Pular para o conteúdo principal



Conheça a nova diretoria do Instituto Dragão do Mar

Primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura, responsável por gerir 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará, o Instituto Dragão do Mar (IDM) anuncia, nesta quarta-feira (31), mudanças na composição das diretorias de Planejamento e Gestão e de Articulação Institucional. Os nomes dos novos diretores foram aprovados na reunião do Conselho de Administração do IDM realizada em 25 de março, informa a diretora-presidente do IDM, Rachel Gadelha.

Rachel Gadelha é a nova presidente do Instituto Dragão do Mar (Divulgação)

Com vasta experiência em gestão administrativa e financeira de organizações sociais, Adriana Victorino assumirá a Diretoria de Planejamento e Gestão do IDM. Bacharel em Ciências Contábeis, MBA Executivo em Finanças pela COOPEAD - Escola de Negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro - e Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Ceará/IEPRO. Há mais de 16 anos atua em cargos de gestão administrativa-financeira, dos quais 12 foram à frente de organizações sociais. Adriana foi diretora do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, antiga razão social do atual Instituto Dragão do Mar, entre 2004 e 2007, diretora do Instituto CUCA, de 2013 a 2016, e desde 2018 atuava como gerente administrativo-financeira do Cineteatro São Luiz.

Adriana Victorino (Divulgação)

Outra novidade na gestão é a entrada do sociólogo, escritor e professor Lenildo Gomes, até então diretor do Centro Cultural Belchior, na Diretoria de Articulação Institucional. Gestor cultural, produtor e pesquisador em linguagens artísticas, é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa na área de Cinema; Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona; e formado em Dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar. Com larga experiência em ensino superior no campo das humanidades e em gestão de organizações não-governamentais e governamentais, atua como educador em diversos processos formais ou informais de ensino, bem nas áreas de execução administrativa, pedagógica e financeira de projetos e cursos em arte e cultura. Foi coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes e coordenador de Criação e Fomento na Secretaria de Cultura de Fortaleza, de 2008 a 2015, e coordenador de Conhecimento e Formação da Secult-CE, entre 2016 e 2018.

Lenildo Gomes (Divulgação)

A jornalista e socióloga Elisabete Jaguaribe, que assumiu interinamente a presidência do IDM após a saída do presidente anterior, Paulo Linhares, segue como Diretora de Formação do Instituto. Jaguaribe tem ampla experiência no campo da gestão pública de cultura, com ênfase no audiovisual e na formação em artes, tendo coordenado projetos como Instituto Dragão do Mar de Artes e Indústria Audiovisual e Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará. Na gestão do Ministro Gilberto Gil, ocupou a chefia de gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, é diretora do Porto Iracema das Artes e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza. É doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, onde também realizou seu Mestrado em História Social e a graduação em Jornalismo, profissão que exerceu até os anos de 1990.

Bete Jaguaribe (Divulgação)

As mudanças acontecem em consonância com a reforma administrativa já sinalizada pela diretora-presidente Rachel Gadelha, com vistas a uma maior modernização, transparência e fortalecimento institucional; estruturação da rede dos equipamentos culturais; e maior aproximação e diálogo do IDM com as instituições, com as classes artísticas e com a sociedade. “Tenho plena confiança nos profissionais que se unem a nós nesse grande desafio, por serem profissionais experientes e comprometidos, legitimados pela sua própria trajetória profissional na área da gestão cultural”, afirma Gadelha.

“Assumir a Diretoria de Articulação Institucional do IDM significa um enorme desafio, não apenas pela responsabilidade em si que permeia o cargo, mas, principalmente, pela possibilidade concreta de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas para a cultura no âmbito do estado. Dentre outras coisas, é importante pensar nesse momento a partir da ideia de transparência, descentralização, fortalecimento das pautas em prol da diversidade cultural, governança digital e alinhamento permanente com a rede de equipamentos culturais da Secult e demais ações da secretaria. Penso que o IDM, nesse sentido, deve fazer parte concretamente desses processos e avançar no diálogo permanente com a sociedade”, afirma Lenildo Gomes.


DIRETORIA INSTITUTO DRAGÃO DO MAR

Diretora-presidente
Rachel Gadelha

Diretora de Planejamento e Gestão
Adriana Victorino

Diretor de Articulação Institucional
Lenildo Gomes

Diretora de Formação
Bete Jaguaribe

Sobre o Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar (IDM) foi a primeira Organização Social (OS) criada no Brasil na área da Cultura. Gere 12 equipamentos pertencentes ao Governo do Estado do Ceará. Com expertise na área de criação, fruição, formação e preservação da arte e da cultura, é parceiro da Secretaria da Cultura (Secult) na execução de suas políticas públicas, contribuindo para a democratização do acesso a bens artísticos e culturais, além de atuar no campo do desporto, com a gestão do Centro de Formação Olímpica realizada em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...