Pular para o conteúdo principal

Dragão do Mar encerra ciclo programático "Mulheres em CriAção - arte e pensamento"

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura iniciou, no dia 4 de março, o ciclo "Mulheres em CriAção - arte e pensamento", que ao longo de março exibe produções de artistas e pensadoras mulheres atuantes no Ceará, entre palestras, aulas, partilhas de processos e apresentações artísticas. A programação será encerrada nesta semana, trazendo 10 falas que serão exibidas no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), a partir das 17h, além de 5 galerias virtuais e 1 espetáculo cênico que poderão ser conferidos no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Foto: Juliana Jenipapo/Divulgação

Pensamento e Crítica

O ciclo segue com a série de partilhas de saberes e experiências de artistas, ativistas e pesquisadoras, encontros previamente gravados que contam com a mediação da artista, produtora cultural, professora e pesquisadora Tatiana Valente, exibidos sempre a partir das 19h, no Youtube do Dragão. Na segunda-feira (15), a cacique Juliana Jenipapo suscitará uma reflexão sobre "Mulheres Indígenas na Luta pelo Território”, relato que toma como ponto de partida a luta de Cacique Pequena, desde as suas conquistas pelo território indígena Jenipapo Kanindé até a entrada das mulheres indígenas no meio acadêmico.

Encerrando os encontros do eixo “pensamento”, na sexta-feira (19), a dramaturga, escritora, pesquisadora de gênero e ativista transfeminista Helena Vieira falará sobre "Feminismos e Dissidência".

Outro conjunto de falas é composto por apresentações em que as convidadas comentam obras artísticas de outras criadoras que são objeto de suas pesquisas, autoras de conceitos por elas estudados ou referência para os seus trabalhos. Quem abre as conversas, que serão exibidas sempre às 18h, no YouTube do Dragão, é Ana Aline Furtado, que na terça-feira (16) apresentará "A importância da chuva", um diálogo com o trabalho da artista visual, rádio host, curadora, fotógrafa, escritora e editora Ana Lira. Na quarta-feira (17), Helena Vieira retorna à programação para falar sobre "A crítica feminista à categoria ´mulher´". Já na quinta-feira (18), Marília Oliveira traz uma análise sobre "A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidades de leitura de seu trabalho".

Partilha de Processos

Compõem ainda o ciclo "Mulheres em CriAção - arte e pensamento" o eixo partilhas de processos artísticos. Exibidas a partir das 17h no YouTube do Dragão. Cinco artistas visuais comentam suas obras lançadas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

Na segunda-feira (15), a artista Soupixo comentará a obra "Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020". Na série criada entre abril e maio de 2020, a artista faz intervenções nas imagens capturadas pelo aplicativo Google Street View, pintando ficções reais do nosso presente/passado/futuro.

Foto: Paloma Pajarito/Divulgação

Na terça-feira (16), Paloma Pajarito apresentará "Raiz Forte", série de desenhos que exaltam a energia feminina como força transmutadora.

Na quarta-feira (17), Jamille Queiroz compartilhará o processo criativo de "Máscara de Proteção", trabalho em que a artista explora e tensiona a relação entre linha, tecido, trama e corpo que se dá na performance dirigida à fotografia.

Abrindo seu "Infinito Particular", na quinta-feira (18), a artista visual, designer de moda, muralista e empreendedora SU (nome artístico de Suellen Rodrigues) comentará sua produção de murais ao longo da pandemia.

Encerrando o ciclo programático em homenagem às mulheres, na sexta-feira (19), as Terroristas del Amor dividem com o público a experiência com "Movimentos sobre estratégias de vida", conjunto de desenhos em que as artistas Marissa Noana e Dhiovana Barroso contam suas histórias e moldam, com grafite sobre o papel, métodos de proteção e autocuidado, constroem afetos, celebram e ressignificam seus corpos-territórios.

Apresentações Artísticas

Finalizando as apresentações artísticas, que ainda podem ser assistidas no YouTube do Dragão, na quarta-feira (17), às 20h, Maria Macêdo estreia “Via, 2018”, videoarte que metaforiza o corpo/casa em constante processo de refazimento, reproduzindo como a matéria se comporta a partir de vivências distintas e cotidianas. A apresentação estava prevista para a última terça-feira (9), mas foi adiada por conta de restrições da plataforma e agora será exibida no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

PROGRAMAÇÃO

Pensamento
Sempre às 19h, no YouTube do Dragão
Dia 15 - "Mulheres Indígenas na Luta pelo Território" por Juliana Jenipapo
Dia 19 - "Feminismos e Dissidência" por Helena Vieira

Crítica
Sempre às 18h, no YouTube do Dragão
Dia 16 - "A importância da chuva", por Ana Aline Furtado.
Dia 17 - "A crítica feminista à categoria ´mulher´", por Helena Vieira
Dia 18 - "A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidade de leitura de seu trabalho", por Marília Oliveira.

Partilha de processos + Galerias virtuais
Sempre às 17h, no YouTube do Dragão e no Site do Dragão
Dia 15 - "Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020", com soupixo
Dia 16 - "Raiz Forte", por Paloma Pajarito
Dia 17 - "Máscara de Proteção", com Jamille Queiroz
Dia 18 - "Infinito Particular", com SU
Dia 19 - "Movimentos sobre estratégias de vida", com Terroristas del Amor

Apresentação artística
20h, no Site do Dragão
Dia 17 - Maria Macêdo apresenta "Via, 2018". 4min16. 14 anos

Serviço: "Mulheres em CriAção - arte e pensamento" – programação de 15 a 19 de março de 2021
Horário: A partir das 17h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Acesso gratuito

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg