Pular para o conteúdo principal



Unifametro forma 1.300 profissionais para Mercado de Trabalho 2020

Ingressar no Ensino Superior e buscar formação profissional é o sonho de milhares de brasileiros. 

Quando graduado, o estudante deseja sair da Universidade com oportunidades no mercado de trabalho para exercer a profissão escolhida. Tendo como missão “Formar para Transformar”, o Centro Universitário Fametro (Unifametro) lançou ao Mercado de Trabalho em 2020 mais de 1.300 profissionais nas mais diversas áreas de atuação.

Como Instituição de Ensino referência no Mercado de Educação, a Unifametro tem investido também nos Cursos na Área da Saúde. Nas últimas colações de grau, a Instituição formou mais de 700 profissionais, nas áreas de:

  • Enfermagem.
  • Odontologia.
  • Nutrição.
  • Psicologia.
  • Farmácia.
  • Fisioterapia.
  • Gestão Hospitalar.

Devido à crise global de saúde motivada pelo Coronavírus, muitos egressos da Instituição já saíram do ambiente acadêmico direto para atuar na Linha de Frente de Combate à Pandemia. É o caso da egressa Jéssica Teixeira, graduada em Enfermagem pela Unifametro, que atua como enfermeira de emergência no Hospital São José desde abril de 2020.

Segundo a profissional, atuar na linha de frente é um desafio diário. 

- O fato de ser o primeiro emprego, de estar diretamente ligada à crise de Saúde, e o medo das incertezas da situação, ocasiona em um misto de sentimentos. Mas, ao mesmo tempo, existe a realização da profissão, de poder ajudar a salvar vidas”, ressalta Jéssica.

Além disso, a egressa da Unifametro ressalta que, durante os anos de graduação, a Instituição, por meio da coordenação e corpo docente, foi uma rede de apoio, com uma formação completa em teoria e prática. 

- Durante o Curso, o aluno tem uma visão macro da profissão, de poder enxergar o paciente de forma humanizada, e também a preparação do estudante para as múltiplas oportunidades no mercado de trabalho”, finaliza Jéssica Teixeira.

De acordo com a reitora da Unifametro, professora Denise Maciel, o Centro Universitário busca formar profissionais aptos para atuar em diversos contextos e profissões. 

- Hoje, com a Pandemia do Coronavírus, tem-se demandado cada vez mais profissionais das áreas da Saúde. A Unifametro está atenta a essa nova perspectiva do mercado e tem intensificado a atenção para esses cursos, com intuito de fortalecer o protagonismo dos alunos e contribuir com o mercado de trabalho”, pontua a reitora Denise Maciel.

Inscrições abertas - A Unifametro segue com inscrições abertas para mais de 30 cursos de graduação, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. O Centro Universitário possui sete campi em Fortaleza, com unidades em Cascavel e Maracanaú e infraestrutura completa, com cinco núcleos de atividades e mais de 40 laboratórios. Além disso, a Instituição oferta condições especiais para ingresso, com bolsas de até 100% para o estudante. Para conferir o regulamento, acesse:  http://www.unifametro.edu.br/regulamentos/. 

Ensino Remoto - A Educação é um dos setores mais impactados pela Pandemia causada pelo Novo Coronavírus. Desde a chegada do vírus, as Instituições de Ensino precisaram adaptar seus processos, adquirir plataformas e realizar investimentos para garantir o acesso à educação por meio do Ensino Remoto.

Segundo a professora Lilianne Dantas, do Unifametro, o principal desafio no Ensino Remoto está na mediação, que é o papel básico dos professores na relação dos estudantes com o conhecimento, e que ficou comprometido com o Distanciamento. 

- Aliado a isso, temos a pouca habilidade dos professores em lidar com recursos tecnológicos e a falta destes recursos por parte da maioria dos estudantes. Atualmente, são os familiares que têm assumido essa função mediadora”, destaca Lilianne Dantas.

Se manter um Ensino de qualidade nesta perspectiva remota tem sido um desafio, quando discutimos o processo de inclusão escolar ele se torna ainda mais provocador. Para a professora da Unifametro, desafios como a dificuldade dos professores sobre como efetivar uma prática pedagógica que seja inclusiva, a falta de recursos e a falta de conhecimento dos professores sobre os estudantes público-alvo da Educação Especial ficaram mais aparentes neste momento.

Mas, qual a importância dessa temática no meio acadêmico? 

De acordo com Lilianne Dantas, investir em Pesquisa, Estudos, gerar conhecimento sobre o tema da Inclusão Escolar é fundamental para promover mudanças sobre o que estamos vivenciando no Contexto Escolar. Além disso, a profissional ressalta que o profissional deve se adaptar a esse novo contexto se atualizando e compartilhando experiências.

- Considero estas ações fundamentais para quem deseja buscar soluções para os problemas e desafios que se apresentam no cotidiano do Ensino. Se algo pode ser visto como favorável neste Período Pandêmico é a quantidade de conteúdo de qualidade disponível nas Redes Sociais e a oferta de Cursos no Formato à Distância que podem ser colaboradores no processo formativo de profissionais que atuam na Educação”, finaliza Lilianne Dantas.

Sobre a Especialização em Educação Especial e Inclusiva (EAD) - O Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva da Unifametro tem o objetivo de formar profissionais para a atuação em diferentes áreas, junto ao público-alvo da educação especial, a fim de promover um contexto de ensino comum e inclusivo, além de ampliar os conhecimentos e sensibilização dos profissionais para atuarem na Área da Educação Especial e Inclusiva. 

O Curso tem duração de 12 meses, com carga horária de 360 horas/aula. Para mais informações, acesse: http://www.unifametro.edu.br/pos-graduacao/educacao-especial-e-inclusiva/

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...