Pular para o conteúdo principal

Futricas Fortalezenses

  •  Eis o oito de janeiro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1863 - Fundado o Ateneu Cearense, por João de Araújo Costa Mendes e Manuel Teófilo da Costa Mendes, irmãos, oriundos de Boa Viagem, na Praça do Ferreira.
  • 1872 - José Antônio de Calazans Rodrigues deixa o governo, assumindo o 2º vice, coronel Joaquim da Cunha Freire.
  • 1886 - Funda-se o Externato Santa Teresa de Jesus, de Rufina Maria Rosas, na Rua Senador Pompeu, 143-A (antigo). 1895 - Falece, pela madrugada, aos 70 anos de idade, o conselheiro Adriano José Leal, ministro aposentado do extinto Tribunal de Justiça, baiano de nascimento. 1905 - Inaugurada a loja maçônica Porangaba, que teve à frente a figura do venerável Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro (Casimiro Montenegro).
  • 1910 - Surge a Tipografia Comercial, de Carlos Jatahy, na então Praça José de Alencar (não é a atual), espaço hoje entre o prédio do Correio Central e o da agência metropolitana do Banco do Brasil. 
  • 1931 - Morre, em Fortaleza, Pedro Leon Capoulade (Pedro Francês).
  • 1935 - Morre em Fortaleza Antônio Martins de Jesus, pai dos intelectuais poeta José Martins d’Alvarez, bacharel Francisco Martins (Fran Martins), tabelião Cláudio Martins e do reitor Antônio Martins Filho. 

  • 1938 - O Crédito Popular São José é transformado em sociedade anônima passando a denominar-se Banco Popular de Fortaleza S.A-Banfort., tendo na presidência Manoel Antônio de Andrade Furtado.
  • 1939 - Realiza-se a cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Apelação do Estado (atual Tribunal de Justiça do Estado do Ceará), respectivamente, desembargadores Daniel Augusto Lopes (Daniel Lopes) e Carlos Livino de Carvalho. Abrindo a sessão, falou o desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa seguido da palavra de João Jorge de de Pontes Vieira em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará.
  • 1939 - Encerra-se a Feira de Amostras que esteve por 35 dias montada na Praça José de Alencar, tendo sido visitada por 150 mil pessoas. 
  • 1945 - Partem mais 700 nordestinos para os seringais da Amazônia. Eram os chamados Soldados da Borracha. 1946 - Assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, Oscar Barbosa, substituindo Vicente Alves Linhares (Vicente Linhares).
  • 1953 - Morre, aos 79 anos de idade, o médico Álvaro Otacílio Nogueira Fernandes (Álvaro Fernandes), ex-deputado federal e ex-prefeito de Fortaleza. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Cearense de Quixeramobim nascido a 14 de setembro de 1873, hoje é nome de rua no Montese e Damas, em Fortaleza.
  • 1953 - Empossada a diretoria da União das Classes Produtoras do Ceará, assumindo a presidência o comerciante Eliseu de Sousa Pereira, na sede provisória no edifício do Centro dos Retalhistas, na Rua Barão do Rio Branco.
  • 1954 - Realizada a Assembleia Geral para escolha dos novos dirigentes da Sociedade Cearense de Fotografia e Cinema-SCFC, sendo eleitos para presidente do Conselho Superior Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona) por unanimidade de votos, e, para presidente do Conselho Diretor, José Augusto Moura, que tem dessa maneira o seu mandato renovado. Chapa eleita para dirigir, durante o exercício de 1954, os destinos da SCFC: Conselho Superior: engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona (Luciano Pamplona) - Presidente Honorário: Francisco Bastos Filho, Eurico Cabral, Gontram Coelho Pinho, Luís de Oliveira Albuquerque, Murilo Hortêncio de Medeiros, Raimundo Ernane Castro e Silva e Adriano Saboia e Silva. Conselho Diretor - José Augusto de Moura - Presidente: Francisco Botelho de Sousa - Vice-presidente; José Humberto Ferreira da Ponte - 1º Secretário, Myrton Cabral, 2º Secretário; Jerônimo Pereira da Costa, 1º Tesoureiro; Antônio Barreto Filho, Adjunto-tesoureiro; e José Cordeiro Bastos, Diretor-social. 
  • 1962 - Chega em Fortaleza o deputado de Caxias, RJ, Tenório Cavalcante, famoso pela valentia. Usava uma capa preta e portava sua inseparável metralhadora a que deu o nome de “Lourdinha”. Veio para pregar as reformas de base.
  • 1963 - O Selecionado Cearense de Futebol sagra-se Campeão de Futebol do Norte e Nordeste, ao derrotar o selecionado pernambucano por 1x0, gol de Charuto.
  • 1972 - Fundada a Técnica Brasileira de Alimentos - TBA, em prédio na Avenida Visconde do Rio Branco, oriunda do antigo estabelecimento de panificação Padaria Industrial Cearense, de 1924. 
  • 1973 - Em substituição ao magistrado José Maria Melo, assume o cargo de auxiliar do diretor do Fórum Clóvis Beviláqua o juiz Adalberto Barros Leal, que ficará respondendo cumulativamente pela 6ª Vara Criminal, de que é titular. 
  • 1975 - Encontra-se em Fortaleza o senador Marcos Freire (Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB-PE), para lançar o seu livro Oposição no Brasil Hoje. 
  • 1981 - Instalados dois congressos, no salão de reuniões do Hotel Esplanada, o I Encontro Siderúrgico do Norte e o I Encontro de Estruturas Metálicas do Norte/Nordeste.
  • 1981 - Wagner Barreira Filho, Procurador da Prefeitura de Fortaleza, é aclamado presidente do Instituto Brasileiro de Direito Municipal no encerramento do VII Encontro Nacional de Procuradores Municipais, realizado em Fortaleza. 
  • 1989 - Morre, em Fortaleza, o médico Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vítima de enfarte agudo no miocárdio e edema pulmonar. Era professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC e médico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS. Era nascido em Fortaleza no dia 29 de dezembro de 1933. 
  • 1999 - Liminar expedida pelo juiz Francisco das Chagas Barreto Alves, garante a realização, mesmo fora da lei federal, do Código de Posturas (Lei nº 5.530) e da recente Lei Municipal  8.219, do pré-carnaval na Avenida Beira-Mar. .
  • 2002 - O procurador de Justiça Aírton Castelo Branco Sales falece por volta das 22 horas. Com sua morte cerebral anunciada pelos médicos desde a última sexta-feira. Castelo Branco tinha passado por uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro, que surgiu durante uma das sessões de hemodiálise do seu tratamento para curar uma enfermidade nos rins. O corpo de Castelo Branco é velado no cemitério Jardim Metropolitano, onde é sepultado. 
  • 2003 - A Polícia Civil do Ceará tem novo superintendente. O delegado especializado José Napoleão Timbó assume pela manhã o comando da instituição. O auditório José Feliciano de Carvalho fica lotado e muitos delegados são obrigados a acompanhar a transmissão de cargo nos corredores. Em discurso de despedida, o ex-superintendente César Wagner Studart Montenegro faz um balanço do trabalho realizado em quase dois anos à frente da instituição.
  • 2003 - À tarde, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania, a posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, coronel José Ananias Duarte Frota.
  • 2013 - Desativado, definitivamente, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira - IPPOO, que fora inaugurado em 1978, na Avenida dos Expedicionários, no Itaperi. Os presos são transferidos para o IPPOO II, em Itaitinga. O terreno deverá ser leiloado. 
  • 2016 - Morre, em Fortaleza, o médico, professor e articulista Antero Coelho de Araújo Neto (Antero Coelho Neto). Foi o primeiro Reitor da Universidade de Fortaleza-Unifor. Ultimamente dedicava-se a pregar a qualidade de vida. Era fortalezense nascido em 11 de junho de 1931.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.