Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o 15 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1839 - João Antônio de Miranda toma posse como Presidente da Província. Fora nomeado em 20 de dezembro de 1838, substituindo Manuel Felizardo de Sousa e Melo.
  • 1849 - Assume a Chefia de Polícia em Fortaleza, o conselheiro Francisco Domingues da Silva, sobralense.
  • 1876 - Publica-se em Fortaleza a Gazeta Forense (Legislação, doutrina, e jurisprudência), periódico redatoriado por Virgílio Augusto de Moraes e Pergentino da Costa Lobo, impresso por Joaquim Lopes Verçosa.
  • 1885 - Funda-se, em Fortaleza, a sociedade carnavalesca Conspiradores Infernais, cujos estatutos são aprovados em 21 de fevereiro de 1888.
  • 1898 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornalzinho O Cuco. 
  • 1916 - Morre, aos 29 anos de idade, o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, professor Alberto Fiúza Montezuma, cearense da Baturité nascido a cinco de outubro de 1886. É hoje nome de Rua no bairro Vila União, em Fortaleza.
  • 1933 - Morre, aos 61 anos de idade, José Carvalho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na Padaria Espiritual atuou sob o pseudônimo de Cariri Braúna. Nascera em 11 de fevereiro de 1872. É hoje patrono de Rua no Autran Nunes, em Fortaleza.
  • 1934 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, o tenente-coronel Manuel Colares Chaves.
  • 1934 - À noite, durante forte chuva, uma faísca elétrica racha a parte superior da fachada do prédio  617 de Rua Sena Madureira.
  • 1935 - Tertuliano Vieira e Sá, José Moacir Bezerra e Raimundo de Freitas Ramos comunicam à imprensa a formação de uma sociedade anônima Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A. fazendo parte a Farmácia e Drogaria Pasteur (matriz - Rua Major Facundo, 538), Farmácia Francesa (Rua Major Facundo, 94/96 antigos, atual 242), Farmácia Modelo (Rua Floriano Peixoto, 470), Farmácia Londres (Rua Major Facundo, 630), Farmácia Excelsior (Rua Guilherme Rocha, 156) e o Laboratório Eduardo Bezerra (Rua Governador Sampaio, 411). Depois seria inaugurada a Farmácia Brasil, do mesmo grupo. Na Pasteur é que nos anos 1950 e 1960 havia um café distribuído entre os amigos, sendo frequentadores assíduos o engenheiro Antônio Ferreira Antero, Horácio Marques, João Moisés Ferreira, João Adjafre de Sousa, poeta Otacílio Ferreira de Azevedo, Raul Barbosa, Raimundo Freitas Ramos, Josias Correia, jornalista Vicente Roque, Alberto Bardawil, e outros.
  • 1942 - Sai, pela primeira vez, no desfile carnavalesco, o bloco Escola de Samba Lauro Maia, iniciativa do ator teatral e humorista José Pereira de Andrade Júnior (Canelinha), que a fundou e dirigiu. O nome era uma homenagem ao compositor e amigo Lauro Maia Teles A escola desfilou cantando e executando os sambas Minha Escola de Samba, de Luís Assunção, e Cara de Judeu, de Lauro Maia. A escola desfilou com calças brancas, camisas de meia e chapéus de palhinha. Abriu o desfile carnavalesco e foi o maior sucesso daquele ano.
  • 1943 - Assume, em caráter interino, o cargo de Cônsul dos Estados Unidos em Fortaleza, mister Prescot Childs, que substitui a mister Preston Rambo.
  • 1943 - Criada em Fortaleza a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo pela Congregação de São Vicente de Paulo, em prédio na Avenida do Imperador, 1367. Em 1956 foi agregada à Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1952 - Instalada a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. A sede fica na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no dia da posse do padre Gerardo Andrade Ponte.
  • 1952 - Inaugura-se, no Estabelecimento da Subsistência da 10ª Região Militar, na época sob a chefia do então major Ednardo Rodrigues Weyne, a Praça de Esportes General Edgardino.
  • 1952 - Morre, às 12h20, em acidente automobilístico no cruzamento da Rua Senador Almino com Avenida Pessoa Anta, o deputado e agropecuarista Manuel Matoso Filho, aos 48 anos de idade. Nascera em Apodi-RN, em 15 de novembro de 1903.
  • 1952 - Mais uma vez em Fortaleza o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, engenheiro Francisco Saboia de Albuquerque em virtude da ameaça de seca.
  • 1956 - A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré tem novo pároco, o padre Joaquim Alves Ferreira, no dia da inauguração da Igreja de Nossa Senhora Aparecida. 
  • 1957 - Chegam a Fortaleza as novas marcas de cigarros da Fábrica Sudan, do Rio de Janeiro: “Finesse”, “Louvre”, “Mariska”, “Fio de Ouro”, “Fulgor” e “Urca”.
  • 1958 - Assume as rédeas da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, pela segunda vez, o padre Gerardo Aguiar Nogueira.
  • 1967 - Cai sobre Fortaleza uma chuva de 166 milímetros, causando inundações, desabamentos, pane no sistema de energia elétrica e paralisação dos transportes, tendo caído cinco raios numa noite de trovões e relâmpagos.
  • 1967 - Aberta em Fortaleza a I Mostra de Pintura e Escultura Primitiva, organizada por Maurício Xerez, uma promoção da Secretaria de Cultura, Deporto e Promoção Social - Secult e da Gazeta de Notícias.
  • 1972 - Morre, em Fortaleza, o líder estudantil François Cardoso Telles de Menezes (François Teles de Meneses), nascido em Fortaleza em oito de fevereiro de 1947. Hoje é nome de Rua no Bairro de Fátima, em Fortaleza.
  • 1974 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel aviador Fernando César de Oliveira, substituindo Luís Carlos da Silva, do mesmo posto.
  • 1974 - A Federação dos Empregados no Comércio do Ceará e Piauí muda-se para as salas 275 a 278, do Edifício Lobrás.
  • 1974 - O teatrólogo cearense José Maria Bezerra de Paiva-B. de Paiva (foto) é nomeado pelo presidente Emílio Garrastazzu Médici, presidente da Federação das Escolas Federais Isoladas da Guanabara, com o nível equivalente ao de reitor.
  • 1976 - Morre, em Fortaleza, aos 40 anos de idade, o engenheiro civil Francisco Bastos Sales, cearense de General Sampaio onde nasceu a 23 de novembro de 1935.
  • 1976 - A Associação dos Cronistas Sociais e Carnavalescos do Ceará elege, em festa realizada no Clube Regatas Barra do Ceará, o Rei Momo de 1976, universitário Francisco José Torres de Sá e Benevides (Titico), filho do deputado Paulo Benevides e Lúcia Gomes Rocha, representante do Clube Romeu Martins, na Itaoca, Rainha do Carnaval.
  • 1981 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense, Líduina Freitas Gonçalves, representante do Clube Terra & Mar.
  • 1982 - O prédio sede dos jornais Correio do Ceará e Unitário, na esquina da Rua Assis Chateaubriand com Rua Visconde de Mauá é vendido à firma Ultralimpo Empreendimentos, de Francisco Clodomir Rocha Girão.
  • 1985 - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece inaugura o telefone 195, para reclamações.
  • 1993 - A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará-Aprece transforma-se, por decisão dos prefeitos, em Associação dos Municípios do Estado do Ceará-Amece, durante a realização do Seminário Sobre Perspectivas Para Uma Nova Administração Municipal, no auditório da Secretaria da Fazenda-Sefaz.
  • 2001 - Irrompe violento incêndio na loja de brinquedos Atacadão Reizinho, na Rua Floriano Peixoto, 794, destruindo todo o estabelecimento, sendo debelado após seis horas de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, culminando com o desabamento da fachada da loja.
  • 2003 - Eleitos Rainha do Carnaval de 2003 Sheila Alves e Rei Momo, Mardônio, no Clube Oásis, eles terão uma agenda a cumprir, que inclui todos os bailes de clubes e o Desfile na Avenida Domingos Olímpio.
  • 2003 - Venezuelana de nascimento a cantora Lily Alcalay, falece, aos 46 anos de idade, por volta das 22 horas, em decorrência de um câncer que, há três meses vinha sendo contido por meio de tratamento e internações sucessivas. Por volta das 18 horas do dia seguinte, a cantora é enterrada no Parque da Paz com a presença de familiares, amigos e músicos que, durante o cortejo, cantaram vários clássicos seus. Em Fortaleza ela começou se apresentando com a Banda Sinal Verde, no início da década de 1980, interpretando músicas do rock, como Rita Lee. Participou das três edições do Festival de Jazz de Guaramiranga e por último era a estrela principal da banda Marajazz, de três anos para cá, apresentando-se em diversos clubes e bares da cidade.
  • 2006 - Falece, às 8h45, vítima de embolia pulmonar, o desembargador Edmilson da Cruz Neves que integrava a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE. Adoecera no dia 13 e estava internado no Hospital São Mateus. O corpo é velado na capela Nossa Senhora de Fátima, no Palácio da Justiça, onde às 8 horas do dia seguinte é realizada missa de corpo presente sendo em seguida sepultado, às 9 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará-UFC em 1957, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1961. Ainda durante a graduação, concluiu o curso de Aspirante a Oficial, alcançando o posto de 1º Tenente da Arma de Infantaria. Ingressou na Magistratura mediante concurso público de provas e títulos, com nomeação para a comarca de Ipueiras em 1966. Em 22 de setembro de 1994 foi nomeado desembargador do TJCE. A presidência do TJCE decreta ponto facultativo na tarde de seu falecimento, em toda Justiça estadual, e luto oficial por três dias. Era natural da cidade de Jardim, onde nascera em 28 de junho de 1938.
  • 2007 - Apresentados à imprensa cearense, na Associação Cearense de Imprensa-ACI, o Rei Momo, Luís Augusto Vasconcelos, e a Rainha do Carnaval, Aline Araújo da Silva, e os representantes do público infantil, João Mateus Nascimento e Vitória Vivian dos Santos, ambos com dez anos.
  • 2012 - Morre, em Fortaleza, o ex-deputado federal Paulo Ferreira Studart, empresário e oficial do Exército. Exerceu o cargo na Câmara Federal pela Arena de 1975 a 1979 e pelo PDS de 1979 a 1983. Nascera em Fortaleza, em 18 de julho de 1925.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment