Pular para o conteúdo principal

Grapette chega aos 68 anos

 Eis o Arquivo Nirez pera 27 de janeiro na História de Fortaleza:

  • 1856 - Chega em Fortaleza, no vapor Marquês de Olinda, o engenheiro civil pernambucano Adolfo Herbster, que foi arquiteto da Câmara. 
  • 1891 - Toma posse, em caráter efetivo, na direção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, o engenheiro Ernesto Antônio Lassance Cunha, pela segunda vez. 1896 - Morre, em Fortaleza, o farmacêutico João da Rocha Moreira, fundador do Gabinete Cearense de Leitura. Era cearense de Fortaleza nascido em 17 de janeiro de 1838.
  • 1917 - Toma posse, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt, pela segunda vez, substituindo o capitão de corveta Luís Perdigão. 
  • 1924 - Realiza-se a cerimônia de benzimento e inauguração do edifício sede do Banco do Brasil, na esquina da Rua Floriano Peixoto, 434 com Rua São Paulo. O prédio foi construído pela firma paraense J. S. de Freitas & Companhia, sendo arquiteto Alípio de Lemos, no local onde foi o prédio da Sapataria Bordalo. 1927 - Reassume o comando do 23ºBatalhão de Caçadores-23BC, o capitão Aderbal de Castro e Silva, que estava sendo substituído interinamente pelo tenente Juarez de Vasconcelos.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, o violinista Tancredo Furtado de Mendonça.
  • 1935 - Toma posse na presidência da Associação Cearense de Imprensa-ACI, o jornalista João Perboyre e Silva, pela segunda vez consecutiva.
  • 1935 - Notícias chegam a Fortaleza de que chove copiosamente em todo o interior do Estado.
  • 1936 - São fichados, na Chefatura de Polícia, 13 cabos e músicos expulsos do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, como comunistas.
  • 1946 - Inaugurada, pelo lazarista padre Geraldo Godinho, a Paróquia de Antônio Bezerra. 



  • 1953 - Lançado o refrigerante Grapette fabricado por F. Sanford & Companhia Ltda., que fazia o Guaraná Kciki. Hoje o Grapette é engarrado pela DelRio Refrigerantes em Sobral com duas versões: Uva Vermelha e Uva Verde.
  • 1955 - Assume, interinamente, a direção da Faculdade de Medicina do Ceará, o professor Ocelo Pinheiro Landim. 
  • 1957 - Inicia-se, em Fortaleza, o VI Congresso Odontológico Brasileiro, com a participação de 500 odontólogos. 
  • 1958 - Deixa a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER o engenheiro Marcelo Sanford entrando em seu lugar o também engenheiro Sílvio Gaspar.
  • 1961 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Fernando Macedo Cavalcanti de Oliveira, substituindo o também capitão de fragata Ivan Burgos Feitosa. A Capitania dos Portos ficava em casa localizada na Avenida Alberto Nepomuceno, 297, derrubada para construção do Mercado Central que na verdade é um centro artesanal.
  • 1961 - À noite, o Inspetor Geral do Trânsito, Haroldo Sanford Barros, compareceu à Associação Cearense dos Chaufeurs-ACC, para decidir sobre a implantação de taxímetros em Fortaleza. Mas Fortaleza, infelizmente nunca teve, não tem, nem nunca terá táxis. Acostumou-se ao carro de aluguel e assim ficará eternamente. Enquanto em outras cidades mal se pode andar a pé na rua, com a insistência de motoristas oferecendo táxis, em nossa Capital, anda-se quarteirões e quarteirões à procura de um táxi e não se encontra. Estão todos parados em pontos pré-estabelecidos, no Centro da Cidade ou em praças de subúrbios, aguardando fregueses. Se quisermos tomar um táxi, temos que telefonar solicitando e ele virá. É o velho carro de aluguel.
  • 1973 - Iniciadas as obras da Avenida Marechal Castelo Branco (Avenida Leste-Oeste), no trecho entre a Rua General Sampaio (Viaduto Senador Fernandes Távora), até a Avenida Dr. Thèberge.
  • 1973 - A Secretaria de Saúde do Ceará muda-se do casarão da Praça Fernandes Vieira (hoje Praça Gustavo Barroso), para a Rua Visconde de Mauá, 685.
  • 1975 - Muda-se a Imprensa Oficial de Ceará-IOCE, da Rua Senador Pompeu, 512, para a Avenida Washington Soares, defronte à Universidade de Fortaleza (Unifor). Hoje extinta.
  • 1975 - A firma F. Alves S. A. inaugura sua nova sede, prédio na Avenida Tristão Gonçalves, 590/605. 
  • 1980 - Morre, em Barbalha, aos 72 anos de idade, o general-de-brigada Manuel Expedito Sampaio, ex-comandante da Polícia Militar, no governo de Paulo Sarasate. Era nascido em 25 de julho de 1908 em Barbalha..
  • 1983 - Toma posse na Superintendência Regional do Inamps, o professor Antero Coelho Neto.
  • 1983 - Morre em Fortaleza, aos 84 anos de idade, Augusto Tavares de Sá e Benevides (Augusto Benevides), cearense de Maria Pereira, atual Mombaça, nascido a 21 de dezembro de 1898. Ex-deputado estadual constituinte e presidente do Instituto de Previdência do Estado do Ceará-IPEC,. 
  • 2003 - O deputado estadual Eudoro Walter de Santana-PSB assume o cargo de diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. O ato de nomeação, assinado pelo ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, José Dirceu de Oliveira e Silva, fora publicado na edição do dia 23 de janeiro de 2003 do Diário Oficial da União-DOU. A exoneração do atual diretor geral do DNOCS José Francisco dos Santos Rufino foi publicado na mesma edição do Diário Oficial. 
  • 2005 - O Mercado São José, localizado na esquina da Rua São José com Rua Sobral, ao lado da Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza e um dos mais antigos da cidade, fecha as portas após 40 anos de funcionamento, interditado pela Prefeitura Municipal.
  • 2005 - Toma posse, em Brasília, como Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica - SARA, o militar cearense, coronel Capelão José Alves Teixeira, conhecido por (Frei Gilberto) natural de Iguatu, CE, que ingressou na Aeronáutica em 1976 sendo promovido no posto de coronel em 31 de agosto de 2000. Foi Capelão da Base Aérea de Fortaleza substituindo Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza). 
  • 2006 - Morre, em Fortaleza, o empresário Raimundo Tavares de Sousa, proprietário da lanchonete Azteca, que funciona há 24 anos nos baixos do Edifício Perboyre e Silva, a Casa do Jornalista, sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Nasceu em Crato. Era maçom do Grão Mestrado do Ceará. 
  • 2011 - Posse, na Academia Cearense de Letras-ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, do professor e escritor Ednilo Gomes de Soárez como titular da Cadeira nº10, com saudação feita pelo acadêmico Pedro Paulo Montenegro.
  • 2011 - O desembargador Ademar Mendes Bezerra assume, à noite, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE-CE. O desembargador, que era vice-presidente da Corte, recebeu o cargo do ex-presidente, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que será empossado, hoje, na função de vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment