Pular para o conteúdo principal

Ceará começa a vacinar contra Covid nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira (18) a distribuir as 4,3 milhões de doses da Coronavac para 25 Estados e Distrito Federal. As doses partem do Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em Guarulhos-São Paulo.


O governador do Ceará, Camilo Santana-PT e o prefeito de Fortaleza, José Sarto-PDT (fotos Mateus Dantas-CMFor), em São Paulo, receberam o lote de 218.320 doses para imunizar 109.160 pessoas em duas aplicações, sendo:

  • 86.380 - profissionais da Saúde (34%).
  • 20.250 - população indígena acima de 18 anos vivendo em aldeias.
  • 2.398 - pessoas idosas com 60 anos ou mais vivendo em asilos.
  • 132 - pessoas com deficiência institucionalizadas.
O carregamento, que saiu na final da manhã, tem previsão de chegada na tarde desta segunda-feira (18), na Base Aérea de Fortaleza. É transportado por avião da Força Aérea Brasileira (FAB).  A Vacinação no Ceará começa ainda nesta segunda-feira (18) em profissionais de Saúde e Idosos nos 184 municípios.  Na sequência, as Vacinas serão distribuídas regionalmente. 

O Planejamento da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) é que a Vacinação nos municípios comece simultaneamente no início da noite desta segunda (18). 

Numa logística desenvolvida pelo Governo do Ceará que envolve aviões, helicópteros e caminhões, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de:
  • Maracanaú.
  • Caucaia.
  • Baturité.
  • Itapipoca.
  • Sobral.
  • Tianguá.
  • Camocim.
  • Acaraú.
  • Crateús.
  • Juazeiro do Norte.
  • Crato.
  • Iguatu.
  • Brejo Santo.
  • Icó.
  • Tauá.
  • Quixadá.
  • Canindé.
  • Aracati.
  • Russas.
  • Limoeiro do Norte.  
Camilo Santana - Participei de reunião agora sobre a distribuição da Vacina para os Estados. O lote do Ceará sai aqui de São Paulo ainda nesta manhã. O objetivo é começar a vacinação ainda hoje (18)".

Direto de São Paulo, onde acompanhou o envio das primeiras vacinas para os estados brasileiros, o governador Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará inicia a campanha de Vacinação contra a Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). As primeiras 218 mil doses da vacina Coronavac devem chegar a Fortaleza às quatro da tarde e, a partir daí, serem distribuídas para os municípios cearenses.

- Esse avião deverá chegar por volta das 16 horas no Ceará, em Fortaleza, e lá já temos toda a logística para iniciar a distribuição para o Interior. O nosso objetivo é ainda hoje (18), às 18, iniciar a Campanha de Vacinação. É um momento importante para o Brasil e o Ceará", destacou Camilo. Com essa primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai Vacinar 109 mil pessoas, já que cada uma precisa de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o vírus.

No Estado, a prioridade será para profissionais de Saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

A distribuição das Vacinas será feita por aviões, helicópteros e caminhões. Além dos imunizantes, o Governo do Ceará já garantiu a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores.

Sarto - O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) acompanhou o embarque das doses e comemorou esse momento tão esperado pela população. "Muito alegre e feliz por levar esperança ao povo fortalezense e cearense. Começamos. Hoje é um dia especial para o Brasil e para nós", disse o gestor municipal.




Insumos - Refrigeradores e insumos para a Vacinação, como seringas, agulhas, luvas e algodão, já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada, demonstrando articulação e planejamento da administração estadual e, sobretudo, seriedade quando se trata da Saúde e da vida dos cearenses. 

Oitavo - O Ceará receberá 96 volumes (2.880 quilos) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País.

Serão vacinados 109 mil cearenses na Fase 1 do Plano Nacional de Vacinação, assegurando que este mesmo grupo receba a aplicação da segunda dose do mesmo tipo de Vacina, a partir de oito de fevereiro (21 dias após a primeira aplicação), garantindo assim maior eficácia. Importante ressaltar que o imunizante não deve ser aplicado em gestantes. 

A prioridade será para profissionais de Saúde da linha de frente de Combate à Covid-19 de Unidades Públicas e Privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas. 

O governador Camilo Santana destacou que o Ceará está preparado para executar a Logística e fazer com que a Vacinação chegue aos municípios o mais rápido possível.

DLOGNesta segunda-feira (18), às sete da manhã, a Distribuição das Vacinas irá para todos os Estados Brasileiros, para que cada Governo possa dar início ao Plano de Vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada Estado. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os Estados fazem a Distribuição local”, explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro neste domingo (17).

Logística de Distribuição - De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das Vacinas será realizada por aviões da FAB, Gol, Azul, Latam e Voepass e uma frota de 100 caminhões com áreas de carga refrigeradas, sistema de rastreamento e bloqueio Via Satélite.

Até o final de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde projeta contar com mais 50 veículos destinado a levar as Vacinas aos Postos de Saúde.

Para as Rotas Aéreas, o Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio de quatro companhias (Azul, Gol, Latam e Voepass), que transportarão gratuitamente a Vacina contra a Covid-19 às unidades federativas.

Distribuição - Confira a quantidade prevista para ser distribuída a cada Estado, segundo o Ministério da Saúde - considerando cerca de 6 milhões de doses fornecidas pelo Instituto Butantan.


Capas dos jornais cearenses - As capas das edições desta segunda-feira (18) dos jornais cearenses e brasileiros trazem como destaque a Coronavac:









Leia também

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de