Pular para o conteúdo principal

CSP e Sebrae investem R$ 1,1 milhão nos Territórios Empreendedores

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará) iniciaram o 3º Ciclo do Programa Território Empreendedor. 

Nesta edição, negócios já formalizados de São Gonçalo do Amarante (SGA) e Caucaia serão selecionados para participar de um programa de capacitação de fornecedores, que visa potencializar a venda de produtos e serviços de qualidade para outras empresas, como as que estão instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), gerando mais oportunidades e aumento de renda dos moradores da Região. A participação no Programa Território Empreendedor é gratuita aos inscritos. 

O passo inicial é responder as perguntas do Diagnóstico Empresarial no link http://bit.ly/territorioCSP2021 até 31 de março.

Serão avaliadas quatro áreas essenciais na gestão da empresa: 

  1. Planejamento.
  2. Finanças. 
  3. Marketing e Comercialização. 
  4. Inovação e Transformação Digital. 

O resultado do autodiagnostico é enviado ao empresário com uma devolutiva, informando as oportunidades de melhorias em estratégia, mercado e finanças. Nas próximas etapas, o Território Empreendedor capacitará empresas selecionadas, com a oferta de cursos e consultorias sob medida para as necessidades desses negócios. O Programa de Capacitação de fornecedores tem foco em incentivar a Economia Regional. 

O Território Empreendedor tem um investimento de R$ 1,1 milhão que objetiva também contribuir, por meio das suas ações, na amenização da crise financeira provocada pela Pandemia de Covid-19, fortalecendo os pequenos negócios existentes e promovendo o desenvolvimento sustentável na Região. 

- A CSP tem vários desafios este ano, um deles é caminhar para a sustentabilidade financeira da empresa. E queremos contribuir para trazer o desenvolvimento regional também para a região e isso será possível com a maior contratação e capacitação das empresas locais para fornecerem à siderúrgica e a outras empresas no Ceará”, enfatiza o gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP, Ricardo Parente. 

- Esta parceria entre Sebrae e CSP tem como foco principal contribuir para promoção do desenvolvimento do território onde a siderúrgica está inserida, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios locais, ajudando assim a melhorar as condições de vida e trabalho das pessoas envolvidas. É uma parceria que já se provou exitosa e que muito nos orgulha pelos resultados já alcançados e pelas vidas que foram transformadas a partir das ações realizadas até o momento”, afirmou o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo. 

Auxílio em período de crise - No ano de 2020, por exemplo, a CSP comprou produtos e serviços de 231 fornecedores cearenses, contemplando empresas locais que atuam em 33 segmentos, como informática, limpeza, locação de equipamentos, materiais administrativos, obra civil, tintas, transporte, logística e outros. 

Mais de mil pessoas já foram beneficiadas pelo Território Empreendedor em seis anos de atividades. São empreendedores, produtores rurais, potenciais empreendedores e lideranças, que receberam diversas ações, entre elas 1.300 horas de capacitações, em 21 turmas. 

Até hoje, já participaram do programa Território Empreendedor cerca de 350 empreendedores, produtores rurais, potenciais empreendedores e lideranças que moram em São Gonçalo do Amarante e em Caucaia. Desde 2014, foram realizadas mais de 1.300 horas de capacitações, em 21 turmas formadas.  

Os benefícios são permanentes - No Pecém, em São Gonçalo do Amarante, o microempresário Ítalo Nayferson (foto) recebe, diariamente, carros da CSP e de outras empresas da região em seu lava-jato. Há cerca de um ano, ele se tornou fornecedor da siderúrgica. O ‘Garagem 421’, que antes funcionava em sua própria casa, virou empresa formalizada após o Ítalo participar de um ciclo anterior do Programa Território Empreendedor. 

- Eu fiz cursos de gestão e de liderança. Isso serviu para eu organizar as minhas ideias e sair da informalidade. Hoje, tenho quatro pessoas que trabalham comigo - antes, era somente eu. Isso acaba melhorando a economia local, através da geração de empregos e da compra de mercadorias. Não importa onde a gente tá, e sim aonde a gente quer chegar”, compartilha Nayferson. 

Em Caraúbas, a proprietária do salão de beleza ‘Fama’, Fabiana Cipriano, conta como conseguiu realizar o sonho de empreender. 

- Eu tinha muitos clientes, mas não crescia. Eu agarrei a oportunidade de fazer o Território Empreendedor. O conhecimento transformou a minha vida. Hoje, já tenho o resultado do meu crescimento", relata Fabiana. 

A gerente de Relações com Comunidades da CSP, Cristiane Peres, comemora esses resultados. 

- O cearense é muito empreendedor. Muitos negócios já foram estruturados a partir desse programa da CSP, em parceria com o Sebrae. Isso, pra gente, é motivo de muita felicidade. Esses cases de sucesso trazem pra gente a certeza de que estamos trilhando o caminho certo", destaca Cristiane Peres. 


Serviço 

  • 3º Ciclo do Território Empreendedor 
  • Diagnóstico Empresarial será a primeira etapa. 
  • Inscrições até 31 de março no link e tira-dúvidas: http://bit.ly/territorioCSP2021  
  • Preencha com atenção e cheque as informações. 
  • Para dúvidas extras: 0800.570.0800 (fone e Whatsapp) 


 

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de

Postagens mais visitadas deste blog

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

RioMar participa da Hora do Planeta 2021 neste sábado

Os Shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy participam da Hora do Planeta neste sábado (26), às oito e meia da noite:

Morre jornalista e radialista Fernando Ribeiro

Morreu neste sábado (10 de abril), aos 56 anos de idade, vítima de complicações da covid-19, o jornalista e radialista Fernando Ribeiro. Fernando Ribeiro lutava contra a covid há 40 dias num leito do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza. Fernando Ribeiro foi meu colega de turma no Curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Entramos juntos em 1983.1 e saímos juntos em 1988.2. Tenho boas lembranças dele desde os bancos da faculdade. Ele começou no O Povo como estagiário da Editoria de Polícia e por onde permeou toda a carreira depois no Diário do Nordeste, TV Verdes Mares e no último no Blog FR (Fernando Ribeiro), Rádio Plus e no CN7. Fernando Ribeiro foi para o Povo a convite do veterano repórter policial Pena Branca que estava montando nova equipe policial em O Povo. No O Povo e no Diário do Nordeste chegou a editor de Polícia. Fez dupla com Landry Pedrosa (já falecido) em O Povo. Fernando Ribeiro nasceu em primeiro de maio de 1964 e nos deixou nest

Orquestra São Gonçalo do Amarante apresenta Live com Waldonys e Bruna Ene

Nesta terça-feira (30), às 19 horas, através do Instagram ( @orquestramunicipalsga ), a Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (OMSGA) realiza a Live Bate-Papo com os artistas Waldonys e Bruna Ene, que falarão sobre carreira e sucesso para os alunos da Orquestra e também público em geral. A OMSGA é a primeira Orquestra da Região e, desde seu lançamento em 2015, tem despertado um novo olhar para o Cenário Cultural de São Gonçalo do Amarante, bem como a inclusão social através da Arte e da Cultura. E, durante a Pandemia do Novo Coronavírus-Covid-19, como Medida Preventiva e Protetiva, o Projeto adotou as Medidas Sanitárias necessárias de Distanciamento Social, adotando as aulas remotas e recursos online para que os estudantes pudessem acompanhar o ano letivo sem prejuízos de aprendizagem. De acordo com o idealizador do Projeto, o gestor e produtor cultural William Mendonça, essa programação de Lives surge de uma necessidade de reinvenção criativa.  - Nesse momento tão difícil de