Pular para o conteúdo principal

Há seis anos morria jornalista Dedé de Castro

Eis o Arquivo Nirez para o oito de fevereiro na História do Ceará:

1868 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes adjunto Alexandre de Brito Paiva em substituição ao o tenente da Guarda Nacional, Iricleo Narbal Pamplona.

1903 - Reinaugurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Pavuna, Pacatuba, após reconstrução.

1904 - Funda-se o Centro Artístico Cearense na Rua Major Facundo, 141 (antigo), indo depois ocupar o prédio na esquina da Avenida Tristão Gonçalves, 1008 e Avenida Duque de Caxias, em 28 de abril de 1912. Ali funcionou o Cine Centro e a Escola Pinto Machado, esta, que já vinha de prédio na Rua Major Facundo. O Centro Artístico na ocasião da fundação lançou manifesto à classe artística cearense, conclamando a luta contra os Aciolis.

1904 - Assume, o novo Capitão do Porto do Ceará, capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo, que substitui o também capitão-tenente Luís Lopes da Cruz, que foi destituído em virtude do morticínio por ele provocado no dia três de janeiro durante a greve contra o alistamento na Marinha de Guerra.

1907 - O Clube Iracema adquire, por compra ao Banco do Ceará, o prédio onde funciona há anos, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 1321), onde depois funcionaram a Faculdade de Farmácia e Odontologia, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC e hoje é uma agência do Banco do Brasil.

1923 - Chega ao Rio de Janeiro, o avião Sampaio Corrêa-II, com o aviador cearense Euclides Pinto Martins e o norte-americano Walter Hinton, que saíram de Nova Iorque em 17 de agosto de 1922. O primeiro Sampaio Corrêa sofreu um acidente sendo substituído.

1925 - Abre-se a exposição do pintor Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite) e do escultor José Rangel Sobrinho, na sede do Clube Iracema, no Palacete Ceará, na Praça do Ferreira, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Guilherme Rocha.

1927 - Chega em Fortaleza o jornalista e poeta Manuel Bandeira, que veio instalar uma sucursal da Agência Brasileira, agência telegráfica de notícias. Foi recepcionado na Associação Cearense de Imprensa-ACI, em sessão presidida por Gilberto Pessoa Torres Câmara que o saudou.

1938 - No local onde se iniciou a construção do Palácio do Comércio é desenterrada a pedra fundamental do primitivo Mercado Público (Mercado de Ferro), ali colocada em 18 de abril de 1896.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade, o médico, ex-deputado Helvécio da Silva Monte, alagoano de Penedo que exerceu a presidência do Poder Legislativo do Ceará em 1881.

1943 - Inaugura-se, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1332, o Instituto Sant’Ana, dirigido pelas irmãs professoras Maria Alice Arruda Furtado, Livrau Arruda Furtado e Maria Adelina Arruda Furtado, com bênção pelo arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa.

1944 - Pernoita em Fortaleza o compositor mineiro Ari Evangelista de Rezende Barroso (Ari Barroso), autor entre outros sucessos, de “Aquarela do Brasil”.

1946 - Instala-se o Clube de Literatura e Arte-CLÃ, formado pelos expoentes do modernismo em Fortaleza, Francisco Martins (Fran Martins), Antônio Girão Barroso, José Stênio de Lucena Lopes, Otacílio dos Santos Colares, Aluísio Caldas Medeiros, Joaquim Alves de Oliveira, Mozart Soriano Aderaldo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Clímaco Bezerra, Artur Eduardo Benevides, Lúcia Fernandes Martins, José Maria Moreira Campos, Joaquim Braga Montenegro e outros. Sua base surgira ainda no I Congresso de Poesia em 1942.

1948 - Primeiro dia de Carnaval, estreia, armado na Praça José Bonifácio, o Circo e Teatro Show.

1952 - Nomeado para chefe do Serviço de Piscicultura em nosso Estado (hoje Diretoria de Pesca e Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro agrônomo Carlos Bastos Tigre, que vinha até então servindo no Serviço Agro-Industrial.

1953 - Constituição da nova diretoria do Sindicato dos Gráficos recentemente eleita para dirigir os destinos daquela entidade no decorrer do ano de 1953: Diretores - Carlos Jatahy Filho, Francisco Firmino e Vitor Alves de Sousa. Suplentes - Francisco Campos Pilcomar, Antônio Vieira de Sousa e José Egidio Pinheiro. Conselho fiscal - Joaquim de Paiva Peixoto, Salustiano de Melo e Tasso Hermes Monteiro. Suplentes - Carlos de Sousa, Geraldo Fernandes Costa e Manuel Cândido Dionísio.

1956 - Preso em Russas o temido bandoleiro e pistoleiro conhecido por Catanã, logo transportado para Fortaleza, prestando depoimento na Polícia Central na Praça dos Voluntários.

1962 - Em Fortaleza as cantoras Ângela Maria, e a portuguesa Nathercia Lins, que apresentam-se na TV Ceará Canal 2.

1967 - Morre, às 19h40, em Fortaleza, aos 99 anos incompletos, o bacharel em Direito e poeta Júlio Barbosa Maciel, cearense de Baturité onde nascera a 28 de abril de 1888. Ocupou a Cadeira 28 da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de ruas no Jóquei Clube e Vila Manuel Sátiro.

1969 - Coroados o Rei Momo Javeh I e Único (Javeh Arcoverde Alves) e a Rainha do Carnaval Sandra Mara.

1979 - Pela manhã, morre, em Fortaleza, Weber Medeiros de Albuquerque, funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, aos 58 anos incompletos. Era cearense de Pacatuba, onde realiza-se seu sepultamento.

1995 - Inicia suas atividades a Escola de 1º Grau Manuel Lima Soares, funcionando em prédio na Rua 130, 60, Tupã Mirim I, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.

2004 - O embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, é agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho da 7ª Região, no grau de Grã-Cruz. A solenidade, presidida pelo juiz Antônio Carlos Chaves Antero, aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho. A indicação para outorga da medalha foi da juíza Dulcina de Holanda Palhano. Em cinco de dezembro de 2003, mais de 30 personalidades receberam a homenagem do TRT, concedida a cada dois anos. Na ocasião, Paes, não pôde comparecer ao evento por razão de compromissos em Portugal. A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário foi instituída em 19 de maio de 1995 com o intuito de homenagear juristas, personalidades nacionais ou estrangeiras, servidores e entidades que se destaquem no Direito do Trabalho ou prestem relevantes Serviços à Justiça. 

2015 - Morre em Fortaleza, vítima de causas naturais, aos 93 anos, o jornalista José Edmundo de Castro (Dedé de Castro), que marcou época. Trabalhou em sua profissão em Fortaleza-CE, Teresina-PI e Brasília-DF. Com sua capacidade jornalística aliada à sua veia boêmia, chegou a editor chefe do jornal Unitário, dos Diários Associados. Era um jornalista competente, respeitado e querido por todos os demais. Nascera em Itapipoca, em 16 de novembro de 1921. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Dedé de Castro escreveu para o Diário do Nordeste, na Página Jornal dos Bairros, onde tinha a coluna Contravapor. Foi pauteiro do Diário do Nordeste. Chegou a produzir o jornal alternativo Pixote, onde escreveu a coluna "O Cacete do Dedé'. Adotou em determinadas ocasiões o pseudônimo Paulo Santiago.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment