Pular para o conteúdo principal

Cagece orienta população sobre cuidados com a Rede de Esgoto durante a Quadra Chuvosa



Durante a Quadra Chuvosa, os cuidados com as Redes de Esgoto e de Drenagem precisam ser redobrados. Isso porque esses sistemas têm funções distintas e o mau uso pode provocar obstrução e alagamentos. 

Para evitar que isso ocorra, a orientação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a população não destine água pluvial para o Sistema de Esgotamento Sanitário.

A Água das Chuvas deve ser direcionada ao Sistema de Drenagem, que geralmente fica à beira das calçadas e é de responsabilidade das Prefeituras Municipais.

Já a Rede de Esgotamento é responsável exclusivamente pela Coleta do Esgoto dos Imóveis, que é direcionado para o Tratamento. Esse Sistema é identificado pelos Poços com tampa de marcação da Cagece e devem ser manuseados apenas por técnicos da Companhia.

Quando as Redes de Esgoto recebem água das chuvas, acontece uma sobrecarga que resulta em extravasamento em vias públicas. 

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, “destinar inadequadamente água de chuva para rede de esgoto é uma das principais causas de obstruções e extravasamentos em vias públicas, porque compromete o bom funcionamento das redes coletoras, que não foram feitas para receber esse tipo de material”, ressalta Robervânia Barbosa.

Outra causa do extravasamento é a obstrução com materiais sólidos. O lixo jogado na rua entope a rede de esgoto, resultando nos alagamentos. Por isso, a Cagece realiza um trabalho de visitas domiciliares para informar a população sobre o uso correto da Rede de Esgotamento.

Sub-Bacias - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou por unanimidade o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub-Bacias CE7, CE8, e CE9, em Fortaleza, de interesse da Cagace, durante a 284ª reunião ordinária do colegiado, nesta quinta-feira (4). Ato todo foram 19 votos a favor, tendo apenas uma abstenção manifestada após a apresentação e discussão da proposta.

O Projeto da Cagece visa a ampliação do SES na capital fortalezense através da coleta e tratamento dos efluentes das três bacias de esgotamento do Cocó, além de evitar a poluição dos recursos hídricos da Bacia do Cocó pelo aporte de efluentes sanitários. O plano objetiva abranger 12 bairros da cidade, perfazendo uma área total de 1.275,22 hectares, atendendo 172.291 habitantes até o ano de 2035.

Quartzito - A pauta destacou apresentação e discussão do projeto de Extração de Quartzito para Rocha Ornamental, nos municípios de Uruoca e Moraújo, de interesse da empresa Quartzblue Mineração Ltda. Membros do conselho pediram vistas para o projeto, que poderá ser novamente apreciado pelo colegiado numa próxima reunião ordinária ou extraordinária.

Em formato virtual, a reunião foi presidida pelo secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, contando com a presença do secretário do Conselho e superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, além de membros do Coema e da sociedade civil.

A reunião completa pode ser assistida no Canal da Semace, no Youtube:


Jeri - Considerando o aumento da população local e a importância da Vila de Jericoacoara para o Turismo do Ceará, a Cagece vai ampliar os sistemas de abastecimento de água e a rede de esgoto do local. As obras consistem não apenas na melhoria dos sistemas já existentes, mas também na construção de novos equipamentos para atender ao aumento das demandas e otimizar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.

Ao todo, cerca de 14 mil pessoas serão beneficiadas com as obras, além da população flutuante que frequenta a vila. Além disso, as ações realizadas permitirão que cerca de 2000 cidadãos que ainda não contavam com os serviços da Cagece passem a ser atendidos pelos sistemas. A obra será realizada com recursos financiados pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, nesse momento, está em fase de preparação da licitação.

Um dos grandes destaques da obra no sistema de abastecimento é a construção de uma estação de tratamento de água com tecnologia de osmose reversa, considerada uma das melhores nos processos de purificação da água atualmente. Além disso, o serviço contará com a ampliação de quase oito quilômetros de Rede de Distribuição e implantação de cinco novas estações elevatórias.

Mais de 10 quilômetros de Adutora (de água bruta e tratada) serão incorporados ao sistema para otimizar o transporte da água. Para garantir a continuidade do abastecimento, quatro reservatórios serão construídos para armazenamento da água distribuída. O novo sistema contará também com 305 novas ligações prediais a serem disponibilizadas para novos clientes.

Já o sistema de Esgotamento Sanitário será totalmente requalificado para melhor atender à população da vila. Dentre as ações, está prevista a execução de quase quatro quilômetros de Rede Coletora. As obras contarão também com a construção de três novas estações elevatórias para bombear os efluentes, bem como execução de reformas na elevatória atual e a requalificação da estação de tratamento existente.

A requalificação dos serviços da Cagece na Vila de Jericoacoara contará com a construção de um novo núcleo de atendimento aos clientes e Laboratório. Todos os detalhes desses projetos foram pensados com todo o cuidado para se integrar de forma harmônica ao layout da Vila de Jericoacoara.

Croatá - A Cagece recebeu em janeiro o Sistema de Esgotamento Sanitário no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante. A obra foi executada pela Prefeitura e entregue à Cagece, que irá operar o novo sistema na localidade que antes não dispunha do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Ao serem interligados à rede coletora, cerca de seis mil habitantes serão beneficiados com o Serviço.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Croatá conta com quatro Sub-Bacias, uma estação de tratamento de esgoto com tecnologia de lagoa de estabilização e uma rede coletora que irá atender duas mil ligações, representando aproximadamente 80% de cobertura de Rede de Esgoto no Distrito. 

- Croatá já partiu na frente de várias localidades no alcance das metas de universalização do esgotamento sanitário impostas pelo Novo Marco Legal do Saneamento", destacou o superintendente de Negócios da Cagece para a Zona Norte, Carlos Salmito.

Atualmente a Cagece realiza um trabalho de verificação das interligações dos imóveis à Rede Coletora. 

De acordo com o gerente da Cagece na Região da Bacia do Curu e Litoral, Edimilson Macêdo, equipes socioambientais da Companhia realizam também trabalho porta a porta para conscientização da população local explicando sobre o funcionamento do sistema de esgotamento, importância do serviço para a saúde e meio ambiente e sobre a tarifa da Cagece. “Assim que terminarmos essa etapa, a unidade dará início ao faturamento na localidade”, acrescentou.

Chaval e Barroquinha - A Cagece concluiu a Primeira Etapa de uma grande obra que beneficia cerca de 30 mil pessoas em Chaval e Barroquinha. Nesta fase, foram substituídos dois quilômetros de tubulação da Adutora, que leva água do Açude Itaúna, em Granja, à Estação de Tratamento da Cidade. Para a obra, a Companhia investiu cerca de R$ 1,1 milhão oriundos de recursos próprios.

A Primeira Fase contemplou o trecho mais crítico da Adutora e já apresenta melhoras no abastecimento. Na Segunda Etapa, será substituído 1,5 quilômetro da Adutora. Com o Serviço, mesmo em casos pontuais de paralisações, o tempo de equilíbrio no abastecimento passa a ser menor, pois com a melhoria agora pode-se aumentar a pressão na Rede.

Chaval e Barroquinha apresentavam dificuldades na continuidade no Abastecimento devido a ocorrências de oscilação de Energia e rompimentos na antiga adutora. Conforme Rômulo Marques, coordenador de Serviço e Expansão, a obra é uma grande conquista para para a Cidade, já que melhora a prestação dos Serviços e dá maior garantia de continuidade.

Rômulo Marques explica que esse investimento implica em melhorias nos índices de perdas e de continuidade, já que previne ocorrências de Vazamentos, e permitirá, ainda, ampliar a vazão em até 150 metros cúbicos por hora.

- A gente deu um grande passo para melhorar o Atendimento ao cliente. Com essa obra vamos dar uma assistência maior à população. Outro ponto importante é que possibilita ampliar a nossa Cobertura, devido ao aumento da Vazão com a Nova Adutora, que permite explorar maior Vazão e atender um horizonte populacional maior”, disse Rômulo Marques.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".