Pular para o conteúdo principal

Morre de Covid presidente da Faec Flávio Saboya Neto

A Covid-19 tirou a vida neste domingo (21) do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Viriato Saboya Neto, aos 77 anos. O Velório é restrito a seis membros da família nesta tarde, no Cemitério Parque da Paz, seguido de sepultamento às quatro da tarde.

  • Diretor executivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará), Alci Porto Gurgel Júnior - Com tristeza recebo a notícia do falecimento do amigo Flávio Saboya. Pessoa humana bondosa, companheiro de trabalho como presidente da Federação da Agricultura do Ceará e conselheiro do Sebrae-Ceará, Flávio sempre teve uma palavra de estímulo aos projetos em benefício dos produtores cearenses. Neste ato, tive a honra de receber das suas mãos e do governador Camilo Santana, a Medalha do Mérito Rural Professor  Prisco Bezerra, na qual tenho uma grande gratidão e respeito. Descanse em paz amigo Flávio, que sua família receba nossos sinceros pêsames e as bênçãos de Deus!!
  • Kelma Claudia Almeida Nunes - Uma lacuna se abre no quesito de continuidade no desenvolvimento rural. Cumpriu seu propósito. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares!
  • Jacob Bandeira - Grande líder que deixa um legado importante para o setor rural do Estado do Ceará. Meus sentimentos a família!
  • Antônia Mirtes Martins Cavalcante - Que tristeza, grande cidadão , deixou um grande legado ao setor rural!! Deus conforte a família".
  • Jornalista Egídio Serpa - Vítima da Covid-19, faleceu neste domingo, em Fortaleza, o presidente da Federação da Agricultura do Estado Ceará (Faec), agrônomo Flávio Saboya. Ele tinha 77 anos, completados em dezembro passado. Sabóya estava internado havia cerca de 15 dias no Hospital São Mateus, onde faleceu no início da manhã de hoje (21). Flávio Saboya cumpria seu terceiro mandato consecutivo na presidência da Faec. Antes de assumir a presidência da Faec, ele foi seu vice-presidente (na gestão Torres de Melo) e superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar durante 11 anos. Assim, durante 21 anos, Saboya dedicou-se à defesa dos interesses da Agropecuária Cearense. Foi também diretor da antiga e extinta Secretaria de Agricultura e Pecuária do Governo do Estado, que hoje é Secretaria de Desenvolvimento Rural. Diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), onde era respeitado e admirado pelo trabalho que desenvolvia em defesa do setor, Flávio Saboya promoveu uma grande transformação nas atividades da Faec, aproximando-a dos pequenos produtores rurais do Ceará. Usando o Senar, braço Educativo do Sistema CNA, a Faec, sob a gestão de Flávio Saboya incentivou cursos de qualificação técnica dos produtores rurais, para o que celebrou convênios com o Ministério da Agricultura.  O também agrônomo Rodrigo Diógenes, vice-presidente da Faec, que assumiu interinamente a presidência da entidade desde o seu internamento, disse a esta coluna que o falecimento de Flávio Saboya abala profundamente todo o Setor Produtivo Cearense, tendo em vista sua forte liderança e influência nas áreas da Indústria e também do Comércio".
  • Jornalista Silvana Frota - Faleceu nesta manhã de domingo (21) , no Hospital São Mateus, em Fortaleza, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato de Saboya Neto. Vitima da Covid- 19, ele  estava internado há 15 dias. Doutor Flávio Viriato de Saboya Neto, nasceu em nove de agosto de 1943. Engenheiro agrônomo, oriundo dos quadros da Secretaria de Agricultura do Estado onde foi Diretor,  ingressou na Faec como vice- presidente, foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE),  durante 11 anos, e desde 2011 presidia a Federação. Foi presidente do Conselho Deliberaivo do Sebrae-CE (2017-2019)   e presidente da Associação de Gado Jessey e da Associação de Criadores do Ceará. Representou também a CNA  junto ao Conselho de Desenvolvimento do Nordeste junto à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Deixa a  esposa  Maria Inês Barreira Saboya  com quem era casado há 50 anos e os filhos: Erik, Henrique, Sabrina e  Renata e sete netos. Grande defensor da agropecuária cearense, Flávio Saboya tem uma história de dedicação  ao setor produtivo de forma incisiva e sempre muito responsável , respeitando  o papel de cada instância. Entre as ações  que se destacam em sua terceira gestão no Sistema Faec-Senar estão a constante  renegociação de dívidas dos  produtores rurais, a ampliação e sustentabilidade dos sindicatos rurais, a implantação do Programa Agrinho, do Programa Forrageiras para o Semiárido e Biomas Caatinga, em parceria com a CNA. Implantou também  quatro Polos da Rede EteC e a Faculdade CNA.  Ano passado coordenou juntamente com o ex-presidente José Ramos Torres de Melo Filho e a jornalista Silvana Frota a elaboração de um livro sobre os 25 anos do Agropacto- Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense, que não chegou a ser lançado em respeito as medidas de contenção da Covid-19. Perguntado sobre o futuro do Agropacto , respondeu: "O futuro do Agropacto será de crescimento, respeito e da contínua defesa do Agronegócio Cearense".
  • Governador do Ceará, Camilo Santana - Recebi com muito pesar a notícia da morte do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), agrônomo Flávio Saboya, vítima da Covid. Ele também era diretor da Confederação Nacional da Agricultura, e sempre trabalhou pelo Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária do Ceará. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos, e a todos os cearenses que perderam parentes para o Coronavírus". 
  • Nota de Pesar do Sistema Faec/Senar/Sindirural:
  • Nota de Pesar da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec:




 


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -

Postagens mais visitadas deste blog

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Morre forrozeiro Dedim Gouveia

Informa site Curuzinho de Mel: - O forrozeiro Dedim Gouveia (foto), de 61 anos, morreu por complicações da covid-19, nesta segunda-feira (19). Ele estava internado no Hospital de Messejana, em Fortaleza há oito dias.  - Última atualização da equipe do cantor Dedim Gouveia, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. - Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl e Nonato Lima comentaram a morte e prestaram homenagem nas Redes Sociais". José da Silva (Dedim Gouveia) nasceu, em Serra da Faísca, em Redenção, no Ceará, em primeiro de março de 1960. Era conhecido como Rei do Xote. Em mais de 40 anos de carreira gravou três LPs, 13 CDs e cinco DVs. Deixa órfãos quatro filhos. Sepultamento - Informa Amon Marques sobre o sepultamento do corpo de Dedim Gouveia: -  Hoje, por volta da meia noite, recebi uma ligação do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, atendendo

Verdinha vai para 92.5 FM a partir de 5ª feira

A migração da Verdinha AM 810 para Verdinha FM 92.5 será a partir desta quinta-feira (seis de maio). Quem estreia a nova programação voltada mais para o Radiojornalismo é Paulo Oliveira (foto) antes das cinco da manhã. Os ancoras são ainda João Inácio Júnior, Tom Barros, Gleudson Rosa, Silvino Neves, Antero Neto, Daniela de Lavor, Elon Nepomuceno e Rita Damasceno. A Verdinha foi fundada em 16 de julho de 1956 por Assis Chateaubriand. Em 1962 foi comprada por Edson Queiroz, ainda na frequência AM 1.410. Depois mudou para 810 onde permanece até quarta-feira (cinco de maio). Portanto perto de completar 65 anos no ar, a Verdinha migra do AM 810 e para o FM 92.5. Dial - Confira como ficará o dial das 49 FMs da Grande Fortaleza com a migração das AMs, conforme levantamento do site Mídia Cearense: 88.1  (classe C) - Rádio Aratanha de Pacatuba. 88.3  (classe C) - reservado para migrante AM do Eusébio. 88.9  - Jangadeiro FM. 89.3  (classe A4) - Rádio Iracema. 89.9  - 89 FM. 90.3  (classe A2) -