Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio apresenta balanço da gestão de 8 anos em Fortaleza

Em visita ao Sistema Verdes Mares (SVM), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu, na manhã desta terça-feira (29), entrevista ao telejornal Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares; e ao Programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM (fotos Marcos Moura). Em resposta aos questionamentos levantados na ocasião, Roberto Cláudio apresentou um balanço dos oito anos em que esteve à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

- Estamos concluindo a gestão com muitas obras entregues e diversas outras em andamento. Há muita satisfação pela transformação realizada em diversas áreas. Na Educação, somos uma das melhores Redes do Brasil em comparação às demais capitais. Mais da metade das nossas matrículas são em Tempo Integral. Além disso, melhoramos os indicadores de aprendizagem. Na Saúde, consolidamos uma Rede de UPAs e Policlínicas, construímos o IJF2 e o Hospital da Criança, e estruturamos a Atenção Primária. O sentimento de realização se estende, ainda, à infraestrutura de mobilidade urbana implantada, à iluminação, às torres de Segurança e ao maior programa de requalificação de espaços públicos da Capital”, citou.

Nessa perspectiva, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa, inclusiva, participativa e desenvolvida. 

- Além do maior PIB do Nordeste, somos a capital que mais reduziu desigualdades de 2016 a 2019 segundo o Unicef. Os indicadores falam mais alto do que qualquer discurso. Não se trata apenas de produzir riqueza, mas de garantir oportunidades a quem mais precisa. Isso se conquista por meio da relação construída entre Governo, Prefeitura, Câmara Municipal, empreendedores e trabalhadores. É preciso registrar gratidão pelas críticas e pela colaboração dos cidadãos da Cidade”, declarou.

Mesmo diante dos avanços, a atuação da gestão permanecerá intensa até o dia 31 de dezembro deste ano. 

- Durante a Pandemia, as obras públicas foram paradas em virtude da segurança dos trabalhadores. No entanto, todas estão retomadas e, até o fim deste ano, teremos uma intensa agenda de inaugurações. Além de novas Areninhas, serão entregues pequenas reformas em postos e escolas, trechos do Parque Rachel de Queiroz e a Praça José de Alencar”, exemplificou.

A partir de 2021, o prefeito eleito, José Sarto, terá a missão de inaugurar importantes intervenções em andamento, a exemplo da Nova Avenida Beira Mar. 

- Algumas obras seguem com dinheiro garantido em caixa para a conclusão. As equipes de transição estão em constante diálogo. A obra física da Beira Mar está praticamente pronta, demandando de 30 a 60 dias para o término. Além disso, a Feirinha ainda precisa ser montada, mas por se tratar de uma nova estrutura, composta por materiais diferentes, isso deve acontecer rapidamente”, estimou.

Para Roberto Cláudio, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa

Os impactos provenientes da intervenção deverão alavancar o turismo durante o processo de retomada da economia à luz das orientações sanitárias em virtude da pandemia do Novo Coronavírus. 

- Isso atrairá investimentos e visitantes, potencializando ciclos de emprego e renda em toda a Cidade. Com a Covid-19, o turismo do mundo inteiro foi impactado porque a pandemia não respeita fronteiras. Fortaleza é um hub aeroportuário. Então, enquanto não houver a vacinação em massa, todos os cuidados permanecerão uma premissa básica”, ponderou.

Roberto Cláudio citou obras recém-entregues, a exemplo da Nova Rua dos Tabajaras, da reforma do Estoril e da inauguração do Polo da Varjota. “A futura gestão continuará a investir em infraestrutura, pensando em outras dimensões. Deverá haver, inclusive, investimentos internacionais para a promoção turística”, antecipou.

Nesse sentido, em janeiro, conforme adiantado, haverá reuniões entre a nova administração municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir melhorias direcionadas ao transporte público, à retomada das aulas e à recuperação econômica.

Enfrentamento à Pandemia - Os principais desafios postos para 2021 incluem o enfrentamento à pandemia ainda vigente e a todas as suas repercussões. Roberto Cláudio assegurou que a prioridade de Sarto será garantir assistência à saúde, otimizar a logística de acesso à vacinação contra o novo coronavírus, preparar a retomada das aulas presenciais para 231 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e garantir oportunidades direcionadas à retomada econômica.

- Na Saúde, temos leitos, equipamentos e recursos humanos multidisciplinares mobilizados caso haja a necessidade de ampliar a assistência. Essa experiência acumulada ao longo deste ano nos permitirá agir de forma rápida e eficiente. 104 leitos do Hospital da Criança, mais de 200 no IJF 2 e o Hospital Leonardo da Vinci, em aquisição pelo Governo do Estado, darão conta de uma eventual nova pressão assistencial”, disse.

A Vacinação domiciliar contra a Covid-19 deverá contemplar, prioritariamente, profissionais de saúde e grupos de risco. “O grande desafio é garantir uma logística que chegue às pessoas em tempo hábil. Fortaleza tem se preparado para oferecer vacinação domiciliar a determinados grupos. Além disso, nossa Atenção Primária é muito sólida. Saímos de 30% para 70% da Cidade coberta por equipes completas da ESF. Nossos postos contam com farmácia e imunização”, acrescentou.

Volta as aulas presenciais - No tocante ao retorno das aulas presenciais, Roberto Cláudio reiterou o posicionamento de Sarto, sempre voltado ao diálogo responsável com as instâncias envolvidas. 

- Além de cumprir as orientações sanitárias, Sarto irá ouvir a comunidade escolar para efetivar a decisão da retomada. São 231 mil alunos e quase 600 equipamentos escolares. Por isso, já garantimos a aquisição de EPIs, álcool gel e máscara e modificamos a estrutura das escolas, abrindo janelas, distribuindo lavatórios em áreas de pátio”, esclareceu.

Questionado acerca do transporte público municipal, o prefeito garantiu que há uma redução de 35% da demanda de usuários em comparação à época Pré-Pandemia. “Além disso, estamos mantendo a higienização da frota duas vezes ao dia, estabelecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras, ofertando álcool gel e lavatórios nos terminais”, pontuou.

Por fim, Roberto Cláudio informou, mais uma vez, a impossibilidade de realização da tradicional festa de Réveillon da Praia de Iracema em 2020. A decisão, baseada em orientações de especialistas, visa à contenção do número de contaminações pela Covid-19 em Fortaleza.

- Precisamos ser sensatos e cumprir medidas basilares para proteger a vida de forma prioritária. Isso impõe medidas de fiscalização. A população, em sua grande parte, tem essa consciência. E, paralelamente, haverá o cumprimento das obrigações do Estado. Estarão a postos Agefis, Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária para evitar qualquer aglomeração indevida”, concluiu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Paulo Soriano

O radialista e cantor Paulo Soriano (foto) morreu, na noite desta quinta-feira (23/5/2024).