Pular para o conteúdo principal

Surf na Pororoca do Maranhão atinge 20 anos

Entre 27 de fevereiro e três de março atletas de seis Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Santa Catarina e Maranhão) abrem a Temporada 2021 das Pororocas no Brasil na 1ª Operação Oficial da Associação Brasileira de Surf -Abraspo (fotos Jeremy Dias).

A expectativa é grande já que a proximidade entre a Lua e o Planeta Terra promete grandes variações de Maré ao longo de todo o primeiro semestre, o que deverá proporcionar pororocas de alta qualidade, isto é, ondas longas e perfeitas em sessões que deverão chegar a mais de 10 minutos de onda, cada. 

Haverá dias em que a variação da Maré será acima de seis metros de diferença entre as Marés alta e baixa e como a Pororoca é uma onda de Maré, certamente poderemos esperar algumas das melhores condições para essa modalidade de Surf nos próximos meses.

Segundo o organizador das expedições, Noélio Sobrinho, a Lua Cheia de fevereiro, que ocorrerá dia 27, será uma dessas datas especiais em que podemos esperar uma Pororoca de excelente qualidade para abrir com o pé direito os trabalhos do ano de 2021, marcando assim o início das comemorações dos 20 anos do Surf na Pororoca do Maranhão:

- Para nós da Abraspo é sempre uma grande alegria poder levar os amigos para surfar o Fenômeno da Pororoca. O ano promete ser um dos melhores dos últimos tempos e já estamos preparados para estar presente nas principais datas com toda estrutura necessária para proporcionar a melhor experiência possível aos integrantes de nossas expedições. Além disso, estaremos celebrando os 20 anos da primeira incursão realizada ao Rio Mearim, um marco para a História do Surf Brasileiro e também para o município maranhense de Arari, nossa base desde a primeira vez em que surfamos essas bancadas ainda no ano de 2001”, declarou Noélio Sobrinho.

Integrantes da Expedição - Farão parte dessa primeira expedição da Abraspo desse ano os atletas:

  • Fabrício Lys.
  • Monique Pontes.
  • Luiz Mauro.
  • Rodrigo Centurion.
  • Felipe Pagliuchi.
  • Wagner Pagliuchi.
  • Felipe Batisturo.
  • Thiago Felipe.
  • Henrique Holanda.
  • Marcelo Pallota.
  • Adriano Perna. 
Além dessa turma, uma equipe formada pelos melhores e mais experientes profissionais estará a cargo de colocar os surfistas nas melhores sessões do Rio Mearim. Jet Skis, Banana-Boat, Lancha e imagens espetaculares registradas pelas lentes de nada menos que Rick Werneck, pioneiro no registro das Pororocas Brasileiras, são apenas alguns exemplos da estrutura de pessoal e equipamentos que estarão à disposição de todos que quiserem conhecer ou retornar ao fenômeno ao longo de 2021.

Compromisso com a difusão da experiência do Surf na Pororoca - Segundo Noélio Sobrinho, um dos principais compromissos da Abraspo é com a difusão da incrível experiência de surfar a Pororoca. Para isso em todas as operações serão destinadas vagas para surfistas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar o fenômeno. Para ele, todo surfista brasileiro deveria ter a experiência de surfar a Pororoca ao menos uma vez na vida:

- Nessa primeira expedição bloqueamos duas vagas para que, mesmo que algum atleta decida de última hora fazer parte da barca, nós possamos atender essa demanda. Sabemos que as Medidas Sanitárias podem ser bem diferentes de Região para Região do nosso imenso país e precisamos estar preparados para atender essa demanda e assim manter o compromisso da Abraspo em proporcionar a todo e qualquer surfista brasileiro que queira surfar a Pororoca, essa oportunidade”, afirmou o dirigente Noélio Sobrinho.

Medidas Sanitárias - A 1ª Expedição da Abraspo à Pororoca em 2021 deverá seguir alguns Protocolos de Segurança, como o monitoramento da temperatura dos participantes e a formação de uma Bolha de Segurança onde os Atletas e Staff ficarão isolados em um Hotel/Pousada durante todos os dias da operação, saindo apenas para surfar e se alimentar, além das medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, como o uso de Máscaras e a Higienização frequente das mãos.

Apoio Institucional - A Associação de Surf na Pororoca do Maranhão, através de seu presidente Jerônimo Júnior, se fará presente apoiando o evento, além dos pioneiros locais do Surf na pororoca do Rio Mearim, Vinícius Meireles Cabocão e Felipe Moraes. Além deles, a Prefeitura de Arari, através de seu prefeito, Rui Filho, também está apoiando a Expedição por acreditar que o Turismo Responsável é um caminho viável para que Arari continue avançando de maneira segura, no caminho do Desenvolvimento Sustentável, sem que, para isso, precise prescindir dos importantes recursos injetados na Economia Local através do Turismo Esportivo na Pororoca.

- Há 20 anos nascia a História do Surf na Pororoca de Arari, na Maranhão. E naquela época já contávamos com a visão futurista de Rui Filho, que naqueles anos experimentais, sempre acreditou no surfe na pororoca como vetor de Turismo para o Município. Agora, 20 anos depois e com o retorno de Rui ao comando da Prefeitura de Arari, acreditamos que os tempos áureos do Surf de Maré no Maranhão estarão de volta, pois, sabemos que podemos contar com o apoio de um gestor comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de toda a Cadeia Produtiva envolvida nas operações de Surf na pororoca como os Hotéis, Pousadas, Restaurantes, pessoal especializado, aluguéis de carros, Jet Skis, Lanchas, Bananas-Boats etc”, concluiu Noélio Sobrinho.



Com informações de George Noronha, da Agência Radicais Livres.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais

 

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quinta-feira (15 de agosto de 2024), para: 59 anos do jornalista Norton Lima Júnior (foto). 58 anos da professora Cristhina Brasil (foto). Radialista Joacyr Pereira de Melo. Radialista Mário Júnior Cavalcante. Beatriz Fernandez. Rosa Nojosa. Marcos Eduardo Teles. Cássia Bernardo. Tiego Ramos. João Praciano. Beto Bezerra. Tânia Leitão. João Paulo Gonçalves. Fabiana Ibiapina.

7 de Setembro em Brasília

Sob o lema “Democracia e Independência–É o Brasil no rumo certo”, o desfile de 7 de setembro deste ano, na Esplanada dos Ministérios, une vários simbolismos. A celebração do Dia da Independência, organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), aborda três eixos temáticos, um deles a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos (foto  Ricardo Stuckert)  . Paloma Carvalho, brasiliense de 41 anos e médica da família, saudou esse marco na saúde pública do país: “sou uma defensora da vacinação”. Ela acompanhou o desfile na companhia do marido, Luiz Eduardo Correia, e do filho de três anos, Rafael. “Entendo a importância disso para a saúde e para o futuro dos nossos filhos — e para o nosso”, acrescentou. A médica ressaltou o valor dessa temática em ocasiões como essa, para que a população entenda “a importância disso para a coletividade, e para o fortale

Futricas Culturais