Pular para o conteúdo principal

Futricas Fortalezenses

 Eis o cinco de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez.


1870 - O Colégio Partenon Cearense instala-se na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) nº 61 (antigo), sob a direção do professor Pedro da Silva Sena. Depois foi dirigido pelo Professor Lino de Sousa Encarnação, funcionando na Praça do Patrocínio (atual Praça José de Alencar) nº 2.

1886 - Morre em Fortaleza o major Luís Xavier Torres, conhecido carinhosamente por major Lulu Torres, comandante da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Ex-comandante da Força Policial (Polícia Militar do Ceará - PMC). Nascera a 01/05/1809 em Fortaleza. Hoje é nome de rua na Maraponga.

1895 - Assume, o cargo de Capitão do Porto do Ceará, o capitão-tenente Augusto Guedes de Carvalho, substituindo o 1º tenente Dr. João Guilherme Studart, que respondia interinamente.

1908 - Publica-se em Fortaleza a revista Terra da Luz, da intelectualidade cearense, sob a direção de Joaquim Pimenta.

1908 - Estreia, no teatrinho João Caetano, o Cinematógrafo Pathé Fréres, de propriedade da empresa Oliveira Coelho & Companhia.

1930 - Posse da nova diretoria da União dos Moços Católicos, tendo na presidência Joaquim Caminha de Sá Leitão.

1932 - O serviço de Correios, até então independente, une-se ao Telégrafo, também independente, formando os Correios e Telégrafos, sob a direção local de Bernardo Café Filho, que já vinha exercendo o comando dos Correios, obedecendo ao Decreto Federal nº 20.859 de 31 de dezembro de 1931.

1934 - Forte chuva de 252 mm cai sobre o riacho Jacarecanga, fazendo desabar a ponte da Avenida Francisco Sá, logo providenciando-se a construção de nova ponte.

1934 - Lançada a pedra fundamental do quartel do Pelotão de Bombeiros da Força Pública, na Rua Oto de Alencar, no Jacarecanga.

1950 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de tuberculose pulmonar, aos 47 anos de idade, o compositor e instrumentista Lauro Maia Teles. Lauro Maia foi o primeiro compositor cearense da era do rádio a projetar-se nacionalmente, com sucessos como Eu Vi Um Leão, Trem de Ferro, Deus Me Perdoe (com Humberto Teixeira) e Quando Dois Destinos Divergem, além de ser o lançador nacional do ritmo “balanceio”. É hoje nome de rua no bairro Joaquim Távora.

1954 - Empossada a nova diretoria do Centro dos Exportadores, assim constituída: Presidente - Diogo Vital de Siqueira; vice-presidente - Laete Fernandes; secretário - Edmundo Rodrigues; tesoureiro - Luís dos Santos Filho; diretores - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim), Adauto Castelo, Alberto Machado e Francisco Machado.

1961 - Morre o industrial Pedro do Nascimento Medeiros (Pedro Medeiros), aos 56 anos de idade. Era cearense de Massapé nascido em 24 de dezembro de 1905. Instalou na Pirocaia (Montese) o Curtume São Pedro, fabricando o Sabão Arsenical Medeiros. Hoje é nome de rua no Montese, a antiga Rua Sorriso de Maria.

1961 - Acontece, na Praça do Ferreira, uma noite de autógrafos dos escritores, na I Feira do Livro de Fortaleza, com a presença da intelectualidade cearense.

1961 - Sem inauguração, realiza-se, no Cemitério Parque da Paz, na Avenida da Saudade s/n, antiga frente, o primeiro enterro ali ocorrido, sendo sua primeira cova aberta com o sepultamento de José Alfredo Castelo. Hoje sua frente fica para a Avenida Alberto Craveiro ou Avenida Presidente Juscelino Kubitschek nº 4454, no Castelão ou Passaré.

1966 - Morre, no Pronto Médico, o médico Djacir Queirós Sampaio, psiquiatra naquele hospital e da Casa de Saúde São Gerardo.

1967 - São diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, todos os eleitos no dia 15/11/66, para a Câmara Municipal de Fortaleza.

1972 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de corveta Reisauro Pinto Canisio, em substituição ao capitão de fragata Alberto de Oliveira.

1972 - Instalado, no Mucuripe, o 1º Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros.

1973 - Lançado, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará - UFC, o livro Dicionário de Termos e Expressões Populares, de autoria de Tomé Cabral editado pela Imprensa Universitária, obra de quase 800 páginas e na qual o autor trabalhou cerca de 40 anos

1973 - Inauguração, da Delegacia do 4º Distrito Policial, na Rua Monsenhor Salazar, no São João do Tauape.

1979 - Morre, às 2 horas, em São Paulo, SP, aos 76 anos de idade, vítima de edema pulmonar, o industrial e comerciante cearense Fernando de Alencar Pinto (Fernando Pinto), fortalezense de 06/05/1905.

1980 - Morre, em Fortaleza, aos 70 anos de idade, o engenheiro agrônomo e professor Flávio da Cunha Prata, sendo sepultado em sua terra natal, Maranguape, no dia seguinte, pela manhã. Era nascido em oito de dezembro de 1910.

1983 - A Favela Cajueiro das Velhas, ainda em formação, é derrubada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza/Emurf e agentes de segurança.

1985 - Forte incêndio destrói dois galpões da indústria de torrefação Café Guimarães, no Montese.

1985 - Diplomado o prefeito eleito de Maracanaú, Almir Dutra. Sua posse dá-se no dia seguinte.

1985 - Morre, aos 94 anos incompletos, o ex-deputado Francisco Silveira Aguiar, cearense de Tauá nascido a 15 de janeiro de 1891.

1987 - Pela manhã, toma posse, na presidência do Tribunal de Contas do Ceará, o conselheiro Luciano Barreira.

2005 - Morre o radialista Alfredo de Sousa Sampaio (Alfredo Sampaio), conhecido como “A Enciclopédia do Futebol Cearense”, tricolor apaixonado e fundador do Vargas Filho, o primeiro time campeão cearense do futebol de salão oficial em 1956.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Futricas Cearenses

Na edição 1448, de 15 a 20 de fevereiro de 2024, do Jornalistas & Cia.

Beto Studart e Fernando Ximenes lançam Campanha Coisas Boas do Brasil

Empresários Beto Studart- @betostudart   e Fernando Ximenes- @fernandoximenes8   lançam pelo Instagram a Campanha 'Coisas Boas do Brasil'. - As Energias Renováveis são Coisas Boas do Brasil, sendo nosso País campeão mundial em Energias Renováveis", destaca a Campanha. Brasil gerou 70.206 megawatts médios de Energia em 2023 a partir das suas Usinas Hidrelétricas, Eólicas, Solares, Biomassa e Biogás esse volume representa 93,1% de toda a Eletricidade produzida em 2023 no Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), o maior porcentual do Mundo. Nenhum País do Mundo produz 93,1% de sua carga com Energias Renováveis. Muitos Países tentam chegar a 30%, além das Fontes Eólicas, Hidroelétricas e Solares. As Fontes Energéticas Renováveis do Agronegócio são: Biomassa. Biogás.  Em nenhum País do Mundo, existe tanta potencialidade e ambas têm muita energia e potencial para explorar. - Em pouco tempo, o Brasil terá superavit com Energias através de suas Fontes Renovaveis: B