Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio apresenta balanço da gestão de 8 anos em Fortaleza

Em visita ao Sistema Verdes Mares (SVM), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) concedeu, na manhã desta terça-feira (29), entrevista ao telejornal Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares; e ao Programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM (fotos Marcos Moura). Em resposta aos questionamentos levantados na ocasião, Roberto Cláudio apresentou um balanço dos oito anos em que esteve à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

- Estamos concluindo a gestão com muitas obras entregues e diversas outras em andamento. Há muita satisfação pela transformação realizada em diversas áreas. Na Educação, somos uma das melhores Redes do Brasil em comparação às demais capitais. Mais da metade das nossas matrículas são em Tempo Integral. Além disso, melhoramos os indicadores de aprendizagem. Na Saúde, consolidamos uma Rede de UPAs e Policlínicas, construímos o IJF2 e o Hospital da Criança, e estruturamos a Atenção Primária. O sentimento de realização se estende, ainda, à infraestrutura de mobilidade urbana implantada, à iluminação, às torres de Segurança e ao maior programa de requalificação de espaços públicos da Capital”, citou.

Nessa perspectiva, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa, inclusiva, participativa e desenvolvida. 

- Além do maior PIB do Nordeste, somos a capital que mais reduziu desigualdades de 2016 a 2019 segundo o Unicef. Os indicadores falam mais alto do que qualquer discurso. Não se trata apenas de produzir riqueza, mas de garantir oportunidades a quem mais precisa. Isso se conquista por meio da relação construída entre Governo, Prefeitura, Câmara Municipal, empreendedores e trabalhadores. É preciso registrar gratidão pelas críticas e pela colaboração dos cidadãos da Cidade”, declarou.

Mesmo diante dos avanços, a atuação da gestão permanecerá intensa até o dia 31 de dezembro deste ano. 

- Durante a Pandemia, as obras públicas foram paradas em virtude da segurança dos trabalhadores. No entanto, todas estão retomadas e, até o fim deste ano, teremos uma intensa agenda de inaugurações. Além de novas Areninhas, serão entregues pequenas reformas em postos e escolas, trechos do Parque Rachel de Queiroz e a Praça José de Alencar”, exemplificou.

A partir de 2021, o prefeito eleito, José Sarto, terá a missão de inaugurar importantes intervenções em andamento, a exemplo da Nova Avenida Beira Mar. 

- Algumas obras seguem com dinheiro garantido em caixa para a conclusão. As equipes de transição estão em constante diálogo. A obra física da Beira Mar está praticamente pronta, demandando de 30 a 60 dias para o término. Além disso, a Feirinha ainda precisa ser montada, mas por se tratar de uma nova estrutura, composta por materiais diferentes, isso deve acontecer rapidamente”, estimou.

Para Roberto Cláudio, as parcerias estabelecidas ao longo do mandato foram fundamentais para a construção de uma Fortaleza cada vez mais justa

Os impactos provenientes da intervenção deverão alavancar o turismo durante o processo de retomada da economia à luz das orientações sanitárias em virtude da pandemia do Novo Coronavírus. 

- Isso atrairá investimentos e visitantes, potencializando ciclos de emprego e renda em toda a Cidade. Com a Covid-19, o turismo do mundo inteiro foi impactado porque a pandemia não respeita fronteiras. Fortaleza é um hub aeroportuário. Então, enquanto não houver a vacinação em massa, todos os cuidados permanecerão uma premissa básica”, ponderou.

Roberto Cláudio citou obras recém-entregues, a exemplo da Nova Rua dos Tabajaras, da reforma do Estoril e da inauguração do Polo da Varjota. “A futura gestão continuará a investir em infraestrutura, pensando em outras dimensões. Deverá haver, inclusive, investimentos internacionais para a promoção turística”, antecipou.

Nesse sentido, em janeiro, conforme adiantado, haverá reuniões entre a nova administração municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para discutir melhorias direcionadas ao transporte público, à retomada das aulas e à recuperação econômica.

Enfrentamento à Pandemia - Os principais desafios postos para 2021 incluem o enfrentamento à pandemia ainda vigente e a todas as suas repercussões. Roberto Cláudio assegurou que a prioridade de Sarto será garantir assistência à saúde, otimizar a logística de acesso à vacinação contra o novo coronavírus, preparar a retomada das aulas presenciais para 231 mil alunos da Rede Municipal de Ensino e garantir oportunidades direcionadas à retomada econômica.

- Na Saúde, temos leitos, equipamentos e recursos humanos multidisciplinares mobilizados caso haja a necessidade de ampliar a assistência. Essa experiência acumulada ao longo deste ano nos permitirá agir de forma rápida e eficiente. 104 leitos do Hospital da Criança, mais de 200 no IJF 2 e o Hospital Leonardo da Vinci, em aquisição pelo Governo do Estado, darão conta de uma eventual nova pressão assistencial”, disse.

A Vacinação domiciliar contra a Covid-19 deverá contemplar, prioritariamente, profissionais de saúde e grupos de risco. “O grande desafio é garantir uma logística que chegue às pessoas em tempo hábil. Fortaleza tem se preparado para oferecer vacinação domiciliar a determinados grupos. Além disso, nossa Atenção Primária é muito sólida. Saímos de 30% para 70% da Cidade coberta por equipes completas da ESF. Nossos postos contam com farmácia e imunização”, acrescentou.

Volta as aulas presenciais - No tocante ao retorno das aulas presenciais, Roberto Cláudio reiterou o posicionamento de Sarto, sempre voltado ao diálogo responsável com as instâncias envolvidas. 

- Além de cumprir as orientações sanitárias, Sarto irá ouvir a comunidade escolar para efetivar a decisão da retomada. São 231 mil alunos e quase 600 equipamentos escolares. Por isso, já garantimos a aquisição de EPIs, álcool gel e máscara e modificamos a estrutura das escolas, abrindo janelas, distribuindo lavatórios em áreas de pátio”, esclareceu.

Questionado acerca do transporte público municipal, o prefeito garantiu que há uma redução de 35% da demanda de usuários em comparação à época Pré-Pandemia. “Além disso, estamos mantendo a higienização da frota duas vezes ao dia, estabelecendo a obrigatoriedade do uso de máscaras, ofertando álcool gel e lavatórios nos terminais”, pontuou.

Por fim, Roberto Cláudio informou, mais uma vez, a impossibilidade de realização da tradicional festa de Réveillon da Praia de Iracema em 2020. A decisão, baseada em orientações de especialistas, visa à contenção do número de contaminações pela Covid-19 em Fortaleza.

- Precisamos ser sensatos e cumprir medidas basilares para proteger a vida de forma prioritária. Isso impõe medidas de fiscalização. A população, em sua grande parte, tem essa consciência. E, paralelamente, haverá o cumprimento das obrigações do Estado. Estarão a postos Agefis, Guarda Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária para evitar qualquer aglomeração indevida”, concluiu.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n