Pular para o conteúdo principal

Regional Unimed Fortaleza é o 1º Hospital Privado a utilizar Capacete Elmo

O Hospital Regional Unimed Fortaleza é a primeira unidade privada de Saúde do Ceará a inovar com o uso do Capacete Elmo - dispositivo de respiração artificial não invasivo - para tratamento de pacientes com insuficiência respiratória, como os diagnosticados da Covid-19. Ao todo, 20 capacetes foram disponibilizados por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). 


Os equipamentos começaram a ser utilizados em 21 de novembro e, até o momento, 14 pacientes – internados por Covid-19 - já foram beneficiados pelo mecanismo, obtendo melhoras no quadro respiratório e, consequentemente, na evolução da doença.

- O capacete Elmo com certeza trará benefícios pois vem como um aliado na luta contra essa doença ainda tão desafiadora que é a Covid-19. Consideramos um ganho importante para a Unimed Fortaleza e todos os nossos pacientes que se encontram com o quadro de insuficiência respiratória e buscam nossa assistência. Com esse equipamento, podemos prevenir o procedimento de intubação de intubação e todos os seus efeitos para o paciente. A Pandemia nos trouxe muitos desafios, mas oportunizou também a junção de forças e, neste sentido, destaco a presença da Fiec, por meio do doutor Ricardo Cavalcante e também do doutor Marcelo Alcântara - idealizador do dispositivo - que muito têm contribuído para que possamos cada vez mais alcançar nossa missão que é cuidar com excelência da saúde das pessoas”, disse a coordenadora do serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed Fortaleza, Débora Arnaud.

O capacete Elmo oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas ao mesmo tempo em que oferta uma quantidade de oxigênio em níveis elevados. Dessa forma, além de melhorar o quadro respiratório do paciente, o mecanismo permite ser utilizado fora de leitos de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, ser também desinfectado e reutilizado. Outro diferencial do equipamento é que seu custo é bem inferior aos valores investidos em respiradores mecânicos e mais seguro também para os profissionais de saúde que o manuseiam, já que, como o capacete é vedado, não permite a propagação do vírus.

O equipamento, além de ser utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19, também pode ser utilizado em outras doenças do trato respiratório como Gripe H1N1, Pneumonia, Edema de Pulmão por Insuficiência Cardíaca e outros Quadros Clínicos.

Para o doutor e professor de Pneumologia da Universidade Federal do Ceará-UFC, Marcelo Alcântara, o dispositivo é uma alternativa fundamental para o tratamento dos pacientes que se enquadrarem em diagnósticos de doenças respiratórias e deve ser a solução para a diminuição da necessidade de intubação, evitando internações em UTI, além de garantir a segurança dos profissionais da Saúde. 

- É de extrema importância que os hospitais passem a aderir essa inovação como o capacete Elmo, por todos os benefícios que o mecanismo oportuniza aos nossos pacientes e profissionais da Saúde; um método não invasivo e que gera bastante conforto a quem dele precisa”, destacou.

A Unimed Fortaleza no início do ano e com a chegada da Pandemia, recebeu da Fiec, através de Paulo André Holanda e também por meio do serviço de Fisioterapia, a doação de mil Face Shields - proteção de plástico transparente para todo o rosto, indicado para evitar o contato com o vírus da Covid-19 - para uso dos profissionais de Saúde que atuaram na Comissão de Frente do Enfrentamento ao Vírus.

Treinamento do Equipamento - Na última sexta-feira (18), médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, juntamente com a Engenharia Clínica do Hospital Unimed Fortaleza, participaram do treinamento de uso do Capacete Elmo, ministrado pelo doutor e professor Marcelo Alcântara, Médico Pneumologista e professor associado de Pneumologia e Terapia Intensiva da Universidade Federal do Ceará-UFC.

O treinamento aconteceu em um auditório da própria Unimed Fortaleza e de forma virtual - transmissão ao vivo aos demais profissionais que não puderam estar presentes – com a participação de um grupo de colaboradores, respeitando todos os Protocolos de Segurança, contando também com uma simulação de uso do mecanismo em um profissional médico voluntário. 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

 Felicidades neste sábado (26 de dezembro) para: Jorge Paiva. Cristina Saboya. Paulo Henrique Carvalho. Renata Erlen. Thais Jorge. Tatiane Santos. Ailton Soares. Edgley Ribeiro. Oneide Mello. Raquel Maia. Polion Lemos. Mana Holanda. Beatriz Canamari. Roger Amorim. Luciana Dummar (foto).