Pular para o conteúdo principal



Há seis anos morria jornalista Dedé de Castro

Eis o Arquivo Nirez para o oito de fevereiro na História do Ceará:

1868 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes adjunto Alexandre de Brito Paiva em substituição ao o tenente da Guarda Nacional, Iricleo Narbal Pamplona.

1903 - Reinaugurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Pavuna, Pacatuba, após reconstrução.

1904 - Funda-se o Centro Artístico Cearense na Rua Major Facundo, 141 (antigo), indo depois ocupar o prédio na esquina da Avenida Tristão Gonçalves, 1008 e Avenida Duque de Caxias, em 28 de abril de 1912. Ali funcionou o Cine Centro e a Escola Pinto Machado, esta, que já vinha de prédio na Rua Major Facundo. O Centro Artístico na ocasião da fundação lançou manifesto à classe artística cearense, conclamando a luta contra os Aciolis.

1904 - Assume, o novo Capitão do Porto do Ceará, capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo, que substitui o também capitão-tenente Luís Lopes da Cruz, que foi destituído em virtude do morticínio por ele provocado no dia três de janeiro durante a greve contra o alistamento na Marinha de Guerra.

1907 - O Clube Iracema adquire, por compra ao Banco do Ceará, o prédio onde funciona há anos, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 1321), onde depois funcionaram a Faculdade de Farmácia e Odontologia, o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará-UFC e hoje é uma agência do Banco do Brasil.

1923 - Chega ao Rio de Janeiro, o avião Sampaio Corrêa-II, com o aviador cearense Euclides Pinto Martins e o norte-americano Walter Hinton, que saíram de Nova Iorque em 17 de agosto de 1922. O primeiro Sampaio Corrêa sofreu um acidente sendo substituído.

1925 - Abre-se a exposição do pintor Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite) e do escultor José Rangel Sobrinho, na sede do Clube Iracema, no Palacete Ceará, na Praça do Ferreira, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Guilherme Rocha.

1927 - Chega em Fortaleza o jornalista e poeta Manuel Bandeira, que veio instalar uma sucursal da Agência Brasileira, agência telegráfica de notícias. Foi recepcionado na Associação Cearense de Imprensa-ACI, em sessão presidida por Gilberto Pessoa Torres Câmara que o saudou.

1938 - No local onde se iniciou a construção do Palácio do Comércio é desenterrada a pedra fundamental do primitivo Mercado Público (Mercado de Ferro), ali colocada em 18 de abril de 1896.

1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade, o médico, ex-deputado Helvécio da Silva Monte, alagoano de Penedo que exerceu a presidência do Poder Legislativo do Ceará em 1881.

1943 - Inaugura-se, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1332, o Instituto Sant’Ana, dirigido pelas irmãs professoras Maria Alice Arruda Furtado, Livrau Arruda Furtado e Maria Adelina Arruda Furtado, com bênção pelo arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa.

1944 - Pernoita em Fortaleza o compositor mineiro Ari Evangelista de Rezende Barroso (Ari Barroso), autor entre outros sucessos, de “Aquarela do Brasil”.

1946 - Instala-se o Clube de Literatura e Arte-CLÃ, formado pelos expoentes do modernismo em Fortaleza, Francisco Martins (Fran Martins), Antônio Girão Barroso, José Stênio de Lucena Lopes, Otacílio dos Santos Colares, Aluísio Caldas Medeiros, Joaquim Alves de Oliveira, Mozart Soriano Aderaldo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Clímaco Bezerra, Artur Eduardo Benevides, Lúcia Fernandes Martins, José Maria Moreira Campos, Joaquim Braga Montenegro e outros. Sua base surgira ainda no I Congresso de Poesia em 1942.

1948 - Primeiro dia de Carnaval, estreia, armado na Praça José Bonifácio, o Circo e Teatro Show.

1952 - Nomeado para chefe do Serviço de Piscicultura em nosso Estado (hoje Diretoria de Pesca e Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro agrônomo Carlos Bastos Tigre, que vinha até então servindo no Serviço Agro-Industrial.

1953 - Constituição da nova diretoria do Sindicato dos Gráficos recentemente eleita para dirigir os destinos daquela entidade no decorrer do ano de 1953: Diretores - Carlos Jatahy Filho, Francisco Firmino e Vitor Alves de Sousa. Suplentes - Francisco Campos Pilcomar, Antônio Vieira de Sousa e José Egidio Pinheiro. Conselho fiscal - Joaquim de Paiva Peixoto, Salustiano de Melo e Tasso Hermes Monteiro. Suplentes - Carlos de Sousa, Geraldo Fernandes Costa e Manuel Cândido Dionísio.

1956 - Preso em Russas o temido bandoleiro e pistoleiro conhecido por Catanã, logo transportado para Fortaleza, prestando depoimento na Polícia Central na Praça dos Voluntários.

1962 - Em Fortaleza as cantoras Ângela Maria, e a portuguesa Nathercia Lins, que apresentam-se na TV Ceará Canal 2.

1967 - Morre, às 19h40, em Fortaleza, aos 99 anos incompletos, o bacharel em Direito e poeta Júlio Barbosa Maciel, cearense de Baturité onde nascera a 28 de abril de 1888. Ocupou a Cadeira 28 da Academia Cearense de Letras-ACL. É hoje nome de ruas no Jóquei Clube e Vila Manuel Sátiro.

1969 - Coroados o Rei Momo Javeh I e Único (Javeh Arcoverde Alves) e a Rainha do Carnaval Sandra Mara.

1979 - Pela manhã, morre, em Fortaleza, Weber Medeiros de Albuquerque, funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-EBCT, aos 58 anos incompletos. Era cearense de Pacatuba, onde realiza-se seu sepultamento.

1995 - Inicia suas atividades a Escola de 1º Grau Manuel Lima Soares, funcionando em prédio na Rua 130, 60, Tupã Mirim I, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.

2004 - O embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, é agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho da 7ª Região, no grau de Grã-Cruz. A solenidade, presidida pelo juiz Antônio Carlos Chaves Antero, aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho. A indicação para outorga da medalha foi da juíza Dulcina de Holanda Palhano. Em cinco de dezembro de 2003, mais de 30 personalidades receberam a homenagem do TRT, concedida a cada dois anos. Na ocasião, Paes, não pôde comparecer ao evento por razão de compromissos em Portugal. A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário foi instituída em 19 de maio de 1995 com o intuito de homenagear juristas, personalidades nacionais ou estrangeiras, servidores e entidades que se destaquem no Direito do Trabalho ou prestem relevantes Serviços à Justiça. 

2015 - Morre em Fortaleza, vítima de causas naturais, aos 93 anos, o jornalista José Edmundo de Castro (Dedé de Castro), que marcou época. Trabalhou em sua profissão em Fortaleza-CE, Teresina-PI e Brasília-DF. Com sua capacidade jornalística aliada à sua veia boêmia, chegou a editor chefe do jornal Unitário, dos Diários Associados. Era um jornalista competente, respeitado e querido por todos os demais. Nascera em Itapipoca, em 16 de novembro de 1921. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Dedé de Castro escreveu para o Diário do Nordeste, na Página Jornal dos Bairros, onde tinha a coluna Contravapor. Foi pauteiro do Diário do Nordeste. Chegou a produzir o jornal alternativo Pixote, onde escreveu a coluna "O Cacete do Dedé'. Adotou em determinadas ocasiões o pseudônimo Paulo Santiago.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.