Pular para o conteúdo principal

Há seis anos morria jornalista Dedé de Castro

Eis o Arquivo Nirez para o oito de fevereiro na História do Ceará:

1868 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes adjunto Alexandre de Brito Paiva em substituição ao o tenente da Guarda Nacional, Iricleo Narbal Pamplona.

1903 - Reinaugurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Pavuna, Pacatuba, após reconstrução.

1904 - Funda-se o Centro Artístico Cearense na Rua Major Facundo, 141 (antigo), indo depois ocupar o prédio na esquina da Avenida Tristão Gonçalves, 1008 e Avenida Duque de Caxias, em 28 de abril de 1912. Ali funcionou o Cine Centro e a Escola Pinto Machado, esta, que já vinha de prédio na Rua Major Facundo. O Centro Artístico na ocasião da fundação lançou manifesto à classe artística cearense, conclamando a luta contra os Aciolis.

1904 - Assume, o novo Capitão do Porto do Ceará, capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo, que substitui o também capitão-tenente Luís Lopes da Cruz, que foi destituído em virtude do morticínio por ele provocado no dia três de janeiro durante a greve contra o alistamento na Marinha de Guerra.

1907 - O Clube Iracema adquire, por compra ao Banco do Ceará, o prédio onde funciona há anos, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 1321), onde depois funcionaram a Faculdade de Farmácia e Odontologia, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC e hoje é uma agência do Banco do Brasil.

1923 - Chega ao Rio de Janeiro, o avião Sampaio Corrêa-II, com o aviador cearense Euclides Pinto Martins e o norte-americano Walter Hinton, que saíram de Nova Iorque em 17 de agosto de 1922. O primeiro Sampaio Corrêa sofreu um acidente sendo substituído.

1925 - Abre-se a exposição do pintor Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite) e do escultor José Rangel Sobrinho, na sede do Clube Iracema, no Palacete Ceará, na Praça do Ferreira, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Guilherme Rocha.

1927 - Chega em Fortaleza o jornalista e poeta Manuel Bandeira, que veio instalar uma sucursal da Agência Brasileira, agência telegráfica de notícias. Foi recepcionado na Associação Cearense de Imprensa-ACI, em sessão presidida por Gilberto Pessoa Torres Câmara que o saudou.

1938 - No local onde se iniciou a construção do Palácio do Comércio é desenterrada a pedra fundamental do primitivo Mercado Público (Mercado de Ferro), ali colocada em 18 de abril de 1896.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade, o médico, ex-deputado Helvécio da Silva Monte, alagoano de Penedo que exerceu a presidência do Poder Legislativo do Ceará em 1881.

1943 - Inaugura-se, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1332, o Instituto Sant’Ana, dirigido pelas irmãs professoras Maria Alice Arruda Furtado, Livrau Arruda Furtado e Maria Adelina Arruda Furtado, com bênção pelo arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa.

1944 - Pernoita em Fortaleza o compositor mineiro Ari Evangelista de Rezende Barroso (Ari Barroso), autor entre outros sucessos, de “Aquarela do Brasil”.

1946 - Instala-se o Clube de Literatura e Arte-CLÃ, formado pelos expoentes do modernismo em Fortaleza, Francisco Martins (Fran Martins), Antônio Girão Barroso, José Stênio de Lucena Lopes, Otacílio dos Santos Colares, Aluísio Caldas Medeiros, Joaquim Alves de Oliveira, Mozart Soriano Aderaldo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Clímaco Bezerra, Artur Eduardo Benevides, Lúcia Fernandes Martins, José Maria Moreira Campos, Joaquim Braga Montenegro e outros. Sua base surgira ainda no I Congresso de Poesia em 1942.

1948 - Primeiro dia de Carnaval, estreia, armado na Praça José Bonifácio, o Circo e Teatro Show.

1952 - Nomeado para chefe do Serviço de Piscicultura em nosso Estado (hoje Diretoria de Pesca e Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro agrônomo Carlos Bastos Tigre, que vinha até então servindo no Serviço Agro-Industrial.

1953 - Constituição da nova diretoria do Sindicato dos Gráficos recentemente eleita para dirigir os destinos daquela entidade no decorrer do ano de 1953: Diretores - Carlos Jatahy Filho, Francisco Firmino e Vitor Alves de Sousa. Suplentes - Francisco Campos Pilcomar, Antônio Vieira de Sousa e José Egidio Pinheiro. Conselho fiscal - Joaquim de Paiva Peixoto, Salustiano de Melo e Tasso Hermes Monteiro. Suplentes - Carlos de Sousa, Geraldo Fernandes Costa e Manuel Cândido Dionísio.

1956 - Preso em Russas o temido bandoleiro e pistoleiro conhecido por Catanã, logo transportado para Fortaleza, prestando depoimento na Polícia Central na Praça dos Voluntários.

1962 - Em Fortaleza as cantoras Ângela Maria, e a portuguesa Nathercia Lins, que apresentam-se na TV Ceará Canal 2.

1967 - Morre, às 19h40, em Fortaleza, aos 99 anos incompletos, o bacharel em Direito e poeta Júlio Barbosa Maciel, cearense de Baturité onde nascera a 28 de abril de 1888. Ocupou a Cadeira 28 da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de ruas no Jóquei Clube e Vila Manuel Sátiro.

1969 - Coroados o Rei Momo Javeh I e Único (Javeh Arcoverde Alves) e a Rainha do Carnaval Sandra Mara.

1979 - Pela manhã, morre, em Fortaleza, Weber Medeiros de Albuquerque, funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, aos 58 anos incompletos. Era cearense de Pacatuba, onde realiza-se seu sepultamento.

1995 - Inicia suas atividades a Escola de 1º Grau Manuel Lima Soares, funcionando em prédio na Rua 130, 60, Tupã Mirim I, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.

2004 - O embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, é agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho da 7ª Região, no grau de Grã-Cruz. A solenidade, presidida pelo juiz Antônio Carlos Chaves Antero, aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho. A indicação para outorga da medalha foi da juíza Dulcina de Holanda Palhano. Em cinco de dezembro de 2003, mais de 30 personalidades receberam a homenagem do TRT, concedida a cada dois anos. Na ocasião, Paes, não pôde comparecer ao evento por razão de compromissos em Portugal. A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário foi instituída em 19 de maio de 1995 com o intuito de homenagear juristas, personalidades nacionais ou estrangeiras, servidores e entidades que se destaquem no Direito do Trabalho ou prestem relevantes Serviços à Justiça. 

2015 - Morre em Fortaleza, vítima de causas naturais, aos 93 anos, o jornalista José Edmundo de Castro (Dedé de Castro), que marcou época. Trabalhou em sua profissão em Fortaleza-CE, Teresina-PI e Brasília-DF. Com sua capacidade jornalística aliada à sua veia boêmia, chegou a editor chefe do jornal Unitário, dos Diários Associados. Era um jornalista competente, respeitado e querido por todos os demais. Nascera em Itapipoca, em 16 de novembro de 1921. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Dedé de Castro escreveu para o Diário do Nordeste, na Página Jornal dos Bairros, onde tinha a coluna Contravapor. Foi pauteiro do Diário do Nordeste. Chegou a produzir o jornal alternativo Pixote, onde escreveu a coluna "O Cacete do Dedé'. Adotou em determinadas ocasiões o pseudônimo Paulo Santiago.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).