Pular para o conteúdo principal

Há 109 anos era inaugurada a linha de bondes na Aldeota

Confira o 23 de dezembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1890 - O Tribunal da Relação passa a denominar-se, de acordo com o texto constitucional, Tribunal de Apelação. Hoje é o Tribunal de Justiça.

1898 - Morre, em Fortaleza, o desenhista e cenógrafo, Luís Felix Sá (Luís Sá), professor de desenho da Escola Normal. Foi membro da Padaria Espiritual, usando o pseudônimo de Corregio del Sarto. Era filho de Fortaleza nascido a 9/1/1845. Posteriormente seu neto homônimo seria conhecido nacionalmente pelo mesmo nome.

1908 - Assume o cargo de comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Severino da Costa Oliveira Maia, substituindo o capitão de corveta Alberto Carlos da Cunha.

1911 - Inaugurada a linha de bondes de tração animal do Tiro Cearense, na Aldeota.

1915 - Inaugura-se o Cinema Riche na Praça do Ferreira, com a película italiana “O Jóquei da morte”, reinaugurado no ano seguinte aos quatro de março. Era de Luiz Severiano Ribeiro.

1923 - Inaugurada, no governo Ildefonso Albano, parte do prédio destinado a abrigar a Escola Normal, no centro da Praça Figueira de Melo, depois Instituto de Educação Justiniano de Serpa. O arquiteto foi João Sabóia Barbosa.

1925 - A Rua da Marinha, ladeada pelo muro do Cemitério São João Batista, passa a denominar-se Rua Cândido Maia, homenagem ao abolicionista e administrador do referido cemitério.

1925 - A Alfaiataria Francesa, fundada em 1902, na Rua Floriano Peixoto nº 157 (antigo), aparece pertencendo a G. Gurgel & Companhia, formada por Gervásio Gurgel do Amaral e Francisco de Holanda Galvão.

1937 - Morre, no Crato, Jorge Dummar, sócio da firma Dummar & Companhia, em Fortaleza. Hoje é nome de rua no Jardim América e Benfica.

1939 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 57 anos de idade, o coronel do Exército, engenheiro civil e militar Manuel Tibúrcio Cavalcante, superintendente da Rede de Viação Paraná - Santa Catarina. Nascera a 24/12/1882; tornou-se praça no Exército a 24/03/1902; aspirante a 14/02/1908; 2º tenente a 31/12/1908; 1º tenente graduado em 21/01/1914; capitão em 21/07/1919; major a 23/06/1927, Além de ter curso da Escola Militar e engenharia pelo regulamento de 1898. Bacharel em matemática e ciências físicas. Foi prefeito de Fortaleza. Era cearense de Morada Nova nascido a 24/12/1882. Existe em Fortaleza uma rua com seu nome.

1939 - Durante o jogo de futebol entre as equipes do Sport Club Maguari e o Estrela do Mar, no Campo do Prado, realiza-se, através do Ceará Rádio Clube - PRE-9, a primeira gravação de uma narração de futebol em Fortaleza, feita pelo locutor José Cabral de Araújo com a ajuda de Paulo Cabral de Araújo, seu irmão de 17 anos.

1956 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, o comerciante, ex-prefeito, ex-governador e ex-deputado Ildefonso Albano, cearense de Fortaleza nascido em 12/02/1885. Hoje é nome de rua na Aldeota e Dionísio Torres.

1959 - Eleita, em pleito realizado à tarde, na Associação Cearense de Imprensa - ACI, a nova Rainha da Imprensa do Ceará, senhorita Regina Lúcia Sampaio Meyer (Regina Meyer), neta do conhecido médico cearense Pedro Sampaio. Sua coroação foi somente na noite de 18/06/1960. Posteriormente casou-se com Henry Marshall e passou a escrever sob o nome de Regina Marshall.

1964 - O presidente Humberto de Alencar Castelo Branco chega em Fortaleza e instala a Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará.

1964 - Inaugurada a Praça Argentina Castelo Branco, no Bairro de Fátima, entre a Rua Costa Araújo e Rua Coronel João Pontes, interrompendo a Rua Conselheiro Tristão que se abre passando pelas laterais da praça, continuando seu curso normal adiante até a Avenida 13 de Maio. Desde a urbanização da região (1949), a praça existia, sendo um grande campo de barro, com uma cruz de madeira fincada no lado noroeste. É que o local fora escolhido para ser a sede da Paróquia da Paz, que seria desmembrada da Paróquia do Carmo, mas, com a vinda da Imagem Peregrina de Fátima, em 1952, houve a doação de terreno para a atual Igreja de Fátima, morrendo a ideia da criação daquela paróquia. Depois a Paróquia da Paz surgiu na Aldeota. Toda aquela região era conhecida como Alto da Paz.

1972 - A Associação de Bancos do Ceará elege nova diretoria. Presidente - Osvaldo Alves Dantas (Osvaldo Dantas), do Banco da Bahia; Vice-presidente - Francisco Jaime Nogueira Pinheiro (Jaime Pinheiro), do Banco Mercantil do Ceará; 1º Secretário - Amarílio Cavalcante, do Banco de Parnaíba; 2º Secretário - João Wagner Mourão e Silva, do Banco Nacional; 1º Tesoureiro - Carlos Eduardo Lira, do Banco Econômico da Bahia; e 2º Tesoureiro - Manuel Machado de Araújo, do Banco do Ceará; Conselho Fiscal - Evandro Ayres de Moura, do Banco do Estado do Ceará; José Ribamar de Oliveira Simas (José Ribamar Simas), gerente da agência Centro Banco do Brasil; e José Afonso Sancho, do Banco Popular de Fortaleza S. A. - Banfort; Suplentes - José Vidal, do London Bank; Nelmar do Rego Valença, do Banco Mercantil de São Paulo.

1972 - Nomeado comandante do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC o tenente coronel Flares Guedes Henriques de Araújo, que substituirá o também tenente coronel Luís Gonzaga Gameiro Sarahiba.

1973 - A Base Aérea de Fortaleza tem novo Capelão, José Alves Teixeira (Frei Gilberto), da Ordem dos Franciscanos, que vinha exercendo a função de vigário-auxiliar da Igreja do Coração de Jesus, que substitui a Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza), que passou para a reserva da Aeronáutica. Frei Gilberto não terá patente na FAB. Foi nomeado pelo presidente Garrastazu Médici como civil. Posteriormente fez carreira militar.

1973 - Dezessete médicos psicoterapeutas fundam a Sociedade Cearense de Psicoterapia, entidade que se dedicará ao estudo e desenvolvimento da Psicoterapia e Psicanálise no Ceará. A primeira diretoria fica assim constituída: Presidente - Francisco Nóbrega Teixeira; Vice-presidente - Aires Leite; Secretário - Miguel Newton Alencar; Vice-secretário - Hugo Barros; Tesoureiro - Adail Lobo; e Vice-tesoureiro - Benjamim Bacelar.

1975 - Grava depoimento para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez), o pianista concertista Aloysio de Alencar Pinto (Aloísio Pinto), no Jangada Clube, na Praia de Iracema.

1976 - Toma posse, no Clube de Oficiais da Polícia Militar do Ceará, a nova diretoria da Federação Cearense de Futebol-FCF, eleita na semana anterior, tendo na presidência o major Joseneas Barroso Arrais.

1984 - Inaugura-se a sede própria da Federação Cearense de Futebol, prédio construído na administração de Joseneas Barroso Arraes. O arquiteto foi Reginaldo Rangel. O supervisor foi o engenheiro major João Porto Pinheiro. Localiza-se na Rua Paulino Nogueira nº 77, no Benfica, por trás do Estádio Presidente Vargas.

1985 - Assassinado, no Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Cavalcante nº 271, Aldeota, o fotógrafo José Pontes Rocha, proprietário do Estúdio Fotográfico Pontes.

1985 - Morre, aos 35 anos de idade, o advogado José Carvalho Maia, vítima de desastre automobilístico na BR-222.

2004 - A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor entrega para a população de Maracanaú, viadutos e túnel para a passagem de pedestres e veículos. As obras são oficialmente inauguradas proporcionando a eliminação de três passagens de nível. O túnel para veículos e pedestres, com 144m de comprimento, fica sob a Estação Maracanaú e interliga a Avenida Padre José Holanda do Valle à Rua Waldemar de Lima. O viaduto rodoviário da Rua Oriente tem 80m de extensão e interliga a Avenida Padre José Holanda do Valle à Rua 13 do Conjunto Jereissati I. Já o viaduto da Rua Antônio Justa possui 50,9m de comprimento. Ele faz ligação entre a Avenida Padre José Holanda do Valle e a Rua Manuel Pereira.

2004 - A estátua de Iracema Guardiã, que já caiu duas vezes, é recolocada no seu pedestal. Desde agosto passado, ela estava no depósito da Prefeitura, no Centro. Segundo César Teles, restaurador responsável pela obra, após a última queda, a escultura estava com dois punhos quebrados, além do braço direito e das duas pernas. Teles não divulgou os custos da restauração. Ele defende que sejam colocados guardas municipais no local para inibir a ação de vândalos. Apesar da restauração, a paisagem em volta é de descaso, com piso, grades de madeira e um dos refletores quebrado.

2005 - Inaugurada a Praça Manuel Dias Branco, no centro da Rotatória do encontro da Avenida Aguanambi com a BR-116 e Avenida Eduardo Girão, no Bairro de Fátima. O homenageado é comerciante português, líder da empresa que hoje tem seu nome (M. Dias Branco).

2007 - Morre, aos 83 anos de idade, às 5h20, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, no Hospital São Francisco - unidade de cardiologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, RS, o arcebispo emérito de Aparecida do Norte, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, ex-arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider, que estava internado, desde o último dia 10, quando sofreu uma convulsão de origem cardíaca. Seu estado de saúde piorou e foi considerado grave no último dia 11, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral - AVC, passou a respirar por aparelhos e entrou em coma induzido por medicamentos. De acordo com a Província Franciscana São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul, o corpo de dom Aloísio foi embalsamado. Ele sofria de insuficiência cardíaca. Somente neste ano, havia sido internado quatro vezes. Ao longo da vida, sofreu um infarto, tinha pressão alta, passou por oito cirurgias (duas no coração), colocou quatro pontes de safena e um marca-passo. Era também diabético. Seu corpo é velado na Catedral Metropolitana da capital gaúcha e enterrado no dia 27, no cemitério do convento franciscano Daltro Filho, no município de Imigrantes, interior do Rio Grande do Sul.

2007 - Na madrugada irrompe grande incêndio na loja de plásticos Plastcar, na Rua Senador Pompeu, próximo à esquina com a Rua Senador Alencar, no Centro de Fortaleza. É preso um suspeito, Edvan Ferreira da Silva, 18 anos, que a princípio confessa a autoria do incêndio dizendo que estava no telhado do prédio e que ao colocar fogo num pedaço de papel, esse teria caído dentro da loja iniciando o incêndio. Depois passa a negar.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).