Pular para o conteúdo principal

Há um ano morria Chico Alves Maia


Eis o 13 de fevereiro na História do Ceará, segundo o Arquivo Nirez:

1731 - Toma posse o capitão-mór Leonel de Abreu Lima.
1896 - Surge em Fortaleza o Grêmio Fotográfico, primeira associação de amadores fotográficos, iniciativa de José Irineu e Moura Quineau.
1897 - Criado em Fortaleza o Grêmio de Propaganda Fotográfica, que seria fundido com a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos resultando no Foto Clube Cearense. 
1901 - Mandado fechar, definitivamente, como imprestável, o Lazareto da Lagoa Funda, que servia de enfermaria aos variolosos.
1902 - Os operários da Estrada de Ferro de Baturité-EFB entram em greve. Param todos os trens.
1912 - Começa a circular, em Fortaleza, a Folha do Povo, jornal diário de Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza) e Adonias Lima que, em 1920, transformou-se no Diário do Ceará, órgão oficial do governo Justiniano de Serpa e cuja publicação encerrou-se em 1930. A sede era na Rua Barão do Rio Branco, 1260.
1912 - Morre, às 10 horas, em Porangaba (Parangaba), o comerciante, abolicionista, coronel João da Costa Bastos, português nascido em Cabeceira de Bastos a primeiro de maio de 1839. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
1917 - Alberto Eloy da Costa reabre a Farmácia Teodorico, na Rua Major Facundo, 120 (atual 312). Existiu no Século IXX uma Farmácia Teodorico, do farmacêutico José Eloy da Costa, formado na Faculdade da Bahia.
1929 - Circula, Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro número da Revista do Município, fundada por Euzébio Néri Alves de Sousa (Eusébio de Sousa).
1937 - Inauguram-se as novas instalações da Maternidade Doutor João Moreira, discursando na ocasião César Cals de Oliveira e José Martins Rodrigues.
1940 - Morre, no Leprosário Antônio Diogo, do qual era capelão, aos 67 anos de idade, o padre Joaquim Severiano de Vasconcelos, cearense de Santana do Acaraú nascido em sete de agosto de 1872.
1946 - Chega a Fortaleza o maestro cearense Eleazar de Carvalho, regente da Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro.
1947 - Juraci Bezerra de Menezes funda a Tipografia Estrela, na Rua Floriano Peixoto, 697. Depois mudou-se para a Rua Barão do Rio Branco, 1241 e já com o nome de Gráfica Estrela S. A., foi para a Rua Senador Pompeu, 1501. 
1948 - O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários-IAPB, adquire, por compra, o Sanatório de Messejana, ao Instituto de Previdência de Estado do Ceará-IPEC. 
1950 - Falecimento do advogado e industrial Nestor Barbosa Leite, diretor-secretário do Banco Frota Gentil e um dos fundadores do Clube de Xadrez do Ceará. Foi redator da Revista Comercial, da Associação Comercial do Ceará. Nascera em Fortaleza a 27 de agosto de 1892.
1953 - Iniciadas as obras da Avenida 25 de Julho, que dará acesso ao conjunto residencial do Pici, Casa Popular. Depois de chamar-se Avenida Brasília e Avenida Jóquei Clube, hoje a via chama-se Avenida Senador Fernandes Távora.
1953 - A União Democrática Nacional-UDN, no município de Fortaleza, tem novo diretório municipal assim constituído: Presidente - José Ramos Torres de Melo; 1º Vice - Augusto Benevides; 2º Vice - Eugênio de Sousa; Secretário - Luciano Campos de Magalhães; Tesoureiro - Aluísio Bonavides. Diretores - Araken Silva, Juarez Jucá, Afonso Codes, Virgílio de Moraes, Valdery Uchoa, José Caminha Alencar Araripe, José Martins, José Barros de Alencar, Maria Eulália de Moraes Rôla e Antônio Ferreira Braga. Antônio Mendes, atual presidente da Câmara Municipal, é elevado à presidência de honra.
1955 - Os telefones de Fortaleza, que até então tinham apenas quatro algarismos passam a ter mais um. Exemplo: o do Banco do Nordeste era 66-67 e passa a ser 1-66-67. Hoje são oito para telefones fixos e nove para celulares.
1958 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Ovídio Gomes Pinto, substituindo o também coronel aviador Othelo da Rocha Ferraz.
1958 - A Senhorita Maria Carmelina de Castro Serpa, representante do Iate Clube, é eleita Rainha do Carnaval Cearense 1958.
1959 - Morre em Manaus, Amazonas, aos 66 anos de idade, o poeta e orador Hemetério Cabrinha, cearense de Fortaleza ali radicado, nascido em três de março de 1892. Sua profissão era a marcenaria. Era autor de vários livros.
1963 - Inauguradas solenemente as placas da Praça Rádio Amador Theobaldo Scerni, no Bairro de Fátima, com a presença do Prefeito Murilo Borges Moreira e Banda de Música do 23º BC. A Praça, que tem forma triangular, fica entre a Avenida 13 de Maio, a Rua Solon Pinheiro e a Rua Costa Araújo e fora inaugurada em 22 de outubro de 1961.
1967 - Os bancos, que estiveram fechados em feriados bancários nos dias nove e dez, reabrem, com a instituição do Cruzeiro Novo, nova moeda que vale mil vezes o antigo Cruzeiro.
1974 - Começa a demolição do Palácio do Plácido, na Avenida Santos Dumont, 1545, Aldeota, sob os protestos da imprensa, para construção, no local, de um supermercado do Grupo Romcy, que não chegou sequer a ser iniciado. O Palácio do Plácido fora construído pelo arquiteto Luís Gonzaga Flávio da Silva (Luís Gonzaga da Silva).
1977 - Assassinado, às 18h30., em Fortaleza, na Rua Conselheiro Tristão, na calçada da casa 319, com um tiro na cabeça, o prefeito do município de Iracema, Expedito Leite da Silva, por um pistoleiro.
1982 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense, Paltila de Andrade, do Clube Vila União, que reinará ao lado do Rei Javeh I e Único.
1982 - O escritor Itamar de Santiago Espíndola é eleito novo presidente da Academia Cearense de Língua Portuguesa.
1984 - Morre, em Fortaleza, aos 58 anos de idade, o odontólogo e professor Antônio Fernando Melo, ex-deputado estadual. Era cearense de Ibiapina nascido em cinco de novembro de 1925.
1989 - Morre o engenheiro industrial Cândido Nalbal Gondim Pamplona. Nascera em 15 de dezembro de 1931.
1992 - Morre, às 14h35, aos 68 anos de idade, vítima de falência múltipla dos órgãos, a ex-primeira dama do Estado Luíza Moraes Correia Távora, viúva de Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora). Tem seu nome no Centro Artesanal na Aldeota.
1993 - Morre, aos 76 anos de idade, o médico militar Raimundo Bezerra Ferreira, cearense de Fortaleza nascido no dia 16 de abril de 1916.
2004 - A nova diretoria da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert toma posse, às 18h30, em solenidade no auditório da Casa da Indústria. Assume a presidência o jornalista José Edilmar Norões Coelho em substituição a Fernando Eugênio Marinho, que fica na vice-presidência. Presente o diretor executivo da Associação Brasileira de Rádio e Televisão-Abert, Oscar Piconez. A nova diretoria fica assim constituída: Presidente: José Edilmar Norões Coelho; 1º vice-presidente: Fernando Eugênio Marinho; 2º vice-presidente: Sérgio Cals de Oliveira; 3º vice-presidente: Luís Aguiar Vale; 1º diretor financeiro: José Rego Filho; 2º diretor financeiro: Lindenor Oliveira; 1º diretor secretário: Francisco Luzenor de Oliveira; 2º diretor secretário: Adilson Eufrasino; Diretor de patrimônio: Francisco Afrânio de Lima Peixoto; Diretor de relações exteriores: Anastácio Marinho; Diretor de marketing: João Dummar Neto
2004 - Morre o cronista esportivo Jubemar Aguiar, que foi redator da Rádio Dragão do Mar. Seu sepultamento ocorre no dia 15.
2020 - Falece o jornalista Francisco Alves Maia-Chico Alves Maia (foto), que foi por muitos anos superintendente do jornal Tribuna do Ceará sendo um dos fundadores. Iniciou no jornal O Estado, trabalhou na Rádio Iracema e foi diretor de Jornalismo da TV Cidade. Esteve à frente do Setor de Comunicação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Integrava a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Ceará. O velório acontece na Funerária Ternura e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Era natural de Limoeiro do Norte.



Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment