Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio entrega Cuca do José Walter

 A Prefeitura Municipal de Fortaleza segue estimulando o protagonismo da juventude da Capital. Respeitando as orientações sanitárias previstas em decreto, o prefeito Roberto Cláudio entregou, nesta quarta-feira (16), o quarto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Cidade. O equipamento, instalado no bairro José Walter, promoverá formação cultural e inclusão social por meio de práticas esportivas e cursos em diversos campos.

 - Os jovens precisam de oportunidades para fazer florescer os seus talentos. Isso demanda espaço, estrutura, apoio e pessoas qualificadas para descobrir, aprimorar e valorizar esses potenciais. O Cuca cumpre esse papel. Situado em área central, além do José Walter, serão contempladas as comunidades próximas, como Cidade Jardim, Planalto Ayrton Senna, Passaré e Parque Dois Irmãos”, introduziu o Prefeito durante visita simbólica ao equipamento, realizada de forma restrita para evitar aglomerações.

Construído em área superior a 8 mil metros quadrados, o ambiente irá democratizar a ocupação do espaço público pela população. Piscinas, teatros, salas de artes marciais, skatepark, coworking, biblioteca, banheiros e copas compõem a organização estrutural do prédio recém-entregue. A formação de novos talentos conta com anfiteatro e ambientes audiovisuais e artísticos.

Já as práticas esportivas, realizadas em Areninha, quadra coberta, piscinas cobertas bicicross e campo de areia, estão ampliadas, ainda, pela implantação do CrossCuca, adequado à prática de Cross Training.

“Aqui, haverá espaço para descobrir atletas, esportistas, artistas, atores, dançarinos, bailarinos e profissionais da área da cultura. A estrutura oferecida é superior a ambientes particulares da Cidade”, considerou o coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Luís Fernando de Freitas.

Paralelamente, diversas salas multiuso, incluindo ambientes informatizados, asseguram espaço profissional a novos empreendedores. “Com o espaço para co-working, jovens empreendedores terão computadores, softwares, internet gratuita a apoio administrativo à disposição para gerarem novos negócios”, informou Roberto Cláudio.

O investimento direcionado à infraestrutura inaugurada, superior a R$ 38 milhões, será revertido em benefícios intersetoriais.

Cursos de formação - Os cursos de formação e as práticas esportivas serão destinadas, prioritariamente, a jovens entre 15 e 29 anos. No entanto, serão disponibilizadas vagas exclusivas para todas as idades, tornando a Rede Cuca um espaço para toda a família, onde crianças, adultos e idosos possam se apropriar, ainda mais, dos espaços públicos fortalezenses.

Distribuídas em oito áreas, as capacitações incluem qualificações em audiovisual, fotografia, informática, Libras, inglês, música, dança e teatro. A partir da conclusão de carga horária de, no mínimo, 20h/a, os alunos recebem certificados.

Novas inscrições e matrículas - Durante a visita, o prefeito Roberto Cláudio antecipou o cronograma estipulado para a admissão de novos alunos.

“Cumprindo todas as regras sanitárias em virtude da covid-19, esta semana, o Cuca José Walter estará aberto a visitações e a novas inscrições. Algumas atividades serão iniciadas, também seguindo rigorosos protocolos, a partir da próxima semana. A estrutura oferecida inclui cinema, laboratórios de TV, de rádio e de fotografia. Isso ajudará, inclusive, a treinar carreiras técnicas”, acrescentou.

Nesse sentido, a partir desta quinta-feira (17), serão realizadas visitas guiadas das 8h às 20h. Para evitar aglomerações, serão permitidos grupos de apenas 10 pessoas por vez obedecendo ao uso de máscaras.Já a partir da próxima terça-feira, serão ofertadas aulas experimentais de práticas esportivas. Estão inclusas as modalidades futsal, voleibol, handebol, judô, karatê, capoeira, cross training, treinamento funcional e dança. O acesso à biblioteca e ao espaço ao ar livre também será permitido mediante o cumprimento de protocolos.

As matrículas destinadas às práticas esportivas e aos cursos de formação do mês de janeiro serão iniciadas em 5 de janeiro de 2021.

Atividades paralelas - A Rede Cuca oferta, ao longo do ano, programações culturais, festivais, mostras, exposições e habilitações na área da Comunicação.

Também há o incentivo à leitura por meio de bibliotecas, compostas por acervo superior a 11 mil livros, onde são realizadas atividades como “Venha jogar”, “Leitura compartilhada” e “Hora pintada”.

Os ambientes dispõem, ainda, das gibitecas, locais especialmente destinados aos gibis, que buscam incentivar a leitura deste movimento artístico que reúne códigos de imagem e texto.

Direitos Humanos - Na área da promoção aos direitos humanos, são realizadas, em toda a Rede, atividades de educação em saúde, testagens rápidas de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), atendimento psicossocial, atividades de educação em Direitos Humanos, mediação de conflitos e articulação comunitária.

Os jovens ainda podem utilizar os espaços do Cuca por meio do Comunidade em Pauta, projeto que disponibiliza as salas de artes cênicas, ginásio e campo de areia.

Destaque nacional - Fortaleza é a Cidade que mais investe em políticas públicas de juventude do País. A iniciativa garante acesso a vivências e aprendizados que estimulam, também por meio do lazer, a participação dos jovens na sociedade. Em 2019, a Rede Cuca registrou mais de 500 mil atendimentos.

Ampliação da Rede Cuca - Além do Cuca do José Walter, Fortaleza conta, hoje, com três outros equipamentos similares, situados na Barra do Ceará, no Mondubim e no Jangurussu. A partir de 2021, o bairro Pici receberá a quinta unidade da Rede.

O vereador eleito Júlio Brizzi, ex-coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, enfatizou a importância dos investimentos realizados ao longo dos últimos oito anos pela atual gestão.

“Roberto Cláudio é o prefeito que mais investe na juventude em Fortaleza e no Brasil. Em 2013, quando assumiu a Prefeitura, só havia o Cuca Barra. Hoje, são diversos equipamentos, incluindo os Cucas José Walter, Mondubim e Jangurussu. A Rede está expandida. Em 2021, o Cuca do Pici irá fortalecer esse cenário. Isso inclui ambientes físicos, com mais oportunidades, além de projetos e programas, a exemplo do Bolsa Jovem e do Juventude Sem Fronteiras. Isso enriquece o legado da gestão e garante a inclusão dos nossos jovens, que irão transformar a nossa Cidade em um lugar melhor”, concluiu Júlio Brizzi.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.