Pular para o conteúdo principal



Morre cantor Bá Freyre aos 68 anos em Israel

Informa o divulgador Vevé Silva a morte do cantor Bá Freyre, aos 68 anos de idade, em Israel: 


- F
iquei muito triste com a informação que me foi passada ontem (12) fim de tarde dando conta do falecimento desse querido amigo cantor e compositor Bá Freyre, vítima de uma diverticulite. Morreu durante um processo cirúrgico de urgência em um hospital de Telaviv. A notícia me foi passada via whats pelo seu irmão, o também compositor Zuelington Freire. 

- Mesmo morando em Telaviv, em Israel, onde residia nos últimos anos, Bá Freyre sempre visitava Fortaleza onde passava temporadas de férias. Era natural de Sousa, na Paraíba, mas solidificou a sua carreira artística aqui em terras cearenses.

- Tive o privilégio de realizar alguns trabalhos promocionais com ele dentro dos veículos de Comunicação do Ceará. Quando de sua última visita a Fortaleza tive reunião com Bá Freyre no escritório do seu irmão quando projetamos alguns trabalhos relacionados à sua carreira aqui no Brasil mas que com a chegada da pandemia não podemos dar prosseguimento. Bá Freyre era dono de uma vasta discografia e muito conhecido no meio artístico e cultural cearense.

- Meus pêsames ao querido Zuelington Freire e a todos os seus familiares e amigos. A Música Cearense fica de luto", lamenta Vevé Silva.

Repercussão

Lionah Dias - ..Um gênio. Meus sentimentos".

Discografia

  • Às Claras (2011).
  • Sem Medo de Ser Feliz (2018).
  • Obi Oba.
  • Mistura Fina.
  • Acender
  • Noitaça
  • Ba Freire & Rosemberg Cariry (1991)
  • Crato de Açúcar.
  • Anjo do Deserto.
  • Pedra Bonita.
  • Acústico Volume 1.
  • Acústico Volume 2.
Biografia - Nasceu na cidade de Souza, Paraíba, Brasil, e com fortes influências do seu pai que foi um grande trombonista da "Jazz Manayra Orquestra", a casa da família vivia repleta de amigos poetas, músicos e artistas. É justamente nesse clima musical que Ba cresceu.
Ainda adolescente, Ba Freyre decidiu-se pelo mundo da música, no qual evidenciou seu talento e carisma. Ele descreveu muito bem todo esse período de pequenas conquistas e de inicio de carreira na canção "Tudo Pela Musica".

Com passagem pelos grandes centros musicais do Brasil, Ba Freyre trabalhou com artistas de renome, entre eles, Tom Zé, Zeca Bahia, Filó Machado e Jessé. Em 1991 Ba Freyre gravou seu primeiro album em parceria com o cineasta e poeta Rosemberg Cariry.

1991-2008–ISRAEL - Por circunstâncias familiares, alguns meses após a gravação do seu primeiro álbum, Ba Freyre viajou para Israel por um curto período, mas acabou sendo descoberto por produtores da música latina local e recebeu atraentes propostas de trabalho pela cia "Coco Loco", o que o levou a se estabelecer no país. Com o "Coco Loco" viajou por vários países vizinhos e da Europa.

Em Israel conheceu e trabalhou com vários artistas conhecidos, entre eles, Rami Kleintein, Alon Oleartchik, Ilanit Drezner, David Broza, Galit Giat, Dori Ben Zeev e Zeev Tener e participou de alguns programas de TV, tais quais, Dan Shilon, Dudu Topaz, Yair Lapid e Israel al ha boker.

Em 1998, foi solista e guitarrista da banda "OBIOBA" com a qual participou de grandes festivais de Jazz do pais, com suas próprias composições. Entre os festivais, destacam-se "Festival Jazz Cinematec" (Tel Aviv 2002) e "Festival Read Sea" ( Eilat 2004).

Em sua carreira solo, tocou com a Filarmônica de Israel, participou do projeto Phoenex, com a maestra Myrna Hertzog, foi diretor musical da grande festa de independência do Brasil em 2005 na Dizingof Center, para mais de 20.000 pessoas, participou de vários eventos da Embaixada do Brasil em Israel e abertura de festivais do Cinema brasileiro na Cinemateca de Tel Aviv.

2008-2015-BRASIL/ISRAEL - Em 2008, numa visita casual ao Brasil, Ba Freyre se destacou durante um evento musical entre amigos, e foi convidado pela "SMART PRODUÇÕES" para gravar um CD e participar de vários projetos. De lá pra cá, entre idas e vindas num intercâmbio cultural Brasil X Israel, concluiu sete novos álbuns, sendo o mais recente, com o grande maestro e produtor musical, universalmente conhecido, Roberto Menescal, que se encantou pelo seu trabalho e seu talento.

Sepultamento - O sepultamento de José Zilmar de Queiroga Freire (Bá Freyre)  acontece nesta quarta-feira (13), em Israel.











Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...