Pular para o conteúdo principal

Conheça a nova diretoria do Instituto Dragão do Mar

Primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura, responsável por gerir 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar (IDM) anuncia, nesta quarta-feira (31), mudanças na composição das diretorias de Planejamento e Gestão e de Articulação Institucional. Os nomes dos novos diretores foram aprovados na reunião do Conselho de Administração do IDM realizada em 25 de março, informa a diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha.

Rachel Gadelha é a nova presidente do Instituto Dragão do Mar (Divulgação)

Com vasta experiência em gestão administrativa e financeira de organizações sociais, Adriana Victorino assumirá a Diretoria de Planejamento e Gestão do IDM. Bacharel em Ciências Contábeis, MBA Executivo em Finanças pela COOPEAD - Escola de Negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro - e Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará/IEPRO. Há mais de 16 anos atua em cargos de gestão administrativa-financeira, dos quais 12 foram à frente de organizações sociais. Adriana foi diretora do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, antiga razão social do atual Instituto Dragão do Mar, entre 2004 e 2007, diretora do Instituto CUCA, de 2013 a 2016, e desde 2018 atuava como gerente administrativo-financeira do Cineteatro São Luiz.

Adriana Victorino (Divulgação)

Outra novidade na gestão é a entrada do sociólogo, escritor e professor Lenildo Gomes, até então diretor do Centro Cultural Belchior, na Diretoria de Articulação Institucional. Gestor cultural, produtor e pesquisador em linguagens artísticas, é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa na área de Cinema; Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona; e formado em Dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Com larga experiência em ensino superior no campo das humanidades e em gestão de organizações não-governamentais e governamentais, atua como educador em diversos processos formais ou informais de ensino, bem nas áreas de execução administrativa, pedagógica e financeira de projetos e cursos em arte e cultura. Foi coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes e coordenador de Criação e Fomento na Secretaria de Cultura de Fortaleza, de 2008 a 2015, e coordenador de Conhecimento e Formação da Secult-CE, entre 2016 e 2018.

Lenildo Gomes (Divulgação)

A jornalista e socióloga Elisabete Jaguaribe, que assumiu interinamente a presidência do IDM após a saída do presidente anterior, Paulo Linhares, segue como Diretora de Formação do Instituto. Jaguaribe tem ampla experiência no campo da gestão pública de cultura, com ênfase no audiovisual e na formação em artes, tendo coordenado projetos como Instituto Dragão do Mar de Artes e Indústria Audiovisual e Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará. Na gestão do Ministro Gilberto Gil, ocupou a chefia de gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, é diretora do Porto Iracema das Artes e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. É doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, onde também realizou seu Mestrado em História Social e a graduação em Jornalismo, profissão que exerceu até os anos de 1990.

Bete Jaguaribe (Divulgação)

As mudanças acontecem em consonância com a reforma administrativa já sinalizada pela diretora-presidente Rachel Gadelha, com vistas a uma maior modernização, transparência e fortalecimento institucional; estruturação da rede dos equipamentos culturais; e maior aproximação e diálogo do IDM com as instituições, com as classes artísticas e com a sociedade. “Tenho plena confiança nos profissionais que se unem a nós nesse grande desafio, por serem profissionais experientes e comprometidos, legitimados pela sua própria trajetória profissional na área da gestão cultural”, afirma Gadelha.

“Assumir a Diretoria de Articulação Institucional do IDM significa um enorme desafio, não apenas pela responsabilidade em si que permeia o cargo, mas, principalmente, pela possibilidade concreta de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para a cultura no âmbito do estado. Dentre outras coisas, é importante pensar nesse momento a partir da ideia de transparência, descentralização, fortalecimento das pautas em prol da diversidade cultural, governança digital e alinhamento permanente com a rede de equipamentos culturais da Secult e demais ações da secretaria. Penso que o IDM, nesse sentido, deve fazer parte concretamente desses processos e avançar no diálogo permanente com a sociedade”, afirma Lenildo Gomes.


DIRETORIA INSTITUTO DRAGÃO DO MAR

Diretora-presidente
Rachel Gadelha

Diretora de Planejamento e Gestão
Adriana Victorino

Diretor de Articulação Institucional
Lenildo Gomes

Diretora de Formação
Bete Jaguaribe

Sobre o Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Gere 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará. Com expertise na área de criação, fruição, formação e preservação da arte e da cultura, é parceiro da Secretaria da Cultura (Secult) na execução de suas políticas públicas, contribuindo para a democratização do acesso a bens artísticos e culturais, além de atuar no campo do desporto, com a gestão do Centro de Formação Olímpica realizada em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv)

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de