Pular para o conteúdo principal

Morre cantor Bá Freyre aos 68 anos em Israel

Informa o divulgador Vevé Silva a morte do cantor Bá Freyre, aos 68 anos de idade, em Israel: 


- F
iquei muito triste com a informação que me foi passada ontem (12) fim de tarde dando conta do falecimento desse querido amigo cantor e compositor Bá Freyre, vítima de uma diverticulite. Morreu durante um processo cirúrgico de urgência em um hospital de Telaviv. A notícia me foi passada via whats pelo seu irmão, o também compositor Zuelington Freire. 

- Mesmo morando em Telaviv, em Israel, onde residia nos últimos anos, Bá Freyre sempre visitava Fortaleza onde passava temporadas de férias. Era natural de Sousa, na Paraíba, mas solidificou a sua carreira artística aqui em terras cearenses.

- Tive o privilégio de realizar alguns trabalhos promocionais com ele dentro dos veículos de Comunicação do Ceará. Quando de sua última visita a Fortaleza tive reunião com Bá Freyre no escritório do seu irmão quando projetamos alguns trabalhos relacionados à sua carreira aqui no Brasil mas que com a chegada da pandemia não podemos dar prosseguimento. Bá Freyre era dono de uma vasta discografia e muito conhecido no meio artístico e cultural cearense.

- Meus pêsames ao querido Zuelington Freire e a todos os seus familiares e amigos. A Música Cearense fica de luto", lamenta Vevé Silva.

Repercussão

Lionah Dias - ..Um gênio. Meus sentimentos".

Discografia

  • Às Claras (2011).
  • Sem Medo de Ser Feliz (2018).
  • Obi Oba.
  • Mistura Fina.
  • Acender
  • Noitaça
  • Ba Freire & Rosemberg Cariry (1991)
  • Crato de Açúcar.
  • Anjo do Deserto.
  • Pedra Bonita.
  • Acústico Volume 1.
  • Acústico Volume 2.
Biografia - Nasceu na cidade de Souza, Paraíba, Brasil, e com fortes influências do seu pai que foi um grande trombonista da "Jazz Manayra Orquestra", a casa da família vivia repleta de amigos poetas, músicos e artistas. É justamente nesse clima musical que Ba cresceu.
Ainda adolescente, Ba Freyre decidiu-se pelo mundo da música, no qual evidenciou seu talento e carisma. Ele descreveu muito bem todo esse período de pequenas conquistas e de inicio de carreira na canção "Tudo Pela Musica".

Com passagem pelos grandes centros musicais do Brasil, Ba Freyre trabalhou com artistas de renome, entre eles, Tom Zé, Zeca Bahia, Filó Machado e Jessé. Em 1991 Ba Freyre gravou seu primeiro album em parceria com o cineasta e poeta Rosemberg Cariry.

1991-2008–ISRAEL - Por circunstâncias familiares, alguns meses após a gravação do seu primeiro álbum, Ba Freyre viajou para Israel por um curto período, mas acabou sendo descoberto por produtores da música latina local e recebeu atraentes propostas de trabalho pela cia "Coco Loco", o que o levou a se estabelecer no país. Com o "Coco Loco" viajou por vários países vizinhos e da Europa.

Em Israel conheceu e trabalhou com vários artistas conhecidos, entre eles, Rami Kleintein, Alon Oleartchik, Ilanit Drezner, David Broza, Galit Giat, Dori Ben Zeev e Zeev Tener e participou de alguns programas de TV, tais quais, Dan Shilon, Dudu Topaz, Yair Lapid e Israel al ha boker.

Em 1998, foi solista e guitarrista da banda "OBIOBA" com a qual participou de grandes festivais de Jazz do pais, com suas próprias composições. Entre os festivais, destacam-se "Festival Jazz Cinematec" (Tel Aviv 2002) e "Festival Read Sea" ( Eilat 2004).

Em sua carreira solo, tocou com a Filarmônica de Israel, participou do projeto Phoenex, com a maestra Myrna Hertzog, foi diretor musical da grande festa de independência do Brasil em 2005 na Dizingof Center, para mais de 20.000 pessoas, participou de vários eventos da Embaixada do Brasil em Israel e abertura de festivais do Cinema brasileiro na Cinemateca de Tel Aviv.

2008-2015-BRASIL/ISRAEL - Em 2008, numa visita casual ao Brasil, Ba Freyre se destacou durante um evento musical entre amigos, e foi convidado pela "SMART PRODUÇÕES" para gravar um CD e participar de vários projetos. De lá pra cá, entre idas e vindas num intercâmbio cultural Brasil X Israel, concluiu sete novos álbuns, sendo o mais recente, com o grande maestro e produtor musical, universalmente conhecido, Roberto Menescal, que se encantou pelo seu trabalho e seu talento.

Sepultamento - O sepultamento de José Zilmar de Queiroga Freire (Bá Freyre)  acontece nesta quarta-feira (13), em Israel.











Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.