Pular para o conteúdo principal

34 Escolas da Rede Estadual reforçam preparação para o Enem 2020 com aulas presenciais

Durante as semanas, que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), a Secretaria da Educação Básica do Ceará (Seduc) articula com Escolas da Rede Estadual a realização de aulas presenciais de preparação intensiva para as Provas.

O Enem 2020 Presencial será nos domingos (27 e 24 de janeiro de 2021) e o Enem Virtual nos domingos (31 de janeiro e sete de fevereiro de 2021).

As atividades vêm sendo ofertadas desde novembro de 2020, conforme os cronogramas de cada Unidade de Ensino, contando com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). 

No momento, 34 escolas estão com atividades presenciais preparatórias para o Enem, obedecendo aos Decretos Governamentais vigentes e aos Protocolos de Segurança Sanitária orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Letícia Araújo (foto) é estudante da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João Nogueira Jucá, em Fortaleza. Na visão da jovem, os aulões promovidos “têm feito toda a diferença na preparação para o Exame, pois ajudam a ter uma motivação extra para fazer a prova”. Ela diz manter o foco nos estudos, ainda, por meio de iniciativas como o Enem Mix, realizada pela Seduc em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, além de Vídeo Aulas, Lives e Resumos. “O curso superior que desejo é Medicina ou Enfermagem”, revela Letícia Araújo.

Em média, 30 alunos participam de cada aulão na EEMTI João Nogueira Jucá, e 20 professores estão envolvidos com o projeto. As atividades na Unidade de Ensino começaram em três de novembro de 2020. Ao todo, serão 16 encontros preparatórios. Entre os cuidados adotados para evitar a contaminação, o coordenador da escola, Filipe Passos, destaca a instalação de pias na entrada do prédio, com sabonete líquido e papel toalha, além da disponibilização de álcool em gel, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras. Também não é permitida a troca de Material Escolar.

Confiança - Em Mulungu, na região do Maciço de Baturité, a estudante Maria Eduarda Araújo (foto), da Escola de Ensino Médio (EEM) Milton Façanha Abreu, também se prepara para o Enem e vem encontrando suporte nas aulas presenciais oferecidas pela unidade de ensino ao longo do mês de janeiro.

- Estão sendo muito importantes os aulões, pois são momentos presenciais em que podemos tirar mais dúvidas. Os professores vêm abordando os assuntos mais frequentes do Enem, de todas as áreas, inclusive Redação. Teremos, ainda, um simulado para testar nossos conhecimentos. A escola sempre nos proporciona o melhor e demonstra se preocupar com o futuro dos alunos”, considera Maria Eduarda, que pretende cursar Nutrição na Universidade.

O diretor da Escola Milton Façanha Abreu, Luiz de França, acredita que as atividades podem ser determinantes para o acesso ao Ensino Superior pelos jovens. 

- Em virtude da proximidade do Exame, e com o desejo de proporcionar uma melhor preparação aos estudantes, propusemos o ‘Semanão do Enem’, de quatro a oito de janeiro. É uma forma de a gente fortalecer vínculos, fazendo com que os estudantes tenham maior confiança no próprio potencial. Ao todo, 14 professores e 38 alunos aderiram ao projeto. Tomamos todas as precauções para seguir o protocolo sanitário e conseguimos, juntamente com o vigário local, um local no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, que tem amplo espaço, para desenvolver as aulas, preservando assim o Distanciamento necessário”, ressalta Luiz de França.

Enem Chego Junto, Chego Bem - A Secretaria da Educação promove o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, e vem dando suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios. Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões virtuais de todas as áreas do Exame, inclusive redação, além de palestras motivacionais, desde setembro de 2020.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro passados, ocorreram também os Simulados Enem Mix, tanto no meio Virtual como no Impresso, para que os estudantes pudessem testar seus conhecimentos de forma mais alinhada às matrizes de referência do Exame.

No que se refere à logística para a realização das provas, a Seduc oferece transporte para deslocamento dos estudantes no interior do Estado e, para os de Fortaleza, são disponibilizados créditos nas carteiras de estudante. Há, ainda, pontos de apoio com a distribuição de kits de alimentação, canetas e água para os dois dias das provas, conhecidos como “Dia E”.

Escolas com oferta de atividades presenciais para o Enem 2020:

  1. • EEMTI João Nogueira Jucá (Fortaleza)
  2. • EEFM Barbara de Alencar (Fortaleza)
  3. • EEFM Murilo Borges (Fortaleza)
  4. • EEMTI José Maria Pontes da Rocha (Caucaia)
  5. • EEMTI Raimundo Tomaz (Aquiraz)
  6. • EEMTI Raimundo de Carvalho (Pacatuba)
  7. • EEEP Salaberga Torquato (Maranguape)
  8. • EEM Dom Aloísio (Caucaia)
  9. • EEMTI Manuel Ferreira (Eusébio)
  10. • EEM Ana Bezerra de Sá (Eusébio)
  11. • EEMTI Edmilson Pinheiro (Maracanaú)
  12. • EEM Carneiro de Mendonça (Maracanaú)
  13. • EEMTI Lia Sidou (Aquiraz)
  14. • EEM Manoel Senhor de M. Filho (Aquiraz)
  15. • EEM Raul Tavares Cavalcante (Itaitinga)
  16. • EEMTI Albaniza Sarasate (Maracanaú)
  17. • EEEP Luíza de Teodoro (Pacatuba)
  18. • EEFM Antonio Luis Coelho (Maranguape)
  19. • EEM Prof. Lídia Carneiro de Barros (Amontada)
  20. • EEM Antônio Custódio de Mesquita (Itapajé)
  21. • EEMTI Professora Estefânia Matos (Itapajé)
  22. • EEM Hildeberto Barroso (Itapipoca)
  23. • EEM Joaquim Magalhães (Itapipoca)
  24. • EEMTI Coronel Murilo Serpa (Itapipoca)
  25. • EEMTI Adelino Cunha Alcântara (São Gonçalo do Amarante)
  26. • EEM Luiza Bezerra de Farias (Tururu)
  27. • EEM Monsenhor Antero José de Lima (Uruburetama)
  28. • EEEP Walter Ramos (São Gonçalo do Amarante)
  29. • EEM Furtunato Severiano da Costa (Trairi)
  30. • EEM São Francisco da Cruz (Cruz)
  31. • EEM Professora Marieta Santos (Bela Cruz)
  32. • EEM Prof Milton Façanha Abreu (Mulungu)
  33. • EEM Antônio Vidal Malveira (Tabuleiro do Norte)
  34. • EEM Gustavo Barroso (Jaguaribe).
Leia também:


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.