Pular para o conteúdo principal



Roberto Cláudio apresenta balanço da gestão de 8 anos em Fortaleza

Em visita ao Sistema Verdes Mares (SVM), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu, na manhã desta terça-feira (29), entrevista ao telejornal Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares; e ao Programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM (fotos Marcos Moura). Em resposta aos questionamentos levantados na ocasião, Roberto Cláudio apresentou um balanço dos oito anos em que esteve à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

- Estamos concluindo a gestão com muitas obras entregues e diversas outras em andamento. Há muita satisfação pela transformação realizada em diversas áreas. Na Educação, somos uma das melhores Redes do Brasil em comparação às demais capitais. Mais da metade das nossas matrículas são em Tempo Integral. Além disso, melhoramos os indicadores de aprendizagem. Na Saúde, consolidamos uma Rede de UPAs e Policlínicas, construímos o IJF2 e o Hospital da Criança, e estruturamos a Atenção Primária. O sentimento de realização se estende, ainda, à infraestrutura de mobilidade urbana implantada, à iluminação, às torres de Segurança e ao maior programa de requalificação de espaços públicos da Capital”, citou.

Nessa perspectiva, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa, inclusiva, participativa e desenvolvida. 

- Além do maior PIB do Nordeste, somos a capital que mais reduziu desigualdades de 2016 a 2019 segundo o Unicef. Os indicadores falam mais alto do que qualquer discurso. Não se trata apenas de produzir riqueza, mas de garantir oportunidades a quem mais precisa. Isso se conquista por meio da relação construída entre Governo, Prefeitura, Câmara Municipal, empreendedores e trabalhadores. É preciso registrar gratidão pelas críticas e pela colaboração dos cidadãos da Cidade”, declarou.

Mesmo diante dos avanços, a atuação da gestão permanecerá intensa até o dia 31 de dezembro deste ano. 

- Durante a Pandemia, as obras públicas foram paradas em virtude da segurança dos trabalhadores. No entanto, todas estão retomadas e, até o fim deste ano, teremos uma intensa agenda de inaugurações. Além de novas Areninhas, serão entregues pequenas reformas em postos e escolas, trechos do Parque Rachel de Queiroz e a Praça José de Alencar”, exemplificou.

A partir de 2021, o prefeito eleito, José Sarto, terá a missão de inaugurar importantes intervenções em andamento, a exemplo da Nova Avenida Beira Mar. 

- Algumas obras seguem com dinheiro garantido em caixa para a conclusão. As equipes de transição estão em constante diálogo. A obra física da Beira Mar está praticamente pronta, demandando de 30 a 60 dias para o término. Além disso, a Feirinha ainda precisa ser montada, mas por se tratar de uma nova estrutura, composta por materiais diferentes, isso deve acontecer rapidamente”, estimou.

Para Roberto Cláudio, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa

Os impactos provenientes da intervenção deverão alavancar o turismo durante o processo de retomada da economia à luz das orientações sanitárias em virtude da pandemia do Novo Coronavírus. 

- Isso atrairá investimentos e visitantes, potencializando ciclos de emprego e renda em toda a Cidade. Com a Covid-19, o turismo do mundo inteiro foi impactado porque a pandemia não respeita fronteiras. Fortaleza é um hub aeroportuário. Então, enquanto não houver a vacinação em massa, todos os cuidados permanecerão uma premissa básica”, ponderou.

Roberto Cláudio citou obras recém-entregues, a exemplo da Nova Rua dos Tabajaras, da reforma do Estoril e da inauguração do Polo da Varjota. “A futura gestão continuará a investir em infraestrutura, pensando em outras dimensões. Deverá haver, inclusive, investimentos internacionais para a promoção turística”, antecipou.

Nesse sentido, em janeiro, conforme adiantado, haverá reuniões entre a nova administração municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir melhorias direcionadas ao transporte público, à retomada das aulas e à recuperação econômica.

Enfrentamento à Pandemia - Os principais desafios postos para 2021 incluem o enfrentamento à pandemia ainda vigente e a todas as suas repercussões. Roberto Cláudio assegurou que a prioridade de Sarto será garantir assistência à saúde, otimizar a logística de acesso à vacinação contra o novo coronavírus, preparar a retomada das aulas presenciais para 231 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e garantir oportunidades direcionadas à retomada econômica.

- Na Saúde, temos leitos, equipamentos e recursos humanos multidisciplinares mobilizados caso haja a necessidade de ampliar a assistência. Essa experiência acumulada ao longo deste ano nos permitirá agir de forma rápida e eficiente. 104 leitos do Hospital da Criança, mais de 200 no IJF 2 e o Hospital Leonardo da Vinci, em aquisição pelo Governo do Estado, darão conta de uma eventual nova pressão assistencial”, disse.

A Vacinação domiciliar contra a Covid-19 deverá contemplar, prioritariamente, profissionais de saúde e grupos de risco. “O grande desafio é garantir uma logística que chegue às pessoas em tempo hábil. Fortaleza tem se preparado para oferecer vacinação domiciliar a determinados grupos. Além disso, nossa Atenção Primária é muito sólida. Saímos de 30% para 70% da Cidade coberta por equipes completas da ESF. Nossos postos contam com farmácia e imunização”, acrescentou.

Volta as aulas presenciais - No tocante ao retorno das aulas presenciais, Roberto Cláudio reiterou o posicionamento de Sarto, sempre voltado ao diálogo responsável com as instâncias envolvidas. 

- Além de cumprir as orientações sanitárias, Sarto irá ouvir a comunidade escolar para efetivar a decisão da retomada. São 231 mil alunos e quase 600 equipamentos escolares. Por isso, já garantimos a aquisição de EPIs, álcool gel e máscara e modificamos a estrutura das escolas, abrindo janelas, distribuindo lavatórios em áreas de pátio”, esclareceu.

Questionado acerca do transporte público municipal, o prefeito garantiu que há uma redução de 35% da demanda de usuários em comparação à época Pré-Pandemia. “Além disso, estamos mantendo a higienização da frota duas vezes ao dia, estabelecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras, ofertando álcool gel e lavatórios nos terminais”, pontuou.

Por fim, Roberto Cláudio informou, mais uma vez, a impossibilidade de realização da tradicional festa de Réveillon da Praia de Iracema em 2020. A decisão, baseada em orientações de especialistas, visa à contenção do número de contaminações pela Covid-19 em Fortaleza.

- Precisamos ser sensatos e cumprir medidas basilares para proteger a vida de forma prioritária. Isso impõe medidas de fiscalização. A população, em sua grande parte, tem essa consciência. E, paralelamente, haverá o cumprimento das obrigações do Estado. Estarão a postos Agefis, Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária para evitar qualquer aglomeração indevida”, concluiu.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...