Pular para o conteúdo principal

XXX Cine Ceará vai até sexta

O Cine Ceará–Festival Ibero-Americano de Cinema do Ceará começou neste sábado (5) a sua edição histórica de 30 anos, que segue até sexta-feira (11).



Com 30 anos de realização ininterrupta, o Festival se renova, adapta-se ao atual cenário de Pandemia da Covid-19 e reafirma o compromisso com a promoção e a valorização do audiovisual, com uma programação híbrida.

A solenidade de abertura foi exibida na Tela do Cineteatro São Luiz, com acesso restrito a convidados seguindo os Protocolos de Biossegurança, e também no canal do Cine Ceará no Youtube. O Canal Brasil, parceiro há 30 anos do Cine Ceará, homenageou o festival com um vídeo onde contou um pouco da história do evento, resgatando momentos que marcaram três décadas de sua realização.

O diretor do Cine Ceará, Wolney Oliveira, falou sobre as oportunidades que o festival traz para todos os envolvidos, como a visibilidade que é dada ao audiovisual ibero-americano, o intercâmbio entre produtores e a promoção de novos talentos.

- Não é todo dia que um evento completa 30 anos de atividades, portanto, é uma noite de comemorar conquistas e agradecer. Agradecemos a todas as instituições e empresas que nos apoiaram ao longo desses 30 anos. Agradecemos também a todas as equipes que produziram e que produzem esse festival, que estão aqui hoje trabalhando neste festival", destacou. Wolney Oliveira lembrou da colaboração do Cine Ceará a formação de inúmeros profissionais do audiovisual cearense. "Sempre focando no tripé formação, produção e difusão", disse.

Parceiros - A solenidade contou com a participação de outras parceiras de longa data. Patrícia Varela, responsável pela comunicação da Enel Ceará, falou da parceria de 25 anos.

- Em nome da Enel, estou muito feliz de participar mais uma vez do Cine Ceará. Neste ano em que comemoramos 30 anos do festival e 25 anos de parceria. Foi um ano muito difícil, muito desafiador, com novos formatos, novas estruturas, mas muita inovação", disse. Patrícia falou sobre o prêmio que a Enel dará este ano no Festival. 

- Vamos fazer pela primeira vez o Prêmio Enel de Sustentabilidade, onde vamos premiar o melhor filme. Já vi alguns e eles estão muito bem produzidos. Que vença o melhor". O prêmio será entregue ao filme que melhor desenvolveu o tema "Um mundo melhor e mais sustentável para as gerações futuras". Todos os curtas-metragens das mostras competitivas estão concorrendo.

O secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, falou sobre a importância do audiovisual e da cultura para o Estado. 

- É um Festival que tem uma característica, que tem um perfil, que tem uma identidade cultural, porque ele é ibero-americano", disse. "A partir do momento que o Cine Ceará se identificou como ibero-americano, ele se viu diante do espelho e trouxe essa identidade cultural que, para mim, é muito importante. Então, dá uma ideia de travessia, uma ideia de percurso", frisou Fabiano Piúba.

Glória Pires - A atriz Gloria Pires foi homenageada na abertura do 30º Cine Ceará, em reconhecimento a sua brilhante trajetória na TV e, em especial, no cinema brasileiro. Um vídeo do Canal Brasil fez um resgate de sua carreira. Em seguida, foi exibido um vídeo de agradecimento enviado pela atriz, que havia recebido em sua casa o Troféu Eusélio Oliveira, que é conferido anualmente pelo festival aos homenageados. 

- Gente, estou tão feliz! Acabei de receber na minha casa esse troféu lindíssimo, o Troféu Eusélio Oliveira, do criador da mostra de vídeo, que foi a semente para a criação do Festival Cine Ceará, que completou a sua 30ª edição. Eu não posso estar mais feliz, agradecida pela lembrança do meu nome, para receber essa linda homenagem. Eu espero que vocês, que trabalham para realizar todos os anos este festival, tenham muita saúde e vida longa para o Cine Ceará!", disse Glória Pires.

A Morte Habita à Noite - Na noite de sábado começou a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem com a exibição do primeiro dos sete filmes concorrentes, o brasileiro "A Morte Habita à Noite", de Eduardo Mororó, na tela do Cineteatro São Luiz e na plataforma do Canal Brasil. O diretor acompanhou na plateia a première brasileira do filme, com os atores Roney Villela e Endi Vasconcelos. Apesar de estar presente, foi seguido o protocolo de isolamento e a fala do diretor foi exibida em vídeo enviado antecipadamente ao festival.

- Estou muito feliz de estar aqui exibindo a estreia nacional do filme. Ele é o meu primeiro longa-metragem. É inspirado no universo literário do Bukowski e retrata a vida de um escritor decadente, que ressignifica o amor e a morte a partir de um encontro com uma jovem cheia de vida, que está em busca de uma figura paterna. O foco maior do filme está no reconhecimento entre personagens mais marginalizados", adiantou Eduardo Mororó.

- Gostaria de agradecer ao elenco que está aqui presente, o Roney Villela, que é um grande ator e grande amigo, e a Endi Vasconcelos, também atriz. Essa é a estreia dela no cinema. Ela fez a personagem com muita garra e muita dedicação. Queria mandar um salve a Leonardo Luiz Mecchi, o nosso produtor. E estender o agradecimento a toda a equipe que fez o filme, lá de Recife. E parabenizar os 30 anos do Cine Ceará. Agradecer pela oportunidade, ficamos muito felizes de poder estar aqui. Uma boa sessão a todos!", finalizou Eduardo Mororó.

Até sexta-feira (11 de dezembro) o 30º Cine Ceará terá exibido, além dos sete longas da Competitiva Ibero-americana, 15 filmes na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, 26 filmes na Mostra Olhar do Ceará, sendo quatro longas e 22 curtas, três longas nas Mostras Sociais (O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, Melhor Idade e Mostra Acessibilidade), cinco curtas na Mostra Hábitos e um longa como exibição especial na noite de encerramento.

Realização - O 30º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial, com o apoio cultural da Cegás, CTAV e Unifor. Tem ainda o patrocínio VIP da Indaiá, Esmaltec e Banco do Nordeste e o patrocínio da Cagece, Adria e Piraquê, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Agradecimentos: Enel e Blog do Lauriberto (divulgação)..

SERVIÇO


30° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema – Até o dia 11 de dezembro de 2020 em formato presencial em Fortaleza, Ceará, online no Canal Brasil - no serviço de streaming Canais Globo, pela TVC, pelo canal do festival no Youtube e mídias sociais de parceiros. Informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: FestivalCineCeara. Youtube: CineCeara.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".