Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o Arquivo Nirez para 26 de fevereiro na História do Ceará:
  • 1865 - O primeiro tenente Carlos Ramel assume o comando da Companhia de Aprendizes Marinheiros, hoje Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, antes mesmo de sua instalação, que se deu em 31 de março de 1865 em casa na Rua da Praia (Avenida Pessoa Anta), de propriedade de Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba).
  • 1911 - Inaugura-se o palco do Polytheama, Cine-Teatro que só inaugurou o cinema, em 2 de julho do mesmo ano. Pertencia à Empresa Rola, Irmão & Companhia e tinha endereço na Avenida 7 de Setembro (Praça do Ferreira), 12 antigo. Ficava na Rua Major Facundo, no local hoje ocupado pelo Edifício São Luís. 
  • 1917 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Raimundo Beltrão Pontes, em substituição ao 1º tenente Pedro Augusto Bittencourt.
  • 1917 - Morre, afogado, no Aracati, onde era sócio gerente de uma fábrica de tecidos, o médico e industrial José Leite Barbosa. Nascera em Fortaleza no dia 14 de agosto de 1863.
  • 1926 - Fundado o Banco de Crédito Caixeiral, da Fênix Caixeiral, tendo como primeiro presidente Carlos Pinho Vasconcelos. Depois, passou a chamar-se Banco de Crédito Comercial S. A. Sua instalação foi no dia 13 de maio do mesmo ano, na Rua Floriano Peixoto, 426 (atual 752). 
  • 1927 - Muda o comando na Capitania dos Portos do Ceará, quando assume interinamente o cargo o capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos, pela quinta vez, substituindo o capitão de corveta João Soares de Pina.
  • 1928 - Reinaugurada a casa comercial Auto Volante, de propriedade de Carlos Garcia Juaçaba (Carlos Juaçaba) e Antônio Barbosa, agora na Rua Pará, 15, esquina com Rua Major Facundo, 167 (antigos).
  • 1935 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza cede um terreno, na Praia de Iracema, à Arquidiocese, para nele ser construída uma igreja.
  • 1937 - A pianista brasileira Guiomar Novais encontra-se em Fortaleza e dá concerto no Teatro José de Alencar.
  • 1937 - Inaugura-se a nova sede da Sociedade de Cultura Artística, no 3º andar do Edifício Excelsior, com as presenças da pianista Guiomar Novaes e do presidente da entidade, Alberto Jacques Klein.
  • 1938 - Chega em Fortaleza, às 10h25, a bordo do hidro-avião “Marimbá”, do Sindicato Condor, desembarcando no aeroporto da Barra do Ceará, o Ministro do Trabalho, Waldemar Cromwel do Rego Falcão (Waldemar Falcão), sendo saudado no Palácio da Luz com discursos de João Perboyre e Silva e Eduardo Mota, solenidade transmitida pelo Ceará Rádio Clube-PRE-9.
  • 1940 - Em hidroavião da Panair, no aeroporto da Barra do Ceará, desembarca o artista de cinema de Hollywood, George O'Brien, para pernoite, hospedando-se no Excelsior Hotel, a caminho da Amazônia. O conhecido artista da ''20th Century Fox'' de Hollywood, regressa à metrópole do cinema, nos Estados Unidos, depois de ter permanecido alguns dias, no Rio de Janeiro, em gozo de férias.
  • 1940 - Eleitos para comporem o Conselho Diretor da Associação Oswaldo Cruz, mantenedora do Instituto Pasteur de Fortaleza, Presidente - desembargador Abner Carneiro Leão de Vasconcelos (Abner Vasconcelos), Vice-presidente - José Alves Ribeiro Quinderé (Monsenhor Quinderé); Secretário - Joaquim da Silveira Marinho; Diretor Técnico - Carlos da Costa Ribeiro; Vice-diretor técnico - José Joaquim de Almeida Filho; Adjunto de tesoureiro - Paulo Urbano de Almeida; Conselheiros: José de Pontes Medeiros, Raimundo Gomes, Osvaldo Studart Filho e Fausto Augusto Borges Cabral (Fausto Cabral). 1942 - Nomeado Secretário de Polícia e Segurança Pública, Rui de Almeida Monte (Rui Monte). 
  • 1945 - Às 16 horas, é lançada a pedra fundamental do Restaurante do Serviço de Alimentação da Previdência Social-SAPS.
  • 1947 - Funda-se, em Fortaleza, no Consulado do Paraguai e residência do cônsul, Estolano Polary Maia, na Rua 24 de Maio, 308, a Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA, a primeira do país, iniciativa de Rubens de Azevedo, seu primeiro presidente.
  • 1947 - Sai o Decreto Municipal 785 que aprova o Plano Diretor para a Remodelação e Extensão da Cidade de Fortaleza, executado pelo urbanista José Otacílio de Sabóia Ribeiro.
  • 1953 - Inicia-se, no Rio de Janeiro, a campanha Ajuda Teu Irmão, promovida pelo compositor Humberto Cavalcânti Teixeira (Humberto Teixeira), em favor dos flagelados da Seca no Nordeste. Para a campanha o compositor fez o baião com o mesmo título da campanha, que foi gravado comercialmente na fábrica Continental pela cantora Carmélia Alves e o Trio Melodia.
  • 1954 - Toma posse a nova diretoria do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, na Rua da Assunção, 420, assim constituída: Presidente - Edgar Nunes Freire; Secretário - Luís Róseo e Silva; Tesoureiro - João Francisco do Nascimento; Conselho Fiscal - Paulino Galvão, Eliezer de França Ramos e Francisco Alenquer; Suplentes - Mozart Ageu de Souza Brandão (Mozart Brandão), Luís Gonzaga de Assunção (Luís Assunção), João Batista de Souza Brandão (João Batista Brandão), João Paulo Bandeira, José Bartolomeu e Souza e Manuel Magalhães Maciel.
  • 1961 - O Fortaleza Esporte Clube sagra-se bicampeão, ao vencer, por 3x0, a partida realizada no Estádio Presidente Vargas, contra o Ferroviário Atlético Cearense, pelo Campeonato Cearense de Futebol.
  • 1976 - Na redação do jornal O Povo, com a colaboração do jornalista Eliezer Rodrigues, realiza-se o depoimento do desenhista cearense Luís Sá de Araújo, radicado no Rio de Janeiro, para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez). Luís Sá foi o criador dos personagens Reco-Reco, Bolão e Azeitona, história em quadrinhos publicada na revista O Tico-Tico. Foi também ilustrador dos jornais cinematográficos sobre esportes.
  • 1981 - Eleita a nova mesa da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), que tem à frente o deputado Antônio dos Santos.
  • 1981 - Alegando dificuldades administrativas diversas, pede demissão da direção da Casa de Cultura Raimundo Cela, a artista plástica Loinha.
  • 1982 - Oficializado, o Hino da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, com versos de Antônio Leitão Moreira e melodia de Manoel Ferreira Lima por Ofício 298. Aprovado pelo Ministério da Marinha em 20 de junho de 1983.
  • 1986 - Tem novo comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, entrando o capitão de fragata Paulo Roberto Jordão Marinho e saindo o também capitão de fragata Sérgio Oliveira de Araújo.
  • 1986 - Novamente o Cruzeiro volta a ser desbancado - O Cruzado passa a ser a moeda oficial brasileira em substituição ao Cruzeiro.
  • 1987 - Decretada a intervenção no Banco do Estado do Ceará-BEC, pelo Banco Central, que determina um inspetor para designar uma nova direção para sanear financeiramente a instituição.
  • 1988 - O capitão de fragata Paulo Roberto Jordão Marinho deixa o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, passando ao também capitão de fragata Napoleão Bonaparte Gomes.
  • 1998 - Acontece em Fortaleza, um eclipse parcial do sol, cujo ápice foi às 15h48 com 20% da área do sol encoberta pela lua, sendo observado no observatório astronômico do Colégio 7 de Setembro pelo físico Heliomárzio Moreira.
  • 2000 - Falecimento, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, do brigadeiro-do-ar Casimiro Montengro Filho, que foi pioneiro, juntamente como brigadeiro Eduardo Gomes, da criação do Correio Aéreo Militar -CAM, depois Correio Aéreo Nacional - CAN. Foi criador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial-CTA, que foram embriões da Embraer. Era cearense de Fortaleza nascido em 29 de outubro de 1904.
  • 2006 - Falecimento em Fortaleza do advogado, jornalista e radialista Stênio Azevedo, vítima de falência múltipla dos órgãos. Estava em coma há mais de 20 dias. Stênio cobriu todas as reportagens de misses em sua época áurea. Escreveu, com o jornalista e historiador Geraldo da Silva Nobre livro a respeito. Militou por muitos anos nos Diários e Rádios Associados. Dirigiu o Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF; era bibliotecário do Tribunal de Justiça do Estado-TJCE e delegado de Caça e Pesca no Ceará. Foi presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI. Fez parte da crônica carnavalesca e da corte do Rei Momo. Era cearense de Sobral nascido em sete de abril de 1920.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de