Pular para o conteúdo principal

Festival de Circo promove ações formativas

O 7º Festival Internacional de Circo do Ceará, que começou em novembro de 2020, vai dar início a mais uma etapa da programação: o Programa Luz no Picadeiro. De 20 a 31 de janeiro de 2021, o público vai conferir seminários, encontros, lives e videoaulas sobre diversos temas, como empreendedorismo, segurança no circo, políticas públicas, palhaçaria e protagonismo feminino. 

Franciscute com a Trupe do Riso (Foto: Divulgação)

A programação acontecerá pelo canal do festival no Youtube e pelo Instagram, com a participação de convidados, entre eles, estão artistas circenses locais, nacionais e internacionais e profissionais de setores da economia e cultura, como Sebrae, ADECE e SecultCE. O acesso é gratuito.

SEMINÁRIOS

O Programa Luz no Picadeiro inicia com o III Seminário Ensino de Artes Circenses: Experiências de Vivência, Gestão e Memória, que acontecerá de 20 a 24 de janeiro, sempre às 15h, pelo canal do festival no Youtube, com a mediação da produtora cultural, Andrea Vasconcelos. A programação abre na quarta-feira (20), com o tema “Políticas Públicas para o Circo”, que contará com a participação Ermínia Silva, co-coordenadora do Grupo Circus, da FEF - Universidade Estadual de Campinas (SP), Diocélio Barbosa, doutorando em Artes Cênicas pela UFBA-PB e Valéria Cordeiro, da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural da Secult/CE.

Na quinta-feira (21), o assunto “Empreendedorismo no Circo – Novos Caminhos e Experiências” será abordado por Marlene Querubim, presidente da União Brasileira de Circo Itinerante (UBCI), fundadora e presidente do Circo Spacial (SP); Diva Mercedes, gestora do projeto de Economia Criativa do SEBRAE-CE; Luís Sabadia, presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa da ADECE; Laize Fracalosi, coordenadora de Economia da Cultura da Secult/CE; e Giza Diógenes, idealizadora do Festival Internacional de Circo do Ceará.

Já na sexta-feira (22), o tema em debate será “Acervos e Memórias – Processos de Salvaguarda de Documentos e de Acervos”, que contará com a participação de Camila Montefusco, responsável pelo Núcleo do Acervo do Centro de Memória do Circo (SP); Silas de Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE); Cristina Holanda, coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secult/CE; e Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar, equipamento do Governo do Estado do Ceará.

Os seminários seguem também no fim de semana. No sábado (23), o tema “Segurança no Circo - Normativas de segurança, equipamentos e certificações” será debatido por Ely Gomes dos Santos, engenheiro de Segurança do Trabalho. Ele foi coordenador da Comissão Especial que elaborou a NBR 16650 da ABNT, que define projetos, terminologia e classificação dos circos (SP). Também estará nesse seminário, o Tenente Waldomiro Loreto do Nascimento, representando o Corpo de Bombeiros Militar (CE); Polyana Carcará do Fórum de Trupes, Grupos e Artistas Independentes; e Reginaldo Aparecido Calvo, presidente da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE).
Carri Costa

E no domingo (24), o assunto “Espaços de Formação: Gestão e Projetos Políticos Pedagógicos” será debatido por Rodrigo Duprat, membro do grupo de pesquisa CIRCUS e fundador da Cia. Bravata de Circo e Teatro (SP); Iara Gueller, artista de circo e produtora artística (SP/Bélgica); Edmar Cândido, gestor do Colaboratório em Artes Circenses (CE); Ana Vieira, coordenadora pedagógica de projetos na APAECE e Circo Escola Canoa Criança (CE); e Rosângela Santos, coordenadora do projeto Circo Social Associação Cultural Canoa Criança (CE). As inscrições para as atividades são gratuitas e estão disponíveis no site do festival.

LIVES

Na semana seguinte haverá live com artistas circenses. Com início às 19h pelo Instagram do festival, na segunda-feira (25) a Cristina Franciscute da Trupe do Riso vai falar sobre “Palhaçaria e Saúde”. Já na terça-feira (26), os artistas Cícero dos Santos Brasil (Palhaço Soneca) e Pablo Nórdio (Circo Amarillo / SP-ARG) falarão sobre o tema “Estruturas aéreas para números circenses”. Os bate-papos contarão com a mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio.

ENCONTROS ARTÍSTICOS


Alysson Lemos, do grupo As 10 Graças da Palhaçaria

Na quarta (27) e quinta-feira (28) a programação segue a partir das 19h30, pelo canal do festival no Youtube, com vídeos de artistas cearenses sobre assuntos relacionados ao universo circense. Na quarta-feira, o público vai conferir um bate-papo entre Alysson Lemos, do grupo As 10 Graças da Palhaçaria, e Carri Costa, da Companhia Cearense de Molecagem sobre “Comicidade e humor em tempos do politicamente correto”. A conversa contará com mediação do diretor do festival, Ângelo Márcio. No dia seguinte, o tema “Palhaçaria e Protagonismo Feminino”, será abordado pelas artistas Rayanne Mendes, do Grupo Garajal; Dielan Vianna, do Grupo Desequilibradoz; e Aline Campelo do K`Os Coletivo, com mediação da produtora cultural Andrea Vasconcelos.

OBJETOS CIRCENSES

Também pelo canal do festival no Youtube, haverá de 29 a 31 de janeiro, às 15h, videoaulas sobre criação de objetos circenses. Com a ajuda dos instrutores Jaderson Gonçalves e Irlana Andrade, do grupo Breu (Brincantes de Eusébio - CE), o público vai aprender a confeccionar nariz de palhaço com caixa de ovos de papelão (29/01), as bolinhas e o swing com saco plástico e retalho para prática de malabarismo (30/01) e o instrumento musical Kazoo com garrafa Pet (31/01). Na ocasião, o público aprenderá também a como extrair o som do objeto.

A programação do 7º Festival Internacional de Circo do Ceará segue até março de 2021, com a realização de apresentações de artistas circenses pelo Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar.

O 7° Festival Internacional de Circo do Ceará é financiado via Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pelo Atacadão com patrocínio da Dass, apoio da Aniger e agradecimento a Enel. Tem ainda o patrocínio da Lei Federal n° 14.017 de 29 de junho de 2020 - Lei Aldir Blanc através do Edital de Seleção Pública para Patrocínio a Festival Lei Aldir Blanc Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura, do Porto Dragão e Instituto Dragão do Mar, com uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. A produção é da Iluminura Produtora Cultural.

SERVIÇO

7º Festival Internacional de Circo do Ceará - Programa Luz no Picadeiro: [ONLINE]: de 20 a 31 de janeiro de 2021, pelo canal do festival no Youtube e pelo Instagram. [PRESENCIAL]: Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar. Informações no site (https://www.festivaldecircoceara.com/) e redes sociais do evento. Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)3459-0096 e festivaldecircoceara@gmail.com.

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXXwOW3wEk8X3ytyYAi_F0A

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada