Pular para o conteúdo principal

Surf na Pororoca do Maranhão atinge 20 anos

Entre 27 de fevereiro e três de março atletas de seis Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Espírito Santo, Santa Catarina e Maranhão) abrem a Temporada 2021 das Pororocas no Brasil na 1ª Operação Oficial da Associação Brasileira de Surf -Abraspo (fotos Jeremy Dias).

A expectativa é grande já que a proximidade entre a Lua e o Planeta Terra promete grandes variações de Maré ao longo de todo o primeiro semestre, o que deverá proporcionar pororocas de alta qualidade, isto é, ondas longas e perfeitas em sessões que deverão chegar a mais de 10 minutos de onda, cada. 

Haverá dias em que a variação da Maré será acima de seis metros de diferença entre as Marés alta e baixa e como a Pororoca é uma onda de Maré, certamente poderemos esperar algumas das melhores condições para essa modalidade de Surf nos próximos meses.

Segundo o organizador das expedições, Noélio Sobrinho, a Lua Cheia de fevereiro, que ocorrerá dia 27, será uma dessas datas especiais em que podemos esperar uma Pororoca de excelente qualidade para abrir com o pé direito os trabalhos do ano de 2021, marcando assim o início das comemorações dos 20 anos do Surf na Pororoca do Maranhão:

- Para nós da Abraspo é sempre uma grande alegria poder levar os amigos para surfar o Fenômeno da Pororoca. O ano promete ser um dos melhores dos últimos tempos e já estamos preparados para estar presente nas principais datas com toda estrutura necessária para proporcionar a melhor experiência possível aos integrantes de nossas expedições. Além disso, estaremos celebrando os 20 anos da primeira incursão realizada ao Rio Mearim, um marco para a História do Surf Brasileiro e também para o município maranhense de Arari, nossa base desde a primeira vez em que surfamos essas bancadas ainda no ano de 2001”, declarou Noélio Sobrinho.

Integrantes da Expedição - Farão parte dessa primeira expedição da Abraspo desse ano os atletas:

  • Fabrício Lys.
  • Monique Pontes.
  • Luiz Mauro.
  • Rodrigo Centurion.
  • Felipe Pagliuchi.
  • Wagner Pagliuchi.
  • Felipe Batisturo.
  • Thiago Felipe.
  • Henrique Holanda.
  • Marcelo Pallota.
  • Adriano Perna. 
Além dessa turma, uma equipe formada pelos melhores e mais experientes profissionais estará a cargo de colocar os surfistas nas melhores sessões do Rio Mearim. Jet Skis, Banana-Boat, Lancha e imagens espetaculares registradas pelas lentes de nada menos que Rick Werneck, pioneiro no registro das Pororocas Brasileiras, são apenas alguns exemplos da estrutura de pessoal e equipamentos que estarão à disposição de todos que quiserem conhecer ou retornar ao fenômeno ao longo de 2021.

Compromisso com a difusão da experiência do Surf na Pororoca - Segundo Noélio Sobrinho, um dos principais compromissos da Abraspo é com a difusão da incrível experiência de surfar a Pororoca. Para isso em todas as operações serão destinadas vagas para surfistas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar o fenômeno. Para ele, todo surfista brasileiro deveria ter a experiência de surfar a Pororoca ao menos uma vez na vida:

- Nessa primeira expedição bloqueamos duas vagas para que, mesmo que algum atleta decida de última hora fazer parte da barca, nós possamos atender essa demanda. Sabemos que as Medidas Sanitárias podem ser bem diferentes de Região para Região do nosso imenso país e precisamos estar preparados para atender essa demanda e assim manter o compromisso da Abraspo em proporcionar a todo e qualquer surfista brasileiro que queira surfar a Pororoca, essa oportunidade”, afirmou o dirigente Noélio Sobrinho.

Medidas Sanitárias - A 1ª Expedição da Abraspo à Pororoca em 2021 deverá seguir alguns Protocolos de Segurança, como o monitoramento da temperatura dos participantes e a formação de uma Bolha de Segurança onde os Atletas e Staff ficarão isolados em um Hotel/Pousada durante todos os dias da operação, saindo apenas para surfar e se alimentar, além das medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde, como o uso de Máscaras e a Higienização frequente das mãos.

Apoio Institucional - A Associação de Surf na Pororoca do Maranhão, através de seu presidente Jerônimo Júnior, se fará presente apoiando o evento, além dos pioneiros locais do Surf na pororoca do Rio Mearim, Vinícius Meireles Cabocão e Felipe Moraes. Além deles, a Prefeitura de Arari, através de seu prefeito, Rui Filho, também está apoiando a Expedição por acreditar que o Turismo Responsável é um caminho viável para que Arari continue avançando de maneira segura, no caminho do Desenvolvimento Sustentável, sem que, para isso, precise prescindir dos importantes recursos injetados na Economia Local através do Turismo Esportivo na Pororoca.

- Há 20 anos nascia a História do Surf na Pororoca de Arari, na Maranhão. E naquela época já contávamos com a visão futurista de Rui Filho, que naqueles anos experimentais, sempre acreditou no surfe na pororoca como vetor de Turismo para o Município. Agora, 20 anos depois e com o retorno de Rui ao comando da Prefeitura de Arari, acreditamos que os tempos áureos do Surf de Maré no Maranhão estarão de volta, pois, sabemos que podemos contar com o apoio de um gestor comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de toda a Cadeia Produtiva envolvida nas operações de Surf na pororoca como os Hotéis, Pousadas, Restaurantes, pessoal especializado, aluguéis de carros, Jet Skis, Lanchas, Bananas-Boats etc”, concluiu Noélio Sobrinho.



Com informações de George Noronha, da Agência Radicais Livres.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment