Pular para o conteúdo principal

Cagece orienta população sobre cuidados com a Rede de Esgoto durante a Quadra Chuvosa



Durante a Quadra Chuvosa, os cuidados com as Redes de Esgoto e de Drenagem precisam ser redobrados. Isso porque esses sistemas têm funções distintas e o mau uso pode provocar obstrução e alagamentos. 

Para evitar que isso ocorra, a orientação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a população não destine água pluvial para o Sistema de Esgotamento Sanitário.

A Água das Chuvas deve ser direcionada ao Sistema de Drenagem, que geralmente fica à beira das calçadas e é de responsabilidade das Prefeituras Municipais.

Já a Rede de Esgotamento é responsável exclusivamente pela Coleta do Esgoto dos Imóveis, que é direcionado para o Tratamento. Esse Sistema é identificado pelos Poços com tampa de marcação da Cagece e devem ser manuseados apenas por técnicos da Companhia.

Quando as Redes de Esgoto recebem água das chuvas, acontece uma sobrecarga que resulta em extravasamento em vias públicas. 

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, “destinar inadequadamente água de chuva para rede de esgoto é uma das principais causas de obstruções e extravasamentos em vias públicas, porque compromete o bom funcionamento das redes coletoras, que não foram feitas para receber esse tipo de material”, ressalta Robervânia Barbosa.

Outra causa do extravasamento é a obstrução com materiais sólidos. O lixo jogado na rua entope a rede de esgoto, resultando nos alagamentos. Por isso, a Cagece realiza um trabalho de visitas domiciliares para informar a população sobre o uso correto da Rede de Esgotamento.

Sub-Bacias - O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou por unanimidade o projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário das Sub-Bacias CE7, CE8, e CE9, em Fortaleza, de interesse da Cagace, durante a 284ª reunião ordinária do colegiado, nesta quinta-feira (4). Ato todo foram 19 votos a favor, tendo apenas uma abstenção manifestada após a apresentação e discussão da proposta.

O Projeto da Cagece visa a ampliação do SES na capital fortalezense através da coleta e tratamento dos efluentes das três bacias de esgotamento do Cocó, além de evitar a poluição dos recursos hídricos da Bacia do Cocó pelo aporte de efluentes sanitários. O plano objetiva abranger 12 bairros da cidade, perfazendo uma área total de 1.275,22 hectares, atendendo 172.291 habitantes até o ano de 2035.

Quartzito - A pauta destacou apresentação e discussão do projeto de Extração de Quartzito para Rocha Ornamental, nos municípios de Uruoca e Moraújo, de interesse da empresa Quartzblue Mineração Ltda. Membros do conselho pediram vistas para o projeto, que poderá ser novamente apreciado pelo colegiado numa próxima reunião ordinária ou extraordinária.

Em formato virtual, a reunião foi presidida pelo secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, contando com a presença do secretário do Conselho e superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, além de membros do Coema e da sociedade civil.

A reunião completa pode ser assistida no Canal da Semace, no Youtube:


Jeri - Considerando o aumento da população local e a importância da Vila de Jericoacoara para o Turismo do Ceará, a Cagece vai ampliar os sistemas de abastecimento de água e a rede de esgoto do local. As obras consistem não apenas na melhoria dos sistemas já existentes, mas também na construção de novos equipamentos para atender ao aumento das demandas e otimizar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.

Ao todo, cerca de 14 mil pessoas serão beneficiadas com as obras, além da população flutuante que frequenta a vila. Além disso, as ações realizadas permitirão que cerca de 2000 cidadãos que ainda não contavam com os serviços da Cagece passem a ser atendidos pelos sistemas. A obra será realizada com recursos financiados pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e, nesse momento, está em fase de preparação da licitação.

Um dos grandes destaques da obra no sistema de abastecimento é a construção de uma estação de tratamento de água com tecnologia de osmose reversa, considerada uma das melhores nos processos de purificação da água atualmente. Além disso, o serviço contará com a ampliação de quase oito quilômetros de Rede de Distribuição e implantação de cinco novas estações elevatórias.

Mais de 10 quilômetros de Adutora (de água bruta e tratada) serão incorporados ao sistema para otimizar o transporte da água. Para garantir a continuidade do abastecimento, quatro reservatórios serão construídos para armazenamento da água distribuída. O novo sistema contará também com 305 novas ligações prediais a serem disponibilizadas para novos clientes.

Já o sistema de Esgotamento Sanitário será totalmente requalificado para melhor atender à população da vila. Dentre as ações, está prevista a execução de quase quatro quilômetros de Rede Coletora. As obras contarão também com a construção de três novas estações elevatórias para bombear os efluentes, bem como execução de reformas na elevatória atual e a requalificação da estação de tratamento existente.

A requalificação dos serviços da Cagece na Vila de Jericoacoara contará com a construção de um novo núcleo de atendimento aos clientes e Laboratório. Todos os detalhes desses projetos foram pensados com todo o cuidado para se integrar de forma harmônica ao layout da Vila de Jericoacoara.

Croatá - A Cagece recebeu em janeiro o Sistema de Esgotamento Sanitário no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante. A obra foi executada pela Prefeitura e entregue à Cagece, que irá operar o novo sistema na localidade que antes não dispunha do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Ao serem interligados à rede coletora, cerca de seis mil habitantes serão beneficiados com o Serviço.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Croatá conta com quatro Sub-Bacias, uma estação de tratamento de esgoto com tecnologia de lagoa de estabilização e uma rede coletora que irá atender duas mil ligações, representando aproximadamente 80% de cobertura de Rede de Esgoto no Distrito. 

- Croatá já partiu na frente de várias localidades no alcance das metas de universalização do esgotamento sanitário impostas pelo Novo Marco Legal do Saneamento", destacou o superintendente de Negócios da Cagece para a Zona Norte, Carlos Salmito.

Atualmente a Cagece realiza um trabalho de verificação das interligações dos imóveis à Rede Coletora. 

De acordo com o gerente da Cagece na Região da Bacia do Curu e Litoral, Edimilson Macêdo, equipes socioambientais da Companhia realizam também trabalho porta a porta para conscientização da população local explicando sobre o funcionamento do sistema de esgotamento, importância do serviço para a saúde e meio ambiente e sobre a tarifa da Cagece. “Assim que terminarmos essa etapa, a unidade dará início ao faturamento na localidade”, acrescentou.

Chaval e Barroquinha - A Cagece concluiu a Primeira Etapa de uma grande obra que beneficia cerca de 30 mil pessoas em Chaval e Barroquinha. Nesta fase, foram substituídos dois quilômetros de tubulação da Adutora, que leva água do Açude Itaúna, em Granja, à Estação de Tratamento da Cidade. Para a obra, a Companhia investiu cerca de R$ 1,1 milhão oriundos de recursos próprios.

A Primeira Fase contemplou o trecho mais crítico da Adutora e já apresenta melhoras no abastecimento. Na Segunda Etapa, será substituído 1,5 quilômetro da Adutora. Com o Serviço, mesmo em casos pontuais de paralisações, o tempo de equilíbrio no abastecimento passa a ser menor, pois com a melhoria agora pode-se aumentar a pressão na Rede.

Chaval e Barroquinha apresentavam dificuldades na continuidade no Abastecimento devido a ocorrências de oscilação de Energia e rompimentos na antiga adutora. Conforme Rômulo Marques, coordenador de Serviço e Expansão, a obra é uma grande conquista para para a Cidade, já que melhora a prestação dos Serviços e dá maior garantia de continuidade.

Rômulo Marques explica que esse investimento implica em melhorias nos índices de perdas e de continuidade, já que previne ocorrências de Vazamentos, e permitirá, ainda, ampliar a vazão em até 150 metros cúbicos por hora.

- A gente deu um grande passo para melhorar o Atendimento ao cliente. Com essa obra vamos dar uma assistência maior à população. Outro ponto importante é que possibilita ampliar a nossa Cobertura, devido ao aumento da Vazão com a Nova Adutora, que permite explorar maior Vazão e atender um horizonte populacional maior”, disse Rômulo Marques.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment