Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

O grande vencedor do XIII Prêmio Gandhi de Comunicação é o Diário do Nordeste. O DN arrebatou os três prêmios de Jornalismo Impresso e ainda ganhou o segundo lugar na Categoria Fotojornalismo. O primeiro lugar em Foto foi Fábio Lima, de O Povo; e o terceiro lugar saiu para Edimar Soares, de O Otimista. Os vencedores foram anunciados na tarde desta quarta-feira (16) via online pelo Youtube.


Em Telejornalismo destaque para a TV Assembleia que ganhou o primeiro e segundo lugares. A TV Ceará ficou em terceiro.

Em Radiojornalismo o primeiro lugar ficou para a 810 Verdinha. O segundo e terceiro lugares ficaram com a Jovem Pan News Fortaleza.

Na Categoria Comunicação Interna:

  • Primeiro lugar - Hospital Universitário Walter Cantídio.
  • Segundo lugar - Ministério Público do Ceará.
  • Terceiro lugar - Secretaria de Educação Básica do Ceará.

Na categoria produtor de conteúdo online:

  • Primeiro lugar - Documentário Aqui é Flamengo.
  • Segundo e terceiro lugares - Meu Sertões-Bahia.

Estudante:

  • Impresso - Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Rádio/TV - Unfor (terceiro lugar) e UFC (primeiro e segundo lugares).
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - UFC (terceiro), Universidade de Fortaleza (segundo) e Centro Universitário 7 de Setembro (primeiro lugar).

Para cada primeiro lugar troféu, certificado e R$ 4 mil, exceto para estudante que recebe R$ 2 mil.

Foram inscritos 133 trabalhos.

Nas categorias para estudante, a edição deste ano recebeu 13 de inscrições de Trabalho de Conclusão de Curso da Unifor, UFC e Uni7; além de sete de Mídia Eletrônica, sendo três da Unifor e quatro da UFC.

Nas categorias profissionais: Fotojornalismo recebeu 21, sendo 13 do Jornal Diário do Nordeste, quatro do Jornal O Povo; três do Jornal O Otimista e um do Jornal O Estado; Telejornalismo soma 13 inscrições, sendo cinco da TV Ceará, uma da TV Verdes Mares, três da TV Assembleia e quatro da TV Jangadeiro; Jornalismo Impresso atraiu 15 inscritos, com 12 do Jornal Diário do Nordeste, uma do Jornal O Povo e duas do Jornal do Comércio do Ceará.

Radiojornalismo teve 13 inscrições sendo cinco da Rádio Verdes Mares, duas da Rádio Fortaleza FM, três da Rádio FM Assembleia, duas da Rádio Jovem Pan e uma da Rádio Dom Bosco FM.

A nova categoria deste ano, Comunicação Interna, recebeu 11 inscritos, sendo uma da MRS Estudos Ambientais, uma da Lene Digital, uma da Secretaria de Educação do Governo do Estado (Seduc), uma do Hospital Universitário Walter Cantídio, três da Assembleia Legislativa, duas da M. Dias Branco, uma da Hélice Comunicação e uma do Ministério Público.

A categoria Produtor de Conteúdo cresce a cada ano, comprovando o reconhecimento do prêmio país afora. Foram 40 inscrições este ano, incluindo Fortaleza, Brasília, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis, Maceió e João Pessoa.

Na categoria Impresso, o Diário do Nordeste ocupou os três lugares do pódio com as reportagens: “Mulheres de Quilombo”, autoria de Roberta Kelly de Souza Brito, Helene Cristiane, Germana Cabral, Cristina Pioner, Lorena Cardoso, Gabriela Dourado, Gustavo Marques, Abrahan Lincon e Louse Eugênio (1º lugar); “Juventude Recrutada”, autoria de Emanoela Campelo de Melo e Diego dos Santos (2º lugar); e “Cartas de Presente”, escrito por Dahiana Araújo, Karine Zaranza, Louise Dutra, Theyse Viana, Renato Bezerra, Thatiany Nascimento e Messias Borges (3º lugar).

Em Telejornalismo, os dois primeiros lugares foram conquistados pela TV Assembleia com as reportagens “Mineração em Quiterianópolis: o progresso que escorreu pelo rio” e “Desafios para um Envelhecimento Cidadão”, ambas de autoria da jornalista Suely Frota. A reportagem “Despedida”, dos jornalistas Lena Ximenes e Everton Lucas, representando a TV Ceará, conquistou o terceiro lugar.

Em Radiojornalismo, a Rádio Verdes Mares adquiriu o primeiro lugar com a reportagem “Cultura e Pandemia”, dos jornalistas Lyana Ribeiro, Daniela de Lavor e Elon Nepomuceno. E a rádio Jovem Pan News obteve o segundo e terceiro lugar com os trabalhos “ABC da infância em Fortaleza” e “Os Milagres da Ciência”, ambos de Carla Soraya, Igor de Lima,Tiago Lima e Débora Brito.

Os jornais O Povo, Diário do Nordeste e O Otimista, respectivamente, ficaram com os três primeiros lugares da categoria Fotojornalismo. As fotografias premiadas foram: “Volta às aulas na pandemia” (Fábio Procópio de Lima); “Mulheres donas de seu tempo” (Fabiane de Paula) e “Cavalaria da PM integra jovens” (Edimar Soares).

Conteúdo online - Crescendo a cada ano, a categoria conteúdo online obteve 40 inscrições de profissionais de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Campinas, Salvador, Florianópolis, Maceió e João Pessoa. Nesta edição o primeiro lugar foi conquistado por Verminosos por Futebol e Sintonia Filmes com o trabalho ‘Aqui é Flamengo’, que contou com a autoria do jornalista Rafael Luis Azevedo e os profissionais de cinema e audiovisual Larissa Cavalcante, Vinicius Augusto Bozzo, Priscille Gomes, Guido Nobre, Mikael Teixeira, David Lima Duarte, Gustavo Brito e Alan Kardec Filho.

O segundo e terceiro lugar ficaram com Meus Sertões, portal de Salvador. Os trabalhos premiados foram “Cruzes Estradeiras” (Paulo Oliveira da Silva e Severino Antônio da Silva) e a série de reportagem "Pessoas Que Mudam A Realidade Do Sertão Para Melhor” (Paulo Oliveira da Silva).

Comunicação Interna - O Hospital Universitário Walter foi o primeiro colocado na categoria Comunicação Interna com o trabalho “As pessoas e a valorização das suas histórias como ferramenta estratégica de comunicação para a construção de uma cultura de paz durante a pandemia de covid-19 no Hospital Universitário Walter Cantídio” (Ludmila Wanbergna Nogueira Félix e equipe).

O Ministério Público do Estado do Ceará conquistou o segundo lugar com o trabalho intitulado como “#TodoCuidadoImporta” (Larissa da Silva Viegas e equipe). Já o terceiro ficou com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará com “Seduc exibe série de publicações com histórias de ex-alunos que ingressaram no ensino superior”, de autoria do Bruno Parente Correia Mota e equipe.

Estudante Mídia Impressa - Com o único trabalho inscrito na categoria, “Caminhos: o futuro da educação cearense” (Antônio Leonardo de Sousa Reis - UFC)

Estudante Mídia Eletrônica

1º. LUGAR: “A um livro de distância” (Beatriz Rabelo Cavalcante - UFC)

2º. LUGAR: “A dois metros: histórias não contadas da pandemia” (Natali Lima de Carvalho - UFC)

3º. LUGAR: “A gente vive com Aids, mas não quer morrer de Aids” (Fayer Yago do Vale Lima - Unifor)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

1º. LUGAR: “Jornalismo de Soluções: uma proposta para notícias em tempos de pandemia” (Maria Aparecida da Silva Souza - UNI7 - Orientadora: Eulália Camurça)

2º. LUGAR: “Democracia além de fronteiras: a função cívica do jornalista na cobertura internacional e humanitária” (Natália Xavier Coelho - Unifor).

3º. LUGAR: “Trajetórias múltiplas: narrativas de pacientes com esclerose múltipla” (Kamyla Cristina Galdino de Freitas - UFC).

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.