Pular para o conteúdo principal



Futricas Fortalezenses

 Eis o cinco de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez.


1870 - O Colégio Partenon Cearense instala-se na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) nº 61 (antigo), sob a direção do professor Pedro da Silva Sena. Depois foi dirigido pelo Professor Lino de Sousa Encarnação, funcionando na Praça do Patrocínio (atual Praça José de Alencar) nº 2.

1886 - Morre em Fortaleza o major Luís Xavier Torres, conhecido carinhosamente por major Lulu Torres, comandante da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Ex-comandante da Força Policial (Polícia Militar do Ceará - PMC). Nascera a 01/05/1809 em Fortaleza. Hoje é nome de rua na Maraponga.

1895 - Assume, o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão-tenente Augusto Guedes de Carvalho, substituindo o 1º tenente Dr. João Guilherme Studart, que respondia interinamente.

1908 - Publica-se em Fortaleza a revista Terra da Luz, da intelectualidade cearense, sob a direção de Joaquim Pimenta.

1908 - Estreia, no teatrinho João Caetano, o Cinematógrafo Pathé Fréres, de propriedade da empresa Oliveira Coelho & Companhia.

1930 - Posse da nova diretoria da União dos Moços Católicos, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.

1932 - O serviço de Correios, até então independente, une-se ao Telégrafo, também independente, formando os Correios e Telégrafos, sob a direção local de Bernardo Café Filho, que já vinha exercendo o comando dos Correios, obedecendo ao Decreto Federal nº 20.859 de 31 de dezembro de 1931.

1934 - Forte chuva de 252 mm cai sobre o riacho Jacarecanga, fazendo desabar a ponte da Avenida Francisco Sá, logo providenciando-se a construção de nova ponte.

1934 - Lançada a pedra fundamental do quartel do Pelotão de Bombeiros da Força Pública, na Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.

1950 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose pulmonar, aos 47 anos de idade, o compositor e instrumentista Lauro Maia Teles. Lauro Maia foi o primeiro compositor cearense da era do rádio a projetar-se nacionalmente, com sucessos como Eu Vi Um Leão, Trem de Ferro, Deus Me Perdoe (com Humberto Teixeira) e Quando Dois Destinos Divergem, além de ser o lançador nacional do ritmo “balanceio”. É hoje nome de rua no bairro Joaquim Távora.

1954 - Empossada a nova diretoria do Centro dos Exportadores, assim constituída: Presidente - Diogo Vital de Siqueira; vice-presidente - Laete Fernandes; secretário - Edmundo Rodrigues; tesoureiro - Luís dos Santos Filho; diretores - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), Adauto Castelo, Alberto Machado e Francisco Machado.

1961 - Morre o industrial Pedro do Nascimento Medeiros (Pedro Medeiros), aos 56 anos de idade. Era cearense de Massapé nascido em 24 de dezembro de 1905. Instalou na Pirocaia (Montese) o Curtume São Pedro, fabricando o Sabão Arsenical Medeiros. Hoje é nome de rua no Montese, a antiga Rua Sorriso de Maria.

1961 - Acontece, na Praça do Ferreira, uma noite de autógrafos dos escritores, na I Feira do Livro de Fortaleza, com a presença da intelectualidade cearense.

1961 - Sem inauguração, realiza-se, no Cemitério Parque da Paz, na Avenida da Saudade s/n, antiga frente, o primeiro enterro ali ocorrido, sendo sua primeira cova aberta com o sepultamento de José Alfredo Castelo. Hoje sua frente fica para a Avenida Alberto Craveiro ou Avenida Presidente Juscelino Kubitschek nº 4454, no Castelão ou Passaré.

1966 - Morre, no Pronto Médico, o médico Djacir Queirós Sampaio, psiquiatra naquele hospital e da Casa de Saúde São Gerardo.

1967 - São diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, todos os eleitos no dia 15/11/66, para a Câmara Municipal de Fortaleza.

1972 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canisio, em substituição ao capitão de fragata Alberto de Oliveira.

1972 - Instalado, no Mucuripe, o 1º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros.

1973 - Lançado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o livro Dicionário de Termos e Expressões Populares, de autoria de Tomé Cabral editado pela Imprensa Universitária, obra de quase 800 páginas e na qual o autor trabalhou cerca de 40 anos

1973 - Inauguração, da Delegacia do 4º Distrito Policial, na Rua Monsenhor Salazar, no São João do Tauape.

1979 - Morre, às 2 horas, em São Paulo, SP, aos 76 anos de idade, vítima de edema pulmonar, o industrial e comerciante cearense Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto), fortalezense de 06/05/1905.

1980 - Morre, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o engenheiro agrônomo e professor Flávio da Cunha Prata, sendo sepultado em sua terra natal, Maranguape, no dia seguinte, pela manhã. Era nascido em oito de dezembro de 1910.

1983 - A Favela Cajueiro das Velhas, ainda em formação, é derrubada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza/Emurf e agentes de segurança.

1985 - Forte incêndio destrói dois galpões da indústria de torrefação Café Guimarães, no Montese.

1985 - Diplomado o prefeito eleito de Maracanaú, Almir Dutra. Sua posse dá-se no dia seguinte.

1985 - Morre, aos 94 anos incompletos, o ex-deputado Francisco Silveira Aguiar, cearense de Tauá nascido a 15 de janeiro de 1891.

1987 - Pela manhã, toma posse, na presidência do Tribunal de Contas do Ceará, o conselheiro Luciano Barreira.

2005 - Morre o radialista Alfredo de Sousa Sampaio (Alfredo Sampaio), conhecido como “A Enciclopédia do Futebol Cearense”, tricolor apaixonado e fundador do Vargas Filho, o primeiro time campeão cearense do futebol de salão oficial em 1956.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...