor de Lima,Tiago Lima e Débora Brito.

Os jornais O Povo, Diário do Nordeste e O Otimista, respectivamente, ficaram com os três primeiros lugares da categoria Fotojornalismo. As fotografias premiadas foram: “Volta às aulas na pandemia” (Fábio Procópio de Lima); “Mulheres donas de seu tempo” (Fabiane de Paula) e “Cavalaria da PM integra jovens” (Edimar Soares).

Conteúdo online - Crescendo a cada ano, a categoria conteúdo online obteve 40 inscrições de profissionais de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis, Maceió e João Pessoa. Nesta edição o primeiro lugar foi conquistado por Verminosos por Futebol e Sintonia Filmes com o trabalho ‘Aqui é Flamengo’, que contou com a autoria do jornalista Rafael Luis Azevedo e os profissionais de cinema e audiovisual Larissa Cavalcante, Vinicius Augusto Bozzo, Priscille Gomes, Guido Nobre, Mikael Teixeira, David Lima Duarte, Gustavo Brito e Alan Kardec Filho.

O segundo e terceiro lugar ficaram com Meus Sertões, portal de Salvador. Os trabalhos premiados foram “Cruzes Estradeiras” (Paulo Oliveira da Silva e Severino Antônio da Silva) e a série de reportagem "Pessoas Que Mudam A Realidade Do Sertão Para Melhor” (Paulo Oliveira da Silva).

Comunicação Interna - O Hospital Universitário Walter foi o primeiro colocado na categoria Comunicação Interna com o trabalho “As pessoas e a valorização das suas histórias como ferramenta estratégica de comunicação para a construção de uma cultura de paz durante a pandemia de covid-19 no Hospital Universitário Walter Cantídio” (Ludmila Wanbergna Nogueira Félix e equipe).

O Ministério Público do Estado do Ceará conquistou o segundo lugar com o trabalho intitulado como “#TodoCuidadoImporta” (Larissa da Silva Viegas e equipe). Já o terceiro ficou com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará com “Seduc exibe série de publicações com histórias de ex-alunos que ingressaram no ensino superior”, de autoria do Bruno Parente Correia Mota e equipe.

Estudante Mídia Impressa - Com o único trabalho inscrito na categoria, “Caminhos: o futuro da educação cearense” (Antônio Leonardo de Sousa Reis - UFC)

Estudante Mídia Eletrônica

1º. LUGAR: “A um livro de distância” (Beatriz Rabelo Cavalcante - UFC)

2º. LUGAR: “A dois metros: histórias não contadas da pandemia” (Natali Lima de Carvalho - UFC)

3º. LUGAR: “A gente vive com Aids, mas não quer morrer de Aids” (Fayer Yago do Vale Lima - Unifor)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

1º. LUGAR: “Jornalismo de Soluções: uma proposta para notícias em tempos de pandemia” (Maria Aparecida da Silva Souza - UNI7 - Orientadora: Eulália Camurça)

2º. LUGAR: “Democracia além de fronteiras: a função cívica do jornalista na cobertura internacional e humanitária” (Natália Xavier Coelho - Unifor).

3º. LUGAR: “Trajetórias múltiplas: narrativas de pacientes com esclerose múltipla” (Kamyla Cristina Galdino de Freitas - UFC).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".