Pular para o conteúdo principal

Festival de Circo promove ações formativas

O 7º Festival Internacional de Circo do Ceará, que começou em novembro de 2020, vai dar início a mais uma etapa da programação: o Programa Luz no Picadeiro. De 20 a 31 de janeiro de 2021, o público vai conferir seminários, encontros, lives e videoaulas sobre diversos temas, como empreendedorismo, segurança no circo, políticas públicas, palhaçaria e protagonismo feminino. 

Franciscute com a Trupe do Riso (Foto: Divulgação)

A programação acontecerá pelo canal do festival no Youtube e pelo Instagram, com a participação de convidados, entre eles, estão artistas circenses locais, nacionais e internacionais e profissionais de setores da economia e cultura, como Sebrae, ADECE e SecultCE. O acesso é gratuito.

SEMINÁRIOS

O Programa Luz no Picadeiro inicia com o III Seminário Ensino de Artes Circenses: Experiências de Vivência, Gestão e Memória, que acontecerá de 20 a 24 de janeiro, sempre às 15h, pelo canal do festival no Youtube, com a mediação da produtora cultural, Andrea Vasconcelos. A programação abre na quarta-feira (20), com o tema “Políticas Públicas para o Circo”, que contará com a participação Ermínia Silva, co-coordenadora do Grupo Circus, da FEF - Universidade Estadual de Campinas (SP), Diocélio Barbosa, doutorando em Artes Cênicas pela UFBA-PB e Valéria Cordeiro, da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural da Secult/CE.

Na quinta-feira (21), o assunto “Empreendedorismo no Circo – Novos Caminhos e Experiências” será abordado por Marlene Querubim, presidente da União Brasileira de Circo Itinerante (UBCI), fundadora e presidente do Circo Spacial (SP); Diva Mercedes, gestora do projeto de Economia Criativa do SEBRAE-CE; Luís Sabadia, presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da ADECE; Laize Fracalosi, coordenadora de Economia da Cultura da Secult/CE; e Giza Diógenes, idealizadora do Festival Internacional de Circo do Ceará.

Já na sexta-feira (22), o tema em debate será “Acervos e Memórias – Processos de Salvaguarda de Documentos e de Acervos”, que contará com a participação de Camila Montefusco, responsável pelo Núcleo do Acervo do Centro de Memória do Circo (SP); Silas de Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE); Cristina Holanda, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult/CE; e Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar, equipamento do Governo do Estado do Ceará.

Os seminários seguem também no fim de semana. No sábado (23), o tema “Segurança no Circo - Normativas de segurança, equipamentos e certificações” será debatido por Ely Gomes dos Santos, engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele foi coordenador da Comissão Especial que elaborou a NBR 16650 da ABNT, que define projetos, terminologia e classificação dos circos (SP). Também estará nesse seminário, o Tenente Waldomiro Loreto do Nascimento, representando o Corpo de Bombeiros Militar (CE); Polyana Carcará do Fórum de Trupes, Grupos e Artistas Independentes; e Reginaldo Aparecido Calvo, presidente da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE).
Carri Costa

E no domingo (24), o assunto “Espaços de Formação: Gestão e Projetos Políticos Pedagógicos” será debatido por Rodrigo Duprat, membro do grupo de pesquisa CIRCUS e fundador da Cia. Bravata de Circo e Teatro (SP); Iara Gueller, artista de circo e produtora artística (SP/Bélgica); Edmar Cândido, gestor do Colaboratório em Artes Circenses (CE); Ana Vieira, coordenadora pedagógica de projetos na APAECE e Circo Escola Canoa Criança (CE); e Rosângela Santos, coordenadora do projeto Circo Social Associação Cultural Canoa Criança (CE). As inscrições para as atividades são gratuitas e estão disponíveis no site do festival.

LIVES

Na semana seguinte haverá live com artistas circenses. Com início às 19h pelo Instagram do festival, na segunda-feira (25) a Cristina Franciscute da Trupe do Riso vai falar sobre “Palhaçaria e Saúde”. Já na terça-feira (26), os artistas Cícero dos Santos Brasil (Palhaço Soneca) e Pablo Nórdio (Circo Amarillo / SP-ARG) falarão sobre o tema “Estruturas aéreas para números circenses”. Os bate-papos contarão com a mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio.

ENCONTROS ARTÍSTICOS


Alysson Lemos, do grupo As 10 Graças da Palhaçaria

Na quarta (27) e quinta-feira (28) a programação segue a partir das 19h30, pelo canal do festival no Youtube, com vídeos de artistas cearenses sobre assuntos relacionados ao universo circense. Na quarta-feira, o público vai conferir um bate-papo entre Alysson Lemos, do grupo As 10 Graças da Palhaçaria, e Carri Costa, da Companhia Cearense de Molecagem sobre “Comicidade e humor em tempos do politicamente correto”. A conversa contará com mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio. No dia seguinte, o tema “Palhaçaria e Protagonismo Feminino”, será abordado pelas artistas Rayanne Mendes, do Grupo Garajal; Dielan Vianna, do Grupo Desequilibradoz; e Aline Campelo do K`Os Coletivo, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos.

OBJETOS CIRCENSES

Também pelo canal do festival no Youtube, haverá de 29 a 31 de janeiro, às 15h, videoaulas sobre criação de objetos circenses. Com a ajuda dos instrutores Jaderson Gonçalves e Irlana Andrade, do grupo Breu (Brincantes de Eusébio - CE), o público vai aprender a confeccionar nariz de palhaço com caixa de ovos de papelão (29/01), as bolinhas e o swing com saco plástico e retalho para prática de malabarismo (30/01) e o instrumento musical Kazoo com garrafa Pet (31/01). Na ocasião, o público aprenderá também a como extrair o som do objeto.

A programação do 7º Festival Internacional de Circo do Ceará segue até março de 2021, com a realização de apresentações de artistas circenses pelo Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar.

O 7° Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Atacadão com patrocínio da Dass, apoio da Aniger e agradecimento a Enel. Tem ainda o patrocínio da Lei Federal n° 14.017 de 29 de junho de 2020 - Lei Aldir Blanc através do Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festival Lei Aldir Blanc Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, do Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar, com uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

SERVIÇO

7º Festival Internacional de Circo do Ceará - Programa Luz no Picadeiro: [ONLINE]: de 20 a 31 de janeiro de 2021, pelo canal do festival no Youtube e pelo Instagram. [PRESENCIAL]: Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar. Informações no site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento. Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)3459-0096 e festivaldecircoceara@gmail.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXXwOW3wEk8X3ytyYAi_F0A

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".